sábado, 15 de julho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■– Não tenhais medo daqueles que matam o corpo. – (Mt 10,24-33)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 15 DE JULHO de 2023 (sábado) 196º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A CRISE FUNDAMENTAL DA NOSSA ÉPOCA É A CRISE DA PERCEPÇÃO.

(Fritjof Capra)

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO HOMEM

 DIA NACIONAL DO PECUARISTA

 DIA NACIONAL DOS CLUBES

 DIA INTERNACIONAL CONTRA OS CRIMES DE LESA HUMANIDADE E GENOCÍDIO NA CHECHÊNIA

 DIA NACIONAL DO PECUARISTA

 DIA DAS HABILIDADES DOS JOVENS

 DIA DA MARGARINA

 DIA DO PUDIM DE TAPIOCA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA BOEING NOS ESTADOS UNIDOS

 DIA DA FUNDAÇÃO DA TIM BRASIL NO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TWITTER NOS ESTADOS UNIDOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pedro Afonso (Tocantins) Irati (Paraná) Juazeiro (Bahia) Rio Pardo de Minas (Minas Gerais)Palmeira do Piauí (Piauí) Piquet Carneiro (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ISABELLA MACHADO RANIEL (Garça/SP) GABRIELA MACHADO RANIEL (Garça/SP) VANIA DA SILVA PEREIRA (Equipe 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça /SP )MIGUEL EVERSON  LOCATELLI DO NASCIMENTO (2ºVDG-lions Clube de Chapadão do Sul /MS )ZANDER CAMPOS DA SILVA (PID/DLB-lions Clube de Goiânia Sul /GO )JOSE CARLOS PEREIRA (pcc/DLC2-Lions Clube de SÃO PAULO BUTANTÃ/SP )ALICE NONATO GUIDORZI (filhota Cristiane/Alexandre do Lions Clube Marilia Nova Geração /SP)LIDIANE BORGES SANTANA (Lions Clube de Igarapava /SP)ROBERTO DOS SANTOS BRANDÃO (Travben - Garça /SP)LUCAS VICENTE JACINTO (Garça/SP)CARLOS HENRIQUE LOURENÇO (Garça/SP) MARCOS TULIO BULLIO (Campinas/SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARCIA HELOISA GIGUEIRA BENTO 💘 NILSON BASTOS BENTO 💘 1972 💘 51 ANOS (Garça /SP) MARTA SUELI  PRECIPITO KRUSICKI 💘 RICARDO ANTONIO KRUSICKI 💘 1988 💘 35 ANOS (Equipe 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça /SP)

 

                             

 SANTO DO DIA 

■ SÃO BOAVENTURA DE BAGNOREGIO

Boaventura (1218-1274), foi grande expoente entre os franciscanos e considerado o “segundo pai” da ordem. Por meio de suas reflexões filosóficas e teológicas, contribuiu para a resolução de muitas e complexas questões. Além de prático e especulativo, foi profundamente místico e contemplativo.

SANTOS INACIO e COMPANHEIROS

SÃO VLADIMIR DE KIEV

SÃO POMPÍLIO

BEATO BERNARDO II DE BADE-BADEN

BEATA ANA MARIA JAVOUHEY

BEATO ANTÔNIO BESZTA-BOROWSKI

BEATO BERNARDO DO PIEMONTE

BEATO CESLAU

BEATO INÁCIO DE AZEVEDO E 39 COMPANHEIROS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

O DISCÍPULO NÃO É SUPERIOR AO MESTRE - Mt 10,24-33 - Testemunho de pertença a Jesus Cristo

 

O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seu Deus (Sl 36,30s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

João, mais tarde chamado Boaventura, nasceu na Itália em 1218 e faleceu na França em 1274. De vida contemplativa e inteligência extraordinária, ingressou na Ordem dos Frades Menores, os Franciscanos. Foi ministro geral de sua ordem, bispo e cardeal. Participou do segundo Concílio de Lião. Não obstante seus elevados cargos e títulos, viveu com simplicidade. A seu exemplo, proponhamo-nos pôr nossos dons a serviço do Reino de Deus.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE A PERSEGUIÇÃO MALVADA DOS QUE PRETENDEM LEVAR-ME A SER INFIEL À MISSÃO RECEBIDA DE JESUS JAMAIS ME IMPEÇA DE SEGUIR ADIANTE, COM CORAGEM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de são Boa Ventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade, Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 15 de julho de 2023 sábado da 14ª semana do tempo comum São Boaventura, bispo e doutor da Igreja, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Deus garante a Jacó sua presença constante e lhe dá o que o coração pedia. Como consequência do anúncio do Reino, os discípulos de Jesus serão perseguidos; porém, não precisam temer nem recuar, pois o Senhor lhes dá seu Espírito.

 

 

1ª Leitura (Gn 49,29-32, 50,15-26a) – Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país.   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a seus filhos, dizendo: 29“Eu vou juntar-me ao meu povo; sepultai-me com meus pais na gruta de Macpela, que está no campo de Efron, o hitita, 30defronte de Mambré, no país de Canaã. É a gruta que Abraão comprou a Efron, o hitita, junto com o campo, como propriedade funerária. 31Lá foram sepultados Abraão e Sara, sua mulher, ali se sepultaram também Isaac e sua mulher, Rebeca; e foi lá que sepultei Lia”. 32Quando Jacó acabou de dar suas instruções aos filhos, recolheu os pés sobre a cama e morreu; e foi reunido aos seus. 50,15Ao verem que seu pai tinha morrido, os irmãos de José disseram entre si: “Não aconteça que José se lembre da injúria que padeceu e nos faça pagar todo o mal que lhe fizemos”. 16E mandaram dizer-lhe: “Teu pai, antes de morrer, ordenou-nos 17que te disséssemos estas palavras: ‘Peço-te que esqueças o crime de teus irmãos e o pecado e a maldade que usaram contra ti’. Nós pedimos, pois, que perdoes o crime dos servos do Deus de teu pai”. Ouvindo isso, José pôs-se a chorar. 18Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: “Somos teus servos”. 19Ele respondeu: “Não tenhais medo. Sou eu, porventura, Deus? 20Vós pensastes fazer mal contra mim. Deus, porém, converteu-o em bem, para dar vida a um povo numeroso, como vedes presentemente. 21Não temais, eu vos sustentarei e a vossos filhos”. E assim os consolou, falando-lhes com doçura e mansidão. 22E José ficou morando no Egito, com toda a família de seu pai, e viveu cento e dez anos. 23José viu os filhos de Efraim até a terceira geração e os filhos de Maquir, filho de Manassés, que José também recebeu sobre seus joelhos. 24José disse aos seus irmãos: “Eu vou morrer. Deus vos visitará e vos fará subir deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó”. 25Depois de tê-los feito jurar e de ter dito: “Quando Deus vos visitar, levai daqui os meus ossos convosco”, 26José morreu, completando cento e dez anos de vida. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 105(104)

 

Humildes, procurai o Senhor Deus, e o vosso coração reviverá

 

 

– 15 de julho de 2023 sábado da 14ª semana do tempo comum São Boaventura, bispo e doutor da Igreja, Memória

– Evangelho do dia 

 

Não tenhais medo daqueles que matam o corpo.   (Mt 10,24-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes sereis vós se fordes ultrajados por causa de Jesus, / pois repousa sobre vós o Espírito de Deus (1Pd 4,14).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

15/07/23 14º Sábado TC - A:

São Boaventura, franciscano (Itália, séc. 13)

 

Mateus 10,24-25.28: Disse Jesus a seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor... Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!

 

Senhor Jesus, nenhum mestre colocou-se mais abaixo do que o senhor, porque, pelo mistério da Encarnação, aniquilou-se totalmente por nosso amor.

O desafio que o senhor nos deixou não é o de estar acima ou abaixo do senhor, mas o de tentar ser como o senhor, que lavou os pés dos seus discípulos e foi condenado à morte como o pior de todos os criminosos.

Na verdade, senhor, nós temos dificuldade para entender que, quanto mais se ama, maior é a alegria de servir ao outro com dedicação e até à doação da própria vida.

Disputamos muito, porque amamos pouco, e, apesar de todas as nossas carências, ansiamos mais pelo poder do que pelo amor e pela ternura.

E assim, continuamos a alimentar uma sociedade competitiva, injusta e violenta.

Ao anunciar a novidade do seu Reino e pedir que nós continuemos a anunciá-lo, seu primeiro apelo é de que não tenhamos medo uns dos outros nem permitamos que o outro nos impeça de amar.

O senhor diz que o perigo a ser temido é a morte da alma, que acontece pela renúncia ao amor.

Senhor, continuo precisando do seu Espírito para acolher essa lógica do Evangelho, tão oposta à lógica do nosso mundo, e que São Boaventura soube vivenciar e deixar como herança em seus escritos.

Que me declare sempre a seu favor dentro da sociedade e que tema apenas aqueles que podem matar a minha alma.

Que eu sinta que o senhor está a meu lado sempre, cuida de mim, porque até os cabelos da minha cabeça estão todos contados pelo senhor. 

Eu creio que somente o seu caminho é o caminho da verdade e da vida, que nos fará superar todas as provações e sofrimentos, e a própria morte, para participarmos da sua ressurreição.

 

Virgem Maria, ajude-nos a arrancar de nosso coração e todo o temor de sermos e viermos como cristãos, coerentes com o Evangelho do seu Filho. Que imitemos o seu jeito maravilhoso de ser serva do Senhor, desde a Anunciação até a Cruz, e cuidando de nós com a ternura de uma Mãe tão dedicada. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus previne os apóstolos, e os cristãos em geral, sobre como se comportar diante das perseguições. Não é o caso de ficarem espantados com as reações dos adversários do Reino. Basta inteirar-se de como trataram o Mestre. Os que praticam a injustiça usarão todos os meios, no intuito de frear ou eliminar os cristãos. Mas a prática da justiça põe a descoberto as fraudes e disfarces, mostrando a fraqueza e maldade dos que oprimem o povo. Isso os deixará ainda mais agressivos. Qual a saída? Confiar no Pai. Ele cuida dos passarinhos; cuidará muito mais dos fiéis seguidores de seu Filho. Os inimigos são capazes de matar o corpo, mas não têm poder para matar a consciência e a intenção dos que querem permanecer fiéis a Cristo até o fim. Estes contarão com a incontestável defesa do Pai.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 10,24-33 - Testemunho de pertença a Jesus Cristo

 

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade e nos convidais a seguir-vos. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os pontos que mais lhe chamarem atenção. Observe qual deve ser a postura dos discípulos diante das dificuldades na missão…quais as orientações de Jesus.

 

Jesus é muito insistente: deseja que ninguém deixe de anunciar o Reino por causa do medo. Além disso, promete presença contínua em todas as situações. Como não se encantar com o amor minucioso de um Deus que cuida até da quantidade de cabelos que caem da cabeça!

 

A evangelização não fracassa quando há sintonia e profunda fé. A leitura da realidade é muito importante e necessária para que a evangelização seja eficaz, mas a pessoa do evangelizador está no centro das ocupações de Jesus. Somente uma profunda fé e um determinado cultivo diário da Palavra de Deus podem permitir o vigor missionário. A oração é fundamental para que a missão produza muitos e bons frutos. Anunciar com o amor de Jesus.

 

2. Meditação (Caminho)

No Evangelho de hoje, Jesus instrui os discípulos a respeito do anúncio do Reino de Deus. Os discípulos, por sua vez, o escutam. O que você escutou do Senhor por meio de sua Palavra?

Qual caminho Deus o/a convida a seguir?

Com quais disposições os discípulos são convidados a realizar a missão? “Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor.” O que esta orientação de Jesus significa para você?

 

 

3.Oração (Vida)

Salmo 9:

Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.

Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

Quando os meus inimigos contigo se defrontam, tropeçam e são destruídos.

Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça.

Repreendeste as nações e destruíste os ímpios; para todo o sempre apagaste o nome deles.

O inimigo foi totalmente arrasado, para sempre; desarraigaste as suas cidades; já não há quem delas se lembre.

O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.

Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.

O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.

Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.

Cantem louvores ao Senhor, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.

Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos.

Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte, para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação.

Caíram as nações na cova que abriram; os seus pés ficaram presos no laço que esconderam.

O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas.

Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus! Mas os pobres nunca serão esquecidos, nem se frustrará a esperança dos necessitados.

Levanta-te, Senhor! Não permitas que o mortal triunfe! Julgadas sejam as nações na tua presença.

Infunde-lhes terror, Senhor; saibam as nações que não passam de seres humanos.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação e inspirado/a no salmista, sintetize em uma palavra o que o Senhor o/a convida a viver hoje.

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulohttp://www.novaalianca.com.br http://datascomemorativas.org  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/-http: /www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria