domingo, 7 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Vós também ficai preparados! – (Lc 12,32-48)

 

Fiquem alertas!

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 07 DE AGOSTO de 2022 (Domingo) 219º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE QUISER CONHECER UMA PESSOA, NÃO OUÇA NADA DO QUE ELA DIZ. APENAS OBSERVE SEUS ATOS.

(Kléber Novartes)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO

 DIA NACIONAL DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

 DIA DA AMIZADE

 DIA DA LEI MARIA DA PENHA

 DIA DO MARATONISTA

 DIA DO PERDÃO

 DIA DAS IRMÃS

 DIA DO ESCULTOR

 DIA DO CORAÇÃO PÚRPURA

 DIA DO PRESBÍTERO

 DIA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

 DIA DO ADOLESCENTE BATISTA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA COSTA DO MARFIM  

 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Tocantins (Tocantins) Feliz Deserto (Alagoas) Laranjeiras (Sergipe) Goianinha (Rio Grande do Norte) Cipotânea (Minas Gerais) Painel (Santa Catarina) Passo Fundo (Rio Grande do Sul) Kaloré (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BENEDITA TAVARES (Esposa do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP)PDG SELMA ARAGÃO (Lions Clube Rio de Janeiro Copacabana/RJ)PDG PIEDADE SUELY RODRIGUES MALTA SILVA (Lions Clube Rio de Janeiro Lins de Vasconcelos/RJ)MARCIA SUELY PINHEIRO BELLINI (Lions Clube TUPÃ /SP)CARLA MARIA BARACAT LAPENDA JANZANTI (Garça /SP)VILMA DE FARIA (Garça /SP)NIVALDO SILVA (Nova Andradina/MS)ANDRÉIA KEMP (Lupércio /SP)PRISCILA QUIORATO FARO (Rio de Janeiro /RJ)NEUZA DIAS (Garça /SP)LINEU GUIMARÃES FILHO (Garça /SP)DALTON ALEIXO (Itatiba/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY BALAGUEL S. R. DE ALMEIDA e SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDAó1993ó29 ANOS (Garça /SP

 

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA ROCHA

■ SÃO CAETANO DE THIENE

■ SÃO DOMÉCIO DA PÉRSIA

■ SÃO DONACIANO

■ SÃO DONATO DA FRANÇA

■ SÃO DONATO DA ITÁLIA

■ SÃO FELICÍSSIMO

■ SÃO MIGUEL DE LA MORA

■ SÃO VITRÍCIO

■ SANTO AGAPITO

■ SANTO ALBERTO DÉGLI ABBÁTIO

SANTA AFRA E SUAS COMPANHEIRAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Evangelho de hoje é um apelo à vigilância e à disponibilidade. Convida-nos a permanecer preparados, com “o cinto amarrado e as lâmpadas acesas” :- Onde estiver vosso tesouro, estará vosso coração – Lc 12,32-48

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Somos felizes porque o Senhor nos escolheu e chamou para viver, na fé, o compromisso com Jesus. A liturgia suscita em nós o espírito de vigilância e serviço, guiando nosso coração para Deus, cujo Reino é o grande tesouro a ser buscado. Conforme o costume da Igreja no Brasil, em agosto celebramos as diferentes vocações dos cristãos e, neste primeiro domingo, destacamos a vocação para o ministério ordenado.

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO DE PRONTIDÃO, QUE EU ESTEJA EM CONTÍNUO ALERTA, À ESPERA DO SENHOR QUE VEM, LIBERTANDO MEU CORAÇÃO DO APEGO EXAGERADO AOS BENS DESTE MUNDO

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de junho de 2022 domingo da 19ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Acolhendo a Palavra de Deus, saberemos conduzir e compreender nossa caminhada à luz da fé, que nos fortalece na vigilância e na espera do Senhor.

 

 

1ª Leitura (Sb 18,6-9) – Aquilo com que puniste nossos adversários, serviu também para glorificar-nos.  Leitura do Livro da Sabedoria:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

6A noite da libertação fora predita a nossos pais para que, sabendo a que juramento tinham dado crédito, se conservassem intrépidos. 7Ela foi esperada por teu povo como salvação para os justos e como perdição para os inimigos. 8Com efeito, aquilo com que puniste nossos adversários serviu também para glorificar-nos, chamando-nos a ti. 9Os piedosos filhos dos bons ofereceram sacrifícios secretamente e, de comum acordo, fizeram este pacto divino: que os santos participariam solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Isso, enquanto entoavam antecipadamente os cânticos de seus pais.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 33(32)

 

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

 

 

2ª Leitura (Hb 11,1-2.8-19 ou Hb 11,1-2.8-12) – Esperava a cidade que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor.  Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

[Irmãos, 1a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança e partiu sem saber para onde ia. 9Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na Terra Prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os coerdeiros da mesma promessa. 10Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar”.] 13Todos esses morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria 15e, se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16Mas, agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isso, Deus não se envergonha deles ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18do qual havia sido dito: “É em Isaac que uma descendência levará o teu nome”. 19Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos e assim recuperou o filho – o que é também um símbolo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 07 de junho de 2022 domingo da 19ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Vós também ficai preparados!  (Lc 12,32-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

É preciso vigiar e ficar de prontidão; / em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não! (Mt 24,42.44)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

[Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:] 32“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. [35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento para lhe abrirem imediatamente a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo, ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E, caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar! 39Mas ficai certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.] 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas essa parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo, o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’ e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou nem agiu conforme a sua vontade será chicoteado muitas vezes. 48Porém o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

07/08/22 19º DOMINGO TC – C

 

Lucas 12,32-34.40: Disse Jesus a seus discípulos: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração... Ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.”

 

Jesus, o senhor ensinou os seus discípulos a buscarem o verdadeiro tesouro, os valores do Reino de Deus, que lhes anunciara.

Quem tem consciência de possuir o Reino de Deus e não quer perdê-lo jamais, nele coloca todo o seu coração e deixa tudo o resto em segundo lugar.

Por isso, o senhor recomendou aos seus discípulos que não tivessem medo de mais nada, porque possuíam o principal, e esse tesouro da fé e do seu seguimento ninguém lhes poderia roubar.

Todas as outras ambições de dinheiro, de bens e de sucesso facilmente são roubadas ou corroídas pelas traças, não porém o reinado de Deus, quando Ele ocupa o centro dos nossos corações.

Eis a serenidade, o desprendimento e a confiança dos santos, que nem mesmo os riscos de morte conseguiam lhes tirar.

Senhor, nosso coração ainda se desgasta com tantas preocupações, que nos causam medo e nos tiram a alegria de viver.

Estreitamos demais o horizonte da nossa existência, porque vivemos preocupados somente com os poucos anos de vida aqui na terra, e vai nos faltar tempo para realizar muitos dos nossos sonhos.

Que seu Espírito nos mantenha conscientes de que o horizonte da fé estende a nossa existência até a vida eterna.

É para a eternidade que devemos estar sempre preparados, e será o senhor a avaliar a nossa existência neste mundo, a partir dos valores do seu Evangelho e de tudo o que nos concedeu.

O senhor nos lembra que não somos donos, mas apenas administradores dos bens que nos confiou.

Que essa fé nos faça viver neste mundo tão comprometidos como desprendidos, cientes de que somente o amor contará quando nos apresentarmos diante do senhor.   

 

Maria santíssima, não permita que vivamos com o olhar voltado apenas para baixo, para as coisas da terra. Ajude-nos a erguer o olhar todos os dias para as coisas do alto, onde seu Filho bendito, já vitorioso e ressuscitado, nos espera, para nos fazer participar da sua glória eterna. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho deste domingo inicia retomando o ensinamento sobre a atitude dos cristãos diante dos bens temporais. A comunidade de Jesus, “pequeno rebanho”, se amedronta diante dos desafios, mas o Mestre a tranquiliza e lhe oferece o Reino, que será construído a partir dos pequenos, que se dispõem a acolhê-lo. A partir daí surge a nova sociedade, fundamentada na partilha e na justiça. Para Lucas, dar esmola é mais que oferecer algumas moedinhas aos pedintes, é partilhar o que somos e temos, é ser misericordioso. O Mestre nos incentiva a investir nos valores que o ladrão não rouba nem a traça destrói. A seguir, por meio de pequenas parábolas, o evangelista apresenta o tema da vigilância ativa na espera do Senhor, que pode chegar a qualquer hora. Infelizmente, vigiar assumiu conotações negativas, isto é, parece levar à acomodação, à espera passiva, e denota uma imagem negativa de Deus que pune e castiga, levando o fiel a agir por medo. Estar com os “rins cingidos e as lâmpadas acesas” é estar preparado para as surpresas da vida e sair de si mesmo e mover-se em direção ao outro. O Senhor sempre nos visita por meio de acontecimentos ou de pessoas, daí a necessidade de ficar com os olhos bem abertos e os ouvidos atentos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 12,32-48 - É preciso estar de prontidão!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Liturgia do 19º domingo do Tempo Comum. O Evangelho de hoje é um apelo à vigilância e à disponibilidade. Convida-nos a permanecer preparados, com “o cinto amarrado e as lâmpadas acesas”, enquanto aguardamos a vinda do Senhor. Com essas disposições, acolhamos a Palavra que vai nos acompanhar ao longo do dia.

 

Silenciando o coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza em mim frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ler o Evangelho quantas vezes for necessário para assimilar as orientações de Jesus.

 

“Em nossa luta pela sobrevivência, corremos o risco de nos fixar nas coisas que podemos ter, controlar e, nisso, pôr nossa segurança. O corre-corre da vida, por mil razões, pode nos afastar dos valores eternos que não se compram com dinheiro. O Evangelho de hoje nos avisa: nosso verdadeiro tesouro não está nos bancos, nem nos imóveis, nem se desvaloriza com o uso. Nosso tesouro está no céu. Na parábola do dono da casa que está voltando de uma festa de casamento, aprendemos que é preciso estar vigilantes para recebê-lo a qualquer hora. Somos administradores da casa de Deus. E nosso maior compromisso é cuidar daqueles que o Senhor colocou sob nossos cuidados. Prestaremos contas de nosso serviço”.

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos lembra que vigiar será sempre necessário. O discípulo do Senhor sabe discernir a vontade divina em cada momento e em cada ação da história. Somente escutando os apelos do Senhor e acolhendo-os é possível participar na construção de seu Reino.

Você está disponível ao convite que o Senhor lhe faz em sua Palavra? Procura concretizar em sua vida os seus ensinamentos?

Como você avalia a vigilância que você tem sobre seus pensamentos, desejos e atitudes?

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém