quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A lâmpada, traz-se, para ser colocada sobre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos. – (Mc 4,21-25)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 27 DE JANEIRO de 2022 (quinta-feira) 027º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

OS QUE UTILIZAM MAL SEU TEMPO SÃO OS PRIMEIROS A QUEIXAR-SE DE SUA BREVIDADE."

(Jean de La Bruyere)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

DIA MUNDIAL DO INDIGO

DIA DO ORADOR

DIA DO VINHO DO PORTO

DIA DO CONSERVADOR RESTAURADOR

DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

DIA DA TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE DE OLINDA-PE NA CAPITAL SIMBÓLICA DO BRASIL

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itacaré (Bahia) Alegrete (Rio Grande do Sul) Pedro Leopoldo (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PATRICIA HELENA ROCHA (Elpa Ind. Eletroeletrônica - Garça/SP) LUCAS GALDINO DE CARVALHO (filho Maycon SOS Sapateiro-Garça/SP)  KARINE CRISTINA TIROLLA (Curitiba /PR) ROBERTA OLIVETTI (Marilia /SP) FERNANDO LORENZETTI DE MORAES (Garça/SP)ANA (Babi) GABRIELA MÉRIDA (de Marília-Florença/Itália) VALDIR QUINTINO MOREIRA (filho do Laercio-Garça /SP) MATEUS FERREIRA LIMA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOSó2007ó15 ANOS ( Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARLENE PALMIERE MARRA e FLAVIO DE OLIVEIRA MARRAó1991ó31 ANOS (Garça /SP)

ALANE UETANABARA PIAI e MARCELO PIAI ó1989ó33 ANOS (ela-Médica/ele Engenheiro Motoppar-Garça /SP)

HELENA MORAIS e CELSO MORAIS ó1973ó49 ANOS (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DA SERINGUEIRA DO ACRE

SANTA ÂNGELA MÉRICI

Ângela (Itália, 1474-1540), é fundadora das Irmãs Ursulinas, cuja missão é assistir meninas órfãs e pobres. Muito sábia e prudente, teve a mente sempre aberta aos problemas sociais e às necessidades do seu tempo.

BEATO DOM JORGE MATULATIS

SÃO SAVA

SÃO VITALINO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 4,21-25 - Somos luz

 

 

Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95,1.6)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O verdadeiro líder olha não só pelo bem-estar da sua família e do seu grupo, mas também por todo o povo. O Senhor nos ensine a ser lamparinas que iluminem e ajudem a cumprir suas promessas de vida e liberdade para todos.

 

– Oração 

 

PAI, APROXIMA-ME DE JESUS DE QUEM BROTA A SALVAÇÃO E A VIDA, PARA QUE EU POSSA SER CURADO DO EGOÍSMO QUE ME IMPEDE DE FAZER O BEM AO PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  27 de janeiro de 2022 - 5ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Deus nos favorece com dons espirituais e materiais e nos pede que os multipliquemos generosamente em benefício das outras pessoas. 

 

1ª Leitura (2Sm 7,18-19.24-29) – Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família?  Leitura do segundo livro de Samuel:

 

Depois que Natã falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo, 18foi assentar-se diante do Senhor e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, e o que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isso te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus! 24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste ao teu servo e à sua casa e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor todo-poderoso é o Deus de Israel’. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração. 28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa ao teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 131(132)

 

O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

 

 

– 27 de janeiro de 2022 - 5ª-feira da 3ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A lâmpada, traz-se, para ser colocada sôbre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.   (Mc 4,21-25)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é uma luz para os meus passos / e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Deixe a luz de Deus brilhar em você”

 

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: ‘Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo que está em segredo deverá ser descoberto”

(Marcos 4,21-22).

 

Respondendo a pergunta de Jesus: Não! A lâmpada foi feita para iluminar, uma luz não pode ser colocada debaixo de uma cama, não pode ser colocada escondida. Essa pergunta que Jesus faz está respondida. Costumamos esconder a lâmpada ou temos medo de acendê-la em nossa vida, sobretudo na nossa humanidade; temos muita dificuldade de encarar a nossa verdade, de olhar aquilo que nós precisamos mudar em nós, mas com muita coragem. Não queremos ver o que está escondido dentro de nós, temos muita dificuldade.

 

Na vida cristã, isso se manifesta através do medo de uma confissão, de uma direção espiritual, de receber uma oração, de uma partilha do coração, falar do coração, uma partilha num grupo, medo de ler a Palavra de Deus, de parar para escutar Deus, talvez num retiro. Isso pode se manifestar assim, porque temos medo de enxergar o que existe dentro de nós, temos medo de enfrentar o que nós precisamos mudar e, muitas vezes, impedimos que a luz de Cristo brilhe em nós.

 

“Deus é luz, e onde Ele chega com a Sua luz, chega a libertação, a salvação e a mudança de vida”

 

Isso pode acontecer também na vida social, pessoas que têm medo de uma terapia, medo de se abrir com alguém com profundidade, de falar de si, de colocar algo de si, por isso colocamos a luz, muitas vezes, em lugares errados, como cita Jesus na pergunta: debaixo da cama, do caixote… Aqui, poderíamos dizer hoje: nós gostamos de colocar, muitas vezes, a luz na vida dos outros, nos problemas dos outros, nós colocamos luz nas realidades da vida do outro, mas não gostamos de colocar a luz nos nossos problemas, deixamos de cuidar da alma e do coração porque não queremos ver a verdade.

 

A mudança requer sinceridade e autenticidade; são palavras muito importantes: sinceridade e autenticidade, deixar a luz penetrar em tudo, não apenas em pedaços de nós, partes de nós, mas deixar a luz de Cristo iluminar todo o nosso ser. Tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Você não precisa dizer tudo para todos, mas, pelo menos, você diga tudo de você para uma pessoa, para alguém que você ama e confia, porque sabemos que o mal vive nas trevas, mas Deus é luz, e onde Ele chega com a Sua luz, chega a libertação, a salvação e a mudança de vida.

 

Permita, hoje, que a luz de Cristo ilumine você, permita que a força desta Palavra atinja o seu coração, atinja a sua vida no mais profundo do seu ser e traga para você a experiência de uma vida nova, de uma libertação.

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Todos sabemos a função de uma lâmpada: à noite e no escuro serve para iluminar, e para iluminar bem ela é colocada em destaque, num lugar estratégico, para que ilumine todo o ambiente. A lâmpada é comparada à Palavra. A mensagem de Jesus não pode ficar trancada em algum armário ou sufocada dentro de algum caixote. A vivência dessa mensagem precisa ser testemunhada publicamente. Quem se deixa iluminar pela Palavra de Deus tem a responsabilidade de iluminar a família e a comunidade com a prática condizente com essa Palavra. Quem age assim acaba se tornando luz para os que o cercam. A verdadeira luz é Jesus, mas quem o segue fielmente também brilhará, não para se exaltar ou como motivo de orgulho, mas para iluminar a vida dos outros. Quem se fecha em si mesmo acaba se empobrecendo sempre mais.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 4,21-25 - Somos luz

 

Oração Inicial


Preparamo-nos para a Leitura Orante,

rezando com todos que nas redes sociais participam

deste momento de oração:

 

Creio, meu Deus, que estou diante de ti.

Que me vês e escutas as minhas orações.

Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.

Tu me deste tudo: eu te agradeço.

Foste tão ofendido por mim:

eu te peço perdão de todo o coração.

Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças

que sabes serem necessárias para mim.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Acolhamos a Palavra com o Salmo:

 

Vossa Palavra é uma luz para os meus passos /

 e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118,105).

 

Lemos, atentamente, o texto da Palavra do dia: Mc 4,21-25.

 

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24 Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

 

Refletindo

Fazemos uns instantes de silêncio e recordamos o que lemos.

Neste texto aparecem as palavras: "manifesto" "descoberto", correspondendo aos verbos referentes à luz: "acender", "iluminar", "conhecer", "julgar", "ter", "receber". A Palavra de Deus, é uma lâmpada que, antes de iluminar o caminho por onde vamos, ilumina-nos por dentro, ilumina a nossa consciência para que possamos conhecer, discernir a vontade de Deus. Nossa missão na Igreja é de ser luz. Como dizem os bispos, em Aparecida: " Os fiéis leigos são "os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Eles realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo". São "homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja" (DAp 209).

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para nós?

Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida.

Meditando

Ao falar sobre o significado de ser “luz”, o Papa Francisco explicou: “a luz dissipa a escuridão e permite ver. Jesus é a luz que dissipou as trevas, mas elas ainda permanecem no mundo e nas pessoas”.

 

Neste sentido, “é tarefa do cristão dissipá-las, fazendo resplandecer a luz de Cristo e anunciando seu Evangelho”.  E essa “irradiação” deve brotar sobretudo “de nossas boas obras”.

 

“Um discípulo e uma comunidade cristã são luz no mundo quando direcionam os outros para Deus, ajudando cada um a fazer a experiência da sua bondade e da sua misericórdia”, disse o Papa.

 

Também nós somos luz. Somos filhos da luz, comunicadores da luz de Deus e agimos agora em colaboração com Deus para levar esta mesma luz a outros. O bem-aventurado Alberione entendeu muito bem esta missão, quando em oração diante do Santíssimo Sacramento, ouviu: "Daqui quero iluminar. Eu estou com vocês". Na Eucaristia está a nossa fonte de luz. Noutro momento, Alberione, ouviu: "Dou-lhes a minha luz. E me servirei de vocês para iluminar", e acolheu a Palavra com a missão de torná-la luz a todas as pessoas.

 

3.Oração (Vida)

O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Em sintonia com o coração de Jesus, rezamos:

 

Jesus é luz, brilhante luz do céu.

Jesus é paz, inquieta e doce paz de Deus.

Jesus é Deus. Quem vê a vida iluminado pela luz que é Jesus,

não anda em trevas, tropeça menos, também se torna luz.

Por isso eu pus a minha luz na luz imensa de Jesus.

Por isso eu pus a minha paz na paz imensa de Jesus,

e depois disso eu já não temerei, não temerei

não temerei a escuridão, a escuridão. Jesus é minha luz.

(Pe. Zezinho, CD Canções que a fé escreveu, COMEP Paulinas).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual o novo olhar que a Palavra despertou em nós?

Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo"( Jo 8,12) e

"Vocês são a luz do mundo". (Mt 5,14).

Passaremos o dia vendo com a luz de Deus, as pessoas, a família, o trabalho, os estudos, todas situações, o mundo, e sobretudo as pessoas com as quais nos relacionamos mais de perto.

Queremos ser "pessoas da Igreja no coração do mundo, e pessoas do mundo no coração da Igreja"

Bênção

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.