quinta-feira, 18 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vinde a mim todos vós que estais cansados. - (Mt 11,28-30)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 18 DE JUNHO DE 2019 (quinta-feira) 198º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A VIDA ME ENSINOU A DIZER ADEUS ÀS PESSOAS QUE AMO, SEM TIRÁ-LAS DO MEU CORAÇÃO.
(Charles Chaplin)

 Datas Comemorativas 
 DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA
 DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE MARIAL VICENTINA
 DIA MUNDIAL DOS VETERANOS DE GUERRA
 DIA ESTADUAL DO TROVADOR   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Conceição do Almeida - Ibiassucê - Itamari - Santaluz (Bahia) Anadia (Alagoas) Luiz Alves (Santa Catarina) Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) Fronteira (Minas Gerais) Cristalina (Goiás) Altos (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  IZABEL CRISTINA CONESSA CHICARELI (IRMÃ querida–Garça /SP)RAFAEL BARBOSA SOSSOLOTE (sobrinho-Garça /SP)PRISCILA TERCIOTTI TOSTA (Garça/SP)MARIA LUCIA DA SILVA MARTINO (professora Garça/SP)YOKO YAMADA TASHIRO (Lions Clube de Araçatuba /SP)DIEGO JURADO (Lions Clube de Tupã /SP)LISLAYNE DA SILVA (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP)VANESSA HELENA DE ALMEIDA GONÇALEZ (Garça/SP)VALTER MIYASHIRO MAEDA (Garça/SP)MARTHA MARIA DA CONCEIÇÃO DE MORAES (Garça/SP)LAURICE FERREIRA DOS SANTOS (Marilia/SP)CLEUSA MACIEL DEGRANDI (Guarantã do Norte/am)RENATA `RE`MIRANDA FERNANDES (Garça/SP)ROSANGELAPERES SELLANI (Barcelona /Espanha) MIRIAN CESTARO MIGLIAT RODRIGUES (Garça/SP)JOÃO FRANCISCO FRABETTI VIEIRA (Garça/SP) ENZO BONFIM (Garça/SP) FERNANDA PRAXEDES BONFIM (Garça/SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MIRTES SIDNÉIA MARQUES e JAYME GALVÃO DE OLIVEIRAó1975ó44 ANOS (Garseg- Garça /SP)OLGA MARIA DÁGOLA COIMBRA e LUIZ DE TOLEDO COIMBRAó1959ó60 ANOS (Lions Clube de Marilia /SP)

 Santo do Dia 
SANTA MARIA MADALENA POSTEL
SANTO ARNOLFO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Deus é “aquele que é” junto aos que sofrem; é manso e humilde no meio dos pequenos; é o que alivia o fardo dos fracos e necessitados. A seu exemplo, sejamos também nós mansos e humildes de coração.
– Oração 
PAI, DÁ-ME DISPOSIÇÃO PARA PÔR EM PRÁTICA AS EXIGÊNCIAS DO REINO, ASSUMIDAS COMO EXPRESSÃO DE MINHA FÉ SINCERA EM TEU FILHO JESUS. QUE ELAS SEJAM PARA MIM UM JUGO SUAVE!
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 5ª-feira da 15ª Semana do Tempo Comum18 de julho de 2019
O Senhor se compadece do povo sofrido, liberta-o da opressão e o conduz à vida, acolhendo a todos em seu manso e humilde coração.

1ª Leitura - (Ex 3,13-20) - 'Eu Sou aquele que sou'. 'Eu sou enviou-me a vós'. – Leitura do Livro do Êxodo:
Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor no meio da sarça, 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, o que lhes devo responder?”
14Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”.
15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel.
18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos de ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’.
19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 104(105)
O Senhor se lembra sempre da Aliança.


Evangelho do dia
5ª-feira da 15ª Semana do Tempo Comum18 de julho de 2019
Vinde a mim todos vós que estais cansados. - (Mt 11,28-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“A mansidão de Jesus cura o nosso coração”
 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”
(Mateus 11,28).
O convite de Jesus é para todos nós que nos encontramos tão cansados. O fardo da vida não tem sido leve para ninguém, e como nos cansa todas as situações com as quais lidamos a cada dia de nossa existência!
A nossa fadiga não é tanto física, porque o cansaço físico nos revigora, ele puxa as nossas energias. Para o atleta que corre, aquele que prática esportes, o trabalho físico e braçal faz bem, mas ele precisa ter cuidado, porque cansa quando é feito excessivamente, e não se sabe, sobretudo, observar a necessidade do descanso, do repouso.
Há a fadiga mental, há a sobrecarga emocional, e todos nós estamos nos sobrecarregando emocional e excessivamente. Quando as sobrecargas emocionais pesam sobre nós, elas derrubam o nosso físico, a nossa estabilidade emocional, então, tornamo-nos intelectualmente cansados na mente e no raciocínio, porque as nossas emoções estão abaladas.
Com a humildade e mansidão do coração de Jesus, o nosso coração é curado de todas as fadigas emocionais.
Jesus está nos oferecendo o Seu coração, porque é o coração que cuida e é onde reside as nossas emoções. Precisamos de muita saúde emocional, e é Jesus quem está nos dando e nos oferecendo, é Jesus quem quer cuidar do nosso coração, porque Ele sabe o quanto estamos nos fatigando em tudo aquilo que estamos realizando, aquilo que passamos, as sobrecargas que temos, o peso das responsabilidades, as decepções, as mágoas, as frustrações e decepções, a falta de êxito nisso e naquilo, as sobrecargas que os outros colocam sobre nós, o excesso de confiança que temos nesta ou naquela situação… Depois de tudo isso, vêm as decepções; e como fica arrasado o nosso coração, como fica sobrecarregada a nossa mente!
Facilmente, perdemos o nosso sono, irritamo-nos, brigamos; gladiamo-nos uns com os outros. Tudo isso é resultado da sobrecarga emocional tão instável que paira sobre nós.
Jesus tem um remédio, Ele nos chama para irmos até Ele, porque precisamos estar n’Ele, porque Ele nos dará o repouso e o descanso. Precisamos, no entanto, pegar o julgo de Jesus. E o julgo é, justamente, o peso daquilo que nós carregamos. O segredo de Jesus é aprender d’Ele. E o que aprendemos d’Ele? Que Ele é manso e humilde de coração, e precisamos aprender a humildade e a mansidão de coração. O coração violento, atribulado, fatigado, coração que revida, briga, que se entusiasma facilmente, mas coração que, emocionalmente, logo desiste das coisas.
Precisamos da têmpera da mansidão, precisamos da humildade que pondera todas as coisas dentro de nós, para cortar os excessos que temos inflamados de orgulho, soberba, de sentimentos de grandeza, porque com a humildade e mansidão do coração de Jesus o nosso coração é curado de todas as fadigas emocionais que experimentamos ao longo desta vida.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O “jugo de Deus”
Direitos reservados EDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, para nos guiar em direção ao descanso, Jesus fala-nos do “seu jugo” e da “sua carga”. Cristo está a descrever-nos duas exigências do amor. Primeira: quem se enamora deseja submeter-se (“sub-jugar-se”) à vontade da pessoa amada. Segunda: por este caminho, aquele que ama avança até a identificação com o amado, tomando a seu “cargo” o bem do amado. Este “jugo” é precisamente a Lei de Deus, uma lei que liberta.

Emerge aqui o tema da liberdade: aquele que ama põe a sua liberdade voluntariamente ao serviço do amado. Neste caso não se perde a liberdade, antes se liberta esta de ataduras e diversões egoístas. A liberdade tem uma orientação (o compromisso com o amado), e por isso está em contradição com tudo aquilo que, aparentando libertar o homem, na realidade o escraviza.

—Senhor, quem rompe a amizade contigo, quem sacode o teu “jugo leve”, não alcança a liberdade, antes se converte, pelo contrário, em escravo de outros poderes.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Um olhar panorâmico sobre o mundo nos mostrará imensa multidão de gente sofredora.
Boa parte do sofrimento é causada por governos opressores, dirigentes intolerantes com as religiões, má distribuição de renda, miséria.
A prática do aborto, o tráfico de pessoas, o uso desenfreado e irresponsável do sexo, a não aceitação de Deus na própria vida, tudo isso concorre para sufocar a humanidade e envolvê-la na tristeza e na infelicidade.
Jesus vem mostrar outro caminho.
Ele pessoalmente se dispõe a conduzir os que ouvem sua voz e decidem segui-lo.
Ele é manso e humilde, é nosso ombro amigo e conforto para os momentos de angústia, saída certa quando estamos desorientados.
Seu coração permanece generosamente aberto para todos: “Venham a mim todos vocês que andam cansados…”.

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 11,28-30 - Venham a mim todos!

O Evangelho de hoje nos coloca muito próximos do coração misericordioso de Jesus.
Ele chama para si todos os que estão cansados e abatidos, pois deseja que vivamos no seu amor e na alegria. 
Oremos: “Pai, dá-me um coração manso e humilde, a exemplo de teu Filho Jesus, cujo testemunho de vida deve inspirar toda a minha ação. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Leia e releia o Evangelho, contemplando cada palavra e acolhendo a comunicação que o Senhor faz para a sua vida.
“Jesus é não somente o sábio, mas a sabedoria de Deus que atrai todos a si para instruí-los na Lei de Deus. O ‘jugo’ (ou fardo) é uma peça de madeira posta sobre o pescoço dos animais para equilibrar o peso que se impunha sobre eles. Entre outros significados, na Sagrada Escritura, o jugo se refere à Lei (Jr 2,20; 5,5). Jesus critica os escribas e fariseus porque eles amarram pesados fardos nos ombros dos homens (Mt 23,4). Com isso, Jesus os critica pelo modo como interpretam e impõem aos outros praticarem a Lei. Na consideração de Jesus, essa abordagem da Lei abate e oprime, pois tira a alegria de viver. Ora, a Lei de Deus é dom para preservar o dom da vida e o dom da liberdade. Daí que ela mesma não pode se tornar uma escravidão que submete as pessoas ao rigorismo estéril, incapaz de gerar vida. A Lei de Deus é um caminho para a vida e a liberdade (cf. Dt 30,16). A lei de Deus é a Lei do amor (cf. Jo 15,12). O amor faz viver, enche de alegria. Pelo amor tudo tem sentido e adquire o seu devido valor. O amor é a expressão máxima da vida cristã. O que alivia o peso do fardo que cansa e abate é o amor de Deus, que, na plenitude dos tempos, se manifestou e se fez sentir na pessoa de Jesus Cristo” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - “O convite de Jesus é para que descansemos em seu coração. Nele, Deus nos pede para dividir nossos fardos, angústias, feridas, cansaços, fadigas, e, assim, aliviar nosso coração, nosso ser. Como é bom saber que Deus se preocupa com o nosso dia a dia, com nossas lutas, com nossos cansaços! Conforta-nos saber que nosso Deus não é nem distante nem indiferente aos nossos dramas. Ao povo sofrido Jesus oferecia um jugo leve e suave, porque ele é manso e humilde de coração. Hoje, como está o meu coração? Por quais dificuldades tenho passado nestes tempos? Quantas tribulações tenho enfrentado? Senhor, que eu descubra o caminho que leva ao seu coração, para que eu possa descansar em ti!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos. 
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
 - Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
-  Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.