quarta-feira, 9 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ! ■–"Jesus estava falando do Templo do seu corpo.” - (Jo 2,13-22)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
NOVEMBRO - MÊS PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 09 DE NOVEMBRO DE 2016 (quarta-feira) 314º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
NÃO TENHO TEMPO PRA MAIS NADA, SER FELIZ ME CONSOME MUITO.
(Clarice Lispector)

Datas Comemorativas
DIA DO HOTELEIRO
DIA NACIONAL DE COMBATE À SONEGAÇÃO FISCAL
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE
DIA DO MANEQUIM
DIA DO INVENTOR
DIA INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO PARA A LUTA CONTRA O TERRORISMO E OS MOVIMENTOS TERRORISTAS NO MUNDO
DIA DA FESTA DA CONSAGRAÇÃO E DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO
SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Amaraji (Pernambuco) Araruna - Ibaiti - Jundiaí do Sul - Porto Amazonas - Quatro Barras (Paraná) Mossoró (Rio Grande do Norte) Pires do Rio (Goiás) Vitória da Conquista (Bahia) São Félix de Balsas (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: VANDA SANTOS FRAIONE (Hospital São Lucas-Garça /SP) FRANCISCO CARLOS OLIVEROS (Lions Clube de Tupã /SP) ALFREDO DE SOUZA CASTRO (Garça /SP) PATRICIA MORATO MARANGÃO (Studio 20 e Vereadora Garça /SP)DANIELA MORATO MARANGÃO (Garça/SP).


Santo do Dia
SÃO TEODORO
SANTO ORESTES
ELISABETE DA TRINDADE CATEZ


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Festejamos o aniversário da dedicação da Basilica do Latrão, mãe de todas as igrejas. Com muito amor e em comunhão com as comunidades cristãs do mundo inteiro, reunimo-nos nesta igreja, casa de Deus e nossa, para celebrar a páscoa de Jesus.
Oração
SENHOR JESUS, QUE EU TENHA PELAS COISAS DO PAI O MESMO ZELO QUE TIVESTE, SABENDO RECONHECER AS EXIGÊNCIAS PRÁTICAS DA MINHA FÉ.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus,  que edificais o vosso templo eterno com pedras vivas e escolhidas, difundi na vossa Igreja o Espírito que lhe destes, para que o vosso povo cresça sempre mais, construindo a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quarta-feira 09/11/2016 – 32ª Semana Tempo – Dedicação da Basílica do Latrão . Festa
O templo onde a comunidade se reúne para celebrar é manancial de vida e de bênção. Jesus ressuscitado é o novo e definitivo templo onde Deus se Manifesta.

1ª Leitura (Ez 47,1-2.8-9.12) "Vi sair água do lado direito do templo, e todos os que esta água tocou foram salvos. Leitura da Profecia de Ezequiel:

Naqueles dias, 1o homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Aonde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
Ou (escolhe-se uma das leituras)
1ª Leitura (1Cor 3,9c-11.16-17) "Vós sois o santuário de Deus. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 9cvós sois lavoura de Deus, construção de Deus. 10Segundo a graça que Deus me deu, eu coloquei — como experiente mestre de obra — o alicerce, sobre o qual outros se põem a construir. Mas cada qual veja bem como está construindo. 11De fato, ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo.
16Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo e vós sois esse santuário.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 45(46)
Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.


Evangelho do dia
Quarta-feira 09/11/2016 – 32ª Semana Tempo – Dedicação da Basílica do Latrão . Festa
"Jesus estava falando do Templo do seu corpo. - (Jo 2,13-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Esta casa eu escolhi e santifiquei, para nela estar meu nome para sempre (2Cr 7,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Precisamos ter zelo pela casa de Deus
Precisamos ter o zelo que Jesus teve pela Sua casa; devemos ter zelo e amor para com a nossa relação com Deus!
“Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas” (João 2,15).
Hoje, celebramos a Dedicação da Basílica do Latrão, a catedral de Roma, onde o Santo Padre precede a Igreja de Roma, a mãe de todas as igrejas.
Lembrando dessa Igreja Mãe, a Igreja de Latrão lembra-nos de cada igreja, capela, santuário, lugar do nosso encontro com Deus. Como nossas igrejas merecem respeito, consideração e veneração, merecem ser cuidadas da melhor maneira possível!
Essa é uma das poucas situações em que vemos Jesus bravo, porque estão transformando a casa de Seu Pai numa casa de comércio, fazendo negócios, trocando animais, estão vendendo isso e aquilo. A igreja, o templo, não são lugares para isso!
Templo é um lugar sagrado, lugar de encontro com Deus. Lembremos a Escritura quando o salmista diz: “O zelo pela tua casa me consome!” (João 2,17).
Sabe, meus irmãos, quem tem zelo pelas coisas de Deus, quem tem amor pelas coisas divinas, amor para com o Senhor, precisa ter zelo pela casa d’Ele. E o zelo pela casa de Deus não é a igreja somente, porque o templo exterior é reflexo do interior, que somos nós.
Como é difícil fazermos silêncio em nossa casa nos dias de hoje! Não coloquemos a culpa nas crianças, nisso ou naquilo. A culpa, muitas vezes, vem de nós mesmos, pois não sabemos viver sem esses elementos, sem as redes sociais etc. Somos nós quem vivemos uma inquietação interior, que levamos bolsas demais para nossas igrejas. Somos nós que não esvaziamos o nosso interior, para que Deus nos preencha. Já estamos cheios demais de coisas na cabeça e no coração, e não sabemos silenciar, ter zelo por nossa alma e coração.
Esse é um aspecto importante: igreja é sinal de silêncio, pois é no silêncio que Deus habita e fala conosco. Igreja é casa de oração. Impossível pensar que vamos a uma igreja, um templo ou uma capela, para nos encontrarmos com Deus e não rezamos. Estamos com a mente em devaneios, estamos voando, com a mente ocupada de tantas coisas, e não colocamos a nossa cabeça em Deus.
Igreja não é lugar de vaidades nem de desfiles. Imagino que você deva ter a melhor roupa para ir à casa de Deus, mas lá não é lugar de desfilar suas roupas, não é lugar para desfilar aquilo que comprou ou ganhou. É preciso ter discrição, porque não vamos até lá para chamar à atenção sobre nós, mas para sermos chamados à atenção por Deus, para que Ele fale conosco, fale ao nosso coração.
Se quisermos crescer na intimidade com Deus, precisaremos ter o zelo que Jesus teve pela Sua casa; devemos ter zelo e amor para com a nossa relação com Deus!
Quanto mais zelosos e respeitosos formos, mais vivermos essa intimidade com Deus em Sua casa, mais crescerá a nossa relação com Ele.
Deus abençoe você!
REFLEXÃO  "Jo 2, 13-22
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
O templo deve nos levar à reflexão sobre a realidade da morada de Deus entre os homens e a importância dessa morada.
É claro que reconhecemos a presença de Deus nos nossos templos e sempre nos encontramos com ele, seja na visita ao Santíssimo Sacramento ou na participação nas diversas celebrações litúrgicas. Mas também devemos nos lembrar de que o verdadeiro templo de Deus é aquele formado de pedras vivas e que tem como alicerce o próprio Jesus.
Portanto, de nada adiante para nós uma religião que valoriza a presença de Deus nos templos materiais construídos por mãos humanas, construção essa muitas vezes marcadas pelo pecado e pela iniqüidade, e não valorizarmos os verdadeiros templos, ou seja, os nossos irmãos e irmãs.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que mais admiro em Jesus?
- Quando Jesus se mostrou amável?
- Minha comunidade cuida bem da casa de Deus, a igreja?
- Respeito meu próximo como templo de Deus?
- Procuro ser atencioso(a) e amável com todos ou me irrito facilmente?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Coloque-se na presença de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém!
Peçamos: “Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa Palavra. Que ela possa frutificar em meu coração. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? A leitura do Evangelho é o primeiro passo da leitura orante, imprescindível para conhecermos e amarmos a Palavra de Deus. Por isso, leia o texto atentamente, sublinhando os verbos e os personagens que mais lhe chamarem atenção. Durante a leitura, fique atento(a) aos acontecimentos narrados: o que Jesus diz? Qual é o sentimento de Jesus? O texto possui algum tema central?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (mensagens e lições para nós hoje- O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Dialogue com o Evangelho e escute o que Deus lhe diz por seu intermédio. Que luz a Palavra traz hoje para a sua vida?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? É chegado o momento de fazer a sua oração, de falar com o Senhor. Dirija-se a Ele sem medo e apresente-lhe suas intenções e preces.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você deve fazer neste dia para colocar em prática a Palavra de Deus? Que compromisso você assume?
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.