sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou. – (Mc 6,14-29)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 07 DE FEVEREIRO de 2025 (sexta-feira) 38º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NINGUÉM PODE FAZER VOCÊ SE SENTIR INFERIOR SEM O SEU CONSENTIMENTO.”

(Eleanor Roosevelt)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE LUTA DOS POVOS INDÍGENAS

DIA NACIONAL DO GRÁFICO

DIA de Selene - Deusa Grega da Lua e da Magia

DIA DA FUNDAÇÃO DO JORNAL ESTADO DE MINAS EM BELO HORIZONTE

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aratuípe (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JACIRA TERCIOTTI TOSTA (Garça /SP)JAMIR APARECIDO DA SILVA (Jonalista Revista Empresários – Rotariano-Santos /SP) MARISTELA DO CARMO MARTINS ROMANO (Garça /SP) VALERIA MERINO DA SILVA (Bauru /SP)Vanderlei Jacob (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) CLAUDIA HITOMI aSANOME MORIYAMA (Lions Clube de Guaraçaí /SP)ENÉAS ISIDORO (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) Demir Pacheco Ferreira (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)Zuraide Figueiredo Guedes (PDG LC11-Lions Clube de Porciúncula /RJ  Elaine Carvalho Castelo branco (DLA-6 Lions Clube de Belém Batista Campos /PA)CORNELIO CESAR K. MARCONDES (Advogado - Garça /SP)MARIANA DA SILVA FONTES (Garça /SP)Patricia Ribeiro (Mogi das Cruzes /SP)EDMILSON ALVES RIBEIRO (Garça /SP)MARINA TORCENELLI GUIMARÃES (Agudos /SP) GABRIELA LIMA  (médica veterinária-Marilia /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: JOANA DE LOURDES FRANCO COELHO e VLADIMIR COELHOó(PDG DLC8-lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. ÂNGELO JOSÉ BIFFI ó1998ó27ANOS (Pároco da Paroquia São Francisco de Assis de Dracena/SP) Pe. ROGÉRIO DE LIMA MENDES ó2004ó21ANOS (Pároco da Paroquia São José de Osvaldo Cruz/SP) Pe. MÁRCIO ROBERTO RIOS MARTINS ó2009ó16ANOS (Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO RICARDO de Lucca

SÃO JOÃO DE TRIORA

SÃO LOURENÇO DE MANFREDÓNIA

SÃO LUCAS JOVEM

SÃO MÁXIMO DE NOLA

SÃO MOISÉS

SÃO ROMUALDO

SÃO PATÉRNIO

BEATO PIO IX

EUGÊNIA SMET

SANT A JULIANA

SANTO EGÍDIO DE SÃO JOSÉ

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus e a Missão de João Batista Mc 6,14-29 - O banquete da morte

A fidelidade a Deus pode custar a vida, mas a ressurreição em Cristo nos dá a vitória eterna.

 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, e do meio das nações nos congregai, para ao vosso nome agradecer e para termos nossa glória em vos louvar!

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Incontáveis são as possibilidades de fazer o bem ao próximo ao longo do dia. Importante é não desanimarmos e nos mantermos nesse propósito, apesar dos obstáculos. Busquemos motivações e força na Palavra de Deus, que nos convida: “Perseverai no amor fraterno”.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE AS CONTRARIEDADES DA VIDA JAMAIS ME INTIMIDEM E IMPEÇAM DE SEGUIR ADIANTE, CUMPRINDO MINHA MISSÃO DE EVANGELIZADOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de fevereiro de 2025 sexta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 13,1-8) Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1perseverai no amor fraterno. 2Não esqueçais a hospitalidade; pois, graças a ela, alguns hospedaram anjos, sem o perceber. 3Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! 4O matrimônio seja honrado por todos e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os imorais e adúlteros. 5Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Con­tentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: “Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei”. 6De modo que podemos dizer, com ousadia: “O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” 7Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus, e considerando o fim de sua vida, imitai-lhes a fé. 8Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje e por toda a eternidade. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 26(27)

 

O Senhor é minha luz e salvação!  

1. O Senhor é minha luz e salvação; / de quem eu terei medo? / O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei? – R.      

O Senhor é minha luz e salvação!  

2. Se contra mim um exército se armar, / não temerá meu coração; / se contra mim uma batalha estourar, / mesmo assim confiarei. – R.

O Senhor é minha luz e salvação!  

3. Pois um abrigo me dará sob o seu teto / nos dias da desgraça; / no interior de sua tenda há de esconder-me / e proteger-me sobre a rocha. – R.

O Senhor é minha luz e salvação!

4. Senhor, é vossa face que eu procuro; / não me escondais a vossa face! / Não afasteis em vossa ira o vosso servo, † sois vós o meu auxílio! / Não me esqueçais nem me deixeis abandonado. – R.

O Senhor é minha luz e salvação!

 

 

 

– 07 de fevereiro de 2025 sexta-feira da 4ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

É João Batista a quem mandei cortar a cabeça, que ressuscitou.  (Mc 6,14-29)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Hero­díades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

07/02/25         

4ª SEXTA-FEIRA TC – C

 

Marcos 6,17-20.27: “Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: - Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava... o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão...”.

 

Jesus, o martírio de João Batista revelava a crueldade das autoridades do seu tempo, para os quais a vida humana nada significava e podia ser eliminada por qualquer capricho.

João, que era justo e santo, criticara Herodes pelo adultério em que vivia.

Ele, porém, preferiu concordar com o ódio de sua mulher e demonstrar poder diante dos seus convidados, mandando degolar João.

Calou a voz de um profeta de Deus, mas não calou a voz da sua consciência, a ponto de achar que o senhor seria João Batista ressuscitado.

Senhor, esse Evangelho nos coloca a questão da sacralidade de toda e qualquer vida humana, que ninguém sobre a terra, nem reis, nem militares, nem crenças religiosas têm direito de tirar, a não ser em legítima defesa de uma vida ameaçada.

Hoje, a veleidade criminosa de Herodes se faz presente em todos aqueles que, por ódio, por ganância, por abuso de poder, por violências estúpidas, sacrificam a vida de outro ser humano.

Amparados ou não pelas leis humanas, o homicídio é a raiz da maldade humana, e, ao invés de erradicar o mal, apenas lança mais sementes de morte sobre a terra.

Senhor, os séculos passaram, mas até hoje não conseguimos aprender, nem pela experiência, nem pelas ideologias e leis, que a vida é um dom inalienável e intocável, desde a concepção até seu fim natural.

Pela sua palavra e pelo seu exemplo, o senhor preferiu ser vítima da violência das autoridades civis e religiosas do seu tempo, do que ameaçar de morte qualquer um deles.

Transformou sua condenação numa entrega amorosa da sua vida por nós, e o seu perdão fez com que, do seu sangue derramado brotasse a nossa abundante Redenção.

Senhor, liberte-nos da loucura sanguinária de Herodes e conceda-nos a sua sabedoria e o seu amor, para que sejamos sempre promotores da vida, jamais da morte de quem quer que seja.

Rogo-lhe que, neste ano santo, eu seja um Peregrino de Esperança, principalmente da esperança de vida digna e respeitada em favor de todo e qualquer ser humano.

 

Mãe santíssima, proteja a vida do nosso povo, principalmente daqueles que lutam para sobreviver, e ensine-nos, que a vida humana é preciosa para todos e deve ser respeitada, defendida e prevalecer sobre todas as instituições, constituições e leis da terra. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus confia aos discípulos uma missão bem específica: pregar a conversão, expulsar demônios, ungir com óleo os doentes e curá-los. Vemos ressaltada a dimensão comunitária da missão, pois os discípulos são enviados dois a dois, em comunhão de ação e espírito. Assim como os Doze foram enviados por Jesus para evangelizar e difundir o Reino, todos os cristãos são convidados a fazer o mesmo. No local onde vivemos, devemos ser sal e luz. Devemos difundir a mensagem de Cristo e dar testemunho do Evangelho, transformando a realidade. É interessante notar o apelo à  humildade e à simplicidade feito por Jesus. De fato, para fazer o bem, não precisamos de muitas coisas e somos sempre auxiliados por Deus. Com fé e dedicação, alcançaremos grandes resultados e construiremos, aqui e agora, a Jerusalém celeste.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 6,14-29 - O banquete da morte

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

A passagem do Evangelho de hoje nos apresenta uma das cenas mais dolorosas da Escritura: a execução de João Batista. Sua morte foi tramada de maneira cruel, motivada pela vingança e pela vaidade de um coração endurecido. O poder humano, quando guiado por interesses mesquinhos, pode levar a atos de profunda injustiça.

Diante desse relato, peçamos ao Espírito Santo que purifique nossas intenções, remova qualquer desejo de vingança e nos fortaleça para que possamos dar frutos conforme o ensinamento de Cristo. Que o Senhor nos torne íntegros e corajosos, prontos para nos comprometer com o bem e denunciar o mal sem medo.

 

1. Leitura (Verdade)

A fama de Jesus cresce e chega até Herodes, que, temeroso, acredita que João Batista tenha ressuscitado. João, fiel à verdade, denunciou o casamento ilegítimo de Herodes com Herodíades. Esse confronto causou ódio em Herodíades, que buscava uma oportunidade para eliminá-lo.

O momento decisivo acontece durante a festa de aniversário de Herodes. A dança da filha de Herodíades encanta os convidados, e o rei, impulsionado pelo orgulho e pela pressão social, promete conceder-lhe qualquer desejo. Influenciada pela mãe, a jovem pede a cabeça de João Batista. Apesar da tristeza, Herodes cede ao pedido, preferindo manter sua palavra diante dos presentes a fazer o que era certo.

2. Meditação (Caminho)

A história de João Batista nos ensina sobre as consequências de viver a verdade com coragem. Ele não se calou diante da injustiça, mesmo sabendo dos riscos. Sua morte nos recorda que seguir a Cristo exige fidelidade até as últimas consequências.

Como lidamos com a verdade? Muitas vezes, preferimos o silêncio para evitar conflitos, mas João nos mostra que a omissão pode ser tão prejudicial quanto a ação errada.
O que guia nossas decisões? Herodes cedeu à pressão social, colocando sua imagem acima da justiça. Somos chamados a agir com integridade, mesmo quando isso nos custa algo.
Onde buscamos segurança? A verdadeira proteção não vem do poder humano, mas da fidelidade a Deus. João morreu por seu testemunho, mas sua missão não foi em vão, pois se cumpriu plenamente na obra de Cristo.

3.Oração (Vida)

Neste dia especial, primeira sexta-feira do mês, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, rezemos com as palavras do Papa Paulo VI:

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora. Um coração desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração forte para amar, servir e sofrer por todos. Que minha felicidade esteja em palpitar com o Coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Que possamos viver este dia com coerência e amor à verdade, dispostos a sermos testemunhas fiéis do Evangelho, mesmo diante das dificuldades.

 

Bênção

 

Nós precisamos da bênção de Deus. Pedimos a ajuda de são Paulo que nos diz:

 

- O Deus da paz vos santifique completamente

- Vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo,

 e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo.

-  A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco.  (1Ts 5,23ss).

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP