quarta-feira, 10 de julho de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! - (Mt 10,1-7)



"Jesus chamou seus doze discípulos" (Mt 10,1)
– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 J U L H O MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 10 DE JUNHO DE 2019 (quarta-feira) 190º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ JULGA AS PESSOAS, VOCÊ NÃO TEM TEMPO PARA AMÁ-LAS.
(Madre Teresa)

 Datas Comemorativas 
 DIA ESTADUAL DA PIZZA
 DIA MUNDIAL DA LEI
 DIA DA MINISSAIA
 DIA DO TRABALHADOR DA ÁREA DE RECICLAGEM E SUCATAS
 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Aguas da Prata (São Paulo) Cocalzinho de Goiás (Acre) Montes Claros Três Pontas - Ubá (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DENISE APARECIDA FRASCARELI MENDES CONESSA (m/cunhada - Psicóloga São Paulo /SP) ROSANGELA BRITO CHICARELLI (sobrinha-Garça/SP)  ALEXANDRE MALAGUTH DE MENEZES (Lions Clube de Vera Cruz /SP) MARIA LUIZA ZIMIANI SILVEIRA ALMEIDA (Lions Clube de Vera Cruz /SP) ROZANE PINTO DA ENCARNAÇÃO (Lions Clube Nova Friburgo Conselheiro Paulino/RJ) JOÃO GONÇALVES (Lions Clube de Marilia/SP) JOSÉ LEROY SILVA (PDG LC4-Lions Clube de Esmeraldas Belo Horizonte/MG) MARIA TARCILIA PEREIRA ZAPOLLA  (Lions Clube de BRODOWSKI /SP) VERINHA BRANDÃO (São Paulo /SP)THIAGO MUCCILLO DE SOUZA (São Paulo /SP) VERA INEZ TUROLA (Moldvel - Garça/SP) SILVIA HELENA SERAFIM BARBOSA (Garça/SP) MALU ZULIAN (Tres Lagoas /MS) MARIA ANGELA DELFINO MARTINS (Garça /SP) MARIA IZABEL PEREZ ARRUDA (São Paulo /SP) JOÃO EDUARDO FERREIRA DA SILVA (São Paulo /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: IZABEL CRISTINA CONESSA CHICARELLI e DORIVAL CHICARELLIó1976ó43 ANOS (Lions Clube de Garça/SP) MARIA LUIZA ZIMIANI e GERALDO SILVEIRA ALMEIDAó(Lions Clube de Vera Cruz /SP) FERNANDA CIRILO DE  BARROS e JULIO RODRIGO DE BARROSó2001ó18 ANOS (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SANTO AGOSTINHO ZHAO RONG
Esta memória recorda o corajoso testemunho do padre Agostinho (1815) e companheiros mártires que, num período de quase três séculos, perderam a vida durante as perseguições aos cristãos em território chinês.  
SANTO ANTONIO PERCIERSKIJ

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A evangelização envolve o empenho pela restauração dos laços de fraternidade e a saída em busca dos afastados e necessitados. A exemplo dos primeiros discípulos, somos chamados hoje a seguir os passos de Jesus.
– Oração 
PAI, TU ME ESCOLHESTE PARA SER COMPANHEIRO DE MISSÃO DE TEU FILHO JESUS. QUE EU SEJA CAPAZ DE PERCORRER, COM FIDELIDADE, O MESMO CAMINHO TRILHADO POR ELE.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum10 de julho de 2019
Não raro a causa do sofrimento são as próprias ações humanas pecaminosas. Cabe aos seguidores de Jesus anunciar a proximidade do Reino, combatendo o mal.

1ª Leitura - (Gn 41,55-57, 42,5-7a.17-24a) - Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão. – Leitura do Livro do Gênesis:
41,55Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e o povo clamou ao Faraó, pedindo alimento. E ele respondeu-lhe: “Dirigi-
-vos a José e fazei o que ele vos disser”.
56Quando a fome se estendeu a todo o país, José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios, porque a fome também os oprimia. 57De todas as nações vinham ao Egito comprar alimento, pois a fome era dura em toda a terra.
42,5Os filhos de Israel entraram na terra do Egito com outros que também iam comprar trigo, pois havia fome em Canaã. 6José era governador na terra do Egito e, conforme a sua vontade, se vendia trigo à população.
Chegando os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra. 
7aAo ver seus irmãos, José os reconheceu. 17E mandou metê-los na prisão durante três dias. 18E, no terceiro dia, disse-lhes: “Fazei o que já vos disse e vivereis, pois eu temo a Deus. 19Se sois sinceros, fique um dos irmãos preso aqui no cárcere, e vós outros ide levar para vossas casas o trigo que comprastes. 20Mas trazei-me o vosso irmão mais novo, para que eu possa provar a verdade de vossas palavras, e não morrerdes”.
Eles fizeram como José lhes tinha dito. 
21E diziam uns aos outros: “Sofremos justamente estas coisas, porque pecamos contra o nosso irmão: vimos a sua angústia quando nos pedia compaixão, e não o atendemos. É por isso que nos veio esta tribulação”.
22Rúben disse-lhes: “Não vos adverti dizendo: ‘Não pequeis contra o menino?’ E vós não me escutastes. E agora nos pedem conta do seu sangue”. 23Ora, eles não sabiam que José os entendia, pois lhes falava por meio de intérprete. 24aEntão, José afastou-se deles e chorou.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 32(33)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!


Evangelho do dia
4ª-feira da 14ª Semana do Tempo Comum10 de julho de 2019
Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! - (Mt 10,1-7)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel!­ 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Deus expulsa os espíritos malignos de nós”
 “Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade”
(Mateus 10,1).
Somos discípulos de Jesus e Ele quer que os Seus discípulos tenham poder e autoridade. O problema é a confusão que se cria com o poder e a autoridade no mundo em que estamos, porque as pessoas confundem poder com o fato de “se tornarem” pessoas poderosas, melhores do que os outros. As pessoas confundem autoridade com autoritarismo, em mandar e desmandar nos outros. Esse poder e autoridade são mundanos, e não são eles que devem servir o seguidor de Jesus.
O poder que Jesus nos dá é para expulsarmos os espíritos malignos, inclusive os que estão agindo dentro de nós, levando-nos a querer ter sede de poder, de autoridade, vontade de sermos melhores que os outros, mandar nos outros.
Quando o poder de Deus age em nós, tornamo-nos humildes servidores, porque há servidores orgulhosos, prepotentes, aqueles que se dizem servos, mas são verdadeiros servidores do mal, porque se deixam dominar pelos sentimentos malignos. O poder que Jesus nos dá é para expulsá-los primeiro de nós.
Alguns querem entender a Palavra, acham que é simplesmente realizar espetáculos, é expulsar demônios para cá e para lá, mas os demônios estão agindo dentro da nossa própria vida.
Veja a força que o orgulho, a soberba e o egoísmo têm dentro da nossa alma. É uma força maligna, estamos sempre inquietos, porque fomos contrariados, não suportamos o outro ser melhor do que nós, ter mais êxito do que nós, porque, dentro de nós, existe inveja, ciúmes. Vamos ignorar isso?
O poder de Deus é para expulsarmos esses espíritos que estão atormentando os nossos pensamentos. São pensamentos do mal, pensamentos de maldade. É pensar mal do outro, querer mal do outro. Queremos algo mais mundano e perverso do que isso?
O poder de Deus é para expulsarmos esses espíritos que estão atormentando os nossos pensamentos.
Voltamos para o nosso coração irradiado de ressentimentos mal resolvidos, tomado por mágoas que não foram curadas nem cicatrizadas. Cultivamos, muitas vezes, ódio e até vinganças mentais dentro de nós. O poder que Jesus quer nos dar é para expulsarmos de nós esses espíritos malignos e, do lugar onde estamos, os espíritos perversos, causadores de intrigas e confusões.
Eu fico impressionado como pessoas de Deus, que pregam e falam d’Ele, são verdadeiros causadores de intrigas e perturbações onde estão. Expulse de você, primeiro, para depois expulsar dos outros. Onde você está, você impregna um lugar de Deus, de paz, de amor, de ternura ou a sua presença é incômoda? Não incomoda, porque o Evangelho causa incômodo, mas porque levamos junto de nós a perturbação do mal.
O poder que o Senhor nos dá é para expulsar o mal e, quando o expulsamos, somos curados. O espírito perverso provoca doenças emocionais, mentais, e o Senhor não nos quer emocionalmente doentes e enfermos. O Senhor quer nossas emoções sadias e curadas.
Como vamos ficar curados e sadios se não somos capazes de expulsar ou permitir que a Palavra expulse o mal que está dentro de nós?.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A nova evangelização?
Direitos reservados evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o Senhor envia-nos —como fez com os Apóstolos— a “pro-clamar” um anúncio que o mundo necessita escutar urgentemente: O Reino dos Céus está perto. Sim! É possível uma nova ordem mundial, mas só com a luz de Cristo. O Reino dos Céus já começou entre e dentre nós. E, de um modo misterioso —quer dizer, discreto, mas real— introduz a “ordem de Deus” no mundo, fazendo-o mais "respirável.

Devemos afrontar com valentia uma situação cada vez mais variada dentro da globalização. É necessária uma “nova evangelização”, reavivando em nós o impulso e o ardor da predicação apostólica depois de Pentecostes. Esta paixão suscitará na Igreja uma nova ação missioneira, que não poderá ser delegada a uns poucos “especialistas”. Não há “especialistas” do apostolado!: Cada batizado é um apóstolo porque participa da missão sacerdotal (salvadora) de Cristo.

—Jesus, quem te encontrou verdadeiramente não pode “te reter” só para si, deve te anunciar.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Constatada a necessidade de trabalhadores para a “colheita”, Jesus constitui o grupo dos Doze, aos quais dá o nome de apóstolos, isto é, enviados em missão. São homens de origens e culturas diferentes; temperamentos e tendências políticas variadas. Jesus reúne os apóstolos e os mantém perto de si para os instruir. No momento oportuno, os envia “às ovelhas perdidas” por causa dos maus pastores, conforme Jeremias anunciava: “Meu povo era um rebanho perdido” (Jr 50,6). Dá-lhes a tarefa de libertar integralmente as pessoas, por isso lhes confere o poder de expulsar demônios e curar “toda doença e toda enfermidade”. Qual é o núcleo da pregação que Jesus lhes propõe? “Anunciem que o Reino dos Céus está próximo”. Ou seja, o reinado de Deus está ao alcance de todos, desde que se abram para o acolher.

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)
Saiba mais:

Mt 10,1-7 – Jesus chama os apóstolos

Jesus chamou seus doze discípulos e os enviou em missão. Também hoje o Senhor continua despertando o coração de muitas pessoas para o seu seguimento. Ao ouvirmos o convite do Senhor, tenhamos a coragem de nos colocarmos a seu serviço como discípulos missionários.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Qual é a missão confiada por Jesus aos seus discípulos? O que representam os doze chamados?
“O décimo capítulo do evangelho de Mateus traz o discurso de Jesus sobre a missão. No início do discurso está o envio dos doze discípulos em missão. Ante a necessidade ingente da missão (9,37), Jesus dá aos doze discípulos que ele envia o seu próprio poder. Em primeiro lugar, é preciso compreender que a missão é de Jesus e que os discípulos são seus colaboradores. Nossa missão como cristãos é colaboração na missão de Cristo. Daí a necessidade de bem compreender, através dos evangelhos, aquelas passagens em que Jesus mesmo explicita sua missão. Em segundo lugar, é preciso ter presente que o poder conferido pelo Senhor aos seus discípulos não está relacionado a um cargo, mas à condição mesma de discípulo. Trata-se, aqui, do Espírito Santo, o poder de Deus dado para a missão (cf. At 1,8). Esse poder de Deus que faz falar (At 2,1-11) e agir à imitação de Cristo é dom de Deus. A lista com o nome dos doze apóstolos não tem por finalidade limitar a missão a eles, mas dizer à Igreja do futuro que a missão deve estar enraizada na declaração das testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. Por razões apologéticas, Mateus retém a observação de que o anúncio da proximidade do Reino de Deus deve ser feito em primeiro lugar, mas não exclusivamente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pouco a pouco o evangelho vai se abrindo aos pagãos” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) “O chamado dos doze discípulos é um dos momentos mais importantes do ministério de Jesus. Sem esse grupo, não seria possível a evangelização. Claro que para Deus nada é impossível, porém, sem a participação humana, o Deus que age na história não teria os parceiros necessários. Chamou esses homens e deu-lhes o mesmo poder que possuía: expulsar espíritos impuros e curar. Eram homens comuns, sem nada de muito extraordinário nem muitos destaques pessoais. Doze personalidades diferentes, cada um com sua visão do Messias e expectativas bem próprias. No primeiro momento, era preciso juntar as ovelhas perdidas de Israel, anunciando que o Reino estava próximo. Por caminhos diferentes, cada um exerceu sua missão com afinco” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Deus, nosso Pai, a ti confiamos os jovens e as jovens do mundo com seus problemas, aspirações e esperanças. Guarda-os com teu olhar de amor e torna-os transformadores da paz e construtores de uma sociedade de amor. Chama-os a seguir Jesus, teu Filho. Que eles compreendam que vale a pena doar inteiramente a vida por ti e pela humanidade. Concede-lhes generosidade e prontidão na resposta. Acolhe, Senhor, o nosso louvor e a nossa oração também pelos jovens que, a exemplo de Maria, Mãe da Igreja, acreditaram na tua Palavra e se preparam para o sacramento da ordem, para a profissão dos conselhos evangélicos, para o empenho missionário. Ajuda-os a compreenderem que o chamado que Tu deste a eles é sempre atual e urgente. Amém” (São João Paulo II).
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos e compromissos você deseja concretizar em sua vida?
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.