sábado, 6 de outubro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. - (Lc 10,17-24)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES  
 GARÇA/SP, 06 DE OUTUBRO DE 2018 (sábado) 279º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
É MAIS FÁCIL OBTER O QUE SE DESEJA COM UM SORRISO DO QUE À PONTA DA ESPADA.
(William Shakespeare)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA
DIA DO TECNÓLOGO (SP)
DIA MUNDIAL DOS OSTOMIZADOS
DIA MUNDIAL DE SE FAZER CARTÕES
DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA CRIANÇA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Coronel Freitas - Quilombo (Santa Catarina) Monte Carmelo (Minas Gerais) Goiana (Pernambuco) Taperoá (Paraíba) Contendas do Sincorá (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  AMANDA MAXIMO BOTASSO ACHILES (Fisioterapeuta-Garça/SP) Letícia Pelizzario Cananea (Fisioterapeuta prima–Brasília /DF) NELSON ROSILDO DE CARVALHO (Relojoaria Rubi-Garça /SP) NELSON L Santander (Lions Clube de Marilia  /SP)FABIO BARALDI DONATO (Adiplam-Garça /SP) DINA barbosa de melo braga (Lions Clube de Andradina Sul /SP) Rô Luz (Lions Clube de Botucatu Leão da Serra /SP) Angela Maria (Cascavel /PR) Wilson Samuel (Garça /SP)Vivian Pavarini (Garça/SP) Regina Celia De Souza Azevedo (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO BRUNO
Bruno (Alemanha, 1035-1101), depois de ocupar os cargos de mestre de teologia e chanceler eclesiástico em Reims, passou uma vida eremítica de austera penitência e de orção intensa no mosteiro que, por sua obra, se tornou o berço da Ordem Cartuxa.

- Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia (Dn 3,31.29.43.42).
Ver o mistério do Reino agindo no mundo e participar do seu anúncio é motivo de imensa alegria. Toda experiência autêntica de Deus gera uma vida abençoada e transformadora.
Oração
PAI, POR TER MEU NOME INSCRITO NO CÉU E POR ESTAR UNIDO A TI, ÚNICA FONTE DE VIDA E DE LIBERTAÇÃO, AJUDA-ME A LUTAR CONTRA O MAL QUE MANTÉM A HUMANIDADE CATIVA DO EGOÍSMO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que mostrai vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que nos reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
06/10/2018 Sábado da 26ª Semana do Tempo Comum
Conhecer a Deus e o seu amor, reconhecendo a nossa pequenez, e combater o mal com a força do bem faz-nos felizes e merecedores do convívio eterno com o Pai.

1ª Leitura (42,1-3.5-6.12-16) – Agora, eu o vejo com meus olhos. Por isso me retrato. Leitura do Livro de Jó:

1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. — 3Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? — Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”.
12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se “Rola”, a segunda “Cássia”, e a terceira “Azeviche”. 15Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 118 (119)
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

Evangelho do dia
06/10/2018 Sábado da 26ª Semana do Tempo Comum
Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu. - (Lc 10,17-24)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Graças te dou ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelastes os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O Pai nos escolheu e escreveu nosso nome no Céu.
A nossa alegria deve ser porque o Pai nos amou, escolheu-nos e escreveu o nosso nome no Céu!

“Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado’” (Lucas 10,21).

Que beleza contemplarmos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo exultando no Espírito! Por que Jesus está exultando de alegria no Espírito? Ele viu Seus discípulos voltarem alegres, porque tinham expulsado os demônios, porque tinham anunciado o Reino de Deus e porque venceram as forças do mal. Jesus, no entanto, diz a eles: “Não se alegrem por causa disso. Não se alegrem, porque os demônios os obedecem, alegrai-vos antes porque o vosso caminho está escrito nos Céus” (cf. Lucas 10,21).

Ter o nome escrito no Céu é a grande graça que Deus nos dá; combater os demônios, para que o nosso nome não seja apagado, para que a nossa vida não seja vencida pela força do mal nem que o mal reine em nossa vida.

À medida que vamos progredindo nas virtudes, não tenhamos orgulho disso nem achemos que é mérito nosso, é graça de Deus em nossa vida. Por isso, a nossa alegria deve ser porque o Pai nos amou, escolheu-nos e escreveu o nosso nome no Céu. A nossa alegria deve ser porque estamos servindo ao Senhor e respondendo ao amor que Ele tem para conosco.

Não é mérito nenhum nosso aquilo que realizamos, o mérito foi o amor de Deus, que teve misericórdia e compaixão de nós. Jesus está rejubilando e se alegrando, porque não foi aos sábios, aos grandes e entendidos deste mundo que essa graça foi revelada. A graça de ter o nome escrito no Céu é a quem se faz pequeno e humilde.

Deus faz distinção de pessoas? Não, mas as pessoas fazem distinção d’Ele. Há aqueles que acolhem Sua Palavra com o coração humilde e se convertem, não colocam em si as suas forças, as suas pretensões e conquistas. E há aqueles que desprezam que não acolhem o Senhor nem O amam. Ou seja, a escolha é nossa, porque Deus já nos escolheu primeiro, Ele nos chamou, mas precisamos, com o coração desprendido, acolher a escolha que Deus fez por nós.

Alegremo-nos com o Pai que nos amou, escolheu-nos e nos chamou a fazer parte do Seu Reino. Louvado e bendito seja Deus pelo tamanho do amor que tem por cada um de nós.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Quem conhece o Pai? (a simplicidade)
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, perguntamo-nos quem (e como) conhece o Pai. Só o "Filho" conhece o Pai, e todo o verdadeiro conhecimento do Pai é participação no conhecimento do Filho, uma revelação que é um dom. Portanto, só conhece o Pai aquele a quem o Filho o quiser revelar.

Mas, a quem é que o Filho o quer revelar? A vontade do Filho não é arbitrária. O Filho quer abranger no seu conhecimento de Filho todos aqueles que o Pai quer que participem d’Ele: "Ninguém pode vir a mim, se não o atrai o Pai que me enviou", diz Jesus. Mas, a quem é que o Pai atrai? Não aos sábios e entendidos, diz-nos o Senhor, mas à gente simples. Esta foi a experiência concreta de Jesus: não o conheceram os escribas, aqueles que por profissão se ocupavam de Deus.

—Senhor, assiste ao meu coração para que eu aceite com simplicidade a tua Revelação, evitando críticas e especulações estéreis, fruto da minha soberba.

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Lc 10,17-24 - Os discípulos voltaram muito alegres

Mês Missionário
Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz
Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram com a Palavra neste espaço virtual:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 10,17-24, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:
- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas! Jesus respondeu:
- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu. Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
Os discípulos retornam da missão e o que mais os satisfez foi o fato de terem exorcizado o demônio, em nome de Jesus. Não contam nada do acolhimento das cidades à Boa Nova anunciada. Jesus lhes responde que mais importante que submeter o inimigo é pertencer ao Reino “porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu “. Este é também um momento de alegria. Jesus também "ficou muito alegre" e agradeceu ao Pai , Senhor do Céu e da terra. Os sábios a quem se refere são os chefes dos judeus. Os "sem instrução" são os discípulos, os que têm necessidade de aprender. Diz ainda: “Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo”. Os discípulos são felizes, testemunhas privilegiadas dessa revelação do Mestre.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Este texto me convida a avaliar a minha fé. Quais são as maravilhas que Deus realiza na minha vida e na vida de minha família, de minha comunidade? Sou feliz por ter meu nome escrito no céu? O que faço para que isto aconteça? Os bispos da América, em Aparecida, disseram: " Diante de tudo damos graças a Deus e o louvamos por tudo o que nos tem sido dado. (...) Sobretudo, nos tem sido dado Jesus Cristo, a plenitude da revelação de Deus, um tesouro incalculável, a “pérola preciosa” (cf. Mt 13,45-46). Verbo de Deus feito carne, Caminho, Verdade e Vida dos homens e das mulheres aos quais abre um destino de plena justiça e felicidade. Ele é o único Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana." (DAp 6).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a 
Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
nós Vos louvamos e bendizemos
pela Vossa comunhão,
princípio e fonte da missão.
Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,
testemunhar com esperança,
um mundo de justiça e diálogo,
de honestidade e verdade,
sem ódio e sem violência.
Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,
seguindo Jesus Cristo
rumo ao Reino definitivo.
Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de fé. Em casa, na rua, no trabalho, onde estiver, em qualquer situação, vou contemplar a ação de Deus e na sua presença agradecer por revelar-se aos pequenos.
BÊNÇÃO
O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.