terça-feira, 21 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. – (Mt 7,6.12-14)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 21 DE JUNHO de 2022 (terça-feira) 172º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O DESTINO É A VONTADE; CADA HOMEM FAZ O SEU DESTINO.

(Machado de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 INICIO DO INVERNO no Hemisfério Sul

INICIO DO Verão no Hemisfério NORTE

 DIA NACIONAL DA PROTEÇÃO AO DIREITO DE AMAMENTAR

 DIA NACIONAL DO CONTROLE DA ASMA

 DIA NACIONAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

 DIA MUNDIAL DE ANDAR DE SKATE

 DIA MUNDIAL DO HUMANISMO

 DIA MUNDIAL DA HIDROGRAFIA

 DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTROFICA

 DIA DO MEL

 DIA DO INTELECTUAL

 DIA DA MÍDIA

 DIA DO PROFISSIONAL DE  MÍDIA

 DIA DO YOGA

 DIA DO SKATE

 DIA DA REFLEXÃO PRIVADA

 DIA DO RELÓGIO DO SOL

 DIA DA GIRAFA

 DIA EUROPEU DA MÚSICA

 DIA DO DISCO DE VINIL / LONG-PLAY

 DIA DO APERTO DE MÃO

 DIA DO SEMINARISTA

DIA DA JUVENTUDE CATÓLICA

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Analândia - Cedral (São Paulo) Camalaú (Paraíba) Crato (Ceará) Ilhota - Imbituba - Nova Veneza - Rio Fortuna - Santa Cecília (Santa Catarina) Ouro Branco (Alagoas) São Luís Gonzaga do Maranhão (Maranhão) São Pedro do Piauí (Piauí)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ ROBERTO NAIDHIG (primo-Araraquara /SP) HÉLIO PATRÍCIO RUIZ (DG-Lions Clube de LINS /SP)MARCIANO SILVESTRE DA SILVA (Diretor Internacional-Lions Clube de Ourinhos /SP) ANTONIO JOSÉ PARO (Lions Clube de Penápolis /SP)ROSE WATANABE (Lions Clube de Paulínia /SP) SIMONE NONATO MENÃO (PPA-Garça /SP)  LUIZ CARLOS ANDRIOLLO (Garça /SP) ALEXANDRE GAVAZZI CESAR (Advogado Marilia /SP)ROBERTO DE FREITAS QUEIROZ (Socorro /SP) JOANA SANTOS (Garça /SP) WALTER CALDEIRA (Garça /SP) ROSINHA ALBA RUANO (Bastos /SP)

.. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE IRAPURU CAÇULAó2009ó13 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE DRACENA CINQUENTENÁRIOó1997 ó25 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO LUIS GONZAGA

Luís (Itália, 1568-1591), nascido da nobreza e favorecido por uma educação esmerada, optou pela vida religiosa na Companhia de Jesus. Dedicou-se intensamente ao estudo, à oração e à caridade, especialmente para com os que sofriam de peste. É conhecido como padroeiro da juventude.

■ SÃO JOÃO RIGBY

■ SÃO JOSÉ ISABEL FLORES

■ SÃO LEUFREDO

■ SÃO MEVENO

■ SÃO RAIMUNDO DA ESPANHA

■ SÃO RODOLFO BISPO

■ BEATA LIBERATA FERRARONS I VIVES

■ BEATO TIAGO MORELLE DUPAS

■ BEATO TOMÁS CORSÍNI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Aderir a Cristo exige compromisso. É uma opção a favor da vida. Não basta simplesmente aceitar sua Palavra, mas é preciso entrar pela porta estreita: Não deis aos cães o que é santo – Mt 7,6.12-14

 

O homem de coração puro e mãos inocentes é digno de subir à montanha do Senhor e de permanecer em seu santuário (Sl 23,4.3).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Luís nasceu na Itália em 1568 e lá faleceu em 1591. De caráter decidido e inteligência perspicaz, renunciou ao título de marquês e às glórias do mundo para entrar na Companhia de Jesus. Distinguiu-se não só pela pureza e pela vida de oração, mas também pela caridade e pelo serviço aos doentes de peste, doença que ele contraiu e, em pouco tempo, o levou à morte. É invocado como patrono da juventude e modelo dos aspirantes ao sacerdócio. Confiemos à sua intercessão a vida de nossos jovens.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME CAPAZ DE RECONHECER QUEM ESTÁ PREDISPOSTO A ACOLHER A TUA MENSAGEM, DE FORMA QUE EU NÃO SEMEIE A TUA PALAVRA NO CORAÇÃO DE QUEM LHE É REFRATÁRIO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes no jovem Luís Gonzaga a prática da penitência e a admirável pureza de vida. Concedei-nos, por seus méritos e preces, imitá-lo na penitência, se não o seguimos na inocência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 21 de junho de 2022 sexa-feira da 12ª Semana Tempo ComumSão Luís Gonzaga, religioso, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

  O Senhor ouve e vê as ameaças contra seu povo e o livra das mãos dos inimigos. Jesus nos apresenta, em chave positiva, a “regra de ouro” do Antigo Testamento: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei-o também a eles”.

 

 

1ª Leitura (2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36) – Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi.  Leitura do Segundo Livro dos Reis:

 

Naqueles dias, 9Senaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 10“Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: ‘Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios’. 11Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?” 14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 16Inclina o teu ouvido, Senhor, e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 17É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 18lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra; por isso os puderam destruir. 19Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”. 20Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21Eis o que o Senhor disse dele: ‘A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 31Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor todo-poderoso’. 32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ‘Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 33Pelo caminho por onde veio há de voltar e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 34Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi'”. 35Naquela mesma noite, saiu o anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 36Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 48(47)

 

O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

 

 

– 21 de junho de 2022 sexta-feira da 12ª Semana Tempo ComumSão Luís Gonzaga, religioso, Memória

– Evangelho do dia 

 

Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.   (Mt 7,6.12-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas nem atireis vossas pérolas aos porcos, para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisso consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

12ª TERÇA-FEIRA TC – C:

São Luís Gonzaga, jovem jesuíta (Itália, séc. 16)

 

Mateus 7,12-14: Disse Jesus aos seus discípulos: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!”

 

Jesus, o senhor inverte o velho princípio que mandava não fazer ao outro o que não desejamos que ele nos faça.

Esse princípio mantinha a pessoa numa zona neutra e em atitude passiva, sempre à espera se vão tratá-la bem ou mal, para em seguida reagir.

O senhor quer que, como cristãos, sejamos ativos na prática do mandamento do amor.

Devemos tomar a iniciativa de fazer o bem, e sermos os primeiros a fazer ao outro o que gostaríamos que ele nos fizesse.

Assim, não corremos o risco de ser omissos, como muitas vezes nos acontece, porque nos antecipamos em agir diante do outro, sem nos preocupar como o outro irá reagir.

Afinal, nossa intenção deve ser imitar o senhor, e fazer o bem em primeiro lugar por amor a Deus e para cumprir a sua vontade.

Ao mandar que passemos pela porta estreita,  nós recordamos que o senhor afirmou ser a porta por onde as suas ovelhas entram no rebanho.

A porta estreita não significava que seria limitado o número dos que se salvariam, mas o senhor insistiu na importância do empenho para ser bom e para praticar sempre o bem. Afinal, era pela porta estreita que a maior parte do povo simples entrava e saía das cidades antigas, enquanto os portões largos somente se abriam para passar as pessoas importantes e ricas.

A porta estreita é a porta do amor, da doação e do serviço fraterno e solidário, que nos custa sacrifício, mas vale a pena passar por ela.

 

Senhor, não permita que nos deixemos atrair pela porta larga da perdição, por onde passam aqueles que rejeitam suas bem-aventuranças e desprezam seus mandamentos.

Nós queremos que seja o senhor a nossa porta, o nosso caminho, verdade e vida, que nos fará chegar à vida eterna.

 

Maria Santíssima, porta do céu, conceda-nos a graça de sempre tomarmos a iniciativa de fazer o bem ao outro sem olhar a quem, e de escolhermos cada dia a porta estreita da bondade e da verdade, jamais a porta larga da maldade e da mentira. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Nesse trecho temos vários ditos de Jesus, ainda dentro do sermão da montanha, sobre a prudência, a caridade e a decisão. Prudência com os valores do Evangelho e do Reino, considerados sagrados, que nem todos entendem ou estão dispostos a acolher. A comunidade acolhe os valores do Reino pregado por Jesus; para quem não estiver a fim desses valores, seria desperdício propô-los. A caridade é definida na conhecida “regra de ouro”: fazer aos outros o que desejamos a nós mesmos. Qualquer pessoa pode entender essa explicação da caridade. O discípulo do Reino procura agir sempre pensando no bem do próximo e espera receber o mesmo dele. O terceiro dito de Jesus é sobre a decisão: optar pela porta estreita ou pela porta larga. Nem sempre é fácil trilhar o caminho proposto por Jesus, mas é a partir de nossa opção que decidimos pela felicidade ou desgraça.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 7,6.12-14 - Difícil é o caminho que leva à vida!

 

Oração Inicial

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

Abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o(a) ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida, na prática, a fim de a graça de Deus o (a) ajude a passar pela porta estreita e seguir no caminho que agrada a Deus. Se desejar reze com o salmista: “SENHOR, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos são altivos; não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim. Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe; a minha alma é como uma criança saciada! Israel, espera no Senhor, desde agora e para sempre!”(cf Sl 131)

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, há três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”.

 

“Alguém pode pensar que tratar bem os outros, percebê-los como irmãos, ser generosos e caridosos com eles nos faz um povo sem percepção do mal que existe no mundo. Ao contrário, estamos atentos para não sermos enrolados, instrumentalizados, explorados. Ao menos, foi o alerta de Jesus. No meio do rebanho, pode haver lobos vestidos de ovelhas, que escondem seus verdadeiros interesses e suas reais pretensões. São falsos profetas. Quando Jesus ou as primeiras comunidades falavam de falsos profetas, faziam referência a lideranças, influenciadores que simulavam estar falando ou agindo em nome de Deus. Para distinguir bem, ensinou Jesus, é só ficar atento ao resultado de suas ações, a seus frutos. A árvore se conhece por seus frutos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Este é o momento em que somos convidados a deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida e a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente.

Na sua compreensão da Palavra, quais são as pérolas que Jesus recomenda não sejam dadas aos que as desprezam?

Enumere algumas… A orientação de Jesus é clara e simples: fazer o que gostaríamos que os outros fizessem conosco. Eu tenho presente esta medida em minhas relações?

 

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando as três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”. Qual desses apelos eu sinto preciso ter maior vigilância no meu agir cotidiano?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.