segunda-feira, 5 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E quem é o meu próximo? - (Lc 10,25-37)

   


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 05 DE OUTUBRO de 2020 (segunda-feira) 279º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

" O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA É VIVER."

(Tinho Aires)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA MUNDIAL DO SORRISO

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A EXPOSIÇÃO AO BENZENO

DIA NACIONAL DA CIDADANIA

DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES

DIA MUNDIAL DE JAMES BOND

DIA INTERNACIONAL DA NÃO PROSTITUIÇÃO

DIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA

DIA DA CRIAÇÃO DA FORÇA NAVAL DO NORDESTE

SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Garça (São Paulo) Piranga (Minas Gerais) Araguanã - Paranã (Tocantins) Cajueiro da Praia - São Luis do Piauí - São Gonçalo do Gurguéia (Piauí) Canaã dos Carajás - Ourém - Quatipuru (Pará) Itamaraju (Bahia) Jandaia - Pilar de Goiás - Silvânia (Goiás) Paripueira (Alagoas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDNA FERREIRA RIBEIRO (Gráfica Central-Lions Clube de Garça /SP) DENICE ANNA COVRE SUSSaI (Lions Clube de Pinheiros /ES) MANOEL ROBERTO PALma (Lions Clube de Vera Cruz /SP) Octavio Castelloes (Lions Clube de Juiz de Fora /MG) SIDINEI ‘SIDI MORENO Alves (Lions Clube de Agudos/SP) Vanderlei Ferreira de Lima (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA OLINDA LOURENÇO FERNANDES (Garça/SP) SILvana TRamontini Tech (Cascavel /PR) ROBSON AUDI DE CARVALHO (Garça /SP)PAULO CEZAR COMINO (Garça/SP) Luci MARTINS DE OLIVEIRA (Casa de Carnes Iti-Garça /SP) Marcelo Crisostomo (Araçatuba /SP) Juscelino Rodrigues Cardoso (Ribeirão Preto /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARIA NORMA VUOLO SAJOVIC MARTIM e WANDERLEY CAGNI MARTINó(Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO BENEDITO, O NEGRO

SANTA MARIA FAUSTINA KOWALSKI

FRANCISCO XAVIER SEELOS

SANTA FLAVIA

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 10,25-37

A Palavra de Deus nos convida a rever nossa capacidade de amar. Amar a Deus e amar o próximo. Nem sempre percebemos a relação entre esses dois mandamentos

 

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Senhor, tudo está em vosso poder e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9ss)

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O Evangelho não é uma fábula, mas a Boa-nova do Reino, com a qual o cristão se compromete, empenhando a própria vida. Esta celebração nos ajude a ser fiéis ao Evangelho, a exemplo do bom samaritano.

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO CHEIO DE MISERICÓRDIA, COMO O DE TEU FILHO JESUS, POIS SÓ ASSIM TEREI CERTEZA DE ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, A CAMINHO DA VIDA ETERNA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a nossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05  de outubro de 2020 2ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Não se pode mutilar o Evangelho nem modifica-lo segundo interesses pessoais ou de um grupo, É necessário busca-lo na fonte genuína: a revelação de Cristo, que nos ensina o modo perfeito de amar. 

 

1ª Leitura (Gl 1,6-12) – O evangelho pregado por mim não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

 

Irmãos, 6admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro evangelho. 7Não que haja outro evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o evangelho de Cristo.
 
8Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado. 9Como já dissemos e agora repito: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado.

10Será que eu estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. 11Irmãos, asseguro-vos que o evangelho pregado por mim não é conforme critérios humanos. 12Com efeito, não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 110(111)

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

 

– 05  de outubro de 2020 2ª-feira da 27ª Semana Do Tempo Comum

E quem é o meu próximo? - (Lc 10,25-37)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado (Jo 13,34). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”
26Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!”
28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. 29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Eles arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto.
31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.

33Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”.

E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Usemos de misericórdia para tratar as pessoas”

E Jesus perguntou: ‘Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?’ Ele respondeu: ‘Aquele que usou de misericórdia para com ele’. Então, Jesus lhe disse: ‘Vai e faze a mesma coisa’”

(Lucas 10,35-37)

A pergunta essencial que o Mestre da Lei está fazendo a Jesus é justamente esta: primeiro, ele quer saber o que se deve fazer para ganhar a vida eterna – e a vida eterna é viver os mandamentos, o amor a Deus e ao próximo.

 

Aqui tem uma questão fundamental que Ele mesmo faz na sua justificação: “E quem é o meu próximo?”. Se temos de amar o nosso próximo, esta pergunta é, de fato, essencial :”Quem é o seu próximo?”. Talvez, você considere próximo aquelas pessoas com as quais você cria proximidade, aquelas pessoas com as quais você “se dá bem”, você gosta, aquelas pessoas pelas quais você nutre um amor e elas nutrem por você, mas o próximo tem um significado evangélico. Não é o próximo só de proximidade física, porque pode ser que o próximo esteja até muito distante fisicamente, mas é aquele de quem precisamos nos aproximar, porque ele é a presença de Deus para nós.

 

A parábola fantástica e linda, que Jesus nos conta e conhecemos como a “parábola do bom samaritano”, na verdade, também nos mostra o mau sacerdote, o mau levita; um homem e uma mulher maus que, muitas vezes, somos. Porque, todas as vezes que ignoramos o nosso próximo, nos tornamos um mau cristão, mau cidadão, um homem mau; todas as vezes que não nos aproximamos para cuidar do outro, não assumimos a nossa identidade cristã de amar o nosso próximo. Por isso, não se conforme de achar que você tem pessoas amigas, pessoas que você gosta, pessoas para as quais você faz festas, pessoas com as quais você sai e exalta isso como se fosse amor. 

 

“É de misericórdia que Deus usa e nos trata com ela a cada dia e, assim, estaremos mais próximos do Reino dos Céus”

 

Sim, é o amor de amizade, amor filial, mas o amor evangélico é outro. O amor evangélico é o amor caritas, é o amor de cuidado; e eu não cuido só de quem eu considero próximo, mas quem, de fato, é o meu próximo. E a resposta é justamente esta: é aquele a quem uso de misericórdia.

 

Tem pessoas na nossa casa e na nossa família que precisamos usar de misericórdia, porque elas estão distantes, pois, por causa de desentendimentos, de brigas e falta de proximidade, estamos criando distância e precisamos usar de misericórdia para com as falhas, os erros dos outros, como Deus usa de misericórdia para conosco. Existem próximos que estão de uma forma muito distante de nós, estão caídos, largados, deixados de lado. Estão como esse homem que foi assaltado e levado tudo dele.

 

Como estão próximos de nós a pobreza, a miséria, o sofrimento, o desprezo humano e o quanto nos distanciamos disso porque queremos ignorar essas pessoas!

 

Para ser um bom samaritano ou um bom cristão de verdade não faça o bem só a quem você quer bem, faça o bem a quem está distante para que se torne próximo. Usemos de misericórdia para com os homens, porque é de misericórdia que Deus usa e nos trata com ela a cada dia e, assim, estaremos mais próximos do Reino dos Céus. 

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A pergunta do especialista da Lei – “Quem é o meu próximo?” – leva Jesus a narrar uma de suas mais eloquentes parábolas. Nem sempre os conhecedores da Lei são os que a praticam. O sacerdote e o levita, funcionários do culto, viram o homem sangrando à beira do caminho e simplesmente seguiram em frente; dois religiosos sem coração. O samaritano, ao invés, ao deparar-se com o desconhecido em situação deplorável, faz mais do que os ouvintes podiam imaginar. Enche-se de compaixão, aproxima-se dele, trata-lhe as feridas, estende-o sobre seu jumento e o conduz até a hospedaria. Providencia comida e pouso, com a promessa de passar aí, quando voltar, para acertos finais, se houver. Um estrangeiro compassivo. Não basta conhecer o mandamento do amor, é necessário praticá-lo.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre e Senhor, narras com maestria a encantadora parábola de um samaritano que trata com misericórdia o desconhecido que fora vítima de assaltantes. Ensinamento oportuno, de clareza incomparável. Move-nos, Senhor, a praticar, dia a dia, tua mensagem de amor e solidariedade. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 10,25-37 - O jeito de amar de Jesus

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Hoje a Igreja celebra o dia de São Benedito, o Negro. Peçamos a São Benedito que interceda por nós, em especial por todos aqueles que sofrem algum tipo de discriminação, para que encontrem a força e a coragem de viver em Deus e se reconheçam como seus filhos e filhas amados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Que este amor se propague por toda a terra.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça a leitura do Evangelho da liturgia de hoje com bastante calma, destacando os verbos e os personagens que mais lhe chamaram atenção. Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Em que realidade eles vivem?

 

“É mais um debate entre os especialistas em leis e Jesus. Eles tinham centenas de leis e mandamentos. A observância deles os tornava justos, pensavam. Porém, não chegavam ao valor dessas leis. Jesus não teoriza e conta um fato. O sacerdote e o levita ignoram o homem caído, mas o detestado publicano o socorre. A narrativa dá força à ação do publicano: “viu-o caído”, “encheu-se de compaixão”, “aproximou-se dele”, “derramou óleo em suas feridas”, “colocou-o sobre o próprio animal”, “levou-o a uma pousada” e “pagou as despesas”. A resposta é inevitável: qual deles foi o próximo? E também é inevitável a conclusão: “Vai e faze tu a mesma coisa”. São João da Cruz afirma: “No anoitecer da vida seremos julgados pelo amor”.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Como eu ilumino e transformo meu trabalho, meus relacionamentos com as pessoas, minha vida, com os ensinamentos de Jesus? Passar do lado dos que sofrem é um perigo…, sou capaz deste desafio? Assumir o amor generoso e gratuito como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra. Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Com que atitude você deseja viver o dia de hoje?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.