terça-feira, 27 de agosto de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. - (Mt 23,23-26)




– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 27 DE AGOSTO de 2019 (terça-feira) 239º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LA.
(Voltaire)


 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DO PSICÓLOGO
DIA NACIONAL DO CORRETOR DE IMÓVEIS
DIA INTERNACIONAL DO COSPLAY
DIA DO PEÃO DE BOIADEIRO (SP)
SEMANA NACIONAL DA CRIANÇA EXCEPCIONAL (21 a 27 de agosto)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Americana - ItobiMatão (São Paulo) Mauritie - Santa Quitéria (Ceará) Apiacá (Espírito Santo) Candói (Paraná) Palestina (Alagoas) Imaruí (Santa Catarina) Ielmo Marinho (Rio Grande do Norte) Santa Cruz de Goiás (Goiás) Seabra (Bahia) Xexéu (Pernambuco)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALICE ALVES ARANHA (São Paulo /SP) MARCOS SEMENSSATO (Garça /SP)MARCIO SEMENSSATO (Equipe 10 N. Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça / SP) SANDRO LUIZ TAMEGA (Marilia /SP) ALEXANDRE (Xandi)  DONIZETE  DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) SILVANA RODRIGUES DAMACENO CAMARGO ANCHIETA (Lions Clube de Birigui /SP) MARCOS CUNHA VASCONCELOS (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) NIVALDO JESUS SEGATTO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)WALDEMAR TEIXEIRA DORIA (Lions Clube de Mirandópolis /SP) BRUNO DO NASCIMENTO PADILHA VELASCO (Lions Clube de Petrópolis / RJ) VANESSA XAVIER SOUZA (Lions Clube de Itaperuna /RJ) SONIA FERNANDES DE SOUZA (Garça /SP) LUIZ ANTONIO ZANCOPÉ (Orlando/EUA) FABIO LEITE (Garça /SP)JOÃO CARLOS RODRIGUES (Garça /SP) JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA VENDRAMIN (São Paulo /SP) JOSE (QUINCAS) JOAQUIM ARTIOLI (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTA MÔNICA
Mônica (Argélia, 331-387), mãe de Santo Agostinho, pela oração assídua e confiante e por suas lágrimas, alcançou a transformação espiritual do filho. Este, em suas Confissões, descreveu-a como mãe cristã contemplativa e atenta às necessidades dos humildes e dos pobres.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- A mulher que teme a Deus será louvada; seus filhos a proclamam feliz e seu marido a elogia (Pr 31,30.28).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Mônica nasceu na Argélia em 331 e faleceu em Roma em 387. Mãe de santo Agostinho, pela oração assídua e confiante e por suas lágrimas, alcançou a transformação espiritual do filho. Este, em suas Confissões, descreveu-a como mãe cristã contemplativa e atenta às necessidades dos pobres. Sua perseverança na oração inspire nossa caminhada cristã. 
– Oração 
PAI, SEJA A MINHA VIDA UMA CONTÍNUA PREPARAÇÃO PARA O ENCONTRO CONTIGO E COM TEU FILHO JESUS. QUE NADA SEJA SUFICIENTEMENTE FORTE PARA FRUSTRAR ESTE ENCONTRO TÃO ESPERADO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, consolação dos que choram, que acolhestes, misericordioso, as lágrimas de santa Mônica pela conversão de seu filho, Agostinho, dai-nos, pela intercessão de ambos, chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 3ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum 27 de agosto de 2019 Sta. Mônica, memória.
Para o bem da comunidade, cumpre ao evangelizador buscar o agrado de Deus, não o elogio das pessoas. Contra a hipocrisia, Jesus nos chama a viver a justiça, a misericórdia e a fidelidade.

1ª Leitura - (1Ts 2,1-8) - Desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus, mas até, a própria vida. – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

1Bem sabeis, irmãos, que a nossa ida a vós não foi em vão. 2Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, ousamos, confiados em nosso Deus, pregar-vos o Evangelho de Deus em meio de muitas lutas. 3A nossa pregação não provém de erro, nem de intenções fraudulentas, nem de engano. 4Mas, como Deus nos julgou dignos de nos confiar o Evangelho, falamos, não para agradar aos homens, e sim a Deus, que sonda os nossos corações. 5Com efeito, nunca usamos de adulação, como sabeis, nem fomos levados por fins interesseiros. Deus é testemunha. 6Não buscamos glórias humanas, nem de vós nem de outros. 7Na qualidade de apóstolos de Cristo, poderíamos apresentar-nos como pessoas de autoridade. Todavia, nos fizemos discretos no meio de vós. Como a mãe a acariciar os seus filhinhos, 8assim, em nossa ternura por vós, desejávamos não só comunicar-vos o Evangelho de Deus, mas até a nossa própria vida, porquanto nos sois muito queridos.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  138/139
Senhor, vós me sondais e me conheceis!

Evangelho do dia
3ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum 27 de agosto de 2019 Sta. Mônica, memória.
- Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. - (Mt 23,23-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
A palavra do Senhor é via e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 23Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante. 24Guias cegos! Filtrais um mosquito e engolis um camelo. 25Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais por fora o copo e o prato e por dentro estais cheios de roubo e de intemperança. 26Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Exerçamos a misericórdia em nossa vida”
 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade”
(Mateus 23,23).
A série que estamos acompanhando, esta semana, é toda a repreensão que Jesus faz aos mestres da Lei e aos fariseus hipócritas. No fundo, o Senhor está corrigindo a nossa hipocrisia, porque não queremos olhar para os mestres da Lei de ontem, precisamos olhar para nós que somos mestres da Lei de hoje. É assim que nos comportamos, como aqueles que sabem e conhecem tudo.
Basta olhar como são as nossas discussões, as nossas conversas, basta ver como estamos corrigindo todo mundo. Estamos chamando a atenção das pessoas e estamos, inclusive, chateados e com raiva, porque tal pessoa foi incorreta, não foi justa. Ficamos com raiva, porque nos achamos justos e os mais corretos.
Os mestres da Lei e os fariseus pagavam dízimo por tudo e não abriam mão disso. Pagavam o dízimo da hortelã, da erva-doce, do cominho, eram muito detalhistas em certas coisas.
“Se não temos paciência, se não compreendemos o que o outro está vivendo, falta-nos misericórdia.”
É como muitas pessoas que rezam, fazem as suas obrigações, mas deixam de lado o que é mais importante. Não que pagar o dízimo, fazer as nossas orações e ir à missa não seja importante. É muito importante sim, porém, fazer essas coisas e deixar de lado a justiça, a misericórdia e a fidelidade a Deus é o cúmulo da hipocrisia.
Se não somos justos uns com os outros, se não praticamos a justiça em nossas atitudes, se não sabemos exercer misericórdia para com o outro, se não sabemos cuidar dos mais pobres, dos mais necessitados, se não conseguimos compreender a situação que o outro está vivendo, a pergunta é muito séria: Para que serve a nossa religião? É status? É uma forma de se dizer? É uma forma de aparecer? É uma forma de mostrar que somos religiosos, porque temos um terço na mão ou carregamos uma cruz? Para que serve a religião se ela não nos converte num verdadeiro cristão?
O verdadeiro cristão não se conhece pelas práticas, porque as práticas são meios de nos santificar, mas esses meios têm de nos levar, de fato, a sermos uma pessoa justa, misericordiosa e fiel.
Se não nos esforçamos para praticar a justiça em toda a amplitude de ser justo, se falamos mal da vida de uma pessoa na ausência dela, já somos injustos. Se nos vingamos de alguém, já somos injustos. Só de pensar mal do outro já cometemos injustiças.
Se não temos paciência, se não compreendemos o que o outro está vivendo, falta-nos misericórdia. Se não cumprimos para com Deus os nossos deveres nas menores coisas da vida, falta fidelidade. Precisamos olhar a nossa religião no espelho para nos vermos, porque as práticas religiosas, hoje, são para demonstrar o que fazemos e para repararmos demais na vida dos outros.
O primeiro a ser corrigido e mudado somos nós.
Deus abençoe você!
– Reflexão - A “lógica do dom” (Doutrina social da Igreja)
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, esta crise obriga-nos a rever o nosso caminho, porque o desenvolvimento sofre desvios dramáticos. O homem não pode prescindir da sua natureza “transcendente”: não é autor de si próprio; deve viver aberto a Deus e aos outros. Está criado para o “dom”, para amar. Mas frequentemente priorizamos acima de tudo a produtividade e a utilidade. Cristo diz-nos: a fé torna possível a misericórdia e esta aperfeiçoa a justiça.

A “cidade do Homem” não se promove apenas numa relação de direitos e deveres, mas com relações de gratuidade, de misericórdia e de comunhão. O binómio exclusivo “mercado-Estado” corrói a sociabilidade, enquanto que as formas de economia solidária criam sociabilidade. O mercado da gratidão não existe a as atitudes gratuitas não se podem prescrever pela lei. Assim sendo, tanto o mercado como a politica têm necessidade de pessoas abertas ao “dom do recíproco”: ou seja fruto da caridade.

—Senhor, sem gratuidade, típica do teu Amor, não pode haver justiça. Abre-nos o coração!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Tem sequência o ataque de Jesus contra o comportamento dos doutores da Lei e fariseus.
Praticam muitos pormenores da Lei, ao passo que se descuidam do que há de mais importante: a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
São qualidades relativas aos outros e a Deus; por elas é que se deve pautar a vida dos cristãos.
Fidelidade filial e cordial a Deus, que deseja de nós a justiça e a misericórdia para com o próximo.
Deus é Pai e quer que todos os seus filhos e filhas se ajudem entre si.
Essa é a prática que agrada a Deus. Da limpeza exterior de objetos, Jesus orienta o discurso para a limpeza interior, já que por dentro “estão cheios de roubo e cobiça”. A purificação deve começar dentro das intenções.
“Felizes os puros no coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8).

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 23,23-26 - AOS MESTRES DA LEI E FARISEUS HIPÓCRITAS

Oração Inicial
Preparo-me, rezando com todos os que fazem a Leitura Orante:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos:
ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 23,23-26, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras. Guias cegos! Coam um mosquito, mas engolem um camelo!
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância. Fariseu cego! Lave primeiro o copo por dentro, e então a parte de fora também ficará limpa!
Refletindo...
Neste texto estão os "ais" - ao todo, sete "ais" - de Jesus aos mestres da Lei e aos fariseus. Esta forma de dizer significa condenação a qualquer dominação da consciência, com a própria incoerência de vida. Jesus os chama de "guias cegos" que pretendem guiar os outros. Observam coisas mínimas e não enxergam as principais. Por isso, se usa, hoje, o termo "farisaísmo" para quem só aparenta e não vive o que prega. Jesus diz ainda que estes não obedecem ao mandamentos mais importantes da Lei - o amor a Deus e ao próximo - a justiça, a misericórdia e a honestidade. E conclui com a expressão "fariseu cego", lave primeiro o copo por dentro..
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
É difícil, mas também eu devo me questionar.
O que significa para mim, para o mundo de hoje, ser fariseu? Quem é o fariseu, hoje? Quem são os "guias cegos"? Jesus pede justiça, misericórdia e honestidade. Tenho facilidade de julgar as outras pessoas e esqueço-me de ser uma pessoa justa? Gosto de ser tratado/a com misericórdia e não sou uma pessoa misericordiosa? E sou honesta nas minhas relações?
Meditando
Os bispos na Conferência de aparecida disseram: "A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se frente àqueles que só vêem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis."(DAp 11).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo,
com a canção do Padre Zezinho,
Verdades
Das verdades que Jesus nos ensinou
Uma delas não consigo esquecer
Que se um homem não tem nada pra comer
e um outro tem demais em sua mesa,
um dos dois vai pro inferno ao morrer.
Uma outra que em meu coração ficou muitas vezes
eu me recordo ao meditar,
quem quiser seguir os passos de Jesus
não se apegue a mais ninguém senão ao Reino
e por ele agarre firme a sua cruz.


Verdades que acredito, verdades de Jesus,
verdades que eu medito e que me trazem tanta luz.
verdades que você procura sem saber,
verdades que nós dois custamos tanto a entender.

Das verdades que ao partir Jesus deixou
eu recordo a do contexto social
que se alguém quiser subir de posição
lave os pés dos seus irmãos com quem convive
e lidere sem pisar no seu irmão.

Ou vejo o video: Verdades - Pe. Zezinho, scj
https://www.youtube.com/watch?v=-k1P1uEA28A
ou ainda:
Rezo o Salmo do dia: 95

O Senhor vem julgar nossa terra.

- Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” † Ele firmou o universo inabalável, / e os povos ele julga com justiça. – R.
- O céu se rejubile e exulte a terra, † aplauda o mar com o que vive em suas águas; / os campos com seus frutos rejubilem. – R.
- E exultem as florestas e as matas † na presença do Senhor, pois ele vem, / porque vem para julgar a terra inteira. / Governará o mundo todo com justiça, / e os povos julgará com lealdade. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para dentro de mim, verifico se sou coerente com a minha fé, nos meus relacionamentos com Deus e com o próximo.

Bênção

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.