domingo, 18 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. - (Mt 22,15-21)

 

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 18 DE OUTUBRO de 2020 (domingo) 291º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“O MELHOR MÉDICO É AQUELE QUE INSPIRA A MELHOR ESPERANÇA."

(Samuel Taylor Coleridge)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO MÉDICO

DIA DO PINTOR

DIA NACIONAL PARA A PREVENÇÃO E LUTA CONTRA A SURDEZ

DIA NACIONAL DO DISTRIBUIDOR DE INSUMO AGRÍCOLA E VETERINÁRIO

DIA MUNDIAL DA MENOPAUSA

DIA PENSAMENTO INFANTIL (ONU)

DIA DO MERGULHO CIENTÍFICO

DIA DO ESTIVADOR PORTUÁRIO J

DIA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

DIA CONTINENTAL DO CORRETOR DE SEGUROS

DIA DA CAMINHADA

DIA DAS MISSÕES

DIA DO DISTRIBUIDOR DE INSUMOS AGRÍCOLAS E VETERINÁRIOS

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA (de 12 a 18/10)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pontal (São Paulo) Feira Nova - Neópolis (Sergipe) Itaguatins (Tocantins)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTONIO “TonhôAUGUSTO AVILA CASTRO (EQ 02 ENS APARECIDA do Setor de Garça/SP) ANA PAULA DOS SANTOS TONON (Professora-EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça /SP) PAOLLA PESSANHA (Lions Clube de Nova Friburgo Cons Paulino /RJ) KELY CRISTINA PITARELLI PEREZ (Lions Clube Lucélia /SP) ANDRÉIA LUCIANA BUENO SILVA FABRETTI (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) JOÃO MARCELO THEODORO (LEO Clube de Promissão /SP) SAMUEL CANDIDO CORTEZ (Garça /SP) fernando henrique mARcEliNo silva (Garça /SP) francIsco robeRto marTins lopeS (Garça /SP) Cristina Ferreira Brito (Garça /SP) JOSE CUBA (São Paulo /SP)

DIA DO ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL SILVANA PEREIRA TEIXEIRA e “BETO” RobeRto TEIXEIRAó1975ó45 ANOS (primos-Bauru /SP) LEONILDE GARDINAL VIEGAS e IRINEo VIEGAS ó1958ó62 ANOS (primos-Cambé /PR)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE RIO DE JANEIRO LINS DE VASCONCELOS ó1974ó46 ANOS (Distrito LC 1)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO LUCAS

 

Lucas (Síria, Séc I),  exerceu a profissão de médico, foi companheiro de viagens de Paulo e é considerado autor de um dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos. Evangelista do amor e da misericórdia divina; descreve Jesus Cristo como amigo dos pobres e das mulheres. Nos Atos, traça o retrato da Igreja que persevera no ensinamento dos apóstolos, na caridade fraterna, na fração do pão e na oração.

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 22,15-21

Jesus separa as coisas de César e as coisas de Deus. As coisas de César vêm manchadas de sangue e opressão; as coisas de Deus visam à vida e à liberdade.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Nesta celebração demos glória ao Senhor, que tem em suas mãos a história e nos concede seu Espírito para vencermos as forças contrárias ao seu Reino. A Deus pertence a vida do povo, e não aos poderes do mundo. Este Dia das Missões – com o lema: “Eis-me aqui, envia-me” – recorda que todos somos missionários a serviço da vida do povo.

– Oração 

 

PAI, POR RECONHECER-TE COMO CENTRO DE MINHA VIDA, ENSINA-ME A SUBMETER TUDO A TI, E A REJEITAR O QUE PRETENDE POLARIZAR MINHAS ATENÇÕES.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 18  de outubro de 2020 domingo da 29ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Nesta celebração damos glória ao Senhor que tem em suas mãos a história e nos concede seu Espírito para vencermos as forças contrárias ao seu Reino. A Deus pertence a vida do povo, e não aos poderes do mundo. Este Dia das Missões – com o lema: “Eis-me aqui, envia-me”- recorda que todos somos missionários a serviço da vida do povo. 

 

1ª Leitura (Is 45,1.4-6) – Tomei Ciro pela mão direita, para que submeta os povos ao seu domínio.  Leitura do Livro do profeta Isaías:

 

1Isto diz o Senhor sobre Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio, dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não deixar trancar os portões.
4Por causa de meu servo Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus. Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há outro”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 96(95)

Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória!

 

 

2ª Leitura (1Ts 1,1-5b) – Recordamos sem cessar da vossa fé, da caridade e da esperança.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

 

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz!
2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 18  de outubro de 2020 domingo da 29ª Semana Do Tempo Comum

Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. - (Mt 22,15-21)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Como astros no mundo, vós resplandeçais, / mensagem de vida ao mundo anunciando; / da vida a Palavra, com fé, proclameis, / quais astros luzentes no mundo brilheis (Fl 2,15s).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”
18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Cumpramos o amor de Deus onde quer que estejamos”

Jesus, então, lhes disse: ‘Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus’”

(Mateus 22,21)

Para Jesus é muito importante que cada coisa esteja no seu lugar e que, acima de tudo, não deixemos de cumprir nossas obrigações. Nem por causa daquilo que são nossos deveres no mundo e na sociedade, deixemos de amar a Deus; nem porque amamos a Deus, porque a nossa vida é toda d’Ele, deixemos de cumprir nossos deveres, obrigações e responsabilidades.

 

Precisamos, de fato, sermos coerentes na vida, precisamos testemunhar amando a Deus sobre todas as coisas e cumprindo nossos deveres e responsabilidades na sociedade, no mundo em que estamos.

 

Em primeiro lugar, amarmos a Deus de todo o nosso coração. Quando amamos a Deus e a primazia do amor d’Ele está em nós, cumprimos para com Deus os nossos deveres. Nosso primeiro dever é de gratidão, de reconhecimento ao amor e a bondade para Aquele que nos criou à Sua imagem e semelhança. A Ele nos voltamos reverentes, a Ele nós adoramos e glorificamos. 

 

“Tornemo-nos cristãos cada vez mais conscientes de que o amor a Deus deve guiar nossa vida a cada dia”

 

Não posso imaginar um cristão que não viva uma vida de oração diária, que não tenha o compromisso de orar, de voltar-se para Deus pelo menos três vezes ao dia. Não posso imaginar um cristão, um filho de Deus que, aos domingos, não presta culto ao Senhor, que não guarde o dia do Senhor e, dos sete dias da semana, não reserve um para o culto a Deus; mas reservado de verdade, para estar de coração participando por inteiro, porque, se você vai por obrigação, com a cara amarrada, olhando para o relógio o tempo inteiro, está lá com o corpo na Igreja e com a cabeça em outro lugar, vendo que hora essa Missa vai acabar, porque você tem outras coisas para fazer… Não sei se isso é amor a Deus ou que tipo de amor você presta a Ele. 

 

Dar a Deus o que é de Deus é dar, é ser justo. É ser justo para Aquele que é puro amor e bondade para comigo. É ser grato, é louva-Lo, bendizê-Lo, glorifica-Lo, é dar ao Senhor todo amor do meu coração.

 

Um cristão vive e convive em sociedade, ninguém vive neste mundo sozinho. No mundo em que estamos, temos direitos, mas temos deveres e obrigações. Dar a César o que é de César é dar a este mundo o que cabe a esse mundo.

 

O que me cabe ser neste mundo? Um cidadão responsável e consciente. É muito incoerente alguém ser de Deus, ir para a Igreja, louvar o Senhor, mas não pagar os impostos, fugir das suas obrigações e responsabilidades, cometer fraudes, roubos e enganos. É incoerente ser de Deus e não cumprir com as minhas obrigações. Podemos até discordar, acho que em muitos lugares os pedágios são muito caros, eu posso discordar, mas não posso deixar de pagar. Alguns impostos e coisas do mundo e sociedade em que estamos, nós discordamos, mas não podemos deixar de cumprir nossas obrigações civis e nossas responsabilidades no mundo em que estamos.

 

Que nos tornemos cristãos cada vez mais conscientes de que o amor a Deus deve guiar nossa vida a cada dia e, com o amor de Deus em primazia na nossa vida, cumprirmos nossos deveres, responsabilidades e sermos bons cidadãos cumprindo o amor de Deus onde quer que estejamos.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os adversários de Jesus vão ao encontro dele e, após bajulá-lo com elogios, lançam a pergunta desafiadora: deve-se ou não pagar imposto a César? O imposto a César era mais um tributo cobrado pelo Império Romano. Além disso, a controvérsia não consistia apenas em um debate econômico, mas envolvia uma “questão de fé”. Pagar imposto ao imperador era reconhecer o “deus César”, em contraste com o Deus de Jesus, e legitimar a servidão. O Mestre entendeu perfeitamente a hipocrisia deles e aonde queriam chegar. A resposta de Jesus – dar a César o que é dele e a Deus o que lhe pertence – mostra que não é lícito César tomar o lugar e o nome de Deus. Tudo a Deus pertence. Também não podemos usar esse texto para justificar taxas, impostos e duas realidades (Igreja e Estado) distintas. Não podemos adorar a Deus e a “César”, nem negar os direitos de Deus sobre o povo que lhe pertence e é sua maior e melhor propriedade.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, divino Mestre, munidos de malícia, dois grupos se unem na tentativa de fazer-te cair na armadilha de seus raciocínios. Um bando de hipócritas. Falsos, não buscam seguir teus ensinamentos; querem eliminar-te. Ensina-nos a juntar as forças para gerar e promover o que é bom e justo. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 22,15-21 - A Deus o que é de Deus! Dia Mundial das MIssões

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Estamos no 29º domingo do Tempo Comum. Hoje, celebramos com toda a Igreja o Dia Mundial das Missões. Rezemos em comunhão com todos os missionários e missionárias que, com seu anúncio, “procuram ajudar os povos a colocarem as coisas nos seus devidos lugares, dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
“Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual comparação Jesus utiliza? Quem são os personagens e qual é o tema central de suas discussões?

“O plano bem elaborado não trouxe resultados. Jesus separa as coisas de César e as coisas de Deus. Os judeus pensavam no Reino de Jesus em termos humanos e, neste caso, nada melhor que unir as coisas de César com as coisas de Deus. Isto nunca será possível. As coisas de César vêm manchadas de sangue e opressão; as coisas de Deus visam à vida e à liberdade. Podemos entender as coisas de César como dimensão política. E aí continua difícil estabelecer limites. O poder civil tem como obrigação promover o bem comum, que tem tudo a ver com o Mandamento do Amor. Caso contrário, é ilegítimo. A Igreja não faz política partidária – que é de César –, mas estabelece critérios para uma sociedade justa. E isto é de Deus!”  

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Jesus ensina que a verdadeira libertação acontece dentro de cada um. É uma mudança interior. Jesus tem uma paz para oferecer ao mundo que não passa pelas espadas, mas que transforma o coração.
De onde vem minha paz? Eu sei distinguir o que é de Deus e o que é de Cesar?
Ser discípulo de Jesus não é fácil, pois diariamente os valores de nossa fé são confrontados com os valores do mundo. Quais são minhas atitudes diante deste confronto?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

A missão é de Deus, e somos convidados a cooperar com ela. Motivados pela alegria do Evangelho para uma Igreja em saída, apresentemos ao Senhor as nossas preces, dizendo: “Senhor, ajudai-nos a viver e a anunciar a alegria do Evangelho”.
– Pai de bondade, conservai o papa Francisco sempre fiel na missão de liderar a Igreja em sua nova etapa evangelizadora, marcada pela alegria.
– Acompanhai com vosso Espírito os missionários e as missionárias que doam sua vida, longe da família e da pátria, para que não lhes faltem a alegria do Evangelho, a fidelidade e a ousadia no serviço profético da missão.

– Senhor da messe, despertai em nossas famílias e comunidades vocações missionárias, dispostas a testemunhar a alegria do Evangelho em todos os continentes.

– Encorajai a vossa Igreja no anúncio e no testemunho do Evangelho até os confins do mundo.
Senhor, ajudai-nos a viver e a anunciar a alegria do Evangelho.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele expulse de mim tudo o que me impede de amar com liberdade de coração?

 

Bênção

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.