sexta-feira, 4 de novembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ! ■–" fazer o Reino acontecer!” - (Lc 16,1-8)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU ANO INTERNACIONAL DAS  LEGUMINOSAS
NOVEMBRO  - MÊS  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO
GARÇA/SP, 04 DE NOVEMBRO DE  2016 (sexta-feira) 308º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O OTIMISMO É A FÉ EM AÇÃO. NADA SE PODE LEVAR A EFEITO SEM OTIMISMO.
(Helen Keller)

Datas Comemorativas
DIA DO ESCOTEIRO
DIA DO INVENTOR
DIA DO OFICIAL DA RESERVA-R/2 E DOS EX-ALUNOS DOS CPORS OU CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA E NPORS OU NÚCLEOS DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA
DIA DA FAVELA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Carlos - São Sebastião da Grama (São Paulo) Ponta de Pedras - Acará (Pará) Juazeirinho (Paraíba) Campina da Lagoa - Ubiratã (Paraná) Brochier - Dezesseis de Novembro - Erebango - Ernestina (Rio Grande do Sul) Caroebe - Iracema (Roraima) Eirunepé (Amazonas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ZULEIDE CARRASCOSSI SASSO (Lions Clube de Garça–EQ 05 ENS de LOURDES do Setor de Garça/SP) JOSÉ WALDIR PAVANI MARQUES (Rede Postos Express - Garça /SP) LUCIA HELENA GALINA FERRI PERES (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP) JENIFER DOMINGUES DE OLIVEIRA ROBERTO (Garça/SP) VALDENICE RAMOS MARTINS (Garça /SP) VILMA CHIARAMONTE PALMA (Lions Clube de Vera Cruz /SP) SORAYA BRUNHARA CANUTO DE ANDRADE (Lions Clube de Cachoeiro de Itapemirim /ES) . .


Santo do Dia
SÃO CARLOS BARROMEU
Carlos (Itália, 1538-1584), como arcebispo, desenvolveu intensa atividade pastoral e consumiu suas energias na reforma da igreja e na caridade, especialmente durante a famosa peste de Milão. Chamado pai dos pobres, utilizou os próprios bens para construir hospitais, abrigos e seminários.


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
PAI, TORNA-ME ESPERTO EM RELAÇÃO ÀS COISAS DO REINO, E SEMPRE MISERICORDIOSO NO TRATO COM O MEU SEMELHANTE, POIS É ASSIM QUE ALCANÇAREI A COMUNHÃO CONTIGO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Conservai, ó Deus, no vosso povo o espírito que animava são Carlos Barromeu, para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao evangelho, possa mostar ao mundo a verdadeira face do Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Sexta-feira 04/11/2016 – 31ª Semana Tempo
Cidadãos do céu, os cristãos têm a tarefa de colaborar na construção do reino de Deus, administrando com responsabilidade seus dons para o bem dos necessitados .

1ª Leitura (Fl 3,17– 4,1) Cristo transformará o nosso corpo e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso. Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

3,17Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. 18Já vos disse muitas vezes, e agora repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. 20Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante a seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. 4,1Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 121(122)
Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”


Evangelho do dia
Sexta-feira 04/11/2016 – 31ª Semana Tempo
" fazer o Reino acontecer! - (Lc 16,1-8)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (1Jo 2,5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Os filhos de Deus precisam ser mais ágeis
Os filhos de Deus não podem se entregar ao desânimo, porque ninguém vai sentir-se atraído para o Reino onde as pessoas estão tristes e derrotadas!
“Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz” (Lucas 16, 8).
Na Palavra, Jesus está afirmando o que Ele não gostaria que fosse, mas sim como deveria ser: os filhos deste mundo são espertos e realmente sagazes na maneira como tratam seus negócios, quando, na verdade, deveriam ser como os filhos da luz.
Vemos aqui o exemplo do administrador que foi acusado de esbanjar os bens de seu patrão. Ele agiu com esperteza para depois não passar necessidade. Jesus não está nos ensinando a agirmos com esperteza, com malandragem, a fazermos falcatruas ou qualquer coisa parecida. Não é isso que devemos pegar daquilo que o mundo sabe fazer, mas é a agilidade e a esperteza que ele tem para propagar o que precisa para fazer as coisas acontecerem como precisam acontecer.
Se nos consideramos ou fomos iluminados pela luz que é Cristo, não podemos viver a nossa fé apenas de forma piedosa e romântica: “Deus me ama, e eu O amo!”. É maravilhoso, é mais do que certo isso, mas precisamos ter atitudes, práticas, sabedoria, inteligência. Até os temos, mas utilizamos muito pouco os talentos que Deus nos deu para fazer o Reino de Deus acontecer.
A verdade é uma só: o mundo faz dos talentos que recebeu de Deus verdadeiros dons, propaga-os e faz com que se multipliquem. Basta ver as músicas mundanas, músicas seculares, basta ver pelas coisas que criam, como se propagam, inclusive, em nosso meio. Somos muito mais arrastados para as coisas do mundo do que arrastamos os que vivem no mundo para as coisas de Deus.
Muitas vezes, queremos trazer as pessoas para as coisas de Deus com ameaças, falando de coisas negativas, falando simplesmente pelo lado mau da coisa. Não temos nem habilidade para lidar com as pessoas, nem sabemos usar a graça em favor do Reino de Deus.
Estamos usando de mau humor, pessimismo, amargura, disputas, brigas e competições, coisas que são próprias do mundo, mas sabem disfarçar e viver de outra forma. Nós cristãos estamos usando o pior do mundo dentro da Igreja e das realidades da fé, quando é o contrário: temos de usar o melhor de Deus para fazer o Reino de Deus acontecer em nosso meio, entre as pessoas e no mundo em que estamos!
Por que, muitas vezes, as pessoas se afastam daqueles que são da Igreja? Afastam-se de nós? Às vezes, é um pieguismo exagerado, pela forma que somos diferentes dos outros. Não sabemos dialogar, não sabemos fazer amizades. Que triste, pois precisamos fazer amizades!
Fazer amizades não quer dizer que temos de ser amigos de todo mundo, mas cordial todo mundo pode ser, tratar a pessoa com delicadeza, dar um sorriso, ter relações amistosas, todos nós podemos ter, mas nos fechamos em “grupinhos”, em pessoas seletas e não sentimos o bom odor de Cristo por este mundo.
Precisamos inverter aquilo que Jesus está constatando como realidade: os filhos da luz precisam aprender a ser, se não mais, pelo menos iguais aos filhos deste mundo. Sejamos mais espertos e ágeis.
Não é uma questão de competição, quem é mais, quem é menos, a questão é que temos a graça de Deus e temos de usá-la para fazer o Reino acontecer!
Os filhos de Deus não podem se entregar ao desânimo nem à tristeza, porque ninguém vai se sentir atraído, seduzido ou chamado para um Reino onde as pessoas estão tristes, amarguradas e derrotadas.
O Senhor nos quer vitoriosos!
Deus abençoe você!
REFLEXÃO "Lc 16, 1-8
Direitos reservados e Redação: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Neste trecho do Evangelho, Jesus nos mostra que os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz.
Então podemos perguntar: Por que isso acontece?
A resposta é muito simples: é porque os negócios em geral são regidos pelos valores do mundo, que são inaceitáveis para quem quer viver na radicalidade os valores do reino de Deus. Os valores que regem a economia são o lucro desenfreado, a exploração, o egoísmo, a dureza de coração, só se pensa em si próprio e nos seus interesses.
Essa esperteza não interessa aos que querem viver como filhos e filhas de Deus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como devemos administrar os bens que nos foram confiados?
- Sabemos prestar contas dos bens tanto materiais como espirituais?
- Não nos tornamos às vezes agressivos?
- Procuramos ser espertos para realizar o bem na mesma proporção que o administrador da parábola o foi para seu interesse pessoal?
- Estamos atentos a não prejudicar outras pessoas com nosso modo de agir?


Leitura Orante 
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet.
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje fazemos memória de São Carlos Borromeu.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos ao Espírito Santo: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? No Evangelho de hoje, veremos o administrador esperto, que, ao saber que o seu patrão iria avaliar sua administração, resolveu seu problema futuro. Faça a leitura do texto, grifando os pontos que mais lhe chamarem atenção. Qual problema futuro o administrador tenta resolver? O que diz o Evangelho a respeito do administrador? Qual é o tema central do texto?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (mensagens e lições para nós hoje- O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Qual versículo mais o(a) tocou? Que caminho o Senhor o(a) chama a seguir por meio do Evangelho de hoje? O que o Senhor lhe diz por meio de sua Palavra?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Oração é falar com Deus, por isso, neste momento, dirija o seu olhar para o Senhor sem medo, faça a sua prece e apresente-lhe as realidades e as necessidades do seu povo.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra o(a) acompanhará ao longo do dia? Qual ensinamento do Evangelho de hoje você colocará em prática, para que a Palavra torne-se vida em sua vida?
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.