sábado, 8 de julho de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? – (Mt 9,14-17)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 08 DE JULHO de 2023 (sábado) 189º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

UM GUERREIRO NÃO TENTA PARECER; ELE É.

(Paulo Coelho)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

 DIA NACIONAL DO PESQUISADOR CIENTÍFICO

 DIA MUNDIAL DA ALERGIA

 DIA INTERNACIONAL DA CÓCEGA  

 DIA DA ALEGRIA

 DIA DOS TRABALHADORES EM MASSAS ALIMENTÍCIAS

 DIA DO PANIFICADOR

 DIA DO PACIFICADOR

 DIA DO VIDEOGAME

 DIA DA VALORIZAÇÃO DA VACA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE

 DIA DA FUNDAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC)

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) EM PORTO VELHO

 DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT) EM Araguaína

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Cipó (Bahia) Ouro Preto - Paiva (Minas Gerais) Treviso (Santa Catarina) Mimoso do Sul (Espírito Santo) Carolina (Maranhão) Floriano  (Piauí)Bragança  (Pará) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TELMA CRISTINA BECALETO DOS SANTOS (Bebidas São José-Garça/SP) DOM LUIZ ANTONIO CIPOLINI (Bispo Diocesano de Marilia /SP) FELIPE CONESSA (primo-Garça /SP) NELSON SOARES RANGEL (Garça /SP) ROSANE CRISTINA KAGUEYAMA (Garça /SP) NEIDE YOSHIE KANASHIRO FERREIRA (Garça /SP) ELZIRA BAPTISTA GUEDES (Garça /SP) IVO MARIA JUNIOR (Garça /SP) Aline De Lima Abido (Garça/SP) ANGELICA MEIRELLES (Garça/SP) JAIME MATOS  (Garça /SP) MARIA FIlOmENa PaNToLFI SOUZA (Lions Clube de TUPÃ Curumim/SP) Seleimar Fazion (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP) RICARDO TADEU BAPTISTA (Lions Clube de Pederneiras /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PAULA COUTINHO BIGARELLI e LUIZ ALFREDO BIGARELLI JUNIORó1994ó29 ANOS (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP)

 

                             

 SANTO DO DIA 

■ SANTA PRISCILA

■ SANTA GLICÉRIA

SANTO LANDRADA

SANTO ADRIANO III  

SANTO AUSPÍCIO

SANTO AQUILA

SANTOS MONGES ABRAMITAS

BEATO EUGÊNIO III

BEATO MÂNCIO ARAKI

BEATO PEDRO VIGNE

SANTA GLICÉRIA

SÃO DISIBODO

SÃO QUILIANO

SÃO PROCÓPIO

SÃO PANCRÁCIO DA ITÁLIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

VINHO NOVO EM ODRES VELHOS - Mt 9,14-17 - A alegria de estar com Jesus

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Deus se serve até mesmo das reprováveis artimanhas humanas para levar a bom termo sua obra salvadora. A liturgia nos convida a deixar de lado as velhas mentalidades a fim de renovarmos nossa adesão a Jesus, esposo da Igreja, como dóceis ovelhas de seu rebanho.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME SUFICIENTE BOM SENSO PARA RECONHECER O QUE CORRESPONDE AO PROJETO DE JESUS, SEM QUERER MISTURÁ-LO COM ESQUEMAS INCOMPATÍVEIS COM A NOVIDADE DO REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08 de julho de 2023 sábado da 13ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Abraão prepara os caminhos de Isaac, para que sua posteridade permaneça na fidelidade a Deus, e Jesus nos pede abertura de espírito para acolher a misericórdia divina, ao nos garantir: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.

 

 

1ª Leitura (Gn 27,1-5.15-29) – Jacó suplantou seu irmão e tomou sua bênção (27,36).   Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Quando Isaac ficou velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia ver. Chamou, então, o filho mais velho, Esaú, e lhe disse: “Meu filho!” Este respondeu: “Aqui estou!” 2Disse-lhe o pai: “Como vês, já estou velho e não sei qual será o dia da minha morte. 3Toma as tuas armas, as flechas e o arco, e sai para o campo. Se apanhares alguma caça, prepara-me um assado saboroso, 4como sabes que eu gosto, e traze-o para que o coma e assim te dar a bênção antes de morrer”. 5Rebeca escutava o que Isaac dizia a seu filho Esaú. Esaú saiu para o campo à procura de caça para o pai. 15Rebeca tomou, então, as melhores roupas que o filho mais velho tinha em casa e vestiu com elas o filho mais novo, Jacó. 16Cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço com peles de cabrito. 17Pôs nas mãos do filho Jacó o assado e o pão que havia preparado. 18Este levou-os ao pai, dizendo: “Meu pai!” “Estou ouvindo”, respondeu Isaac. “Quem és tu, meu filho?” 19E disse Jacó a seu pai: “Eu sou Esaú, teu filho primogênito; fiz como me ordenaste. Levanta-te, senta-te e come da minha caça, para me abençoares”. 20Isaac replicou-lhe: “Como conseguiste achar assim depressa, meu filho?” Ele respondeu: “É o Senhor teu Deus que fez que isso acontecesse”. 21Isaac disse a Jacó: “Vem cá, meu filho, para que eu te apalpe e veja se és ou não meu filho Esaú”. 22Jacó achegou-se a seu pai, Isaac, que o apalpou e disse: “A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú”. 23E não o reconheceu, pois suas mãos estavam peludas como as do seu filho Esaú. Então, decidiu abençoá-lo. 24Perguntou-lhe ainda: “Tu és, de fato, meu filho Esaú?” Ele respondeu: “Sou”. 25Isaac continuou: “Meu filho, serve-me da tua caça para eu comer e te abençoar”. Jacó serviu-o e ele comeu; trouxe-lhe depois vinho e ele bebeu. 26Disse-lhe então seu pai, Isaac: “Aproxima-te, meu filho, e beija-me”. 27Jacó aproximou-se e o beijou. Quando Isaac sentiu o cheiro das suas roupas, abençoou-o, dizendo: “Este é o cheiro do meu filho: é como o aroma de um campo fértil que o Senhor abençoou! 28Que Deus te conceda o orvalho do céu e a fertilidade da terra, a abundância de trigo e de vinho. 29Que os povos te sirvam e se prostrem as nações em tua presença. Sê o senhor de teus irmãos, e diante de ti se inclinem os filhos de tua mãe. Maldito seja quem te amaldiçoar, e quem te abençoar seja bendito!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 135(134)

 

Louvai o Senhor, porque é bom!

 

 

– 08 de julho de 2023 sábado da 13ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?   (Mt 9,14-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. 16Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se coloca vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se coloca em odres novos, e assim os dois se conservam”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

08/07   13º Sábado A

 

Mateus 9,16-17: Disse Jesus: “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos e assim os dois se conservam.”

 

Jesus, parece que o senhor já estava cansado de tentar mudar a cabeça daqueles que viviam apegados às suas tradições religiosas, e bloqueavam a mente do povo para aceitar a novidade e a beleza do seu Evangelho. Templo, normas, ritos, grupos religiosos, etc. não passavam de roupas velhas ou de odres velhos.  Não conseguiam perceber que a sua presença era como uma festa de casamento entre Deus e a humanidade , e que o senhor era o ‘vinho’ novo e a roupa nova dos convidados para o maior acontecimento que estava se realizando na história do mundo. E o senhor chegara para se unir ao povo simples, como um noivo que trazia festa para os pobres, os enfermos e os pecadores. Senhor, quando fomos batizados, deixamos nossa roupa velha, para sermos revestidos pela sua Palavra, como nova veste batismal. Quando comungamos, recebemos o ‘vinho novo’, que representa o seu corpo e sangue entregues por nós. Não permita que sejamos odres velhos, ainda apegados às nossas fraquezas e pecados. Nem que peguemos de volta a roupa velha das nossas crenças supersticiosas. Conceda que seu Espírito nos renove por inteiro, para que jamais façamos do seu Evangelho apenas um remendo em nossas culturas e em nossos costumes religiosos. Ensine-nos a participar da Eucaristia como uma festa de casamento entre o divino e o humano, que encha o seu povo de alegria e de esperança.

 

Virgem Maria, parece que está faltando novamente vinho na vida do nosso povo, e com isso, faltam a alegria e a esperança de viver e de conviver. Sussurre novamente ao seu Filho: “Eles não têm mais vinho”, para que o milagre aconteça e a festa da vida continue. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os discípulos de João Batista vão até Jesus para pôr na balança dois comportamentos. Eles e os fariseus jejuam, ao passo que os discípulos de Jesus não jejuam. Por que não? Nos ouvidos dos fariseus, soavam ainda as palavras de Oseias, retomadas por Jesus: “Vão e aprendam o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício'” (Os 6,6). Agora vão aprender uma lição sobre a prática do jejum. Jejuar em vista de quê? Só para aumentar e exibir a coleção de boas obras como trunfo para ganhar a aprovação de Deus e conquistar o céu? Mas Deus aprova antes de tudo os que ouvem o “Noivo” da nova comunidade (Jesus) e põem em prática suas palavras. É o esforço que fazem “os amigos do noivo”. É o tempo da libertação para uma vida nova. Mas, na cabeça dos fariseus, essa novidade transformadora não entra.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,9-13 - Mateus acolhe e é acolhido!

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante,

rezando com todos que fazem esta oração:

 

Ó Espírito Santo

Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!

Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,

aquilo que devo dizer,

como eu devo dizê-lo,

aquilo que devo calar,

aquilo que devo escrever,

como eu devo agir,

aquilo que devo fazer, para procurar

a vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.

Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.

Ó Maria, templo do Espírito Santo,

 ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.

(Cardeal Verdier)

1. Leitura (Verdade)

O que a Palavra diz?

Lemos  o Evangelho de hoje: Mt 9,14-19.

 

Então os discípulos de João Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram:

- Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do senhor não jejuam? Jesus respondeu:

- Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!

- Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco.

Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados.

Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho.

 

Refletindo

O texto diz que Jesus vem trazer clima de festa, de alegria.

O jejum que ele pede não é como o fazem os fariseus.

O jejum que ele quer é um coração arrependido,

é a atitude de perdão e de partilha do que se tem com os mais necessitados.

Estar com Jesus é uma festa!

 

2. Meditação (Caminho)

O que a Palavra diz para nós?

Na Evangelii Gaudiam Papa Francisco nos diz:

 

"Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e inabalável nos confere. Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria." (EG 3)

 

3.Oração (Vida)

O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? Rezamos:

 

Oração de Santa Tereza de Calcutá

 

Senhor, quando eu tiver fome,

dá-me alguém que necessite de comida.

 

Quando tiver sede,

dá-me alguém que precise de água.

 

Quando sentir frio,

dá-me alguém que necessite de calor.

 

Quando tiver um aborrecimento,

dá-me alguém que necessite de consolo.

 

Quando minha cruz parecer pesada,

deixa-me compartilhar a cruz do outro.

 

Quando me achar pobre,

põe ao meu lado alguém necessitado.

 

Quanto não tiver tempo,

dá-me alguém que precise

de alguns dos meus minutos.

 

Quando sofrer humilhação,

dá-me ocasião para elogiar alguém.

 

Quando estiver desanimada,

dá-me alguém para lhe dar novo ânimo.

 

Quando sentir a necessidade

da compreensão dos outros,

dá-me alguém que necessite da minha.

 

Quando sentir necessidade de que cuidem de mim,

dá-me alguém que eu tenha de atender.

 

Quando pensar em mim mesma,

volta minha atenção para outra pessoa.

 

Torna-nos dignos, Senhor,

de servir nossos irmãos

que vivem e morrem pobres e com fome

no mundo de hoje.

 

Dá-lhes, através das nossas mãos,

o pão de cada dia e dá-lhes,

graças ao nosso amor compassivo,

a paz e a alegria.

 

(Santa Teresa de Calcutá)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

Procuraremos viver diante de Deus, na alegria de sermos seus filhos, suas filhas.

Procuraremos ter o coração em festa, como recomenda Jesus, com atitudes de perdão e de partilha.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.