domingo, 12 de novembro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O noivo está chegando. Ide ao seu encontro. - (Mt 25,1-13)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO 
 GARÇA/SP, 12 DE NOVEMBRO DE 2017 (domingo) 316º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
"SAUDADE A GENTE TEM É DOS PEDAÇOS DE NÓS QUE FICAM PELO CAMINHO."
                                                                                                                                                                               (Martha Medeiros)

 Datas Comemorativas  
DIA DO DIRETOR DE ESCOLA
DIA MUNDIAL CONTRA A PNEUMONIA
DIA NACIONAL DO SUPERMERCADO
DIA NACIONAL DO INVENTOR
DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ARRITIMIAS CARDÍACAS E MORTES SÚBITAS
DIA NACIONAL DA LIBERDADE
DIA MUNDIAL DO HIP HOP
DIA DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB
DIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Armação dos Búzios - Valença (Rio de Janeiro) Trairi - Umari (Ceará) Bataiporã (Mato Grosso do Sul) Alcobaça (Bahia) Borborema (Paraíba) Amaporã - Planaltina do Paraná - Realeza (Paraná) Silveira Martins (Rio Grande do Sul) Cromínia  - Mairipotaba (Goiás) Itacajá (Tocantins) Afonso Cláudio  - Alegre - Aracruz - Baixo Guandu - Cariacica - Conceição da Barra - Fundão - Iconha - Itapemirim - Iúna - Muqui (Espírito Santo)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FABIANE ALVES DE CARVALHO ”BIA (Banco do Brasil/DF - prima BRASILIA-DF) José Zamboni (Piloto Garça/SP) MARA CRISTINA BARROS ZANETA (Lions Clube de Vera Cruz /SP) MARIA LUCIA LACERDA (LC3-Lions Clube de Campinas Norte/SP) Teresa Costa E Silva (LC1-Lions Clube de Rio de Janeiro/RJ) PEDRO AURELIO DE MATTOS GONÇALVES (PCC/LC1-Lions Clube de Rio de Janeiro Rio Comprido/RJ) MARCOS SANTANA REZENDE (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) Vinicius SAles AZEVEDO (Premier Transp. Garça /SP) Vera Lucia Cavalari (Garça/SP) PAULO PIMPÃO SILVA (Lions Clube de Altonia /PR) Katia Teixeira (São Paulo /SP) Claudio Antonio Silvestrin (Lions Clube de Itapira/SP) Andrea Pavani NUnes (Garça/SP)

 Santo do Dia 
SÃO JOSAFÁ
Josafá (Ucrânia, 1580-1623), comom bispo de Polotsk, trabalhou pela reforma da vida monástica e pela união da Igreja na Rússia com a Santa Sé. Dedicou-se à promoção social do povo, sendo bem-aceito por ele, mas enfrentou a hostilidade dos poderosos e foi martirizado.  

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3).
O Senhor nos convida a celebraar o sacrifício eucarístico em clima de vigilância e de esperança, na expectativa de sua vinda. Abertos à prudência e à sabedoria cristã, procuremos nesta lliturgia manter acesa e bem abastecida a lâmpada da fé, de modo que esteja sempre iluminado o caminho que nos leva ao encontro de Cristo, o divino esposo da Igreja.
Oração
PAI, MANTENHA ACESA EM MIM A CHAMA DO ZELO PELAS COISAS DO REINO, DE MODO QUE EU ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA O ENCONTRO COM O TEU FILHO JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Domingo da 32º Semana do Tempo Comum - 12/11/2017
A verdadeira sabedoria nos encaminha para o seguimento de Cristo, o noivo da comunidade. Ouvindo a palavra de Deus, conservamo-nos de lâmpadas acesas para atender o Senhor quando nos chamar ao seu encontro.

1ª Leitura (Sb 6,12-16) – A sabedoria é encontrada por aqueles que a procuram. Leitura do Livro da Sabedoria:
Pistas para a reflexão: A sabedoria não é algo reservado a alguns iluminados, mas pode ser obtida por quem a ama e a busca com ardor e empenho. Ela não está apenas na escolha, na igreja ou nos livros, mas se deixa encontrar por aqueles que saem à sua procura. Nas ruas e avenidas, pessoas cultas e sem instrução se encontram, e é justamente nesses momentos que ela se revela. Na convivência aprendemos a ser sábios. Qualquer encontro pode tornar-se uma escola de sabedoria.

12A Sabedoria é resplandecente e sempre viçosa. Ela é facilmente contemplada por aqueles que a amam, e é encontrada por aqueles que a procuram. 13Ela até se antecipa, dando-se a conhecer aos que a desejam. 14Quem por ela madruga não se cansará, pois a encontrará sentada à sua porta. 15Meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela, em breve há de viver despreocupado. 16Pois ela mesma sai à procura dos que a merecem, cheia de bondade, aparece-lhes nas estradas e vai ao seu encontro em todos os seus projetos.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 62 (63)
A minh'alma tem sede de vós, e vos deseja, ó Senhor.

2ª Leitura (1Ts 4,13-18) – Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:
Pistas para a reflexão: O autor trata da vinda do Senhor, esclarecendo uma dúvida: quando vier o Senhor, o que acontecerá a comunidade com os seguintes argumentos: o cristão é pessoa que carrega dentro de si a esperança; se cremos que Cristo ressescitou, devemos crer que os mortos ressuscitarão e estarão com o Senhor; na vinda do Senhor, vamos nos encontrar todos juntos (tanto os que já morreram como os que ainda vivem)..

14Se Jesus morreu e ressuscitou — e esta é nossa fé — de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. 15Isto vos declaramos, segundo a palavra do Senhor: nós, que formos deixados com vida para a vinda do Senhor, não levaremos vantagem em relação aos que morreram. 16Pois o Senhor mesmo, quando for dada a ordem, à voz do arcanjo e ao som da trombeta, descerá do céu, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Em seguida, nós, que formos deixados com vida, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. 18Exortai-vos, pois, uns aos outros, com essas palavras.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da 32º Semana do Tempo Comum - 12/11/2017
O noivo está chegando. Ide ao seu encontro. - (Mt 25,1-13)
Pistas para a reflexão: O evangelho compara o reino de Deus à parábola das dez jovens – cinco prudentes e cinco insensatas – que aguardam o noivo. Como este acaba atrasando, todas caíram no sono e dormiram. Quando anunciam que o noivo está chegando, nem todas estão com as lamparinas abastecidas para ir-lhe ao encontro. A parábola alerta sobre a necessidade da vigilância. A vinda do noivo (Jesus) no fim dos tempos é imprevista. É preciso que todos os que querem entrar no seu reino e dele participar estejam preparados mediante a prática do amor e da justiça.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis não! (Mt 24.44).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
Tempo de vigilância” 
Ficai vigiando
                                                                                     Entramos num tempo litúrgico em que refletimos sobre a vigilância.  É uma questão importante que tem ficado fora de nossa reflexão e vivência cristã. Era um assunto vital para o começo da Igreja. Como o Senhor começou a demorar, foi–se descuidando de sua vinda. Há falsos profetas que andam profetizando sobre datas para o fim do mundo. Não tem dado certo. Jesus continua a insistir: “Ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora” (Mt 25,13). Mateus apresenta três parábolas que aludem ao fim: as parábolas das dez virgens, dos talentos e o juízo final. O sentido da vigilância não é só o medo de ser pego de surpresa, mas a consciência de estar pronto porque vive no Senhor. A idéia que fundamenta vigilância é a certeza: “O Esposo vem!”, isto é, o Senhor. O Reino vem de improviso. Vejamos os símbolos: O número 10 (eram 10 virgens) indica totalidade. Todos são chamados. Sair ao encontro do esposo é ir ao encontro de Cristo. O noivo retarda e as virgens cochilam e dormem: Simboliza o estado de sonolência que tem quem espera sem se “ocupar com o Reino de Deus”. Quando se ouve o grito: “Eis que chega o esposo”! A espera demorada se torna espera imediata. É o momento de preparar as lâmpadas. Entra a questão das que não têm óleo suficiente. A espera imediata sempre supõe uma longa preparação. É preciso, quando se vai viajar, averiguar se está em dia. Elas foram despertadas: É preciso viver um clima de ressurreição. As que têm óleo para a lâmpada não socorrem as outras colegas. Cada um tem que assumir sua parte.
Sede de Deus
A vigilância não é somente um problema de espera. Os cristãos se cansaram de esperar o Senhor que viria logo. É uma questão de sabedoria. Sabedoria é um dom. É o próprio amor Divino. Para nós é o Espírito Santo. Ele nos move continuamente a buscar, como rezamos no salmo: “Minha alma tem sede de Vós e Vos deseja como terra sedenta e sem água” (Sl 62). É a loucura da vida provocada pelo profundo desejo do encontro com Deus. Até se diz que de louco e de santo, todo mundo tem um pouco. A loucura por encontrar Deus não é um desatino, mas um empenho que envolve toda a vida e a pessoa toda. O desejo do encontro com Deus não é diminuído pela incerteza do dia. O óleo que está sempre à disposição para acender nossa lâmpada é símbolo da busca permanente de ir ao encontro do Senhor para participar da festa do Reino. Essa abertura ao Reino jamais é saciada. Sempre se quer mais. Não são momentos impossíveis aos simples e pecadores. Quanto mais nos aprofundamos na busca do Senhor, mais temos que buscar. A porta se fecha somente quando não queremos. O crescimento espiritual não é acumular bens espirituais e atividades, mas aprofundar sempre mais a sede de Deus. Isso é sabedoria.
Certezas do futuro
“Vigiai, pois não sabeis nem o dia e nem a hora” (Mt 25,13). A incerteza não prejudica a busca do futuro. O Senhor retarda para que possamos buscá-lo sempre mais. Nessa busca está a certeza de um dia, no dia do Senhor, nós nos encontraremos face a face. Por isso Paulo nos traz, na segunda leitura de Tessalonicenses (1Ts 4,13-18), a garantia da ressurreição, futuro de toda nossa esperança. Ela não é somente uma certeza que vamos viver para sempre e o futuro nos abre esse caminho, mas ensina que estamos em contínuo processo de conversão. Jesus vive dessa certeza. Por isso caminha sempre decidido para realizar o desígnio do Pai e cumprir sua vontade.
Diploma de sabedoria.
Começamos um tempo litúrgico no qual Jesus insiste sobre a vigilância. Não é neurose de preocupação com o momento, mas com nossa atitude de vida. Há os que pregam que Jesus voltará. Só o Pai sabe, quer dizer: A hora é Dele.
A gente se angustia quando tem que esperar uma condução que vai nos pegar, mas não tem hora certa. Tem que estar pronto e se ocupar. Estar pronto é estar prevenido. Chegou… chegou! A sabedoria é exemplificada pelas moças previdentes que estavam prontas para o chamado para a festa.
A sabedoria se adquire durante a vida. Ela se adianta a quem a procura. Ela é a uma busca constante, pois se concentra na busca de Deus. A sede de Deus dá a água da sabedoria.
O fruto é a ressurreição, nosso momento máximo onde a vida continua em Deus

1 A parábola das 10 virgens ensina que, para ir ao encontro do Senhor, é preciso vigiar
2 Vigilância é viver a sede de Deus.
3 A ressurreição nos garante o futuro de nossa espera.
Leituras:Sabedoria 6,12-16; Salmo 62; 1Tessalonicenses 4,13-18; Mateus 25,1-13
ReflexãoA perspectiva do Juízo vivendo o “presente”
 AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, imersos neste mês de Novembro, durante o qual a Igreja nos recorda as verdades eternas, a “Parábola das virgens descuidadas e das previdentes” introduz-nos na temática do “Juizo Final”. A parte central do grande “Credo” da Igreja, que trata do mistério de Cristo, termina com estas palavras: “De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos”.
A perspectiva do Juízo influenciou os cristãos, já desde os primeiros tempos, também na sua vida diária, como critério para ordenar a vida presente, como chamada à sua consciência e, simultaneamente, como esperança na justiça de Deus. A fé em Cristo nunca olhou só para trás nem só para cima, mas sempre para a frente, até à hora da justiça que o Senhor tinha repetidamente anunciado. Este olhar para a frente deu ao “presente” a importância que tem no cristianismo.
—Jesus, concede-me viver o presente com uma fé operativa, com obras e de verdade, esperando responsavelmente a hora do Esposo.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus é muito insistente: que estejamos preparados! Já me convenci desta necessidade?
- Se Jesus deixa tudo claro, expresso com muitos exemplos, parábolas, o que custa a muitos acreditar nele?
- E pensemos bem! Não é tão bom ser bom?
- Não é tão bom ser honesto, coerente, correto em tudo?
- Quem poderia elogiar alguém que não cumpre seus deveres, que não dá bom exemplo?

Leitura Orante
Autor: Site Catequese Católica
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 25,1-13 - Nossa lâmpada está acesa?
Preparo-me para a Leitura, renovando minha fé, com todos os que, neste espaço virtual, buscam a Palavra:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Mt 25,1-13, e observo a parábola do Reino dos céus.
Jesus disse: - Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono. 
- À meia-noite se ouviu este grito: 
"O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!" 
- Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: 
"Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando." 
- "De jeito nenhum", responderam as moças ajuizadas. "O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!" 
- Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada. 
- Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: 
"Senhor, senhor, nos deixe entrar!"
 - O noivo respondeu: 
"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!"
E Jesus terminou, dizendo:
 - Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora. 
Refletindo
As moças ajuizadas que levaram óleo para as lamparinas representam as pessoas que esperam o Senhor lutando para construir um mundo de acordo com o Projeto de Deus. São os cristãos que atuam nas comunidades, buscando a justiça, o amor, a verdade, como propõe Jesus no seu Evangelho. Agindo assim eles mantêm as lamparinas acesas e na Palavra de Deus, encontram o óleo para quando for preciso.As moças sem juízo são os que levam o nome de cristãos, mas não vivem como tal. Enganam aos outros e a si mesmos, buscam sempre seus interesses e não se preocupam com os demais, nem se alimentam da Palavra de Deus. Preferem outras "luzes" que não duram muito.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?)  O que o texto diz para mim, hoje?
O texto me convida a escolher o grupo com o qual quero ir ao encontro do noivo - o Senhor. Ainda há tempo para decidir pelo grupo que têm óleo de reserva ou pelo que não se preocupa com isto. Ou seja, basta-me viver o momento presente. Em Aparecida, os bispos falaram de "con-vocação" à comunhão e não, de buscas individuais. É um discipulado permanente. Este é o sentido das lâmpadas acesas.
Meditando
"A vocação ao discipulado missionário é con-vocação à comunhão em sua Igreja. Não há discipulado sem comunhão. Diante da tentação, muito presente na cultura atual de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela “nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão”. Isto significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão com os sucessores dos Apóstolos e com o Papa." (DAp 156). 
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, rezando com a súplica de Emaús, feita pelo papa, na abertura da V Conferência: “Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. 
Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.
Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e no cansaço de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza. 
Tu que és a Vida, fica em nossos lares, para que continuem sendo ninhos onde nasça a vida humana abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até seu término natural.
Fica, Senhor, com aqueles que em nossas sociedade são os mais vulneráveis; fica com os pobres e humildes, com os indígenas e afro-americanos, que nem sempre encontram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. 
Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os de tantas armadilhas que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças. 
Oh bom Pastor, fica com nossos anciãos e com nossos enfermos! Fortalece a todos em sua fé para que sejam teus discípulos e missionários!"
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) – Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é guiado pelo que disseram os nossos pastores na Conferência de Aparecida:
"Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp 167).
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 310 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo