sexta-feira, 25 de setembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito. - (Lc 9,18-22)

  


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 S E T E M B R O  MÊS  DA => BÍBLIA <=> PRÓ-JUVENTUDE <=> PREVENÇÃO AO SUICÍDIO  

 GARÇA/SP, 25 DE SETEMBRO de 2020 (sexta-feira) 269º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

SE VOCÊ NÃO PODE MUDAR SEU DESTINO, MUDE SUA ATITUDE.

(Amy Tan)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

DIA NACIONAL DA RADIODIFUSÃO

DIA MUNDIAL DOS FARMACÊUTICOS

DIA LATINO-AMERICANO DE LUTA CONTRA A COQUELUCHE [Tosse-Comprida]

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ATAXIA

DIA DA TIA SOLTEIRONA

DIA DA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO CRACK

DIA DO AUDITOR DA JUSTIÇA DESPORTIVA

DIA DO FIM DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Luiziana - Nova Aurora - Salto do Itararé (Paraná) Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul) Sena Madureira- Santa Rosa do Purus (Acre)Vitorino Freire (Maranhão) Mesquita (Mato Grosso) Formoso (Goiás)Itaeté (Bahia) Patu (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: João VITOR AZEVEDO DA SILVA (filhote da Carla/Marcelo-Garça/SP)ISABELLA FREITAS PRECIPITO (Garça/SP) José Domont Serrar (Lions Clube de PARANAÍBA /MS) Francisco Simões NETO  (Lions Clube de Herculândia /SP) ALEXANDRE OLIVEIRA CORREA (Dentista-Garça/SP) edson luiz merigue (Ourives Garça/SP) Irmã ameri gonçalves dos santos  (Garça/SP) RenÊ PiM (Garça /SP) CLEBER PINHA ALONSO (Marilia /SP) TARIK BOSQUE SAKER (Garça /SP)  LEONArA BRANDÃO  (Ribeirão Preto /SP) Rodrigo Reis  (Garça /SP) DANIELI DE ALMEIDA SASSO (Nutricionista - Marília /SP) Vinícius Moretti  (LEO Clube de Promissão/SP-Campo Mourão/PR) Pe. GABREL FORTIER (RSV-Vigário Paroquial da Paróquia Santa Isabel de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OSVALDO CRUZó1964ó56 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SANTA AURÉLIA e SANTA NEOMÍSIA

SANTO ALBERTO

SÃO SÉRGIO

SÃO FIRMINIO OU FIRMIN

São CLEOFÁS OU ALFEU

 

Na cruz ficaria clara sua identidade. É fácil seguir um vitorioso. Jesus quis ser conhecido como Homem das Dores. Depois da cruz, vem a ressurreição.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O ser humano é incapaz de sondar e conhecer os mistérios divinos. Por isso se refugia no Criador do universo e confia na sua bondade. Com humildade, celebremos a presença dinâmica de Deus em nossa vida. 

– Oração 

 

PAI, SÓ TU PODES REVELAR-ME A IDENTIDADE DE TEU FILHO JESUS. QUE EU A CONHEÇA DE FORMA VERDADEIRA PARA PODER CONFORMAR COM ELA A MINHA VIDA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 25 de setembro de 2020 6ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Não compreendemos nem explicamos a obra criadora de Deus, entretanto sentimos profundo desejo de eternidade. Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a resposta aos nossos anseios. 

 

1ª Leitura (Ecle 3,1-11) – Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu.  Leitura do Livro do Eclesiastes:

 

1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo o que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir.

 

4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.

 

9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 144(143)

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

 

 

– 25 de setembro de 2020 6ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

Tu és o Cristo de Deus. O Filho do Homem deve sofrer muito. - (Lc 9,18-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Veio o Filho do Homem, a fim de servir / e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10,45).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

 

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.

 

22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Abracemos as nossas fragilidades”

E vós, quem dizeis que eu sou?’” Pedro respondeu: ‘O Cristo de Deus’

(Lucas 9,20)

A narração do Evangelho de hoje nos coloca, primeiro, Jesus rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com Ele. A oração é sempre luz para o coração e a alma, a oração é sempre o nosso modo de comunhão com Deus.

 

É saindo da oração, sem perder o espírito de oração, que Jesus pergunta aos Seus: “Quem diz o povo que eu sou?”. Muitos estavam vendo Jesus, mas o que esse povo dizia sobre Ele?

 

É verdade que muitos não entendiam quem era Ele, a mente foi se abrindo aos poucos, alguns achavam que era João Batista agindo ali e outros achavam que era como Elias ou algum dos antigos profetas.

 

É importante entender que não estavam achando que Jesus era a reencarnação deles, mas é Jesus agindo como esses profetas agiam, como João Batista, como Elias, ou ainda, como tinha a promessa de que Elias voltaria, acharam que era ele que tinha voltado. O povo ainda não tinha noção de quem era Jesus.

 

Os anos se passaram e tivemos a graça de conhecer Jesus na Sua essência, o Cristo Crucificado e Ressuscitado, mas é verdade que, até hoje, muitos não sabem quem é Jesus, confundem quem Ele é; ou, simplesmente, não tiveram um encontro pessoal com a identidade de Jesus. 

 

“Cristo Jesus abraçou todas as fragilidades; e, para segui-Lo, em espírito e verdade, precisamos, primeiro, abraçar as nossas”

 

Por isso, Ele se volta para os Seus discípulos: “E vocês, quem dizem que eu sou?”. É Pedro quem, de forma concisa, responde: “Tu és o Cristo de Deus”. Na verdade, essa é a identidade de Jesus, Ele é o Messias, o ungido, o enviado, é Aquele que os profetas d’Ele falaram, é Aquele que foi profetizado, é o Cristo de Deus, porém, Pedro ainda não tem a total consciência do que significa ser o Cristo.

 

Cristo, para alguns, é o Cristo triunfante e glorioso, e Ele é! Cristo é glorioso, porém, Ele deve, primeiro, sofrer muito, ser rejeitado, morto e só depois ressuscitar. Se não identificamos Cristo Crucificado, não podemos reconhecê-Lo Ressuscitado, se não passamos pela paixão, pela Via-Sacra do Senhor, não podemos acompanhá-Lo em Sua glória.

 

Por isso, o Messias que está na cabeça de alguns é um super-herói, vencedor sobre todas as coisas. Esse Cristo é vencedor sobre a morte, sobre o mal, mas Ele passa pela morte e pela rejeição humana. Muitos de nós não conseguimos trabalhar a nossa humanidade porque não queremos lidar com as fragilidades da existência humana.

 

Cristo Jesus abraçou todas as fragilidades; e, para segui-Lo, em espírito e verdade, precisamos, primeiro, abraçar as nossas. É preciso saber quem é Jesus, mas é preciso também saber quem somos, assumindo aquilo que somos e nossas fragilidades, porque elas serão transformadas pelo poder de Cristo Jesus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os contemporâneos de Jesus não têm ideia clara sobre quem ele é. Evocam João Batista, Elias ou algum dos antigos profetas. Os apóstolos, pela voz de Pedro, respondem corretamente. Mas a Pedro falta compreender que tipo de Messias é Jesus. Não o valente guerreiro que viria para expulsar os ocupantes romanos. Não alguém que vai triunfar pela força e poder. Jesus é o Messias que dará sua vida para resgatar da escravidão do pecado a humanidade inteira. Visto que os apóstolos não estavam em condições de entender a verdadeira identidade do Messias, Jesus os proíbe de contar a alguém a revelação feita a Pedro. A partir da ressurreição, as pessoas saberão

quem de fato é “o Messias de Deus”. Por ora, o Messias encaminha-se para a morte na cruz.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, “Messias de Deus”, reconhecemos que não basta ter informações sobre quem tu és. É necessário que assumamos teu modo de vida; que sejamos teus fiéis seguidores, conscientes de que percorres um caminho de sofrimento até a entrega total de tua vida mediante tua morte na cruz. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 9,18-22 - Qual sua resposta a Jesus: "Para você, quem eu sou?"

 

Oração Inicial


Neste novo dia que o Senhor nos concede, com alegria acolhamos a Palavra de Deus. Diante das interrogações de Jesus aos seus discípulos – “Quem dizem as multidões que eu sou?” e “E vós, quem dizeis que eu sou?” –, Pedro prontamente responde: “Tu és o Cristo de Deus”. Que a escuta e a meditação da Palavra motivem em nós a mesma profissão de fé de Pedro.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Qual é o questionamento que Jesus dirige aos seus discípulos? Para Simão Pedro, quem é Jesus? Qual é a reação de Pedro diante do anúncio de que o Filho do Homem irá sofrer, ser morto e depois ressuscitar?

 

“É decepcionante seguir um líder por motivos errados. Jesus quer saber até que ponto suas pregações e seus sinais haviam ensinado o grupo. Segundo as multidões, disseram os apóstolos, Jesus é um profeta. A definição de Jesus como profeta é verdadeira, mas insuficiente.

 

A segunda pergunta questiona os apóstolos. Pela primeira vez, no evangelho de Lucas, Jesus é reconhecido como Cristo, o Ungido de Deus. Sem rejeitar a opinião de Pedro, Jesus acrescenta dois elementos que não faziam parte da concepção messiânica da época: o sofrimento e a ressurreição. Jesus pediu segredo.

 

Na cruz ficaria clara sua identidade. É fácil seguir um vitorioso. Jesus quis ser conhecido como Homem das Dores. Depois da cruz, vem a ressurreição.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Quem é Jesus para mim hoje? De que forma o texto fortalece minha caminhada de fé?

 

Para nossa meditação, podem nos ajudar algumas palavras do Documento de Aparecida: “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho e Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da Boa Nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão” (DAp, 29).

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Invocações a Jesus Mestre:
“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz?

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.