domingo, 24 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. - (Mt 28,16-20)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  –
 P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 24 DE MAIO de 2020 (domingo) 145º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
DEUS NÃO NOS DEU UM ESPÍRITO DE TIMIDEZ, MAS FORÇA, DE AMOR E DE PODER.
(Paulo de Tarso)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL DO CAFÉ
 DIA NACIONAL DO MILHO
 DIA NACIONAL DO CALCÁRIO AGRÍCOLA
 DIA NACIONAL DO CIGANO
DIA PANAMERICANO DO ENGENHEIRO CIVIL
DIA DO VESTIBULANDO
DIA DO TELEGRAFISTA
 DIA NACIONAL DO DETENTO
DIA DO DATILÓGRAFO (DIGITADOR)
DIA DA ARMA DE INFANTARIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Elevação da Vila de Santo Antônio dos Patos [atual cidade de Patos de Minas] - Abre Campo - Caratinga - Monte Santo de Minas - Palma - Prados - Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais) Mauá da Serra - Santo Antônio da Platin (Paraná) Palmares - Sertânia (Pernambuco)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:TÂNIA BARROS SHIRAKAWA (prima-Campinas /SP) SONIA MARINES DIAS PINTO (Lions Clube de Flórida Paulista/SP)  ANA CAROLINA GIMENEZ SABATINE (Garça/SP)NEIVA BENTO BELINI (Garça/SP) MARCO ANTONIO MUNHOZ DE LIMA (Garça/SP) VALCIRIA CHAGAS GOUVEIA DA SILVA (Garça/SP) AMANDA RIBEIRO GUIMARAES DE OLIVEIRA (Garça/SP) LUISA REHDER DALL AGNOL (Marilia/SP)CASSIANA TOFFOLI JORGE (Garça /SP) WALTER IZIDORO MARTINS (Garça /SP) MARIA DEL CORAL FERNANDEZ (Garça /SP) CELSO DE SOUZA (Garça /SP)  ) Frei RAFAEL MELLO LUCIANO DA SILVA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP)

 SANTO DO DIA 
■ SÃO JOÃO VICENTE DE LÉRINS
SANTA SARA KALI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Homens da Galileia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar, do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Em comunhão com os cristãos do mundo inteiro, celebremos nesta Eucaristia a Ascensão do Senhor. Jesus conclui sua missão, despede-se dos seus e é elevado e glorificado pelo Pai.  Em sintonia com o tema deste dia mundial das comunicações, a Igreja, continuadora da missão do Mestre, transmite a herança da memória da vida de Jesus a todas as gerações. 
– Oração 
PAI, QUE A CERTEZA DA PRESENÇA DE TEU FILHO JESUS SEJA ESTÍMULO PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO QUE RECEBI: A DE PROCLAMAR O REINO A TODOS OS POVOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 24 de maio de 2020  Domingo Ascensão do Senhor da Páscoa
– Liturgia da Palavra 
Acolhendo os relatos da elevação de Jesus aos céus, tornado cabeça da Igreja, somos conclamados a continuar a missão, na certeza de sua permanente presença entre nós. 

1ª Leitura (At 1,1-11) – Jesus foi levado aos céus, à vista deles.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.
9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 47(46)
Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.


2ª Leitura (Ef 1,17-23) – E o fez sentar-se à sua direita nos céus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá; qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– 24 de maio de 2020  Domingo Ascensão do Senhor da Páscoa –
Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. - (Mt 28,16-20)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
  Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.

18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Formemos discípulos para Jesus”
Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo
(Mateus 28,19-20)
Jesus permaneceu conosco 40 dias; hoje, Ele sobe aos Céus, mas continua conosco e está no meio de nós. Esses 40 dias, que correspondem ao tempo da Sua Ressurreição gloriosa, preparando-nos para receber o Espírito Santo, vêm para confirmar, relembrar e curar o nosso coração tão marcado ainda pela dor da Sua morte.

Agora, Ele vai para enviar do Pai, o Espírito que há de nos guiar, dirigir e levar-nos por todas as estradas da vida para sermos Jesus no mundo, para agirmos na autoridade d’Ele, para assumirmos aquilo que Ele mesmo mandou fazer: batizar em nome da Santíssima Trindade.

Em nós está a autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sobre nós repousa toda a unção do Espírito, e precisamos agir em nome d’Ele. Primeiro, precisamos ir e fazer discípulos.

“Proclamemos e anunciemos Jesus, e até que Ele volte, formemos discípulos para Ele”

O discípulo é aquele que aprende com o Seu Mestre. Sou discípulo de Jesus, formado na escola d’Ele, formando-me a cada dia não para receber diploma, mas para entrar e conquistar o Reino dos Céus. E não posso fazer outra coisa, a não ser discípulos e seguidores de Jesus.

As pessoas estão nas redes sociais em busca de seguidores, os mestres da vida precisam de seguidores, e cada um está atrás dos seus discípulos. Mas nós não, porque fazemos discípulos para Jesus.

Queremos que você, que a sua casa, que a sua família tenha outro mestre, ninguém acima de Jesus, ninguém mais do que Jesus guiando, orientando e direcionando a vida de cada um de nós. Precisamos viver na autoridade de Jesus, por isso se o Mestre pode pedir alguma coisa a nós, Ele está nos pedindo: formemos discípulos.

Pai e mãe, na sua casa, forme filhos para serem seguidores de Jesus. Naquilo que você faz, no uso das suas redes sociais, forme pessoas apaixonadas por Jesus, pessoas que tenham amor por Ele. Semeie o Evangelho, fale do Evangelho e de Jesus, semeie Jesus, proclame o amor d’Ele, mas não proclame um Jesus distante que foi para o Céu e só voltará um dia, porque Ele voltará na glória. Proclame que Jesus está no meio de nós: “Eis que eu estarei convosco todos os dias”.

Não há dia de descanso nem de férias da presença de Jesus, porque Ele está no meio de nós. Quando anuncio o nome d’Ele, quando me reúno e prego em nome d’Ele, quando perdoo e me reconcilio com os outros em nome d’Ele, Ele está no meio de nós. Quando nos reunimos para celebrar o Seu amor na Eucaristia em todos os sacramentos, é Jesus quem está entre nós.

Proclamemos e anunciemos Jesus, e até que Ele volte, formemos discípulos para Ele.

Deus abençoe você!


 Reflexão - A ascensão: Cristo recebe a homenagem do céu
 Direitos reservados Fray Josep Mª MASSANA i Mola OFM
(Barcelona, Espanha)
Hoje— contemplamos como antes de subir aos céus com seu corpo ressuscitado, Jesus manda à Igreja continuar com sua missão no mundo, daí a responsabilidade de predicar o Evangelho, ensinar às pessoas, fazer novos discípulos e batizar.

Cristo regressa à glória de Deus e deixa de fazer-se fisicamente visível. Depois de ter vivido entre nós e de sacrificar-se amorosamente por nós, Jesus Cristo está agora "sentado" à direita do Pai: o Céu lhe rende homenagem e o Pai aceita o sacrifício oferecido por nossa salvação. Jesus voltará para julgar aos vivos e mortos, e seu reino não terá fim. Enquanto, Ele não nos abandona, e sim que pelo Espírito Santo, está e estará sempre conosco hasta o fim do mundo.

— Aclamamos-te, Pai, porque em Cristo nos dás a vida e a graça. Pedimos-te que nos concedas participar um dia da glória que teu Filho já possui em plenitude.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Segundo o Evangelho de Mateus, Jesus faz sua última aparição na Galileia. É lá que o Mestre iniciou sua missão e lá a conclui. É nas periferias, fora do grande centro religioso e político, que o pequeno grupo também é convidado a iniciar sua missão. Antes de deixar os apóstolos, Jesus lhes transmite as últimas instruções. São convidados a fazer discípulos todos os povos, a missão universal da Igreja. A prática do batismo em nome da Santíssima Trindade nasceu no início da Igreja e perdura até hoje. É o sinal do ingresso na comunidade de Jesus. Mateus conclui seu evangelho confirmando a “profecia” do início (1,23): Jesus é o Emanuel, o Deus conosco (“estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”). No dizer de Santo Agostinho, Jesus, com sua ascensão, não abandona a humanidade, assim como não abandonou o “céu quando desceu à terra, nem se afastou de nós quando subiu ao céu”. Cristo continua presente na humanidade e comprometido com ela, mediante a comunidade cristã.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, aos teus discípulos reunidos falas tuas últimas palavras. Voltas para o Pai, mas entregas para nós a tua mesma missão, a de continuar a tua obra capaz de transformar o mundo. Sabemos que a tarefa é exigente, porém contamos com tua perene assistência, segundo tua promessa. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 28,16-20 - Ascensão de Jesus aos céus
Hoje é o dia da Ascensão do Senhor e também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Veja a Mensagem do papa Francisco para hoje: 54º Dia Mundial das Comunicações.

Preparamo-nos para a Leitura Orante,
saudando, com todos os internautas, a Santíssima Trindade, com a oração:


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?O que diz o texto do dia?

Lemos, atentamente,  o texto: Mt 28,16-20.
Os onze discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas. Então Jesus chegou perto deles e disse:
- Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

Refletindo
O evangelista Mateus descreve de maneira magnífica a Ascensão de Jesus. O Mestre e os discípulos vão ao monte, na Galileia, como se voltassem onde tudo começou. "Chegaram ao monte". O monte simboliza a ascensão, onde o Mestre lançou seu manifesto inicial, descrito no Sermão da Montanha, em Mateus, capítulos 5 a 7. Foi onde também se transfigurou - Mateus 17. Os onze discípulos representam toda a Igreja de todos os tempos. Eles vêem o Ressuscitado e vão ser suas testemunhas. Jesus afirma sua "plena autoridade" quando diz: "Deus me deu todo o poder no céu e na terra". Assim, envia os discípulos a todos os povos. Não para serem mestres. Mas, para "fazer discípulos" de Jesus, seus seguidores.  Apresenta-lhes também o método de evangelizar: que comecem batizando-os em nome da Santíssima Trindade e despertando a vida de acordo com o ensinamento de Jesus. Termina, garantindo que estará com os que o seguem "todos os dias, até o fim".
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para nós, hoje?

Fala da missão de todo cristão.

Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp 167).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Hoje é o 54º Dia Mundial das Comunicações.
Rezamos o Ofertório pela Comunicação social

Senhor, ofereço-vos, em comunhão com toda a Igreja,

Jesus na Eucaristia e a mim mesmo, como oferenda permanente e agradável a vós.
- Em reparação pelas mensagens errôneas e comportamentos equívocos, divulgados pelos meios de comunicação.
- Para que regressem à casa do Pai aqueles que se afastaram, seduzidos por esses poderosos instrumentos.
- Pela conversão daqueles que no uso desses instrumentos, desconhecem os ensinamentos de Cristo e da Igreja, e desviam a humanidade  do caminho da salvação.
- Para que todos sigamos o único Mestre, que,  na plenitude do vosso amor, enviastes às pessoas, e que nos apresentastes, dizendo: “Eis o meu Filho amado. Ouvi-o!”
- Para que todos conheçamos e procuremos tornar conhecido Jesus, Palavra encarnada, o único e verdadeiro Mestre, o caminho seguro que nos leva a conhecer o Pai e a participar de sua vida.
- Para que aumentem, na Igreja, os sacerdotes, os consagrados e consagradas, os leigos e leigas que, através dos meios de comunicação anunciem aos homens a mensagem evangélica da salvação.
- Para que os comunicadores e comunicadoras – escritores, técnicos, divulgadores – sejam pessoas evangélicas, capacitadas em sua área de trabalho, e autênticas testemunhas de Cristo no campo da comunicação social.
- Para que as iniciativas católicas nesse setor, cresçam em número e eficácia, de tal modo que, promovendo os valores humanos e cristãos, superem tudo o que se opõe à salvação das pessoas.
- Para que nós, conscientes de nossos limites, nos aproximemos, com humildade e confiança, da fonte da vida, e nos alimentemos com a vossa Palavra e com a Eucaristia.
- Por todas as pessoas, nós vos pedimos, ó Pai, luz, amor e misericórdia.
( Ofertório Paulino)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é voltado para a missão de motivar mais seguidores do Mestre Ressuscitado.

BÊNÇÃO
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar,
a bênção do Filho, nascido de Maria,
a bênção do Espírito Santo de amor,
que cuida com carinho,qual mãe cuida da gente,
esteja sobre todos nós. Amém!

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!