domingo, 15 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro? - (Mt 11,2-11)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 15 DE DEZEMBRO de 2019 (domingo) 349º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
PODEMOS FAZER TUDO QUE QUISERMOS SE FORMOS PERSEVERANTES.
(Helen Keller)


 Datas Comemorativas 
DIA Do POLICIAl MILITAR (SP)
DIA DO JARDINEIRO
DIA NACIONAL DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIA NACIONAL DO ARQUITETO E DO URBANISTA
DIA DO JORNALEIRO
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bragança Paulista  - Caieiras (São Paulo) Brejetuba - Jerônimo Monteiro (Espírito Santo) Paty do Alferes - São José do Vale do Rio Preto (Rio de Janeiro) Unaí (Minas Gerais) Braga - Casca -  Chiapeta  - Esteio  - Frederico Westphalen - Gaurama - Gramado - Ibarama - Ibirapuitã - Ibiruba - Ipê - Miraguaí - Panambi - Pantano Grande - Pejuçara - Piratini - Rosário do Sul  - Sananduva - Três de Maio  - Trindade do Sul  - Osório  (Rio Grande do Sul) Floraí - Nova Esperança do Sudoeste - Pinhão - Pitangueiras - Quedas do Iguaçu  (Paraná) Bayeux - Livramento (Paraíba) Arroio Trinta - Salto Veloso (Santa Catarina) Arenápolis - Chapada dos Guimarães - Pinhalão (Mato Grosso) Batalha - Beneditinos- Bom Jesus - Canto do Buriti  - Castelo do Piauí - Palmeirais - Simplício Mendes - Paulistana (Piauí) Cidade Ocidental - Urutaí (Goiás) Baraúna (Rio Grande do Norte) Aurelino Leal (Bahia) Divina Pastora - Riachão do Dantas (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANTONIO CARLOS PALMA JÚNIOR (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) MAURICIO APARECIDO BUENO (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARCOS  ANTÔNIO  PERES MATA (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação /MS) MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA (Eq. 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ANA PAULA MENDES (Garça /SP) SONIA MARIA CASAGRANDE ANSANELLO (Garça /SP) FERNANDA ROSÁRIO JÚDICE (Garça /SP) WLADIMIR DUTRA BRANCO (Garça /SP) ABNER SILVA FILHO (Marilia /SP)CASSIANA SERAGUCI (Garça/SP) Jana Casadei MANtUANI  (Garça/SP) Pe. José João DE CHICO  (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista /SP) MARIA Henriqueta CARVALHO PeGOLO  (Mogi-Guaçu/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VIVIANE AP SOARES DA SILVA e PEDRO AUGUSTO DA SILVA DOS SANTOSó2012ó07 ANOSó(Garça /SP)
 Dia do ANIVERSÁRIO DA ORDENAÇÃO DO Pe. Miguel João Borro  ó1979ó40 ANOS  (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Tupã/SP)

 Santo do Dia 
SANTA Virgínia Centurione Bracelli
SANTA Nina ou Cristiana  
■ Maria Vitória de Fornari Strata
■ Carlo Steeb

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai-vos! O Senhor está perto (Fl 4,4s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Alegremo-nos todos no Senhor, pois ele está próximo. Reconhecendo seus benefícios, queremos nos deixar contagiar pelo anúncio de salvação que ele nos faz nesta liturgia. A chegada do Salvador renova nossa esperança, afasta o desânimo e firma nossos passos no caminho do evangelho. Este é o domingo da alegria, pois Deus cumpre suas promessas.
– Oração 
PAI, DÁ-ME DISCERNIMENTO PARA RECONHECER A CONDIÇÃO MESSIÂNICA DE TEU FILHO JESUS, ENVIADO PARA DEVOLVER A ESPERANÇA AO CORAÇÃO DA HUMANIDADE ABATIDA PELO SOFRIMENTO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus, que inspirastes ao presbítero são João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 15/12/2019 – 3º Domingo do Advento –
É grande a expectativa pela vinda do Salvador. A Palavra de Deus nos convida a fortalecer o coração e ficar firmes na esperança, que nos leva a ver nas obras de Cristo o prenúncio de tempos de alegria.  

1ª Leitura (Is 35,1-6a.10) – É o próprio Deus que vem para vos salvar.  Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar”.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.
10Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 145(146)
Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!


2ª Leitura (Tg 5,7-10) – Fortalecei vossos corações porque a vinda do Senhor está próxima.  Leitura da Carta de São Tiago:

Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.
8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.
9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Evangelho do dia
15/12/2019 – 3º Domingo do Advento –
És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro? - (Mt 11,2-11)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação! (Is 61,1).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”
4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”
7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: ‘Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“Sejamos a seta que aponta o caminho de Jesus”
 Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”
(Mateus 11,11).
João estava na prisão e mandou que seus discípulos perguntassem a Jesus se Ele era mesmo o Messias ou se deveria esperar por outro. Não é que João tivesse dúvida porque Ele sabia quem era Jesus. João queria que os seus discípulos tivessem a convicção de que Jesus estava no meio deles; e precisamos, como discípulos do Mestre Jesus, ter a mesma certeza de que Jesus está no meio de nós.

Por isso, Jesus vai falar quem é João. João é aquele que estava no deserto, aquele que preparou os caminhos do Senhor. João se fez humilde porque era formado na via da ascese, da penitência e da mística do Céu.

Um homem formado pela mística do Céu poda o seu próprio coração para se tornar evangelicamente a seta de Deus. Quando eu digo “seta” quero dizer aquilo que dá a direção, a seta mostra o caminho por onde devemos andar. A seta não é o caminho, a seta nos mostra o caminho, porque João foi a seta que nos mostrou o caminho que é Jesus.

João foi aquele que se tornou a voz por onde a Palavra de Deus ecoou, João era a voz, mas ele não era a Palavra; a Palavra era Jesus. Por isso, João não anunciava a sua palavra, e sim a Palavra de Deus; assim como João não se fazia caminho, mas apontava o caminho que era Jesus.

“A seta nos mostra o caminho porque João foi a seta que nos mostrou o caminho que é Jesus.”

E é assim que precisamos aprender a ser, porque Jesus está dizendo que entre os nascidos de mulher, ninguém foi maior do que João, ninguém anunciou mais o Reino de Deus, preparou o caminho de Deus do que João. Ninguém foi maior profeta do que João, contudo, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.

O Reino dos Céus que João preparou e anunciou não é para os grandes, é para os pequenos, para os humildes, para quem sabe se humilhar para se tornar pequeno e não para quem reclama o crescimento da sua grandeza, do seu orgulho, da sua soberba, desses sentimentos vaidosos que tomam conta da alma e do coração humano.

Aprendemos com João que a via da salvação é a penitência e a humildade, isto é, aprendermos que não somos o caminho, mas precisamos ser a seta para mostrar o caminho; é aprender que não temos a Palavra, mas que a nossa Palavra precisa ser a Palavra de Deus, única, autêntica, libertadora e salvadora.

Olhemos para João que nos aponta o caminho da conversão. Não podemos seguir a Jesus, se não aprendermos com João Batista o caminho da conversão todos os dias da nossa vida.

Deus abençoe você!
– Reflexão - O Deus conosco "abraçou" a nossa humanidade 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— 3º Domingo do Advento, chamado domingo "gaudete" (= alegrai-vos), o mistério de Belém revela-nos o Deus conosco, o Deus que está próximo de nós, não só em sentido espacial e temporal; Ele está próximo porque "abraçou", por assim dizer, a nossa humanidade; assumiu a nossa condição, escolhendo ser em tudo como nós, excepto no pecado, para fazer com que nos tornássemos como Ele.

Portanto, a alegria cristã brota desta certeza: Deus está próximo, está comigo, está conosco, na alegria e no sofrimento, na saúde e na doença, como amigo e esposo fiel. E esta alegria persiste também nas provações, no próprio sofrimento, e não permanece na superfície, mas no profundo da pessoa que se recomenda a Deus e n'Ele confia.

—A alegria entra no coração de quem se põe ao serviço dos pequeninos e dos pobres. Deus habita em quem ama deste modo, e a alma está em júbilo.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O evangelho nos dá a notícia de que João Batista está preso e que, da prisão, ele envia mensageiros para saber a respeito de Jesus se seria ele o Messias ou se era preciso esperar por outro. É a dúvida que está na cabeça dele e de muitos outros. Jesus não responde sim ou não aos discípulos do precursor, mas pede que levem a João a notícia das obras que são realizadas por ele: revela-se não por palavras, mas por obras. Pelos frutos, diz Jesus, vocês conhecerão a árvore. Jesus é realmente o verdadeiro Messias tão esperado: cura os doentes, liberta do mal e dá esperança aos pobres. É a nova realidade proposta pelo Mestre. Nele se cumpre o plano divino, pois ele nos revela o amor e a ternura de Deus, como fora anunciado pelos profetas. Num segundo momento, o próprio Jesus apresenta a identidade de João. O Batista não é um caniço agitado pelo vento, que age conforme as circunstâncias; não é alguém representante da classe dominante, pois se fosse não estaria vivendo no deserto; ele é mais que profeta: é o mensageiro que denunciou o luxo e a arrogância dos poderosos e anunciou e preparou a chegada do Mestre.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor:  Paulinas
Conteúdo publicado em https://liturgia.catequisar.com.br/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 11,2-11 - o menor no Reino dos Céus é maior do que ele
Oração Inicial
A liturgia deste tempo de Advento nos oferece sinais sensíveis que nos possibilitam fazer a experiência da espera do Senhor: a palavra de Deus, as orações, os cantos, os profetas…, tudo é anúncio de Boa Nova: Deus nos visita. Deus se faz irmão, a Salvação está perto. Na Liturgia deste domingo, iluminados pela Palavra de Deus, deixemo-nos conduzir por seus ensinamentos e preparemos o nosso coração para o Natal do Senhor.
Oração: “Espírito Santo, concede-nos a ousadia de São João Batista no anúncio do Reino. Que neste tempo do Advento sejamos tocados pelo testemunho do precursor do Messias e preparemos o nosso coração para a vinda do Senhor. Amém.” Rezo ou canto:
“Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra inunda meu ser, permanece entre nós.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - Busque apropriar-se do texto, não olhando como espectador, mas sim como participante da cena. Tenha uma relação pessoal e direta com os personagens. Use a imaginação para conhecer e aprofundá-lo interiormente.
“Três figuras monumentais iluminam o Advento. O profeta Isaías, mantendo a esperança de um povo, Maria dando o “sim” à encarnação e João Batista mostrando que Ele está no meio do povo. João Batista tinha anunciado o Messias com características de juiz radical e a pregação do Nazareno parecia distanciar–se disso. Ele falava de um Pai perdoador, que acolhe o filho pródigo. Certamente João ficara sabendo que ele acolhia publicanos e pecadores e até fazia refeições com eles. A dúvida era legítima e por isso, estando preso, João mandou alguns dos discípulos para saber se era ele “aquele que devia vir”. Fugindo da teoria, Jesus manda contar a João Batista as obras que Ele fazia.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz a você? Qual palavra encontrou sintonia em sua vida? Qual convite o texto lhe faz? De que forma o testemunho de João Batista tem o(a) ajudado na vivência deste tempo de espera do Senhor? Que estes dias de preparação para o nascimento do Filho de Deus nos ajudem a preparar também nosso coração, para que Ele nasça em cada um de nós.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - “Nós vos pedimos, ó Pai de bondade, que a vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda de vosso Filho, possamos obter a revelação necessária para vivermos segundo a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém” (Ivone Brandão de Oliveira, no livro “Novena de Natal”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Vamos contemplar os sinais que Deus nos mostra de que Ele está perto. Vamos avaliar nossos valores, nossas escolhas, de modo que o Natal seja o que deve ser: uma festa dedicada à reconciliação, à solidariedade, à alegria da presença de Deus. Dediquemo-nos ao perdão generoso e compreensivo que aprendemos com um Deus compassivo.

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.