segunda-feira, 20 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. – (Lc 8,16-18)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R O – 

M Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 20 DE SETEMBRO de 2021 (segunda-feira) 263 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

CONSIDERO AS ESCRITURAS SAGRADAS A FILOSOFIA MAIS SUBLIME.

(Isaac Newton - Físico e Matemático)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO FUNCIONÁRIO MUNICIPAL

DIA DO POMBO DA PAZ

DIA DO ENGENHEIRO QUÍMICO

DIA DO PAPELEIRO

DIA DO BATERISTA

DIA DO COLETOR DE LIXO

DIA DO IDOSO JAPONÊS

DIA DO ORTODONTISTA

 DIA DO GAÚCHO

DIA DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

DIA DA FUNDAÇÃO DA TV CULTURA EM SÃO PAULO-SP

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)

SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Ipaussu - Itapeva (São Paulo) Pará de Minas (Minas Gerais) Aurora do Pará (Pará) Ponte Alta (Santa Catarina) Muricilândia (Tocantins)Massapê (Ceará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  TALITA FERNANDA AMARAL CONESSA (minha nora-Lions Clube de Garça /SP)LUIZ THIAGO VERI DE ANDRADE (SYSTH-Sistema Gestão-Garça /SP)ANA LUIZA CORREA LEITE DE MORAES (Francine-Garça /SP)WILSON ABREU DA SILVA (Contador Marilia-Vera Cruz /SP)MARLY PEREIRA DE AMORIM (professora-Garça/SP)DARCY LAMONATO (Lions Clube de Lins /SP)ODAIR BOIAGO (Lions Clube de Mirandópolis/SP) IsAMARA  CAVICCHIOLLI  CRIVELARO (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) WALTER CASSETA (Lions Clube de SP BANDEIRANTES /SP)JOSÉ ANTONIO ROBERTO PIMENTEL (Lions Clube de Santos Sul/SP)CELSO KOTAKI (DJ-Lins/SP) ALEXANDRA PAZINI FERREIRA (Marilia/SP)LUIZ FERNANDO CORREA (Garça /SP) FREI ADEMIR FRANCISCO MATILDE, OFM (NECO) (CE Equipe Nossa Sra. das Famílias-ustódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE FRANCA CENTROó1958ó63 ANOS (Distrito LC 6)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NoSSA SeNHORA DAS ANGÚSTIAS

SANTo ANDRÉ KIM e COMPANHEIROS MÁRTIRES

No início do século XVII, os leigos coreanos introduziram a fé cristã na Coreia, formando uma comunidade cristã fervorosa ainda que sem a presença de pastores. Somente em 1836 chegaram os primeiros missionários. Nos anos seguintes, sobrevieram várias perseguições, que resultaram numa centena de mártires, entre os quais o padre André Kim Taegon (primeiro padre coreano) e o leigo Paulo Chong Hasang.

SANTA CÂNDIDA

SÃO Paulo Chóng Hasang

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Olhai a maneira como ouvis! – Lc 8,16-18

 

 

- Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra dos santos mártires. Conosco alegram-se os anjos e glorificam o Filho de Deus.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

André Kim, presbítero, e o grande apóstolo leigo Paulo se destacaram entre os missionários que evangelizaram a Coreia, no século 17. Com eles havia numerosos leigos, homens e mulheres, velhos, jovens e crianças, que, tendo suportado os suplícios do martírio, consagraram com o precioso sangue os primeiros tempos da Igreja coreana.

 

– Oração 

 

PAI, TRANSFORMA-ME EM LÂMPADA DO REINO, PARA QUE, POR MEIO DE MEU TESTEMUNHO DE VIDA, EU POSSA MOSTRAR TEU CAMINHO A MUITAS PESSOAS QUE VAGAM NAS TREVAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, pro vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coréia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Concedei que, pelo exemplo e intercessão deles, possamos perseverar até a morte na observância de vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 20 de setembro de 20212ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Senhor devolve aos exilados a esperança e o entusiasmo: poderão regressar à sua terra e reconstruir o templo de Jerusalém. Sua Palavra ilumina nossa vida e missão e nos convida à escuta generosa. 

 

1ª Leitura (Esd 1,1-6) – Quem, dentre vós todos, pertence ao povo de Deus suba a Jerusalém e construa o templo do Senhor.  Início do Livro de Esdras:

 

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação:

2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence a seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 126(125)

 

Maravilhas fez conosco o Senhor!

 

 

– 20 de setembro de 20212ª-feira da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz.   (Lc 8,16-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vós sois a luz do mundo; / brilhe a todos vossa luz. / Vendo eles vossas obras, / deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. 

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Multipliquemos os dons que recebemos de Deus”

 

Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”

(Lucas 8,18).

Quando escutamos a lógica de Jesus, vamos pensar: “Não tem lógica isso. Se Deus veio nos trazer a justiça, como é que Ele está dizendo que quem tem alguma coisa será dado ainda mais, e quem não tem será tirado até o que tem?”. Porque o que nós temos são dons e talentos, essa é a graça que todos nós temos, até quem você pensa que não tem dom nenhum… Aí o que você pensa não ter, realmente você não vai, porque até o que você imagina ter lhe será tirado, porque a vida lhe tira, o tempo lhe tira, porque a graça lhe tira. Mas o que você tem, se você usa, se você multiplica, se você faz acontecer, se você não esconde a graça, e sim a multiplica, mais graça você terá na vida.

 

Se você tem dons, por favor, não os enterre, não enterre a graça de Deus que está em você, não seja como aquele homem que diz: “Recebi tão pouco”, aí ele foi lá e simplesmente se acomodou. Não seja esse servo mau e preguiçoso, não seja aquela pessoa que vive a vida reclamando e se escondendo. Aqui não dá para viver uma falsa modéstia, uma falsa humildade, porque a graça que Deus nos dá é, na nossa própria indignidade, nos dar o seu espírito de criatividade.

 

Que beleza as pessoas que estão usando os dons que têm para fazer o bem, para se sobressair até das coisas negativas, das tragédias da vida. Porque isso é colocar para fora os dons que têm. Não é escondê-lo, não é retê-lo, não é ficar na mágoa, no ressentimento, no rancor, na tragédia. É superar, é ir para a frente, é não andar para trás.

 

“Se você tem dons, por favor, não os enterre, não enterre a graça de Deus que está em você”

 

E você não pode nem se limitar pelos limites. Sou um admirador das pessoas que têm limites físicos, e como elas nos surpreendem. Adoro acompanhar as Paralimpíadas para ver como aquelas pessoas que têm alguma deficiência ou passaram por algum momento na vida em que o limite físico lhes constrangeu, mas venceram. Elas fazem muito mais do que nós que temos duas pernas, dois braços e ficamos sempre com desculpas.

 

Se você não pode correr, você pode andar; se você não pode andar depressa, você pode andar devagar; o que você não pode é ficar só em cima da cama reclamando e lamentando: “Não sou como fulano”. A graça de Deus é para nos levantar, é para usarmos nossos dons, nossos talentos para fazer o Reino de Deus acontecer. Não podemos parar, estagnar na vida, porque sofremos um baque, porque passamos por uma decepção, porque perdi aquela pessoa que era tudo para mim.

 

Quem é tudo para mim é Deus, é claro que a pessoa tem a sua importância; minha mãe teve uma importância única na minha vida, mas tudo que aprendi da minha mãe foi lutar, foi ir para frente, ela não me criou para ser uma pessoa que vivesse chorando o resto da vida porque ela morreu. Ou você que ficou viúvo, viúva, ou até você que perdeu um filho… Dói demais. Mas é preciso, com a graça de Deus, superar; para não enterramos os talentos, para trazermos à luz e à graça aquilo que a graça de Deus nos deu.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os discípulos receberam a explicação da parábola do semeador e foram iluminados. Não devem guardar para si o tesouro precioso dos ensinamentos do Mestre; ao contrário, devem ser luz para o mundo. A Palavra de Deus, de fato, tem cunho universal: não é exclusividade de grupos fechados. Sendo Palavra que liberta, não pode ficar oculta ou abafada: “A Palavra de Deus não está algemada” (2Tm 2,9). Em outra passagem, Jesus disse: “O que vocês disserem no quarto, ao pé do ouvido, será proclamado sobre os telhados”. A seus discípulos e a nós Jesus recomenda abertura de coração para acolhermos sua mensagem em medida generosa. Quanto mais a pessoa se abre para Deus sem cálculos, tanto mais Deus se manifesta a ela. Se a pessoa é mesquinha e se retrai, mesmo assim Deus não se retira nem deixa de se comunicar.

 

ORAÇÃO

Ó Mestre Jesus, recomendas que tua Palavra não seja monopólio de pequeno grupo, como uma seita. Ao invés, queres que tua Palavra seja conhecida, amada, praticada e divulgada. Faze de nós, Senhor, autênticas testemunhas da tua Boa-Nova em toda parte e por todos os meios. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 8,16-18 - Para que todos vejam a luz, somos comunidade eclesial missionária

 

Oração Inicial
Ao entrar em oração aquietemos nosso ser, corpo e mente, para estarmos bem alerta e consciente à exortação de Jesus: “Prestai atenção à maneira como vós ouvis!” Disponho-me a ouvir com atenção à sua Palavra.

 

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Não basta apenas ouvir o Evangelho. É preciso ouvir do jeito certo, pondo em prática o que se ouviu.

 

“A lâmpada – imagem doméstica positiva – ajuda a entender a verdadeira a razão do discipulado: o projeto divino, revelado por Jesus, deve expandir-se sem limites. Daí a advertência de saber ouvir, ou seja, estar disposto a responder ativamente para alcançar novas dimensões do projeto do Reino de Deus. Aquele que acende uma lâmpada é o primeiro a beneficiar-se de sua luz. Mas a luz não é propriedade privada: ela precisa servir a todos. Este é o compromisso do discípulo-missionário. Não somos simples fregueses que se retiram uma vez satisfeita sua necessidade. Aquele que foi evangelizado, deve evangelizar os demais. O cristão é alguém a quem Cristo confia os outros irmãos. A partilha é nosso compromisso.”

 

2. Meditação (Caminho)

Se começamos a praticar a Palavra de Deus com as possibilidades que temos no momento, receberemos de Deus a ajuda necessária para ir crescendo e melhorando. Jesus vai iluminando nosso caminho a medida que caminhamos em sua estrada, despertos e dispostos a segui-lo.

Como a Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Estou na estrada de Jesus?

3.Oração (Vida)

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.

Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.

Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.

Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.

Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.

Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.

Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.

Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.

Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.

Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos

Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Senhor, que tua Palavra esteja presente neste meu dia para que eu seja capaz de pôr em prática os apelos que Jesus fez aos discípulos e a mim, hoje, através deste Evangelho.

 

Bênção 

 

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.