quarta-feira, 14 de novembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro. - (Lc 17,11-19)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 14 DE NOVEMBRO DE 2018 (quarta-feira) 318º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ACEITA-ME TAL COMO EU SOU. SÓ ENTÃO PODEREMOS DESCOBRIR-NOS UM AO OUTRO.
(Federico Fellini)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO DIABETES
DIA NACIONAL DO DIABETES
DIA INTERNACIONAL DO VENDEDOR AMBULANTE
DIA DO ANIVERSÁRIO DO MEC
DIA DO(S) BANDEIRANTE(S)
DIA DOS LANCEIROS NEGROS
DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS
SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lorena  - Santana de Parnaíba - Serra Azul (São Paulo) Almas - Araguaçu - Araguaína - Brejinho de Nazaré - Dueré - Gurupi - Novo Acordo - Ponte Alta do Bom Jesus - Ponte Alta do Tocantin - Xambioá (Tocantins) Caracol (Mato Grosso do Sul) São Martinho - Sapucaia do Sul (Rio Grande do Sul) Cruz (Ceará) Bandeirantes - Capanema - Contenda - Florestópolis - Guaíra - Guaraniaçu - Japira - Pinhalão - Santa Amélia - Santo Antônio do Sudoeste - São Sebastião da Amoreira - Tijucas do Sul - Marialva (Paraná) Alexânia  - Amorinópolis - Aporé - Araçu - Aragoiânia - Avelinópolis - Barro Alto - Brazabrantes - Cabeceiras - Carmo do Rio Verde - Caturaí - Damianópolis - Damolândia - Davinópolis - Divinópolis de Goiás - Estrela do Norte - Flores de Goiás - Goianápolis - Hidrolina - Iaciara - Israelândia - Itaguaru - Itajá - Itapirapuã - Joviânia - Jussara - Mambaí - Maurilândia - Moiporá - Mossâmedes - Mutunópolis - Nova América - Nova Roma - Panamá - Porangatu - Portelândia - Santa Rosa de Goiás - São Miguel do Araguaia - São Simão - Serranópolis - Turvânia - Varjão - Nova Veneza (Goiás) São Martinho (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA LUCIA CASSOLA DE BARROS (Palu Modas-Eq 04 ENS de LOURDES Setor de Garça–Lions Clube de Garça/SP) ISABELA BRITO CHICARELLI (sobrinha neta 5º niver-Garça /SP) HELIANA ALVES MOREIRA GALHASE (Catequista Garça/SP) VANESCA MIRANDA SPARAPAN DE BARROS (Garça /SP) Paulo rogério de souza (LC5 PDG-Lions Clube de Mogi das Cruzes/SP) LILIANE GUANAES (Garça/SP) Alex Sander Lobo de Oliveira (Garça/SP) JOAQUIM MARQUES (Garça/SP) LUCINEI AP. PEREIRA TURCO (Garça /SP)  Claudinei Michelan (Advogado - Garça /SP) Ariadne Tramontina Morais (São Paulo /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  MARA CRISTINA BARROS ZANETA e JOSÉ ALÉCIO ZANETTIó(Lions Clube de Vera Cruz/SP) 
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PENÁPOLISó1965ó53 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO SERAPIÃO
SÃO JOSÉ PIGNATELLI  

- Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3)
A mansidão e a doçura são virtudes que deveriam ser buscadas por todos os seguidores de Jesus, o qual nos ensinou também o valor da gratidão a Deus, pastor e guia da nossa vida.
Oração
PAI, QUE O MEU CORAÇÃO, REPLETO DE FÉ, RECONHEÇA JESUS COMO A MEDIAÇÃO DE TODAS AS GRAÇAS E FAVORES QUE RECEBO DE TI.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
14/11/2018 Quarta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Deus nos favorece com muitas graças e nos salva por sua misericórdia; de nossa parte, cabe-nos ser-lhe gratos por tantos benefícios, fazendo o bem e vivendo em paz com todos.

1ª Leitura (Tt 3,1-7) – Outrora éramos extraviados, mas por sua misericórdia ele nos salvou. Início da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo, 1admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra.
2Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e deem provas de mansidão para com todos os homens. 3Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros.
4Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 22 (23)
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


Evangelho do dia
14/11/2018 Quarta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro. - (Lc 17,11-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Em tudo daí graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo, o Senhor (1Ts 5,18).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia.12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 
15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Antônio Carlos Santini,
da Comunidade Católica Nova Aliança..
Conteúdo publicado em http://www.novaalianca.com.br   
Liturgia comentada
“Não foram dez os curados?” (Lc 17,11-19)

Dez leprosos cruzam o caminho de Jesus de Nazaré. Dez excluídos da sociedade são acolhidos pelo Senhor. Em uníssono, o estranho coral canta seu refrão: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”

Eles não sabem, mas tocaram na tecla mais sensível do órgão celestial que desceu do Pai para executar diante dos homens a suave sinfonia da misericórdia divina. Por isso mesmo, chega aos ouvidos deles, como luminosa salmodia, uma ordem medicinal: “Ide mostrar-vos aos sacerdotes!”

Eis o comentário de Urs von Balthasar: “Dez leprosos curados pelo Senhor enquanto – por ordem de Jesus - caminham para mostrar-se aos sacerdotes. Estes tinham o dever de declarar o leproso impuro (cf. Lv 13,12d), mas também de constatar uma eventual cura e anular o veredito de impureza (ibid. 16).

Está claro que é só Jesus quem realiza o milagre produzido enquanto os leprosos vão apresentar-se aos sacerdotes; mas, para os judeus com a doença, o gesto litúrgico prescrito na Lei é tão decisivo, que eles depositam todo o sentido da cura na cerimônia prescrita. Exatamente como  muitos cristãos consideram o fato de ‘praticar’ como o centro de sua religião, e esquecem então, por completo, a graça recebida de Deus, que é a origem e o fim da ‘intervenção’ da Igreja.

A finalidade desaparece no meio, que muitas vezes não tem relações com aquilo que é especificamente cristão, e que se torna mero costume, uma tradição irrefletida. “Por isso, é preciso um ‘estrangeiro’ – isto é, aquele que não está habituado ao que é tradicional – para perceber a graça como tal, concedida a caminho da ‘autoridade sanitária’, e para agradecer a quem de direito.”

Dez leprosos curados (nove judeus e um samaritano, o tradicional inimigo dos judeus). Os nove judeus valorizam mais o atestado de saúde que o médico. O estrangeiro, o samaritano, deixa de lado o documento oficial e volta expressamente para agradecer a Jesus. A burocracia fica em segundo plano, a gratidão ocupa o primeiro.

Von Balthasar nos alertou: não troquem os meios pelos fins. Não valorizem as mediações a ponto de se esquecerem da Causa. Não louvem as tubulações, esquecendo-se da Fonte.

Algo me diz que, no Juízo Final, muitos “estrangeiros” encontrarão misericórdia, e muitos “dos nossos” vão passar algum aperto...

Orai sem cessar: “Senhor, tu és a esperança daqueles que estão longe!” (Sl 65,6)

 Reflexão - Oração de ação de graças
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, imitamos o leproso curado, que volta a Jesus para lhe agradecer? De fato, só «um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz». Jesus sente a falta dos outros nove. Santo Agostinho deixou a seguinte sentença: «Graças a Deus: não há nada que alguém possa dizer com maior brevidade (...) nem fazer com maior utilidade que estas palavras».

Jesus, como noutras ocasiões, pronuncia a expressão: "Salvou-te a tua fé". É a fé que salva o homem, restabelecendo-o na sua relação profunda com Deus, consigo mesmo e com os outros; e a fé se expressa no reconhecimento. Quem, como o samaritano curado, sabe agradecer, demonstra que não considera tudo como um direito, mas como um dom que, também quando chega através dos homens ou da natureza, provém ultimamente de Deus.

—A fé exige que o homem se abra à graça do Senhor; reconheça que tudo é dom, tudo é graça. Que tesouro se esconde numa pequena palavra: "obrigado!".

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Iniciamos um novo dia acolhendo o Evangelho.
Que possamos conservar a Palavra em nosso coração e compreender com maior profundidade os seus ensinamentos para a nossa vida.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? Leia-o atentamente e identifique as expressões que revelam a missão de Jesus. Em que contexto viviam os leprosos na época de Jesus? Qual era a relação de Jesus com o povo samaritano? O que significa o elemento da gratidão no contexto da narrativa?
“O evangelista lembra sempre ao leitor que Jesus está caminhando para Jerusalém (cf. 9,51), caminho que é metáfora do caminho de Jesus para o Pai. Enquanto sobe para a sua paixão e morte, Jesus vai fazendo viver e manifestando a misericórdia de Deus. A situação dos leprosos do tempo de Jesus era dramática e profundamente humilhante. Dez leprosos suplicam a Jesus por compaixão. Não há nenhum gesto para a cura deles todos. A palavra de Jesus foi suficiente para purificá-los. Isso mostra o poder da palavra de Jesus; poder de purificar e dar vida nova. O número ‘dez’ simboliza a totalidade de um povo. Isso significa que, na purificação daqueles leprosos, todo um povo é visitado por Deus. A cura da lepra é um dos sinais dos tempos messiânicos. A salvação da qual Jesus é portador destina-se a todos os povos, judeus e pagãos. A observação de que somente o samaritano voltou para agradecer ressalta a ingratidão do povo de Israel, representado pelos outros nove que não voltaram. O samaritano, considerado herético pelos judeus, cumpre o papel de Israel de prostrar-se diante do Deus único e verdadeiro e agradecer pelo bem da libertação da escravidão. A lepra era uma verdadeira escravidão. Neste texto, o leitor é interpelado a afinar o seu discernimento e abrir o coração para reconhecer o Reino de Deus que se aproxima, em primeiro lugar, na pessoa de Jesus” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto pede a mim hoje? Também sinto necessidade de pedir: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”? Por quais motivos desejo agradecer ao Senhor? Quais sentimentos o texto despertou em mim?
“O sentimento de gratidão do samaritano é exemplar. Os outros nove não se deram ao trabalho de voltar e agradecer a quem lhes havia curado da lepra. Foram incapazes de reconhecer o benefício recebido. (…) O Mestre aproveitou a ocasião para ensinar os discípulos a serem agradecidos. Com facilidade, a ingratidão acaba sendo imitada. Atitude incompatível com quem é beneficiário do amor do Pai! O discípulo sabe reconhecer o quanto o Pai lhe quer bem e como multiplica os benefícios em seu favor. Aliás, tem consciência de ter recebido tudo das mãos do Pai (…)” (Do livro: ‘Dia a dia nos passos de Jesus’, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Em sua oração, agradeça ao Senhor por todos os benefícios recebidos de sua bondade. O Senhor está perto de nós e se compadeça de nossas dores e sofrimentos. Ele cura as nossas enfermidades e restaura as nossas forças.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual é o novo olhar que nasceu em mim a partir da Palavra? Quais apelos recebi e compromissos que desejo concretizar em minha vida?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.