terça-feira, 20 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu. – (Jo 6,30-35)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 20 DE ABRIL de 2021 (terça-feira) 109 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O PENSAMENTO É O ENSAIO DA AÇÃO.”

(Sigmund Freud)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO TURISTA

DIA DO DISCO

DIA NACIONAL DO DIPLOMATA

DIA Global do Serviço Voluntário Juvenil

DIA da Noite Mundial em defesa do Céu Noturno e do Direito de se Observar as Estrelas

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguas de Santa Bárbara – Caraguatatuba - Paranapanema (São Paulo) Carinhanha - Ipirá (Bahia) Ipiranga do Sul - Lagoão (Rio Grande do Sul) Figueira (Paraná) Campo de Santana (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:CARLA DE SANTANA MENDES (Lions Clube de Mirandópolis /SP) CLARICE   K. TÓIA DE  SOUZA (Lions Clube de Flórida Paulista Amizade /SP) LUCIANA ALEXANDRE NASCIMENTO PEREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) GUSTAVO GUERREIRO (Lions Clube de Agudos /SP) ANTONIO ALVES  BATISTA (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) CÉSAR GULLO (Lions Clube de Brodowski /SP) MARCOS GONZALES (EQ 09 ENS do BOM CONSELHO do Setor de Garça) DANIELLA PATRONI TRAVENÇOLO (Garça/SP) PASCOAL TOMAZELLA JUNIOR (Médico – Marilia/SP) ANTONIO PERES (empresário MJF ex Companheiro /pres. do Lions Clube de Garça/SP) MARIA JOSÉ ALEXANDRE (Garça/SP) ANTONIO NASCIMENTO (Grupo SEG Segurança-Garça/SP) SANDRA ALVARENGA (Garça/SP) ROSENEIA SANTOS ALVES (Coordenadora Pedagógica-Garça/SP) ERICA PIRES (Garça/SP) LUCIANA MACHADO (São Paulo/SP) ROSANA AMADOR RAMOS (RAR Treinamentos- Bauru /SP) Pe. MARCOS ROBERTO MARQUES ORTEGA (Pároco da Paróquia IMACULADA CONCEIÇÃO de Parapuã /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO TEODORO

SANTA INÊS DE MONTEPULCIANO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eu sou o pão da vida – Jo 6,30-35

Não teremos mais fome nem teremos mais sede quando estivermos ressuscitados com Jesus.

 

- Louvai o nosso Deus, todos vós que o temeis, pequenos e grandes; pois manifestou-se a salvação, a vitória e o poder do seu Cristo, aleluia! (Ap 19,5;12,10)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Fortalecido pelo “verdadeiro pão do céu”, Estêvão, ao ser apedrejado, pede que o Senhor Jesus acolha seu espírito. Que o primeiro mártir da Igreja nos motive a sermos fiéis discípulos do Ressuscitado.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME SENSIBILIDADE PARA PERCEBER QUE A PRESENÇA DE JESUS, NA NOSSA HISTÓRIA, É A GRANDE OBRA QUE REALIZASTE: DAR-NOS A VIDA ETERNA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que abris as portas do reino dos céus aos que renasceram pela água e pelo Espírito Santo, aumentai em vossos filhos e filhas a graça que lhes destes para que, purificados de todo pecado, obtenham os bens que prometestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 20 de abril de 2021 3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Cheio do Espírito Santo, Estevão não se cala nem recua diante dos adversários enfurecidos. E, à semelhança de Jesus, fecunda o mundo com a doação de sua vida, não sem antes perdoar aos seus algozes. 

 

1ª Leitura (At 7,51-8,1a) – Senhor Jesus, acolhe o meu espírito.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51“Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!”

 

54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.

 

57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isto, morreu. 8,1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 31(30)

Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

 

 

– 20 de abril de 2021 3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu. (Jo 6,30-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou o pão da vida, quem vem a mim não terá fome; assim nos fala o Senhor (Jo 6,35).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30'Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?' Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: 'Pão do céu deu-lhes a comer'.

 

32Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.'

 

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Pão que desce do Céu alimenta a nossa alma”

“Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” 

(João 6,33)

Jesus está nos apresentando o verdadeiro pão, o verdadeiro alimento. Já acordamos sedentos e famintos, passamos o dia pensando no que vamos comer, mas há uma sede mais profunda, há uma fome que inquieta a nossa alma e o nosso coração e, muitas vezes, descontamos nos alimentos do cotidiano aquilo que é a sede mais profunda da alma, aquilo que é a fome mais funda do coração do homem.

 

Partimos para os alimentos, para as bebidas; outros partem para o cigarro, para as drogas, para uma sexualidade errada, aquilo que é a fome que o nosso interior tem.

 

A nossa alma e o nosso coração estão sedentos da verdade e da eternidade, o nosso coração e o nosso interior têm sede do verdadeiro alimento, têm sede de algo que sacie aquilo que dentro de nós está vazio. E preenchemos com os alimentos desse mundo a sede que é eterna, a fome que é infinita dentro do nosso coração.

 

Só Deus pode saciar a nossa fome, só o amor divino pode saciar a nossa sede, por isso, Jesus está afirmando que o Pão que desce do Céu é aquele dá vida, é aquele que sacia e, verdadeiramente, alimenta a fome e a sede da alma.

 

“Precisamos nos voltar para Aquele que é o Pão da Vida”

 

É preciso dizer, de forma categórica, que precisamos nos alimentar de Deus, precisamos nos preencher d’Ele. Precisamos deixar que aquela sede e vazio que estão em nós nos sacie de Deus, porque senão iremos nos alimentar dos alimentos e elementos do mundo que são até paliativos, ou seja, iludem, enganam, disfarçam, mas não resolvem. Você está com sede, toma tanta coisa, toma refrigerante, isso e aquilo, mas não resolve, você apenas engana a sua sede, porque há uma sede muito mais profunda e inquieta que perturba o nosso ser.

 

Precisamos nos saciar de Deus, nos preencher d’Ele porque precisamos nos voltar para Aquele que é o Pão da Vida.

 

Recebemos Jesus na Eucaristia, na Palavra, na prática do amor, mas é mais do que receber, é se alimentar, é saciar-se, não é esperar que assim como eu como um pão e esse já me enche, me preenche, não é simplesmente esperar que abrindo a Bíblia ou comungando a Eucaristia, de uma forma mágica, já estarei todo resolvido.

 

A Eucaristia é Jesus quem entra em nós, mas precisamos entrar na Eucaristia, mergulhar a nossa vida na Eucaristia. A Palavra de Deus é Ele quem entra em nós, mas eu preciso entrar na Palavra, penetrar nela, mergulhar, me saciar e me entregar a ela para que a obra de Deus vá se realizando, vá saciando, vá preenchendo os vazios da minha alma e do meu coração.

 

Não seja simplesmente aquela pessoa que foi à Missa, que comungou, mas não entrou em comunhão com Deus; não seja aquela pessoa que abriu a Bíblia, mas não contemplou, não entrou na ação renovadora de Deus na alma e no coração.

 

É preciso ter comunhão com Deus, e comunhão com Ele é mergulhar a nossa vida em Deus e deixar que Ele esteja presente em todas as áreas da nossa vida, é saciar-se, preencher-se e alimentar-se d’Ele, é viver na presença de Deus em tudo que realizarmos nessa vida.

 

É preciso saciar-se do pão que dá vida e traz sentido para a nossa existência.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A multidão acaba de presenciar o dom dos pães e, mesmo assim, pede a Jesus que lhe mostre algum sinal – semelhante ao maná, entendido como dado por Moisés – para acreditar nele e legitimar sua missão. Não entenderam o significado da multiplicação e, por isso, pedem outros sinais. Jesus esclarece que o maná não foi dado por Moisés, mas foi dom de Deus. O pão de Deus é o que desce do céu para dar vida à humanidade. Quando pedem desse pão, Jesus, pela primeira vez, se autoproclama “Eu sou”. E Jesus conclui: “Quem vem a mim não terá mais fome, e quem acredita em mim não terá mais sede”. Comer e beber são necessidades vitais do ser humano. O Mestre revelou isso ao alimentar a multidão. Mas agora ele pede um passo a mais: reconhecer que ele satisfaz o “desejo por vida sem fim”. Segui-lo e acolher sua Palavra é viver conforme sua proposta de vida.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, pão de Deus, tu disseste: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem acredita em mim nunca mais terá sede”. És o pão descido do céu, pão que dá vida ao mundo. Confiantes, te pedimos: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 6,30-35 - Tem fome de vida ? Jesus é o pão da vida

 

Oração Inicial

Iniciamos um novo dia buscando o Senhor, o Pão da vida, que, em sua Palavra, nos alimenta, nutre, fortalece na caminhada, indica-nos o caminho da vida plena.

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e nos alimenta com seu amor.

 

Rezamos: “Vem, Espírito Santo! Fazei-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Tornai-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Dai-nos sabedoria e docilidade de coração! Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o texto e deixe-se tocar diretamente pelo Evangelho. Quais palavras mais se repetem no Evangelho? O que busca a multidão ao procurar por Jesus? Qual é a mensagem de Jesus?

 

“A multidão pede um sinal que credencie Jesus para que possa crer que ele é o enviado de Deus. O sinal, porém, já havia sido dado por Jesus ao alimentar a multidão com poucos pães e peixes. O povo faz sua interpretação, a partir do maná do deserto. Jesus responde que o verdadeiro pão do céu não é o maná, nem foi dado por Moisés. As coisas antigas passaram. Agora é o Pai que alimenta a multidão com o pão da Palavra de Jesus. O maná do deserto era frágil, o pão de cada dia tem duração limitada, mas o Pão da Vida tem ressonâncias de vida eterna. Este Pão sacia a fome, mas, ao mesmo tempo, aumenta essa fome, que encaminha para a vida eterna. É o Pão partido e partilhado entre todos e que anuncia o Reino definitivo.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para minha vida? Quais os sinais realizados por Jesus que eu me recordo? O que significam para mim as palavras de Jesus: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome”?

 

O próprio Jesus é o pão do céu e toda a sua vida é alimento para o povo. Em Jesus, em suas palavras e ações, revela-se a verdadeira vida que Deus nos oferece. Só Jesus pode saciar a nossa fome de uma vida plena, autêntica, de amor, paz, liberdade…

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

 

Além das preces e orações que a Palavra de Deus despertou em seu coração, reze em comunhão com as pessoas que passam necessidades. Recordemos as multidões famintas de hoje. Famintas de pão, de verdade e de justiça.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus?

 

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.