sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

■ FELIZ ANO NOVO 😃 FELIZ 2026 😃 ■–>>>No meio de vós está o que vem após mim. – (Jo 1,19-28)<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2026: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2026: ANO INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA

 2026 UNESCO: APRENDER A CONHECER, APRENDER A FAZER, APRENDER A CONVIVER (OU VIVER JUNTOS) E APRENDER A SER  

 2026: ERGAMO-NOS JUNTOS: PELA JUSTIÇA. PELA HUMANIDADE. PELA PAZ.

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 02 DE JANEIRO de 2026 (sexta-feira) 2º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

FELIZ ANO NOVO 😃 FELIZ 2026 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PROVAVELMENTE, AQUELE QUE NUNCA COMETEU UM ERRO NUNCA FEZ UMA DESCOBERTA.

(Samuel Smiles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* Datas Comemorativas de 2026 - Calendário do Brasil

 DIA DO Médico SANITARISTA

DIA Mundial do Introvertido

DIA do Confeiteiro

DIA DA ABEUGRAFIA

DIA DA LEI DO ENSINO NORMAL

DIA DA LEI DO ENSINO PRIMÁRIO

DIA Arquivo Nacional no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Fundação Casa de Rui Barbosa

DIA da Fundação do Cruzeiro Esporte Clube em Belo Horizonte-MG

DIA da Fundação do Estádio Anacleto Campanella em São Caetano do Sul-SP

DIA da Fundação do Parque Estadual da Pedra Azul em Domingos Martins-ES

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Castelo (Espirito Santo)Capela Nova (Minas Gerais)Bacuri (Maranhão)Baía da Traição - Gurjão (Paraíba) Padre Marcos (Piauí) Lagoa Nova (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SHOJI KIMURA (Igreja Tenrikio Atlântico Kyokai Garça /SP)TITO ANTONIO CARDOSO (Lions Clube de DRACENA /SP) DANIELA BERGAMO RIOS (Lions Clube de Junqueiropolis Cidade Verde /SP) EDSON JOSÉ LOPES DAS NEVES (DLC5-Lions Clube de São José dos Campos – Augustin Soliva /SP) NILZA DE SOUZA SANTOS (Garça /SP) MARIA SOLANGE BRANDÃO (Educadora - Garça /SP)JONAS BONASSA (Empresário da Comunicação Adamantina /SP)FERNANDO DOS ANJOS (Garça /SP) MATEUS SOUZA (Garça /SP) CLARICE PRADO (Lençois Paulista /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO BASÍLIO MAGNO e SÃO GREGÓRIO NAZIANZENO

Basílio Magno e Gregório Nazianzeno (Turquia, séc. IV) ambos, monges e bispos foram grandes amigos e companheiros na missão. Inteligente, bondoso e dedicado, Basílio organizou a Igreja, reformou o culto religioso e deu atenção aos pobres. Gregório devotou-se ao estudo com intensidade, tornando-se grande humanista, orador e teólogo.

SÃO BLADOLFO

SÃO JOÃO BOM

SÃO MAINQUINO

SÃO MARCELINO DE CÓRI

SÃO MACÁRIO DE ALEXANDRIA

SÃO NARCISO

SÃO SERAFIM DE SAROV

SÃO SILVESTRE DE TROÍNA

SÃO TELÉSFORO

SÃO TEODORO DE MARSELHA

SÃO VICENCIANO

SANTA VERIDIANA

SANTO ADALARDO

SANTO AIRALDO

SANTO ARGEU

MARIA ANA BLONDIN

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A voz que prepara o caminho do SenhorJo 1,19-28 - Aquele que grita no deserto

Seja como João: humilde e firme, apontando para Jesus com suas atitudes e palavras em cada momento do dia.

 

– Antífona 

 

– Proclamem os povos a sabedoria dos santos e a Igreja celebre os seus louvores; seus nomes viverão pelos séculos dos séculos (Eclo 44,15.14).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Basílio e Gregório nasceram na Capadócia, região da atual Turquia, no ano 330. Companheiros de estudos, consolidaram forte amizade mútua, a qual favoreceu sua caminhada rumo à santidade. Basílio foi bispo de Cesareia e destacou-se como pastor zeloso, defensor da fé, da liberdade da Igreja e promotor da liturgia. Morreu em 379. Gregório foi patriarca de Constantinopla e notável teólogo, cujos escritos refletem profunda experiência cristã. Morreu em 389. Celebremos a memória desses santos que trilharam o caminho do Senhor e permaneceram unidos a ele.

 

– Oração 

 

“QUE O SENHOR NOS CONCEDA HUMILDADE E UNIDADE, VIVENDO EM PAZ E AMOR FRATERNO NESTE NOVO ANO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que vos dignastes iluminara vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de são Basílio e são Gregório, concedei, nós vos pedimos, que aprendamos humildemente vossa verdade e pratiquemos com fidelidade e amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 02 de janeiro de 2026 sexta-feira da 2ª Semana do Natal Tempo do Natal antes da Epifania Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja, Memória  

– Liturgia da Palavra 

O autor sagrado insiste para que “permaneça em vós aquilo que ouvistes desde o princípio”, a saber: “Quem confessa o Filho possui também o Pai”. A Palavra nos convida a oferecer a Deus à semelhança de João Batista, nossa voz, nossas forças, nossa vida.

 

 

1ª Leitura (1Jo 2,22-28) Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Leitura da Primeira Carta de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Caríssimos, 22quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. 24Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. 25E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26Escrevo isso a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança quando ele se manifestar e não seremos vergonhosamente afastados dele quando da sua vinda. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 97 (98)

 

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

 

 

– 02 de janeiro de 2026 sexta-feira da 2ª Semana do Natal Tempo do Natal antes da Epifania Santos Basílio Magno e Gregório Nazianzeno, bispos e doutores da Igreja, Memória

 – Evangelho do dia 

 

No meio de vós está o que vem após mim.  (Jo 1,19-28)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Depois de ter falado, no passado, / aos nossos pais, pelos profetas, muitas vezes, / em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1,1s). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

[A forma breve está entre colchetes.]

  19Este foi o testemunho de João quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías”. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

02/01/26    

 SEXTA-FEIRA ANTES DA EPIFANIA - A: 

São Basílio Magno e São Gregório Nazianzeno, bispos, doutores da Igreja (Turquia, séc. 4)

 

João 1,19-21.23.26-27: “Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas, para lhe perguntar: - Quem és tu? Ele respondeu sem hesitação. Sua resposta foi: - Eu não sou o Cristo. - Então, quem és tu? perguntaram-lhe. - Tu és Elias? - Não sou, respondeu... Ele declarou: - Eu sou a voz daquele que grita no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, conforme disse o Profeta Isaías... João lhes respondeu: - Eu batizo com água. Mas no meio de vós está alguém que não conheceis, aquele que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar a correia de sua sandália.”

 

Jesus, foi admirável a honestidade do seu primo João, que já se tornara pregador famoso, quando foi questionado se ele seria o Messias prometido.

Tinha convicção de que a sua missão era preparar o caminho para o senhor.

E ele fazia isso convidando à conversão todos os que dele se aproximavam, sem fazer distinção entre pessoas religiosas, soldados, cobradores de impostos ou pagãos.

Quem estivesse aberto a mudar sua vida de pecado, estaria aberto para acolher o Messias.

No seu tempo, a ansiedade e a expectativa pelo Messias levavam seu povo a identificar como Messias alguns líderes que enfrentavam a dominação romana, mas que acabavam derrotados.

Mas, havia também muitos que esperavam por uma renovação moral e espiritual de toda a sociedade.

João Batista foi certamente o pregador mais influente, porque pregava a conversão para todos, desde o rei Herodes até os soldados.

Um grupo grande de discípulos formou-se ao redor dele e começaram a considerá-lo como sendo o Messias prometido.

Ele, humildemente, negava que fosse o Messias ou um dos profetas, afirmando que o batismo que praticava era somente um sinal de conversão moral, mas que o verdadeiro batismo de adoção como filhos e filhas de Deus, com água e com o Espírito Santo, seria realizado somente pelo senhor.

Senhor, para nós, há 2000 anos de distância, o mistério da Encarnação, da sua vida, morte e Ressurreição, tornou-se uma rotina de fé, que pronunciamos distraidamente ao recitar o Credo.

No entanto, este tempo de Natal deveria, sempre de novo, provocar em nós o espanto, a admiração e a adoração de amor, por esse acontecimento divino da revelação que o senhor nos trouxe, e que dividiu a história humana em ‘antes e depois de Cristo’.

Como João, deveríamos testemunhar que é preciso estar preparado moralmente para acolher o senhor em cada Natal como nosso Deus e Salvador.

Renove em nós o encantamento com a nossa fé cristã. Ainda que estejamos longe de praticar os valores do Reino de Deus, faça com que, a partir da nossa fé na sua Encarnação, se renove a nossa esperança por um mundo mais humano, mais fraterno e mais de Deus.

 Ontem como hoje, não temos outro nome no qual possamos ser salvos. Somente o senhor continua sendo o nosso Caminho, a nossa Verdade e a nossa Vida. 

 

Maria santíssima, Mãe de Jesus e nossa Mãe querida, ao iniciar este novo ano, confirme os nossos passos no caminho do seu Filho, porque somente Ele pode trazer redenção, paz e justiça à nossa geração ao longo de 2026. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A cidade de Betânia mencionada no Evangelho de hoje não é a mesma onde viviam os amigos de Jesus – Marta, Maria e Lázaro –, local onde o Mestre encontrava descanso, repouso, carinho e amizade profunda e verdadeira. Trata-se de uma localidade às margens orientais do rio Jordão, hoje território da Jordânia. Ali João exercia sua missão de “precursor”, e ali batizou Jesus, apontando o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sobre o qual desceu o Espírito Santo. Esse testemunho de João abre as portas para o anúncio do Messias e deve hoje nos recordar que somente Jesus é o verdadeiro Cristo, nosso Senhor e Salvador.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2026– Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)-fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU )

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 1,19-28 - Aquele que grita no deserto

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Senhor, ao iniciarmos este dia, abrimos nosso coração para acolher Tua Palavra. Pela intercessão de Basílio e Gregório, fortalece nossa fé e guia nossos passos no caminho da verdade. Amém.

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de João 1,19-28, vemos João Batista testemunhar com humildade diante dos enviados de Jerusalém. Ele não busca glória para si, mas afirma ser apenas a voz que prepara o caminho do Senhor. Sua missão é apontar para Aquele que vem depois dele, o Messias esperado.

2. Meditação (Caminho)

João nos ensina a reconhecer nosso lugar diante de Deus: somos chamados a servir, não a nos engrandecer. Em um mundo que valoriza títulos e aparências, o Evangelho de hoje nos lembra que a verdadeira grandeza está em apontar para Cristo com simplicidade e sinceridade. O que, hoje, minha vida está apontando aos outros?

3.Oração (Vida)

Senhor Jesus, que minha vida seja testemunho da Tua presença. Dá-me coragem para anunciar a verdade e humildade para servir sem buscar reconhecimento. Que eu prepare os caminhos do Teu amor onde quer que eu esteja.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Hoje, assumo o compromisso de viver como João Batista: com humildade, verdade e coragem. Quero ser instrumento de paz e de fé, ajudando outros a reconhecerem Jesus como o centro de tudo.

 

Bênção

 

Que o Senhor te fortaleça na fé, ilumine teu coração e te conduza pelos caminhos da humildade e da verdade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP