quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.” - (Mc 16,15-18)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
J A N E I R O
GARÇA/SP, 25 DE JANEIRO DE 2017 (quarta-feira) 25º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O MUNDO JULGA PELAS APARÊNCIAS E QUASE SEMPRE SE ENGANA.
(João XXIII)


Datas Comemorativas
Dia NACIONAL DA BOSSA NOVA
Dia DA CRIAÇÃO DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS NO BRASIL
SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Estrela D'Oeste - São Paulo - VERA CRUZ (São Paulo) IguatuApuiarés - Banabuiú - Ipueiras (Ceará) Balsa NovaGuaporema - Inajá (Paraná) Britânia (Goiás) Calçoene (Amapá) Cuité (Paraíba) DivinoParaisópolis - Piau (Minas Gerais) Lagarto (Sergipe)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCAS MENDES CONESSA (m/sobrinho – Engenharia UNESP Bauru /SP) SILVANA ALMEIDA GODIN (Garça /SP) GIL CARLOS CALDEIRA (Garça /SP) RAFAELA FELICIO DE SIQUEIRA (Garça /SP) GERALDO SILVEIRA ALMEIDA JUNIOR (Lions Clube de Vera Cruz /SP) DIVA IZABEL FERREIRA CALDERARO (Lions Clube de Tupã /SP) BENEDITA DE JESUS MACHADO BRANDÃO (Garça/SP) JOSÉ LUIZ DOS SANTOS  (Garça /SP) MARIA JULIA BRANDÃO (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: GILVANA MARIA KERBAUY e APARECIDO DONIZETE LOPESó1982ó35 ANOSó(Pratico de Garça /SP)


Santo do Dia
CONVERSÃO DE SÃO PAULO
PAULO DE TARSO (Turquia, séc. 1º), de perseguidor da Igreja, passa a cristão e apóstolo dos gentios, sendo responsável pela formação de muitas das primeiras comunidades cristãs. Grande escritor do Novo Testamento, é precursor da evangelização por meio de cartas.


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
 Oração
SENHOR JESUS, CONTEMPLANDO TUA ASCENSÃO PARA JUNTO DO PAI, ASSUMO A TAREFA DE LEVAR, AO MUNDO INTEIRO E A TODA CRIATURA, A MENSAGEM DO TEU EVANGELHO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que instruístes o mundo inteiro pela pregação do apóstolo são Paulo, dai-nos, ao celebrar hoje a sua conversão, caminhar para vós seguindo seus exemplos e ser, no mundo, testemunhas do evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quarta-feira 25/01/20173ª Semana      do Tempo Comum Conversão de São Paulo, Apóstolo . Festa
O encontro com Jesus produz grande mudança na vida. Marcado por essa experiência, Paulo se põe a caminho do mundo inteiro para anunciar o evangelho.


1ª Leitura (At 22,3-16) – “Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome de Jesus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3”Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá, a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 116 (117)
Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

Evangelho do dia
Quarta-feira 25/01/20173ª Semana      do Tempo Comum Conversão de São Paulo, Apóstolo . Festa
"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. - (Mc 16,15-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor (Jo 15,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Abramos nosso coração para a conversão
Conversão é, acima de tudo, saber submeter-se à vontade de Deus!
“Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’” (At 22,7-8).
Paulo era um homem muito religioso, de formação e descendência judaica; era fariseu, tinha o conhecimento da lei divina, era de uma formação muito apurada, um grande conhecedor da lei divina, da Palavra de Deus que lhe foi comunicada desde criança. Era um homem da religião, por isso perseguia aqueles que eram seguidores de Jesus.
Por que Paulo fazia isso? Porque era um religioso, mas um religioso cego, ou ainda, tinha uma visão distorcida para a graça de Deus.
Quando olho para o exemplo dele, fico pensando em todos nós. Às vezes, estamos imaginando que a conversão, a grande mudança de vida acontece somente com as pessoas que vivem os pecados do mundo, as pessoas que não têm religião e passam a tê-la, as pessoas que não creem em Deus e passam a acreditar n’Ele. As pessoas que vivem uma religião frívola, mais ou menos.
Não! O recado da conversão de Paulo é para todos nós pessoas religiosas, homens e mulheres de Deus. Precisamos abrir a mente e o coração para que a luz do Céu entre, para que a luz de Deus nos converta e nos convença de que a dinâmica do Reino, a Boa Nova está acontecendo no meio de nós.
Muitas vezes, fazemos muita coisa para Deus, anunciamos o Seu Reino aqui e acolá, mas não estamos perseguindo em Jesus, na Sua obra, não estamos seguindo a Sua vontade.
O que é a vontade de Jesus? Não somos nós quem determinamos a vontade de Jesus, é Ele quem nos orienta e, muitas vezes, até aquilo que queremos fazer para Deus não é o que Ele quer que façamos.
Se não tivermos docilidade ao Espírito, se não tivermos essa abertura para a graça de Deus, vamos fazer muitas coisas para Ele, mas não com Ele.
Você vai ver, na trajetória da conversão de Paulo, que a grande conversão da vida dele é se fazer um homem submisso ao Espírito Santo. O quanto o Espírito Santo vai lapidando, transformando, mudando e convencendo Paulo, porque ele tem um temperamento muito forte, é uma pessoa muito decidida e impetuosa. Aquilo que ele colocou no coração, corre atrás para fazer. Eu acho espetacular quando vejo Paulo planejando ir para a Ásia ou para outro lugar, mas o Espírito Santo o impede de ir.
Só uma pessoa que se converte, a cada dia, pode compreender que Deus nos leva e nos traz, Ele nos manda e nos puxa, porque não somos nós quem determinamos a vontade d’Ele, mas é essa vontade que ilumina aquilo que devemos fazer.
Paulo caiu por terra e deixou que a luz de Cristo abrisse seus olhos e o convertesse de fato, rendendo-se a Jesus e ao poder do Espírito.
Precisamos, a cada dia, cair por terra, humilharmo-nos, colocarmo-nos debaixo da mão poderosa de Deus, para que Ele nos converta, convença e nos tire até mesmo das coisas que achamos que são boas, mas não é o que Deus deseja para nós.
Conversão é, acima de tudo, saber submeter-se à vontade de Deus.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 16, 15-18
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br )
 
É comum ouvirmos pessoas rezarem pela conversão dos pecadores, mas é muito difícil vermos alguém rezar pela própria conversão.
Isso acontece porque a maioria das pessoas acha que não precisa de conversão porque não comete aqueles pecados que possuem matéria mais grave e vive com certa constância uma religiosidade. Porém o Evangelho de hoje nos mostra que ser verdadeiramente cristão significa participar ativamente na obra evangelizadora da Igreja a partir do envio que foi feito pelo próprio Jesus.
 Portanto, só é verdadeiramente convertido quem participa da missão evangelizadora da Igreja.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você anuncia o Evangelho?
- Como?
- Lembra-se que vale mais o testemunho que as belas palavras?
- Considera sua missão de anunciar uma honra ou uma tarefa?
- Procura agir com simplicidade e humildade?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje celebramos a conversão de São Paulo Apóstolo. 
Em São Paulo, Deus nos mostra o quanto é misericordioso e demonstra que só espera de nós a nossa conversão. Paulo, quando adere a Jesus Cristo, deixa-se consumir por Ele e diz: “Para mim, o viver é Cristo”. 
Que São Paulo interceda por nós. 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!” Esse é o convite do Evangelho de hoje. Faça a leitura do texto considerando bem o sentido de cada frase, repita as palavras e os versículos que mais lhe chamaram atenção e procure identificar a mensagem central do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Na meditação, devemos assimilar a Palavra e procurar ligá-la à nossa vida. Leia o texto novamente, deixando-se tocar por ele, e detenha-se nos pontos que mais têm relação com sua realidade atual. Abra o seu coração para acolher o Senhor por meio de sua Palavra e escute-o.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja expressar ao Senhor? Abra o seu coração e faça a sua oração, apresentando a sua realidade e também a realidade de tantos irmãos e irmãs que sofrem. Peça ao Senhor que transforme toda realidade de sofrimento e dor.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Que palavra resume a sua experiência de oração com o Senhor?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.