terça-feira, 29 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ No mesmo instante o homem ficou curado. – (Jo 5,1-16)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 29 DE MARÇO de 2022 (terça-feira) 088º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O TEMPO DURA BASTANTE PARA AQUELES QUE SABEM APROVEITÁ-LO.”

(Leonardo Da Vinci)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA do Balão Dirigível

DIA do Espelho

DIA da Fumaça

DIA da Fundação da Casa França-Brasil no Rio de Janeiro-RJ

DIA da Fundação da Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro-RJ

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pirajuí (São Paulo) Curitiba (Paraná) Araioses – Barreirinhas – Chapadinha – Loreto – Mirador – Monção - Nova Iorque - Porto Franco - Santa Quitéria do Maranhão - São Bernardo - São Vicente Ferrer – Tutóia - Vargem Grande (Maranhão) Salvador (Bahia) Barras – Bertolínia – Corrente – Gilbués – Parnaguá - Santa Filomena - São Miguel do Tapuio (Piauí) Caldazinha (Goiás) Monte Sião (Minas Gerais) Queimados (Rio de Janeiro) São João do Itaperiú (Santa Catarina) Soledade (Rio Grande do Sul) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: KARLA TRAMONTINA ARAUJO (prima Brasília/DF) OTAVIO PEREIRA CHOHFFI (primo Indaiatuba /SP) MARIA EDUARDA ‘Duda’ CAPARROZ (filha da Priscila e Eduardo-Garça / SP) ANTONIO PEREIRA DE CARVALHO (Eq 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) ELIANA RODRIGUES VIEIRA GONZALES (Eq 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça /SP) AILTON RODRIGO DA SILVA (Lions Clube De Bauru Norte /SP)DENISE MENDES (Lions Clube São João de Meriti /RJ) MARCELO VAZ MENIN (Eletro Center-Garça /SP) PAOLO DI MASCIO (Garça /SP)ELIZA YUMIKI MITIUYE (Garça /SP)BRUNO HENRIQUE SEVERINO (Secretário Industria e Comercio Município de Garça /SP)SELMA MORAES MIDORI (Nutricionista-Garça /SP)CAIQUE ARANTES (São Paulo /SP)MARCIA BOSQUÊ SALUTTI (Garça /SP)VANDERLEI GRANADO (Macatuba /SP)LOURIVAL SANTO (PPA-de Garça p/ Juiz de Fora /MG)– -

Dia do ANIVERSÁRIO De FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IACRIó1987ó35 ANOSó (Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO EUSTÁSIO

SÃO SEGUNDO DE ASTI

SÃO JONAS Mártir

SÃO BARACHISO

SÃO BERTOLDO DO MONTE CARMELO

Beato Raimundo Lúlio

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus é a vida. Multidões de todos os lugares iam ao encontro dele para serem curadas: Queres ficar curado? – Jo 5,1-16

 

 

Vós, que tendes sede, vinde às águas; vós que não tendes com que pagar, vinde e bebei com alegria (Is 55,1)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Assim como a água que brota do templo e se espalha por toda parte, a Eucaristia nos transmite a vida e a graça divina. Deixemo-nos tocar pelas generosas bênçãos do Senhor, que nos visita a todo instante.

 

– Oração 

 

PAI, APROXIMA-ME DE JESUS, DE QUEM JORRA A FONTE DA VIDA, PARA QUE EU POSSA SER CURADO DE TODAS AS DOENÇAS E ENFERMIDADES QUE ME AFASTAM DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração de vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 29 de março de 2022 - 3ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

  Jesus, fonte de água viva, cura um enfermo a quem a água misteriosa não consegue curar. O homem curado sente-se impulsionado a proclamar para todo mundo que foi Jesus quem lhe deu a capacidade de caminhar.

 

 

1ª Leitura (Ez 47,1-9.12) – Vi sair água do lado direito do templo, e todos os que esta água tocou foram salvos.  Leitura da Profecia de Ezequiel..:

 

 Naqueles dias, 1o anjo fez-me voltar até a entrada do templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até a porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos. 4Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado. 6Ele me disse: “Viste, filho do homem?” Depois, fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Aonde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 46(45)

 

Conosco está o Senhor do Universo!

O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

 

 

– 29 de março de 2022 - 3ª-feira da 4ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

No mesmo instante o homem ficou curado.  (Jo 5,1-16)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12.14)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados: cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e, sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda'”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

  TERÇA-FEIRA QUARESMA - C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Aí [junto à piscina] se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: - Queres ficar curado? O doente respondeu: - Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente. Jesus disse: - Levanta-te, pega tua cama e anda. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado”.

(João 5,5-9:).

 

Jesus, todas as religiões possuem seus ritos e seus símbolos, que fazem a comunicação dos homens com Deus e de Deus com os homens.

É essa fé que motiva as celebrações e as devoções religiosas ao longo de milênios.

Por isso, sempre houve lugares, templos e objetos sagrados, águas milagrosas, óleos bentos, velas, etc.

Quando, porém, aconteceu a sua Encarnação, o senhor passou a ser o grande sinal da presença e da ação divina em favor do ser humano.

Tudo o mais ficou para trás, como se fosse apenas sombra da realidade que o amor de Deus realizou por nós: deu-nos o seu próprio Filho, como sacramento vivo da sua presença em nossa história humana.

Por isso, aquela piscina, tida como curativa, ficou ofuscada pela sua presença.

Já não seria mais necessário mergulhar nela para recuperar a saúde.

Bastava manifestar o próprio anseio e acreditar na sua Palavra, como fez aquele homem, paralítico havia 38 anos.

Mesmo assim, o senhor foi criticado por ter curado em dia de sábado.

As pessoas não conseguiram perceber e acreditar que, exatamente por ser sábado, era o dia próprio de manifestar a sua presença como sinal divino, e a sua ação redentora em favor de todos, principalmente dos que sofriam.

 

Senhor, o nosso dia santo é o domingo, quando celebramos a sua Ressurreição, ou seja, o dia em que a vida venceu a morte e o amor foi mais forte do que todo o mal.

 Esse foi o dia da maior conexão que entre o humano e o divino, que devemos celebrar, porque é o sinal que renova sua doação de amor por nós.

Já fomos mergulhados nas águas do batismo, já fomos curados no corpo e na alma.

Faça-nos compreender que, hoje, todos os sinais religiosos só têm valor, na medida em que nos levam ao seu encontro, porque somente o senhor, em sua humanidade ressuscitada, é o mediador entre Deus e os homens.   

 

Maria santíssima, Mãe de Jesus e de todos nós, leve-nos sempre ao encontro do seu Filho bendito, porque ele é o nosso templo, o nosso lugar sagrado, a nossa luz e a nossa água, que nos liberta, purifica, cura e nos conduz ao Reino do seu Pai e nosso Pai. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus, sensível a tudo e a todos que estão ao seu redor, percebe o homem que há muitos anos vive à margem de tudo e de todos. À espera de que alguém o jogue na piscina assim que as águas se agitarem, o homem doente simboliza a estagnação ou paralisia provocada pelo pecado e pelo sistema, que amarra as pessoas e impede que elas conquistem sua autonomia e independência. Diante do bem que foi realizado, Jesus encontra opositores; pois o arranjo social, político, econômico e religioso olha e busca a manutenção da estrutura que o caracteriza e não necessariamente o bem daqueles e daquelas que necessitam de cuidado e meios para que suas vidas sejam restabelecidas. Gestos do passado podem ainda ser reproduzidos em nossas comunidades hoje. Observemos e ajamos para que ao nosso redor a vida de todos tenha igual valor e prevaleça.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,1-16 - "Levante-se e ande!"

 

Oração Inicial


Escolha um lugar, espaço onde você possa estar só para o encontro com Palavra, e consigo mesmo. Sente-se, encontre uma posição confortável. Respire conscientemente, se acalme de qualquer agitação e ponha-se diante de Deus, em atitude de oração.

 

Jesus é a vida. Multidões de todos os lugares iam ao encontro dele para serem curadas. Jesus também percorria cidades e povoados anunciando o Evangelho da vida. É o movimento de Deus a procura de nossa humanidade e nossa necessidade humana procurando-o com sede.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o texto com calma, prestando atenção a cada palavra. Preste atenção nas imagens, nas personagens; sublinhe palavras ou frases que lhe chamam a atenção, locais, gestos, diálogos e contestações…

 

“O povo antigo caminhou por quarenta anos até entrar na terra prometida, passando pelo rio Jordão. Nosso encontro com Jesus é como a passagem pelas águas, pelo qual tomamos posse da terra prometida, a salvação. Na piscina de Bezata ou Betesda, em Jerusalém, muita gente doente ficava ali esperando para se curar. Jesus encontrou, então, uma pessoa que estava doente havia trinta e oito anos. Ele a curou, sendo para ela a passagem pelas águas, pela qual entrou na posse da promessa. Essa cura do enfermo da piscina vale como uma catequese sobre nosso batismo. Em Jesus, na sua Páscoa (morte e ressurreição), somos lavados dos nossos pecados, renascemos na graça. A Páscoa é como a passagem pelas águas para a vida nova.”

 

2. Meditação (Caminho)

Deixe ressoar a palavra que calou mais forte durante a leitura.

Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos….

Deixe que a alegria da Palavra o(a) faça caminhar anunciando a Vida.

 

 

3.Oração (Vida)

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do Batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.” (S. João Paulo II)

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Partilhe com alguém o fruto desta leitura orante como testemunho de sua fé no poder de Jesus Cristo e no seu amor pela nossa humanidade.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.