sexta-feira, 14 de junho de 2024

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. – (Mt 5,27-32)

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – V IOLETA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 14 de junho de 2024 (sexta-feira) 166º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUEM NÃO PODE SUPORTAR A DOR DA SEPARAÇÃO, NÃO ESTÁ PREPARADO PARA O AMOR.

(Rubem Alves)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE 

 DIA UNIVERSAL DE DEUS 

 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO 

 DIA DO SOLISTA 

 DIA DO SOLONISTA 

 DIA DAS MUSAS 

 DIA DA MANICURE 

 DIA DO ALGODÃO 

 DIA DA BANDEIRA AMERICANA

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL MARECHAL RONDON EM VÁRZEA GRANDE-MT

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): JUNQUEIRÓPOLIS (São PauloPasso de Camaragibe - Santana do Mundaú (AlagoasAragominas (TocantinsNovo Horizonte do Sul (Mato Grosso do SulSão João Batista (Maranhão

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MAYCON GALDINO DE CARVALHO (Garça /SP) RICARDO ANTONIO KRUSICKI (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça /SP)WILSON DOUGLAS GUALBERTO (Lions Clube Petrópolis Centro /RJDJAIR DE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP)JORGE VOLLET (Camboriú /SC) RICARDO ALEXANDRE AGUILERA (Agudos /SP)DENISE ESTER DOS SANTOS (Bauru /SP) ■ANTONIO CARLOS ZANFORLIN VIEIRA (Pederneiras /SP) GILSON CARDIN (Queretáro/México) JOSÉ ANTONIO LOURENÇO (Araraquara/SP) ■ANTONIO MONICO JUNIOR (Bauru /SP) TITO MARCOS MARTINI (Garça /SP) REINALDO BARROS (Garça /SP) DJAIR OLIVEIRA JESUS (Garça /SP) )SONIA REGINA DA SILVA (Vera Cruz /SP) ■

 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2008ó16 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTO ANTONIO DE PÁDUA

Antônio (Portugal, 1195-1231), abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio são Francisco, e viveu em Pádua (Itália) seus últimos anos. É santo de grande devoção popular.  

SANTO AVENTINO

SANTO AGOSTINHO PHAN VIET HUY

SANTO EULÓGIO DO EGITO

SANTO ÁVITO

SANTA AQUILINA DE BIBLOS

SANTA FELÍCULA

INÁCIO MALOYAN

SÃO CETEU

SÃO FÂNDILA

SÃO NICOLAU BUI VIET T

SÃO RAMBERTO

SÃO SALMÓDIO

SÃO TRIFÍLIO

BEATA MARIA ANA BIERNACKA

BEATO AQUILEU

BEATO GERARDO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Não cometerás adultério Mt 5,27-32 - O que diz Jesus sobre o amor que instrumentaliza?

O pecado geralmente ocorre primeiro na mente e depois no corpo. Jesus, que vê o interior do ser humano, vai direto ao ponto.

 

O Senhor é minha luz e salvação, de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? São eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem (Sl 26,1s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

A presença divina, que se revelou ao profeta Elias como brisa suave, manifesta-se também em nosso dia a dia. Somos convidados a mergulhar no silêncio e a ficar atentos para sentir a passagem de Deus entre nós. Na união conjugal, essa presença tem raízes na fidelidade vivida desde o coração. Celebrando a Eucaristia, cortemos de nossa vida tudo o que nos impede de viver de modo coerente com o projeto do Reino.

 

– Oração 

 

“Ó DEUS, FONTE DE TODO BEM, ATENDEI AO NOSSO APELO E FAZEI-NOS, POR VOSSA INSPIRAÇÃO, PENSAR O QUE É CERTO E REALIZÁ-LO COM VOSSA AJUDA.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 14 de junho de 2024 sexta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (1Rs 19,9.11-16) Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor. Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9o profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo Senhor, Deus todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, agora, também querem matar-me”. 15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, como profeta em teu lugar”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 26(27)

 

Senhor, é vossa face que eu procuro!

1. Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, / atendei por compaixão! / Meu coração fala convosco confiante, / é vossa face que eu procuro. – R.

Senhor, é vossa face que eu procuro!

2. Não afasteis em vossa ira o vosso servo, / sois vós o meu auxílio! / Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, / meu Deus e salvador! – R.

Senhor, é vossa face que eu procuro!

3. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver / na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor! – R.

Senhor, é vossa face que eu procuro!

 

 

 

– 14 de junho de 2024 sexta-feira da 10ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.  (Mt 5,27-32)

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Como astros no mundo brilheis, / pregando a Palavra da vida! (Fl 2,15s) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo, todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

1 4/06/24         10ª Sexta-feira TC – B

 

Mateus 5,27-28: Disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti”.

 

Jesus, o senhor nos trouxe um Evangelho de libertação, que fosse fonte de respeito, de honestidade e de justiça na relação familiar e social, tanto para o homem como para a mulher, para o idoso como para a criança, para o sadio como para o enfermo.

Por isso, ao afirmar: “Eu, porém, vos digo”, o senhor modificou as leis mosaicas, e propôs o caminho das Bem-aventuranças, com valores que dependem primeiramente das intenções que brotam do coração de cada pessoa.

Para o senhor, não bastava cumprir as leis, era preciso que houvesse uma transparência em nossas ideias, em nossos sentimentos, em nossos desejos e em nossas decisões.

A começar do nosso olhar para o outro, que pode ser de bondade ou de malícia, de sinceridade ou de inveja e desprezo.

O próprio adultério, na Bíblia, era uma expressão usada em relação a Deus e ao próximo, porque representava um ato de falsidade no amor e de infidelidade à união prometida.

Assim, o senhor pede de nós uma honestidade moral e espiritual, que deve estar dentro de nossas consciências, e não somente no cumprimento externo de leis civis ou religiosas.

Em si, nenhuma tentação é pecado, mas quando se começa a planejar o próprio desejo para praticá-lo, já houve pecado, mesmo que não se consiga concretizá-lo.

Enfim, o valor das nossas decisões e dos nossos atos diante do senhor não depende da opinião dos outros nem das leis do Estado, mas da nossa fidelidade à sua Palavra e à nossa consciência.

Senhor, nós não queremos adúlteros, tanto na família como na fé, traindo o nosso amor para com o senhor ou para com as pessoas com as quais nos comprometemos. Coloque em nós o Espírito do seu Evangelho, e conceda-nos a graça de assumir os seus princípios.

Perdoe-nos quando não conseguimos cumpri-los perfeitamente.

Mas, não permita que nos desviemos do seu caminho e que sejamos humildes para retomar o seu Evangelho sempre que tivermos falhado.

 

Maria Santíssima, Mãe querida, sempre fiel ao seu Filho e ao seu esposo José, interceda para sejamos fiéis à nossa consciência e à Palavra de Jesus. E proteja as nossas famílias das tentações de infidelidade, que tantas dores e tantas separações têm causado dentro de nossos lares. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Dia a dia com o Evangelho 2024

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As leis do Antigo Testamento eram tolerantes para o homem e severas para a mulher. De fato, a mulher era considerada uma espécie de propriedade que o homem adquiria, e assim ela passava a fazer parte dos seus bens. Agressiva desigualdade entre homem e mulher. Jesus, porém, coloca-os no mesmo plano. O adultério viola a vontade de Deus e as relações familiares e sociais. A união do homem e da mulher no matrimônio é expressão de amor, vem de Deus, não deve ser paixão egoísta. É o encontro de liberdades que se unem. Por isso, Jesus usa expressões fortes para indicar compromisso sério, evitando-se desvios egoístas. Às vezes, são necessários “cortes” dolorosos para salvar e revigorar o amor mútuo. Trata-se, aqui, naturalmente, de linguagem simbólica, uma vez que o adultério começa no coração.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2024 - fonte do texto dessa página:  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/#.XC3a5lxKjIU)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 5,27-32 - O que diz Jesus sobre o amor que instrumentaliza?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

nvoquemos o Espírito de Deus, o Santo, para nos iluminar; a presença de Jesus, o Salvador, para nos fortificar na caminhada rumo a casa do Pai.

Façamos conscientemente o sinal da Cruz: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Oração: Espírito Santo, meu intimo guia, tu não me indicas apenas o exterior da vontade divina. Tu a traduzes para mim num esclarecimento interior. Ajuda-me a acolher com o coração limpo a Palavra do Evangelho que vou meditar e rezar.

Acolher a Palavra no coração é plantar nele a verdade de Cristo, que nos liberta e nos faz ser dignos filhos e filhas de Deus.

 

1. Leitura (Verdade)

O pecado geralmente ocorre primeiro na mente e depois no corpo. Jesus, que vê o interior do ser humano, vai direto ao ponto. É lá, que devemos nos converter. Observe o que de essencial Jesus ensina que é preciso preservar como mandamento fundamental.

 

O Evangelho nos leva a perceber que o mal que existe dentro de nós deve ser cortado pela raiz. Não há meio-termo. Jesus radicaliza a questão e diz que ele começa dentro do coração. Uma prática adúltera já é fruto de um coração que se perdeu na falta de respeito e fidelidade.

 

No coração e na mente estão os valores nos quais acreditamos e defendemos. Estes precisam estar de acordo com a Lei de Deus e, sobretudo, com o mandamento do amor. O inferno ao qual se refere o texto pode ser também o inferno que se cria na vida dos outros por causa de nossa maldade. Quando o coração é puro e o querer sincero, Deus nos dá sua graça; somos capazes de fidelidade e de fazer o bem aos que convivem conosco.

 

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus denuncia com clareza toda e qualquer hipocrisia e busca restituir aos antigos parâmetros os elementos sadios e verdadeiros da Lei e dos Profetas.

O que o texto diz a você?

Quais questionamentos a Palavra lhe faz hoje? Quais respostas a Palavra lhe apresenta?

As palavras e os gestos de Jesus tocam sua vida e inspiram suas ações?

 

3.Oração (Vida)

Apresente o desejo que brotou em seu coração e faça sua prece de agradecimento ou pedido. . .

Rezemos pelas famílias: “Ajudai, ó Senhor, os casais cristãos a realizar na vida e a expressar diante do mundo a fidelidade para a qual foram chamados. E que todos os cristãos vivam unidos no amor, na verdade, na justiça e na paz. Amém!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra de Deus em sua vida? O que ela lhe propõe viver? Como você pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

 

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos (…)

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito” Amém (Gálatas 6,9; 18).

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano 33 nº 388 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP