segunda-feira, 24 de setembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. - (Lc 8,16-18)



– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 S E T E M B R O  MÊS  DA BÍBLIA e PRÓ-JUVENTUDE 
 GARÇA/SP, 24 DE SETEMBRO DE 2018 (segunda-feira) 267º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ PERDEU DINHEIRO, PERDEU POUCO. SE PERDEU A HONRA, PERDEU MUITO. SE PERDEU A CORAGEM, PERDEU TUDO.
(Vincent Van Gogh)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
DIA MUNDIAL DOS RIOS
DIA NACIONAL DA BÍBLIA
DIA DO MOTOTAXISTA (SP)
DIA DO SOFTBOL (SP)
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)
SEMANA NACIONAL DO JOVEM

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santa Mercedes - Urupês (São Paulo) Coreaú (Ceará) Mar de Espanha (Minas Gerais) Agua Branca - São José de Piranhas - Soledade (Paraíba) Juruena (Mato Grosso) Cachoeira Alta - Córrego do Ouro (Goiás)Cantanhede - São Domingos do Maranhão - São José de Ribamar (Maranhão)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ANA RAQUEL ARAÚJO (minha prima–Brasília/DF )) elisabeth pereira pilli de oliveira (Oliper/Louis Engenharia-Garça/SP) JORGE MASSARU HATISUKA (Hatisuka Auto Elétrica-Garça/SP) MARIA MADALENA FREITAS MEIRELLES (Sapeka Confecções Garça/SP) miriam lígia zapata de oliveira  (Hidrodex Garça/SP) MARCIO PEREIRA PARDINHO(Santander Assis/SP) DIEGO MARANGÃO PEREZ (Garça/SP) Ana Cristina Alves de Souza (Garça/SP) Gerson Luiz Caparroz Junior (RCG-Garça /SP) Heloise Rogeri (Garça/SP) José Miguel Santo Pietro(Garça /SP) NILVA ZANCOPÉ FERRARI (Garça /SP) Carol Puga Foganholi (Garça/SP) MARIA Silvia Rubello  (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUZIA RaFAel PEREIRA NOGUEIRA e JOÃO NOGUEIRA FILHOó1988ó30 ANOS (EQ 09 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP) NEUCY MARIA ERMACORA e JOSÉ LUIZ BURATOó1993ó25 ANOS (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP) 

 Santo do Dia 
São GERALDO SAGREDO

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
A fé habita o coração integro, sempre disponível para levar adiante o aprendizado adquirido na vivência da Palavra. Sejamos uma comunidade que manifeste a luz do Senhor.
Oração
PAI, TRANSFORMA-ME EM LÂMPADA DO REINO, PARA QUE, POR MEIO DE MEU TESTEMUNHO DE VIDA, EU POSSA MOSTRAR TEU CAMINHO A MUITAS PESSOAS QUE VAGAM NAS TREVAS.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 321

Leituras
24/09/2018 Segunda-feira da 25º Semana do Tempo Comum
Somos convidados a estar se pre atentos ao bem do próximo e nos empenhar-mos na irradiação da Palavra, luz que ilumina os caminhos da justiça.

1ª Leitura (Pr 3,27-34) – O Senhor detesta o perverso. Leitura do Livro dos Provérbios:

 Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 14 (15)
O justo habitará no monte santo do Senhor.

Evangelho do dia
24/09/2018 Segunda-feira da 25º Semana do Tempo Comum
Coloca a lâmpada no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. - (Lc 8,16-18)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, dêem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Precisamos acender a luz de Deus no coração do próximo
Precisamos acender o que está apagado no coração do outro com a luz e a graça que vem do coração de Deus!

“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz” (Lucas 8,16).

Jesus está nos dizendo, hoje, que todos nós precisamos ser luz, mas não podemos ser uma luz apagada nem escondida, porque a luz foi feita para iluminar.

Estamos acostumados com a lâmpada elétrica, mas nos esquecemos de que os mais antigos tinham o candeeiro como luz para iluminar a casa ou qualquer canto que as pessoas estivessem, para que ninguém atropelasse ninguém, para que as pessoas pudessem ver o que estava do seu lado ou à sua frente.

O que seria da nossa vida sem a luz natural ou sem a luz que vem das estrelas? O que seria de nós sem a própria luz artificial, que foi criada para nos auxiliar, para que pudêssemos enxergar as coisas mesmo na grande escuridão da noite? Se a luz tem essa importância para a nossa vivência e para a estratégia da convivência humana, imagina o quanto precisamos de luz, primeiro, dentro do nosso coração, e o quanto precisamos ser luz no mundo que caminha na escuridão.

Uma luz apagada no meio da escuridão é uma tristeza. Que triste é uma luz escondida, apagada, onde ninguém consegue enxergar! Não podemos ser cristãos “luz apagada”, não podemos ser cristãos sem luz, sem brilho, porque, se não temos luz ou se a nossa luz está ofuscada e escondida, não nos enxergamos, não enxergamos nossos defeitos, nossos limites, nossas qualidades, aquilo que crescemos, onde a luz de Deus está entrando em nós.

Precisamos de luz para nós, mas precisamos também de luz para o outro e para o mundo. A luz nos faz projetar a vida de Deus que está em nós nas relações que estabelecemos neste mundo. Quando não somos luz, as trevas crescem em nosso coração, e quando elas crescem, a escuridão toma conta das relações humanas. Que tristeza fica a nossa vida e aquilo que nós realizamos.

Deixe que a luz de Deus entre no seu coração, a luz de Deus que ilumina as coisas mais escuras e obscuras da nossa vida. Onde quer que você esteja, seja luz na vida do seu irmão, seja a direção para a vida do outro, seja testemunho do Reino de Deus e presença de Deus na vida do outro.

Há muitas pessoas que são traves, pedras e se tornam somente negatividade na vida do outro. Precisamos ser graça, boa-nova, precisamos ser luz. Precisamos acender o que está apagado no coração do outro com a luz e com a graça que vem do coração de Deus.

Este é o nosso desafio: sermos cristãos iluminando as trevas do mundo que nos cerca. A luz não é nossa, ela vem de Deus e com ela podemos iluminar uns aos outros.
Deus abençoe você!

 Reflexão - Que e la "Doutrina social da Igreja"?
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, recordamos que Jesus Cristo se apresentou como "luz do mundo". É tarefa da "Doutrina social da Igreja" projetar esta luz sobre o mundo, impregnando de um modo efetivo os corações dos homens e as estruturas terrenais. Este ensinamento social da Igreja é "caritas in veritate in re sociali", anúncio da verdade do amor de Cristo na sociedade.

Tal doutrina é serviço da caridade, mas na verdade. O desenvolvimento, o bem-estar social, uma solução adequada dos graves problemas socioeconômicos que afligem à humanidade, necessitam desta verdade. A fé cristã se ocupa do desenvolvimento, não apoiando-se em privilégios ou posições de poder, mas só em Cristo, ao qual deve remeter-se toda vocação autêntica ao desenvolvimento humano integral. O Evangelho é um elemento fundamental do desenvolvimento porque, nele, Jesus Cristo manifesta plenamente o homem ao próprio homem.

—Senhor, precisamente porque tu pronuncias o "sim" maior ao homem, eu não posso deixar de abrir-me à vocação divina para realizar-me.

– Leitura Orante 
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Aproximemo-nos de Deus por meio da nossa oração e peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender sua Palavra, que hoje vai nos falar da luz.
Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho de hoje, destacando os verbos e as palavras que mais lhe chamam atenção, e procure identificar seu tema central.
“A Palavra de Deus, afirma o salmista, é uma lâmpada que ilumina os passos, isto é, o modo de proceder na vida (Sl 118,105). A lâmpada é acesa para iluminar toda a casa, a fim de que o interior da casa esteja iluminado e os que entram possam se localizar. A lâmpada é acesa por Jesus através do seu ensinamento e ela ilumina não somente os fiéis cristãos, mas todos os que se aproximam dele de coração sincero. Dito com outras palavras, o Reino de Deus, escondido e revelado no ensinamento de Jesus, é uma luz no coração do discípulo, luz que brilha e atrai outros. Isso é exemplificado pelo provérbio do v. 17: tudo o que o discípulo aprende de Jesus, em particular (v. 9), deve se manifestar para que outros também possam ser iluminados. A palavra de Jesus Cristo é uma verdadeira luz, pois ela revela o mistério do Reino de Deus. Em consequência disso, o anúncio cristão é igualmente uma luz que faz conhecer o mistério de Cristo e, por ele, o mistério de Deus. A advertência do v. 18a é um alerta, pois uma escuta autêntica leva a transmitir o que se escutou, a fim de que outros sejam iluminados. Sem essa transmissão, é como se faltasse à lâmpada o combustível que a faz brilhar e iluminar” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? Se refletirmos sobre o significado da palavra “luz” nos evangelhos, perceberemos que ela se refere à presença de Deus na vida do seu povo. Qual palavra desse Evangelho permanece em você hoje, como luz no seu caminho? O que o Senhor lhe diz neste momento de meditação? Leia novamente o texto e escute-o. 
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Mantendo-se em silêncio, procure perceber a ação do Senhor em sua vida e fale com Ele, expressando a sua oração. Na etapa anterior da leitura orante, você o escutou; agora, é a sua vez de falar com Ele.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Setembro - Mês da Bíblia
Tema: "Para que nele nossos povos tenham vida"