sexta-feira, 30 de outubro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus. - (Lc 14,1-6)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 O U T U B R O – R O S A    MÊS  DAS => MISSÕES  

 GARÇA/SP, 30 DE OUTUBRO de 2020 (sexta-feira) 304º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“APRENDEMOS A VOAR COMO OS PÁSSAROS E A NADAR COMO OS PEIXES, MAS NÃO APRENDEMOS A CONVIVER COMO IRMÃOS."

(Martin Luther King)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO COMERCIÁRIO

DIA DO BALCONISTA

DIA DO ATENDENTE DOS CORREIOS

DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES EM RADIOLOGIA

DIA NACIONAL DO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O REUMATISMO

DIA DO FISICULTURISTA

DIA DO (DESIGNER) ARQUITETO DE INTERIORES

DIA DO QUADRO DO MATERIAL BÉLICO DO EXÉRCITO

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA CRIATIVIDADE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CRISTÃOS

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arapiraca - Senador Rui Palmeira (Alagoas)Cabo Verde - Lima Duarte - Patos de Minas - Ponte Nova (Minas Gerais)Dom Pedrito - Santa Vitória do Palmar (Rio Grande do Sul)Palminópolis - Paranaiguara (Goiás)Serrinha dos Pintos (Rio Grande do Norte)Goioxim - Rosário do Ivaí (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ORLANDO CESAR SANCHES (Cartório de Jafa-Lions Clube de Garça /SP) EVANDRO MARTINS RIBEIRO (Gráfica Central - Lions Clube de Garça/SP) Sergio Ricci (Lions Clube de Marília Terceiro Milênio /SP) ) Beatriz  Gélio  Rebuá Da Silva (Lions Clube de Marilia Augustin Soliva /SP)ELOI LOURENÇO FILHO (Lions Clube de Araçatuba/SP)Edna Aires Costa (Lions Clube de Catalão /GO)SILVANIR FÁTIMA ROSA DA SILVA (FASS FABRICA DE AUTOMATIZADORES Garça /SP) ESTEVAM SMORES BRANDÃO (Macrocontábil Brandão Garça/SP) MARCIA CAMACHO CHERUBIM FERREIRA (Araçatuba /SP) VALERIA CRISTINA SANCHES GABRIEL (Garça/SP) DENISE CAROBINO C. MIGUEL (Garça/SP) CEliA gOmes de lImA (Garça /SP) LUIZ henrique f. mArquelli (Garça /SP)Luciene Sanches Pineli (Garça/SP) marilena michelan voss (Garça /SP) VALÉRIA CRISTINA SANCHES GABRIEL  (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:   LIONS CLUBE DE BAURU SUL ó1970ó50 ANOS

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO MARCELO

SÃO LUPÉRCIO

SÃO Germano de Cápua

BEM AVENTURADA RETISTUTA KAFIKA

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 14,1-6

Em Jesus, cura e libertação andam juntas. Ele tomou o homem pela mão e o devolveu à normalidade da vida em dia de sábado.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Exulte o coração que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

A vida é um autêntico combate espiritual. Armar-se para a luta é revestir-se da “armadura de Deus”; é munir-se das virtudes cristãs. Bendigamos o Senhor, que nos anima a anunciar o Evangelho com ousadia.

– Oração 

 

PAI, PREDISPÕE-ME A MANIFESTAR MEU AMOR A QUEM PRECISA DE MIM, SEM INVENTAR JUSTIFICATIVAS PARA ME DISPENSAR DESTA OBRIGAÇÃO URGENTE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus, eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30  de outubro de 2020 6ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Feliz a comunidade que, unida a seus pastores, cresce de modo harmonioso. Faz o apóstolo exultar pela fecundidade de sua pregação, traduzida em vida para todos os que dela carecem. 

 

1ª Leitura (Ef 1,1-11) – Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

1Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os seus bispos e diáconos: 2graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3Dou graças ao meu Deus, todas as vezes que me lembro de vós. 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do evangelho, desde o primeiro dia até agora.

6Tenho certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. 7É justo que eu pense assim a respeito de vós todos, pois a todos trago no coração, porque, tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do Evangelho, participais na graça que me foi dada. 

8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, 11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 111(110)

Grandiosas são as obras do Senhor!

 

 

– 30  de outubro de 2020 6ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus. - (Lc 14,1-6)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.

Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Que nossa religião nos encaminhe para a caridade”

Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: ‘A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?’ Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o”

(Lucas 14,3-4)

Estava diante de Jesus um hidrópico, um homem que tinha a mão seca e era um dia de sábado. Jesus estava diante dos religiosos da Sua época, eles eram chefes dos fariseus. Existiam pessoas mais religiosas que os fariseus? Imagina os chefes!

 

A pessoa religiosa que ainda tem dúvida se é permitido praticar o amor ou não, praticar a misericórdia ou não, é porque a religião dessa pessoa está seca, está presa simplesmente nos dogmas, e não está tomada pela graça.

 

Cuidado para que a nossa religião não vire uma religião farisaica, para que não vivamos uma religião somente de leis e preceitos, com nenhum desmerecimento; pelo contrário, precisamos das leis, dos preceitos, mandamentos, ensinamentos, precisamos dos direitos, precisamos de uma religião que nos encaminhe para vivermos a verdade. No entanto, vira maldade quando vivemos uma religião que não nos encaminha para a caridade.   

 

“Que religião hipócrita e maldita que não coloca o ser humano no cuidado, no amor e na importância!”

 

A pessoa se sente mais religiosa porque faz tantas orações, porque coloca o véu na cabeça, porque participa do movimento tal, porque comunga todos os dias… Mas olhamos para o nosso lado: quantos hidrópicos como esse, quantas pessoas morrendo e sofrendo, e eu achando que sou o mais merecedor, porque Deus está comigo, porque sou abençoado e os outros são coitados e desmerecedores!

 

O mundo sofre, porque não há quem cuide dele, as pessoas passam fome porque não há quem reparta o seu pão, as pessoas ficam doentes porque muitas têm o melhor tratamento do mundo, mas o outro tem um total descaso. Outros se acham proprietários de Deus, e outros são tratados como não merecedores, os desgraçados do mundo.

 

Que religião hipócrita e maldita que não coloca o ser humano no cuidado, no amor e na importância! Por isso, diante do silêncio dos religiosos de Sua época, os mais religiosos, Jesus pega esse homem pela mão e o cura, cuida dele e dá a ele o Seu amor, independentemente se a religião achava certo ou não.

 

Muitas vezes, quem está fazendo o bem, cuidando bem, quem está acolhendo quem está sofrendo, são pessoas que nem creem em Deus. Porque as pessoas religiosas estão discutindo religião, estão atacando os outros, sentindo-se mais importantes que os outros, estão a serviço de ideologias, de dogmatismos, e o mundo está sofrendo e padecendo. Onde estão os seguidores de Deus que não se voltam para cuidar dos mais sofredores deste mundo?

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Coerente com sua missão de libertar as pessoas, Jesus mais uma vez vai causar certo transtorno. Desta vez na casa de um chefe dos fariseus. Apegados à letra da lei, eles punham a observância do sábado acima de qualquer outro mandamento. Não conseguiam entender que a cura de um ser humano é um modo de glorificar o Deus da vida! Decididos a manter sua posição fixa, permaneceram calados e confusos diante da pergunta do Mestre: “É permitido curar no sábado ou não?”. A hidropisia, ou acumulação de líquido, é figura do povo, “inchado pelo ensinamento dos fariseus, também estes inchados pelo orgulho pretensioso e hipócrita de serem perfeitos” (Ivo Storniolo). Jesus, com a implantação do Reino de Deus, mostra que sua missão é devolver ao ser humano a dignidade que lhe é devida.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, Jesus Cristo, mediante tuas atitudes aprendemos que não há nenhum dia em que seja proibido fazer o bem. Toda boa obra é agradável a Deus, como o foi certamente a libertação que ofereceste a esse homem. Não deixemos para amanhã as boas obras que podemos realizar hoje. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 14,1-6 - Abram, abram de par em par as portas a Cristo!.

 

Mês Missionário 2020

Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A coragem de Jesus ao enfrentar o poder de Herodes nos convida a sermos autênticos e decididos em nossas opções pela vida.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho pausadamente e reflita sobre os personagens, sobre o diálogo que desenvolvem, sobre o lugar em que se dá a narrativa, sobre a situação das pessoas, sobre as ações de Jesus etc. Recorde outros textos bíblicos em que Jesus também realiza curas e identifique a mensagem central deste Evangelho.
“Jesus não procura o confronto com os escribas, fariseus e doutores da lei, mas não o evita. Pela terceira vez, ele realiza uma cura em dia de sábado. Como nas vezes anteriores, Jesus se apresenta como “senhor do sábado”, ou seja, livre e autorizado para restabelecer a saúde do ser humano em qualquer momento e lugar.

O constrangido silêncio dos comensais demonstra que suas teses são derrotadas pela autoridade do Mestre. Ele ensina uma verdade ousada: nem a própria religião está acima da vida. A estocada final é quando Jesus mostra que o boi, que caiu no poço, para eles justifica o trabalho em dia de sábado. Não souberam argumentar contra a afirmação e receberam o desonroso título de hipócritas.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você? A cura que Jesus realiza não atinge somente o físico, mas restaura o ser humano por completo, em todas as suas dimensões. Jesus devolve a dignidade para que todo ser humano possa voltar a ser obra boa, plena, com sentido no seu viver. Qual caminho o Senhor lhe indica por meio de sua Palavra? Escute o que Ele tem a lhe dizer. Não queira ser escravo da lei, mas aposte no amor.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo(a). Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele cura todas as feridas.

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção

 

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. “Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)