domingo, 29 de maio de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. – (Lc 24,46-53)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A I OLARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 29 DE MAIO de 2022 (domingo) 149º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

DEUS NÃO NOS DEU UM ESPÍRITO DE TIMIDEZ, MAS FORÇA, DE AMOR E DE PODER.

(Paulo de Tarso)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

 DIA DA GENTILEZA

 DIA INTERNACIONAL DOS SOLDADOS DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS

 DIA INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES DAS FORÇAS DE PAZ

 DIA MUNDIAL DA SAÚDE DIGESTIVA

DIA DO GEÓGRAFO

 DIA DO ESTATÍSTICO

 DIA DO SOCIÓLOGO

 DIA DO GASTROENTEROLOGISTA

 DIA DA COMPOSTAGEM

 DIA DA ENERGIA

 DIA DO IBEGEANO

 DIA DO MOTORISTA MILITAR

 DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) NO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Pedro do Turvo (São Paulo) Carmo (Rio de Janeiro) Santo Antônio de Jesus - São Felipe - Taperoá (Bahia) Uruguaiana - David Canabarro (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VITOR MENDES CONESSA (sobrinho São Paulo /SP) EDERLY MARIA BENITES PROENÇA (Lions Clube de Garça-Eq 01ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP) LAYANNI SANTOS DE MARCO DA SILVA (Lions Clube de JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDE /SP) OSMAR GONÇALVES (Lions Clube de Osvaldo Cruz/SP)VALDECIR DA SILVA FERNANDES (Lions Clube de TUPÃ/SP) VERA LUCIA FERRO ROSSINO (Lions Clube de Guaraçai /SP) WILMA GALLARDO SILVA DO CARMO (DLC5-Lions Clube de Santos Oeste/SP) ERIK CESCO (Lions Clube de Santos /SP) ANA CLARA PICCININI (LEO Clube de JUNQUEIROPOLIS CIDADE VERDE /SP) SANDRO DAN (Lions Clube de Pontes e Lacerda /MT) BRUNO CABRERA TEIXEIRA DE SOUZA (Garça /SP) ANTONIO HERRERA (Indaiatuba /SP) ADRIANA ABUD (Sertãozinho/SP) JÚLIA MAGALHÃES DE ANDRADE (São Paulo /SP) CLAUDIO ZACHARIAS (Garça /SP) MARIA AQUEMI (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE SERTÃOZINHO CENTENÁRIOó1995ó26 ANOS (Distrito LC 6) 

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SANTA ÚRSULA LEDOCHOWSKA

■ SANTA THEODÓSIA DE CONSTANTINOPLA

■ SANTA BONA

■ SANTO ALEXANDRE OSTIÁRIO

■ SANTO EXUPERÂNCIO DE RAVENA

■ SANTO HESÍQUIO

SÃO FERNANDO

SÃO PAULO VI

SÃO MÁXIMINO

SÃO GERARDO MONGE

SÃO MARTÍRIO LEITOR

SÃO SENADOR

SÃO SISÍNIO

BEATA GERALDINA

BEATA GUILHERME ARNAUD E 10 COMPANHEIROS

BEATO JOSÉ GERARD

BEATO RICARDO THIRKELD

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Solenidade da Ascensão do Senhor. Depois de uma vida entregue por amor e fidelidade Jesus volta ao Pai: Ascensão do Senhor

 

Homens da Galileia, por que estais admirados, olhando para o céu? Este Jesus há de voltar, do mesmo modo que o vistes subir, aleluia! (At 1,11)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em comunhão com os cristãos do mundo inteiro, celebramos a Ascensão do Senhor, plenitude da Páscoa. Assentado à direita do Pai, Jesus continua junto à humanidade e nos quer suas testemunhas. Neste dia mundial das comunicações, firmemos o compromisso de sermos comunicadores que sabem escutar os apelos de Deus e dos irmãos e irmãs.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO QUE NOS MOVE A SER TESTEMUNHAS, FAZE-ME SEMPRE MAIS ATIVO NA MISSÃO QUE O SENHOR ME CONFIOU: PROCLAMAR A SALVAÇÃO A TODA A HUMANIDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 29 de maio de 2022 Domingo - Ascensão do Senhor da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Abramos o coração à luz da Palavra de Deus, fonte de sabedoria e esperança. Ele nos chama a dar continuidade à missão iniciada por Cristo e nos promete a força do Espírito.

 

 

1ª Leitura (At 1,1-11) – Jesus foi levado aos céus, à vista deles.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias'”. 6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o reino em Israel?” 7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”. 9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. 10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus, que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 47(46)

 

Batei palmas, povos todos,

o Senhor subiu ao toque da trombeta!

 

 

2ª Leitura (Ef 1,17-23) – E o fez sentar-se à sua direita nos céus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

Irmãos, 17o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 29 de maio de 2022 Domingo - Ascensão do Senhor da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu.  (Lc 24,46-53)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; / convosco estarei todos os dias, / até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19s).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. 50Então, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram. Em seguida, voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

ASCENSÃO DO SENHOR – C:

Dia das Comunicações Sociais e Oração pela Unidade dos Cristãos

 

“Disse Jesus a seus discípulos: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém... Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria”.

(Lucas 24,46-47.50-52).

 

Jesus, a sua Ascensão fechou o círculo de comunicação entre Deus e a humanidade, que veio do céu até nós e voltou de nós até o céu.

O senhor nos trouxe a proposta divina, ensinou-nos a acolhê-la, e, pela sua Encarnação, tornou-se a nossa resposta a Deus.

A proposta do Reino foi entregue aos apóstolos e discípulos, para que continuassem a proclamá-la a todos os povos de todos os tempos.

A resposta é dada pelas gerações que o acolhem, se identificam com o senhor, e entram na sua glória após a morte.

Assim, a Ascensão inaugurou a grande estrada de volta dos filhos à Casa do Pai.

Ela permanece aberta, como um caminho de luz, sempre acessível a todas as pessoas de boa vontade.

Ao contemplar a sua Ascensão, os discípulos encheram-se de alegria, porque acreditaram que o senhor abriu para toda a humanidade as portas do Reino dos céus.

Sentiram que não era uma questão de ficarem privados da sua presença, mas de terem contemplado, na sua Ascensão, a realização plena da obra da redenção, e de poderem testemunhar pessoalmente essa experiência para seus contemporâneos e todos nós.

Eles iriam pregar a todos uma esperança já cumprida e consumada, que trouxe Deus à terra e levava os homens ao céu.

 

Maria santíssima, nossa senhora da Assunção, conceda-nos a graça de sempre olharmos para o alto, onde reside nossa esperança maior. Ao lado de seu Filho e nosso Irmão, ajude-nos a superar as provações da vida, na certeza de que já temos nosso lugar reservado na Casa do Pai. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Lucas termina seu Evangelho com o discurso de Jesus aos seus discípulos reunidos em Jerusalém e lhes abre o coração para compreenderem o plano divino já anunciado na Escritura. Depois disso, leva-os a Betânia, onde se despede com a solene bênção. Na sua ascensão, Jesus conclui sua missão e confirma aos discípulos o compromisso de levar aos povos a salvação realizada no acontecimento pascal. A missão consiste em “pregar o arrependimento e o perdão dos pecados”, para aderir ao Deus que ressuscitou Jesus, acolhendo sua palavra. Para realizarem a missão, os seguidores contam com a presença e a força do Espírito Santo. Portanto, Jesus termina sua missão terrena e se despede fisicamente da comunidade, mas continua presente com seu Espírito, para animá-la e fortalecê-la na missão que lhe foi confiada. É com a força desse Espírito que os cristãos poderão enfrentar as adversidades e os desafios que se opõem ao projeto de Jesus: vida digna para todas as pessoas. O Evangelho termina como começou: no templo de Jerusalém, ponto de chegada e ponto de partida do novo povo de Deus. Jesus foi levado para o céu, destino de todos os que acreditam nele e procuram viver o que ele viveu e ensinou. Nossa vida terrena tem limite, mas a felicidade eterna será permanente.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 24,46-53 - Vocês são testemunhas (Ascensão)

- 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais -

 

Oração Inicial


- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante, pensando nas muitas comunidades que, no mundo inteiro celebram a solenidade da Ascensão do Senhor! E pedimos as luzes ao Espírito Santo:

Espírito de verdade,

a ti consagramos a mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.

Que conheçamos Jesus Mestre

e compreendamos o seu Evangelho. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do Evangelho?

Lemos atentamente: Lc 24,43-56, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Diz o texto:

E disse Jesus:

- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas. E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.

Então Jesus os levou para fora da cidade até o povoado de Betânia. Ali levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os estava abençoando, Jesus se afastou deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram e voltaram para Jerusalém cheios de alegria. E passavam o tempo todo no pátio do Templo, louvando a Deus.

 

Refletindo

Este texto nos faz pensar que todo cristão é chamado a um encontro com Jesus, à conversão, ao discipulado, à comunhão e à missão.   

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

O texto nos diz que também nós somos pessoas convocadas para sermos discípulos/as e missionários/as de Jesus.

Meditando

O papa Francisco, na mensagem para o dia de hoje, 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é "Escutar com o ouvido do coração", afirma: "a iniciativa é de Deus, que nos fala, e a ela correspondemos escutando-O; e mesmo este escutar fundamentalmente provém da sua graça, como acontece com o recém-nascido que responde ao olhar e à voz da mãe e do pai. Entre os cinco sentidos, parece que Deus privilegia precisamente o ouvido, talvez por ser menos invasivo, mais discreto do que a vista, deixando consequentemente mais livre o ser humano.

 

A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso «inclina o ouvido» para o escutar..

Em virtude de termos sido criados à imagem e semelhança de Deus, que é comunhão e comunicação-de-si, trazemos sempre no coração a nostalgia de viver em comunhão, de pertencer a uma comunidade." (56º DMCS)

Veja toda a Mensagem em:

"Escutar com o ouvido do coração" - Papa Francisco

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus? O texto e a reflexão nos sugerem que façamos a Deus Criador e autor de todo bem, a oração:

 

Senhor, tu nos chamas para sermos pontes,

a partir da nossa identidade de "Igreja em saída".

Como filhos de Deus, somos chamados a nos comunicar com todos,

sem exclusão.

 

Jesus Mestre, tu nos convocaste para a comunhão,

o diálogo, a solidariedade e a misericórdia.

Por isso, nosso serviço não pode expressar orgulho, dominação, competição.

 

Queremos ser misericordiosos, Senhor, como o Pai,

para ajudar a reduzir as adversidades da vida e

dar calor aos que têm conhecido apenas a frieza do julgamento.

 

Queremos amar as pessoas mais pelo que são

do que pelas suas capacidades e os nossos sucessos.

 

Queremos, Senhor, nos comunicar pela escuta.

Queremos escutar sendo capazes de compartilhar

questões e dúvidas,

caminhar lado a lado,

libertar-nos de qualquer presunção de onipotência e

colocar, humildemente, nossas próprias capacidades

e dons a serviço do bem comum.

 

Que o ambiente digital seja uma praça, um lugar de encontro,

onde é possível acariciar, realizar uma discussão proveitosa.

 

Que a misericórdia, «nos torne mais abertos ao diálogo,

para melhor nos conhecermos e compreendermos;

elimine todas as formas de fechamento e desprezo

e expulse todas as formas de violência e discriminação.

 

Que o poder da comunicação definido como «proximidade»,

Que o encontro entre comunicação e misericórdia, num mundo dividido, fragmentado, polarizado, gere uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa entre os filhos de Deus e irmãos. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Agora, neste momento de contemplação, nos perguntamos: Qual o nosso novo olhar, a partir da leitura, meditação e oração da Palavra?

O papa Francisco nos propõe um olhar novo sobre a ESCUTA: "A primeira escuta a reaver quando se procura uma comunicação verdadeira é a escuta de si mesmo, das próprias exigências mais autênticas, inscritas no íntimo de cada pessoa. E não se pode recomeçar senão escutando aquilo que nos torna únicos na criação: o desejo de estar em relação com os outros e com o Outro. Não fomos feitos para viver como átomos, mas juntos." (Mensagem do 56º DMCS).

Este é o novo olhar!

 

Bênção

 

 

O texto diz que Jesus levou os apóstolos até Betânia.

"Ali levantou as mãos e os abençoou". Acolhamos também hoje esta bênção

 

A bênção do Pai

a bênção do Filho, nascido de Maria,

a bênção do Espírito Santo de amor,

que cuida com carinho,

qual mãe cuida da gente,

esteja sobre todos nós. Amém!

 

Canto:

Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai. (Fl 2,11).