terça-feira, 15 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. – (Mt 5,43-48)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 15 DE JUNHO de 2021 (terça-feira) 166 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

MATURIDADE É VIVER EM PAZ COM AQUILO QUE NÃO SE PODE MUDAR.

(Autor desconhecido)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

 DIA DO PALEONTÓLOGO

 DIA NACIONAL DE ORAÇÃO PELA VIDA DA JUVENTUDE

 DIA DA ENERGIA EÓLICA

 DIA DA MADRINHA

 DIA DO PADRINHO

 DIA DO VENTO

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO ACRE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Piquete - Santa Bárbara D'Oeste (São Paulo) Novo Gama - Valparaíso de Goiás (Goiás) Tefé (Amazonas) Monteirópolis (Alagoas) Itajaí - Witmarsum (Santa Catarina) Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) Arez (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: “GÍ“ GISLEINE APARECIDA SANTINI BARRETO (de Garça-Bauru /SP) ELCYR “CIRO” CAPELLINI (primo Portugal) ELIZA CHEKERDEMIAN (Casa São Paulo – Garça/SP) HELOANE ANDRADE VIEIRA DE CARVALHO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) SONIA MARIA TAEITTI FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) LUIZ CARLOS DA SILVA (Lions Clube de Tupã /SP) LAURA BEATRIZ DORETTO (LEO Clube de Tupã /SP) MARIO SERGIO PIRES (Americana /SP) LUIZ GUILHERME GUIMARÃES (Escritório Modelo Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOSó2013ó8 ANOS  (Pró-pároco da Pró-Paróquia de Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LEO CLUBE DE GUARAÇAÍó2020ó ANO  (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1958ó63 ANOS  (Distrito LC 8)

 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PROMISSÃOó1990ó31 ANOSó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO VITO DA LUCÂNIA

■ BEATA ALBERTINA BERKENBROCK

 Albertina (Brasil, 1919-1931), jovem de vida simples, foi beatificada em 2007. A exemplo de Maria Goretti, com 12 anos de idade foi assassinada por manter-se firme na fé que recebera dos pais.  

■ SÃO BERNARDO DE MENTON

■ SANTA CATARINA TEKAKWITHA 

■ SANTA EVELYN UNDERHILL 

■ SANTA GERMANA COUSIN 

■ SANTO ABRAÃO DE CLERMONT 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Amai os vossos inimigos – Mt 5,43-48

Jesus coloca um novo e marco: não apenas perdoar, mas amar o inimigo. Este enunciado tem sua origem no Pai do céu, que não descrimina o inimigo.

 

- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Comunidades pobres socorrem outras comunidades mais pobres. Aí se manifesta a graça e o amor de Deus. Esta liturgia nos motive a multiplicar gestos de generosidade em favor das pessoas carentes.

 

– Oração 

 

PAI, NÃO PERMITAS QUE A VIOLÊNCIA TOME CONTA DO MEU CORAÇÃO; ANTES, TORNA-ME CAPAZ DE RESPONDER, COM GESTOS DE AMOR, A QUEM ME FAZ O MAL.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 15 de junho de 2021  3ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Os discípulos do Reino são orientados por Jesus a amar os inimigos e serem bons como o Pai celeste, que “faz cair a chuva sobre justos e injustos”. 

 

1ª Leitura (2Cor 8,1-9)  – Jesus Cristo de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

1Irmãos, queremos levar ao vosso conhecimento a graça de Deus que foi concedida às Igrejas da Macedônia. 2Com efeito, em meio a grandes tribulações que as provaram, a sua extraordinária alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de liberalidade.

3Eu sou testemunha de que esses irmãos, segundo os seus recursos, por sua própria iniciativa 4e com muita insistência, nos pediram a graça de participar da coleta em favor dos santos de Jerusalém. 5E, indo além de nossas expectativas, puseram-se logo à disposição do Senhor e também à nossa, pela vontade de Deus.

6Por isso solicitamos a Tito que, assim como a iniciou, ele leve a bom termo entre vós essa obra de generosidade. 7E como tendes tudo em abundância – fé, eloquência, ciência, zelo para tudo, e a caridade de que vos demos o exemplo – assim também procurai ser abundantes nesta obra de generosidade.

8Não é uma ordem que estou dando; mas é para testar a sinceridade da vossa caridade que eu lembro a boa vontade de outros. 9Na verdade, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 146(145

 

Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

 

 

– 15 de junho de 2021  3ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito. (Mt 5,43-48)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Eu vos dou novo preceito: / que uns aos outros vos ameis, / como eu vos tenho amado (Jo 13,34).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.

 

46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A essência do seguimento de Jesus é o amor”

 

“Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’”

(Mateus 5,44).

Se formos fazer como os pagãos, amaremos quem é próximo a nós e odiaremos quem é inimigo ou quem não nos quer bem. Mas não somos pagãos, somos cristãos, não seguimos o paganismo, não seguimos o mundo; seguimos Cristo Jesus, Aquele que morreu na cruz perdoando os Seus algozes. A mais sublime súplica e resposta que Jesus deu na cruz àqueles que O mataram foi: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23,34).

 

Seguidores de Jesus, tenhamos em nós os sentimentos d’Ele, tenhamos em nós, em nosso coração, as atitudes de Jesus. E a atitude mais sublime e evangélica é o amor.

 

Como precisamos nos amar para além das teorias, das discussões, dos conhecimentos teológicos e doutrinários; para além de todas as divisões que possam ter aqui e acolá, para além das nossas divisões místicas ou assim por diante!

 

“Demos o melhor de nós, que é a nossa oração e o nosso amor àqueles que não nos querem bem”

 

Muito mais do que as orações que nutrimos, noites de vigílias e assim por diante, que tudo isso coloque em nosso coração o essencial. A essência do seguimento de Jesus é o amor.

 

Veja, amar o próximo é a coisa mais normal e natural. É bem negativo se você não está conseguindo amar nem os que estão próximos a você. Se você não consegue amar os da sua casa, da sua família é um péssimo sinal de que nem humano você está sendo, nenhuma vida humana digna você está vivendo.

 

Amar os seus é mais do que uma obrigação. Até quem é ateu, quem não crê em Deus, ama os que são próximos; até os animais fazem isso! Os cachorrinhos, os filhos daquele mesmo cachorro, estão ali se amando, ou qualquer grupo de animais. Por isso, nós, que nos olhamos na dimensão da graça, não podemos perder essa dimensão, a mística do amor que Deus colocou em nós.

 

Amamos quem não nos ama, fazemos o bem a quem não nos quer bem. Retribuímos com amor a quem semeou ódio ou vingança no meio de nós. Buscamos a perfeição de Deus, porque Ele faz o sol nascer para quem é bom e para quem não é. Deus faz a chuva vir sobre todos.

 

Deus não é como nós, seletivos. Deus não vai mandar o sol só para os católicos e cristãos. A bondade e o amor d’Ele são para todos os Seus filhos, o amor de Deus é para com todos. Se alguns se achegam mais ao amor d’Ele, é óbvio que experimentam de uma forma mais sublime o Seu amor, mas Ele não nega o Seu amor a ninguém. Também não podemos negar amor, não podemos dar amor só a quem nos dá amor. Isso é viver no campo humano, mas nós, cada vez mais, caminhamos, trabalhamos para que a graça divina molde a nossa humanidade.

 

Precisamos trabalhar com seriedade para vivermos como filhos de Deus, para sabermos testemunhar, neste mundo, que o nosso amor não é só para os nossos, mas o amor de Deus é para com todos.

 

Amemos os nossos inimigos e rezemos, demos o melhor de nós, que é a nossa oração e o nosso amor, àqueles que não nos querem bem. É assim que nos tornamos de verdade filhos de Deus, o nosso Pai que está nos Céus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O amor de quem crê em Jesus não pode ficar limitado a pessoas da mesma família ou círculo de amizade: “Se vocês cumprimentam apenas seus irmãos, o que fazem de mais?”. Seria incompleto e estaria muito distante do modelo de amor que é o próprio Deus. Seu amor é universal: ele não faz distinção de pessoas, cultura ou credo. Para todos, sem exceção, Deus oferece os benefícios do sol, da chuva e de toda a natureza. O cristão, à semelhança de Cristo, não pode deixar ninguém fora do alcance do seu amor, nem mesmo os que se tornam inimigos. Aos que nos perseguem ou que dificultam o nosso caminhar (também nas comunidades cristãs), Jesus recomenda a oração: “Rezem por aqueles que perseguem vocês”. Nosso amor deve ser absoluto e universal, semelhante ao amor do próprio Deus.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, Jesus Cristo, reconhecemos não ser fácil amar os nossos inimigos ou implorar as bênçãos divinas para os que falam mal de nós. Dá-nos, Senhor, coração disposto a imitar o Pai celeste, que “faz seu sol nascer sobre malvados e bons, e faz chover sobre justos e injustos”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 5,43-48 –Como amar?!

Oração Inicial

 

No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e cada um de nós sobre as disposições necessárias para o seu seguimento. Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.

 

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Jesus continua nos ensinando como devem ser nossas atitudes. Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário, e assinale a grande atitude sobre a qual Jesus faz o contraponto.

 

“O nacionalismo judeu reservava o termo “amigo” para seus concidadãos: os outros eram simplesmente inimigos. Esta norma, por vezes, era rompida em casos especiais. Jesus coloca um novo e surpreendente marco: não apenas perdoar, mas amar o inimigo. Este enunciado tem sua origem no Pai do céu, que não descrimina o inimigo. A perseguição não legitima o ódio. Nem sempre sabemos amar os que nos amam. Esse amor situa-se no horizonte humano. Amar o que não é amável, amar aquele que não nos ama, isso é divino. O próprio Jesus nos deixou o exemplo: suas últimas palavras, no alto da cruz, foram no sentido de perdoar a humanidade, que ele jamais deixou de amar. Ser perfeito – imitar – como o Pai do céu é apostar na misericórdia.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como faço minhas opções no amor? Amo apenas o que é amável?

Guardo antipatia ou ódio com alguém? Por quê? Só porque pensam diferente de mim?

No Senhor está a vida, o amor, o perdão. É nessa estrada de Jesus que eu caminho?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o(a) inspira a dizer a Deus? Conclua com a oração do Pai Nosso, rezada pausadamente, fazendo ressonância de suas palavras.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia?

 

Bênção

 

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (…) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12, 12; 21)