terça-feira, 5 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta. - (Mc 6,34-44)

 


 
F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 05 DE JANEIRO de 2021 (terça-feira) 005º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

Tu me dizes, eu esqueço. Tu me ensinas, eu lembro. Tu me envolves, eu aprendo.

(Benjamim Franklin)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA TIPOGRAFIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Grão Mogol (Minas Gerais) Morro Agudo de Goiás - Sanclerlândia (Goiás) Paragominas (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JULIANA MANCHINI BARROS ARANHA (Sobrinha Garça /SP)LAIDE TORRES PARO (Lions Clube de Penápolis /SP)SALVADOR ALCARO NETO (PDG-DLC2-Lions Clube de Cotia /SP)FELIPE CARDOSO SPOSITO (Lions Clube de Agudos /SP) GILSA  MARIA  VELINI  (Lions Clube de Tupã /SP) MARIA APARECIDA PEREIRA PILLI (Garça /SP)DENIZE ARAUJO ROSA (Garça /SP)JOSÉ LUIS BUENO DOS REIS (Marilia /SP)SERGIO DOS SANTOS (Garça/SP)VIVIANE ALMEIDa (Garça /SP) ROSA MARIA MONTEIRO PEREIRA (Garça /SP)  

 

 Santo do Dia 

SÃO JOÃO NOPOMUCENO NEUMANN

SANTO EDUARDO, O CONFESSOR

SANTA GENOVEVA TORRES MORALES

SANTO SIMEÃO

SANTA EMILIANA

SANTA AMÉLIA

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 6,34-44

Jesus é o bom pastor que soluciona as dificuldades dos filhos. Ele dá o Pão e a Palavra. Esta é a semana da manifestação do amor de Deus em Jesus Cristo.

- Bendito o que vem em nome do Senhor: Deus é o Senhor, ele nos ilumina (Sl 117,26s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

O imenso amor de Deus por nós se manifesta pela presença de seu Filho, Jesus, em nosso meio e pelos prodígios que ele realiza em favor do povo. Sejamos gratos a Deus por nos amar tanto assim.

– Oração 

 

PAI, PRESERVA-ME DA COBIÇA E DA GANÂNCIA QUE ME IMPEDEM DE SER GENEROSO COM MEU SEMELHANTE. E ABRE MEU CORAÇÃO PARA A PARTILHA E A MISERICÓRDIA.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, cujo Filho unigênito se manifestou na realidade da nossa carne, concedei que, reconhecendo sua humanidade semelhante à nossa, sejamos interiormente transformados por ele. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05 de janeiro de 2021 Terça-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Liturgia da Palavra 

O Pai celeste enviou seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. O Senmhor nos sustenta com o pão de sua Palavra. 

 

1ª Leitura (1Jo 4,7-10) – Deus é amor  Leitura da Primeira Carta de São João:

 

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.

 

10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 72(71)

Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

– 05 de janeiro de 2021 Terça-feira depois da Epifania do Natal - Tempo do Natal depois da Epifania

– Evangelho do dia 

 

Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta. - (Mc 6,34-44)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

O Espírito do Senhor repousa sobre mim / e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Sejamos sensíveis à dor e à fome do próximo”

“Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes” 

 (Marcos 6,41)

Ficamos maravilhados e encantados com o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Veja, que graça é Jesus que pega aquela pequena quantidade, cinco pães e dois peixes! E o que é isso para tamanha multidão?

 

Queria chamar a atenção para a realidade dos discípulos, daqueles que são os companheiros, os seguidores de Jesus. Porque, uma vez que Jesus está alimentando aquele povo, alimentando com a Palavra; uma vez que Jesus está anunciando e pregando, eles ficam o dia inteiro para ouvir Jesus. É verdade que quando chega o final do dia o cansaço vem, a fome bate à porta, mas os discípulos são muito insensíveis, eles querem que Jesus disperse logo aquele povo para daqui a pouco ninguém estar reclamando ou pedindo algo para comer, para que vá cada um para a sua casa se virar.

 

Não é a primeira vez que eles demonstram insensibilidade, pouca preocupação ou nenhuma com aquilo que é a dor e a fome. Quando as crianças tentam se aproximar, eles tentam afastá-las; quando vem um cego doente para se aproximar de Jesus, eles também querem afastá-lo de Jesus.

 

“Ignoramos a fome do outro, a dor do outro, a enfermidade que o outro vive”

 

A insensibilidade é um outro passo importante para se combater na vida no nosso processo de conversão. Muitas vezes, nos sentimos próximos de Jesus mas distantes e insensíveis à dor e à necessidade do próximo.

 

Muitas vezes, estamos próximos de Jesus e nos vangloriamos porque somos discípulos do Senhor, porque participamos da Igreja, porque somos desse ou daquele movimento, mas o coração não é convertido porque não tem compaixão para com a dor, a fome e o sofrimento que o outro está passando.

 

Para sermos verdadeiros discípulos de Jesus precisamos ter os sentimentos d’Ele; e os sentimentos de Jesus são de compaixão para com toda e qualquer situação que denigre a imagem humana, o ser humano e todas as suas condições.

 

Por isso, a ordem que Jesus dá aos Seus discípulos não é: “Disperse o povo”, e sim: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Aquele que leva ao outro o Pão da Palavra, deve levar o pão nosso, pão que sacia a fome. E nós, muitas vezes, perdemos a nossa sensibilidade social. Ignoramos a fome do outro, a dor do outro, a enfermidade que o outro vive. Não se esqueça quem quer ser discípulo de Jesus, não é somente para angariar graças para si, mas é, sobretudo, para converter o coração para cuidar da dor e do sofrimento do outro.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se compadece vendo aquela multidão perdida como rebanho sem pastor. Os discípulos propõem despedi-la, mas o Mestre tem outros planos: alimentá-la antes de mandá-la embora. Entre os ensinamentos do Mestre, com certeza a solidariedade e a partilha que provocou entre os discípulos devem lhes servir de exemplo. Jesus não consegue ficar indiferente diante da fome e do sofrimento do povo. A multiplicação dos pães e dos peixes vem questionar, ainda em nossos dias, a multidão de famintos que vemos principalmente nos grandes centros urbanos. Uma sociedade que não consegue alimentar seus cidadãos é uma sociedade egoísta. A alimentação é necessidade primeira de todo ser humano. Diante de tantos avanços conquistados, a sociedade pouco avançou no fornecimento de condições mínimas de vida para grande parcela da população.

O R A Ç Ã O

Compassivo Jesus, teu coração ficou partido ao veres imensa multidão “como ovelhas sem pastor”. Tua sensibilidade te impulsionou a promover grande partilha de alimentos. Todos comeram à vontade e ainda sobrou comida. Ensina-nos, ó bom Pastor, a repartir nossos bens materiais e espirituais. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,34-44 - O banquete da vida partilhada



Oração Inicial

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? Retome as expressões que chamaram sua atenção.

 

“Os discípulos percebem que irão ficar sem tempo para se alimentar. Sua sugestão é despedir as multidões, deixando a cada um a responsabilidade de conseguir alguma coisa para comer. Diferentemente deles, Jesus pensa em outra saída. São como ovelhas sem pastor, ameaçadas, e por isso é necessário fazer alguma coisa. Substituindo o fatalismo pela solidariedade, surge a solução. E ainda existem sobras que devem ser recolhidas.

 

No Antigo Testamento, a multidão faminta foi saciada com o maná e, agora, o pão partido e partilhado alimenta a todos. É, sem dúvida, um sinal da Eucaristia, também pão partido e partilhado para a salvação do mundo. Jesus é o bom pastor, o pai de família, que soluciona as dificuldades dos filhos. Ele dá o Pão e a Palavra.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim hoje? Como a atitude dos discípulos me faz refletir? O que o Senhor pede para mim hoje? Como está minha fé na pessoa de Jesus? Não diga que é impossível; faça alguma coisa.

 

Conclua com a oração do Pai-nosso.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração e faça a sua oração. Apresente a Jesus suas intenções e as necessidades do povo de Deus. Amar, cuidar e rezar com e pelos mais necessitados.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.