quinta-feira, 14 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. - (Mt 5,20-26)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 14 DE JUNHO DE 2018 (quinta-feira) 165º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O AMOR E O DESEJO SÃO AS ASAS DO ESPÍRITO DAS GRANDES FAÇANHAS.”
(Johann Wolfgang von Goethe)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
 DIA UNIVERSAL DE DEUS
 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO
 DIA DO SOLISTA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): JUNQUEIRÓPOLIS (São Paulo) Passo de Camaragibe - Santana do Mundaú (Alagoas) Aragominas (Tocantins) Novo Horizonte do Sul (Mato Grosso do Sul) São João Batista (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MAYCON GALDINO DE CARVALHO (Macrocontábil Conessa-Garça/SP) RICARDO ANTONIO KRUSICKI (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça /SP)ANTONIO CARLOS ZANFORLIN VIEIRA (Lions Clube de Pederneiras /SP)DJAIR DE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP)JORGE VOLLET (Camboriú/SC)GILSON CARDIN (SEG Queretáro/México)JOSÉ ANTONIO LOURENÇO (Araraquara/SP)WILSON DOUGLAS GUALBERTO (Lions Clube Petrópolis Centro /RJ)ANTONIO MONICO JUNIOR (Bauru /SP) TITO MARCOS MARTINI (advogado Garça /SP) DJAIR OLIVEIRA JESUS (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2008ó10 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTA IOLANDA
SANTA CLOTILDE
BEM-AVENTURADA NHÁ-CHICA
Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, é a primeira bem-aventurada negra do Brasil. Leiga, ela não pertencia a nenhuma ordem religiosa. Analfabeta, não lia a Bíblia, mas aplicava no dia a dia o amor ao próximo e a caridade, o que a fez ser conhecida como "Mãe dos Pobres". Nhá Chica nasceu em São João Del Rei (MG) mas viveu a maior parte da sua vida em Baependi (MG), onde morreu no dia 14 de junho de 1895. Desde então, os relatos de cura por intercessão de Nhá Chica são vários.

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem temerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1)
O Reino se concretiza nas relações cotidianas entre as pessoas. Não pode honrar a Deus quem odeia o próximo. O verdadeiro culto exige compromisso radical com a vida e a reconciliação com os irmãos.
Oração
ESPÍRITO DE REVERÊNCIA, DISPÕE MEU CORAÇÃO AO RESPEITO PARA COM A DIGNIDADE DO MEU PRÓXIMO, DE MODO QUE JAMAIS EU OUSE TIRAR-LHE, DE FORMA ALGUMA, A VIDA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
14 de junho de 2018 Quinta-feira da 10ª Semana Comum
O Senhor sempre recompensa a atitude confiante do justo. Somos chamados a viver a lei de Deus em profundidade, superando todo conflito e refreando toda forma de ofensa.

 1ª Leitura - (1 Rs 18, 41-46) - Elias orou e o céu deu a chuva. Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, 41Elias disse a Acab: “Sobe, come e bebe, porque já ouço o ruído de muita chuva”. 42Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do Carmelo, prostrou-se por terra e pôs o rosto entre os joelhos. 43E disse ao seu servo: “Sobe e observa na direção do mar”. Ele subiu, observou e disse: “Não há nada”. Elias disse-lhe de novo: “Volta sete vezes”.

44À sétima vez o servo disse: “Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de um homem”. Então Elias disse-lhe: “Vai dizer a Acab que prepare o carro e desça, para que a chuva não o detenha”. 45Nesse meio tempo, o céu cobriu-se de nuvens escuras, soprou o vento e a chuva caiu torrencialmente. Acab subiu para o seu carro e partiu para Jezrael. 46A mão do Senhor esteve sobre Elias; e ele, cingindo os rins, correu adiante de Acab até a entrada de Jezrael.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 64 (65)
Ó Senhor, que o povo vos louve em Sião!

 Evangelho do dia
14 de junho de 2018 Quinta-feira da 10ª Semana Comum
Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. - (Mt 5,20-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado! (Jo 13,14)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.
22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Não matarás! (Mt 5,20-26)
Não somos salvos pelo mérito de nossas obras exteriores. A “justiça” dos fariseus, verberados por Jesus, consistia tão-somente em observar a Lei em seus mínimos detalhes, de modo a “merecer” a salvação, mas seu interior não correspondia às aparências externas. Como disse o poeta, pode haver grande distância entre intenção e gesto. Deus observa o coração do homem e conhece suas artimanhas...

No Evangelho de hoje, Jesus exemplifica esta contradição das atitudes humanas com o 5º mandamento: “Não matarás!” E mostra que pode haver uma gradação, uma espécie de “escada do ódio”, com vários degraus. Irar-se contra o irmão, chamá-lo de imbecil (raça, entre os semitas) ou de doido, são formas civilizadas de “matar”. Parecem pecados menos graves, mas o ódio é o mesmo!

No dia-a-dia, nossos relacionamentos oferecem seguidas oportunidades de amar. São situações que se abrem ao perdão, à compreensão, à paciência, mas podem derivar para a condenação, a rejeição, a agressividade. Uma pessoa honesta e educada pode conter-se e evitar reações explosivas ou ofensivas, mas, ao mesmo tempo, alimentar no coração projetos de vingança, desejar prejuízos para os outros e, mesmo, alegrar-se com seus insucessos. Apesar da honestidade exterior e da polidez aparente, o ódio mortal corre pelas artérias...

Um caso concreto da atualidade é a reação das pessoas diante dos imigrantes provenientes de países em crise econômica, ambiental ou política. O cristão não pode vê-los como “invasores”, mas como irmãos à espera de acolhida e auxílio. Por isso mesmo, o episcopado tem exortado os católicos a demonstrarem a caridade cristã para com eles.

Há muitas formas de matar. Mata quem calunia o justo, quem joga lama na reputação dos outros, quem propagam escândalos com requintes de sadismo. Mata-se ao sabotar o trabalho dos companheiros, ao negar o reconhecimento a seus esforços, ao pagar salário de fome aos empregados. Pode-se matar semeando dúvidas sobre questões de fé, incentivando a revolta contra Deus e a Igreja, oferecendo ocasiões de pecado aos que convivem conosco. Matamos pelo mau exemplo, pela má palavra, pelo mau conselho. Matamos por omissão diante daquele a quem podíamos ajudar.

Sentimentos, palavras e atos: três degraus para amar ou odiar. Se o ódio cresce em nós, irá progredindo de silêncios para antipatias, de reservas para a formação de partidos, de acusações a campanhas de difamação, de confrontos ao assassinato. Mas o ódio é o mesmo...
Que sentimentos inspiram meus pensamentos; municiam as minhas palavras, movem as minhas ações? Ódio ou amor?

Orai sem cessar: “Perdoa-nos as nossas dívidas, como também perdoamos aos nossos devedores.” (Mt 6,12)

ReflexãoDa “Lei de Moises” à “Lei do Messias”
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - trás afirmar sua fidelidade à Lei de Moisés, Jesus Cristo explica em que consiste seu «lhe dar cumprimento»: Este cumprimento exige algo mais e não algo menos de justiça. Trata-se de um rigorismo maior na obediência da Lei? O que é esta “justiça maior”?

Se no começo do “Sermão da Montanha” põe se a ênfase na máxima fidelidade, agora chama a atenção que Jesus apresente a relação da “Torá de Moisés” com a “Torá do Messias” através de uma série de antíteses: “foi dito aos antigos... ,Ora, eu vos digo...”. O Eu de Jesus destaca de um modo como nenhum mestre da Lei pode-se permitir. A multidão nota que Jesus situa-se ao mesmo nível que o Legislador, à mesma altura que Deus.

—Que deixou Jesus fora da Lei? Nada! Então acrescentou algo? Sim, Acrescentou-se a Si mesmo. A centralidade do Eu de Jesus na sua mensagem dá a tudo uma nova orientação!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Para entrar no Reino dos Céus... praticar a Justiça! Reflito sobre isso!
- É fácil dominar a raiva?
 - Sou fácil em ver os defeitos dos outros.
- Que valor dou às qualidades?
- Não são maiores?
- Posso dizer que meu coração é tão bom que facilmente perdoo as falhas de meus irmãos?
- Renovo meu ofertório de minha vida a Deus, para que possa viver na mais perfeita Paz!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,20-26 - É necessário assumir a centralidade do Amor

Preparo-me, com todos os que se
encontram nesta rede virtual,
para a leitura orante da Palavra.
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Senhor, deste-me teu Espírito Santo.

Ele está em mim, como uma fonte.

Mas, muitas vezes, não o sinto.

Concede-me entrar em contato com esta fonte interior

que nunca seca, para que a vida possa fluir, e eu seja
uma fonte de bênçãos para os outros.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz? 
Leio com calma, na Bíblia, o texto Mt 5,20-26.
Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.
- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.
- Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.
Refletindo
Faço um momento de silêncio. Releio o texto.
A proposta de amor de Jesus é exigente.Vai mais longe do que a proposta dos fariseus. Eles, fiéis à Lei, ensinavam não matar, não chamar o irmão de idiota. Para evitar o pecado e não ir para o fogo do inferno. É preciso muito mais que isto para um cristão. Jesus diz claro que sentir raiva do irmão é motivo de julgamento. Diz que é preciso buscar reconciliação. Numa palavra: é preciso AMAR.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? 
Graças a Deus não matamos ninguém, tirando-lhe a vida. Posso no entanto, ter julgado, ter diminuído alguém na sua fama, na sua honra, na sua dignidade. E, talvez, nem me dei conta que ofendendo alguém, ofendia a mim, e ofendia ao próprio Cristo que disse: "O que fazes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazes". (Mt 25,46).
Meditando
Lembram-nos os bispos, em Aparecida: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
 Oração da CF 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.

Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.

Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Hoje, quero viver a espiritualidade da visão. Ou seja, terei diante dos meus olhos as lentes de Deus, um olhar de amor para todas as pessoas.
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém