quinta-feira, 5 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte. - (Lc 14,25-33)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 05 DE NOVEMBRO de 2020 (quinta-feira) 310º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“NÃO TENHO TEMPO PRA MAIS NADA, SER FELIZ ME CONSOME MUITO."

(Clarice Lispector)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUÊSA

DIA DO PROTÉTICO DENTÁRIO

DIA NACIONAL DO DESIGN GRÁFICO

DIA MUNDIAL DE COMBATE À CAÇA DE BALEIAS

DIA INTERNACIONAL DA CONSCIÊNCIA GOVERNAMENTAL

DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

DIA DO RADIOAMADOR (NACIONAL e MUNDIAL)

DIA DO CORPO DE SAÚDE DA MARINHA

DIA DO CINEMA BRASILEIRO

DIA DA CULTURA E CIÊNCIA

DIA DO ESCRIVÃO DE POLÍCIA

DIA NACIONAL DO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO DAS MULHERES BATISTAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Espírito Santo do Turvo - Itapetininga - Rosana (São Paulo) Igarapé-Açu - São Francisco do Pará (Pará) Santana de Mangueira (Paraíba) Roncador (Paraná) Cambuci - Porto Real (Rio de Janeiro) Carmo do Rio Claro - Manhuaçu - São Francisco (Minas Gerais) Anhanguera - Hidrolândia - Ivolândia (Paraíba) Tremedal (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LÍVIA BARROs DAVIla (Leo Clube de Valparaíso/SP) SÍLMARA Castro Fabri (Lions Clube de Pederneiras /SP) Letícia  Rocha Da Silva Fernandes (Lions Clube de Tupã /SP)  ALINE MoRENO PElEGRINI (EQ 11 N Sra. da IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) CASSIANO PElEGRINI (EQ 11 N Sra. da IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) SANDRO José da Silva (EQ 14 N Sra. da PAZ do Setor de Garça/SP) MARIO SERGIO FERNANDES TEch (Curitiba/PR) MARLENE MAGDALONI (Garça/SP) CLEBER ROBERTO MORAES DE SOUZA (Garça/SP) Izaias Tenorio cavalcante (Garça /SP) RITA DE CÁSSIA MAIA PESQUERO CRUZ (Penápolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VIRGINIA MARIA SACHETT MATTANNA e CLAUDIO  MATTANNAó1983ó37 ANOS (Lions Clube de Rio Pardo/RS) MARIA LúcIA MARTINO e José ALFREDO MARTINELLI MARTINOó1994ó26 ANOS (Garça /SP)VANESSA BORGES GELÁMOS e GUsTAVO GELÁMOS ó2012ó08 ANOS (Garça /SP)  

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL

SANTA BERTILA

SÃO GUIDO MARIA CONFORTI

BEATO MARIANO DA MATA

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 15,1-10

A alegria de Deus está em encontrar quem se perdeu; na conversão do pecador.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Não me abandoneis, jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22s).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Tudo passa para segundo plano, quando Jesus Cristo se torna de fato o centro e a razão de nossa vida. Como fiéis encontrados e redimidos por ele, participemos do banquete da alegria.

– Oração 

 

PAI, QUERO SER CONTAGIADO POR TEU AMOR DESCONCERTANTE QUE VAI EM BUSCA DO PECADOR E SE ALEGRA AO VÊ-LO VOLTAR À COMUNHÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, de poder e misericórdia, que concedeis a vosso filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 05  de novembro de 2020 5ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Acolhendo a Palavra que converte nosso coração, permitamo-nos crescer no conhecimento de Jesus, nosso Senhor. 

 

1ª Leitura (Fl 3,3-8a) – Essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo.  Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

 

Irmãos, 3os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, pomos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 

5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo.

8aNa verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 105(104)

Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

 

 

– 05  de novembro de 2020 5ª-feira da 31ª Semana Do Tempo Comum

Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte. - (Lc 14,25-33)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.

3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7

Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Convertamos o nosso coração pelo amor de Deus por nós”

Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão”

(Lucas 15,7)

A óptica do Evangelho de hoje nos mostra que o problema é nos considerarmos justos, porque os justos não medem a sua conversão, eles estão sempre rezando e vendo que os outros precisam se converter; há até uma oração na Igreja pela conversão dos pecadores, na qual nós devemos estar inclusos. Porque se os que estão fora da Igreja pecam pelos pecados que cometem no mundo aí fora, nós, muitas vezes, pecamos na Casa de Deus por orgulho, soberba e vaidade.

 

Aqui, consideramos os nossos pecados menores quando, na verdade, os nossos pecados são grandes porque conhecemos a graça; e quem conhece a graça deve lutar de forma pertinente a cada dia e até de forma penitente pela sua conversão diária. Converter-se para vencer essa arrogância, essa vaidade, essa mania de julgar os outros, converter o próprio temperamento que, muitas vezes, está com comportamentos excessivos.    

 

“A alegria que damos a Deus é sermos esse pecador que se converte a cada dia pelo amor, pela misericórdia e pela paciência”

 

A nossa conversão não é menor do que a do mundo, não é porque nos julgamos aqueles que não roubam, que não matam, que estamos melhores que os outros, porque pode ser que o que julgamos ser ladrões e bandidos cheguem primeiro no Reino dos Céus ou no lugar que acharíamos que é nosso. É por isso que para Deus há muito mais alegrias por um só pecador que se converte, e aqui Ele não está falando o tamanho do pecador.

 

A alegria que damos ao coração de Deus não é ficarmos parados, estagnados onde estamos, lamentando com o mundo que não se converte. A alegria que damos a Deus é sermos esse pecador que se converte a cada dia pelo amor, pela misericórdia e pela paciência, que se converte dessa mania destemperada de viver julgando a tudo e a todos, e começa a voltar-se para si mesmo e a olhar as suas próprias intempéries e situações não resolvidas da vida.

 

O Bom Pastor deixa as 99 ovelhas e vai atrás daquela única que está perdida. Muitas vezes, a ovelha não está perdida no mundo, mas sim na Igreja, na própria casa, porque o corpo da ovelha está ali, mas o coração já está distante há muito tempo.

 

Deixemos que o Bom Pastor encontre o coração dessa ovelha que somos nós, que nunca saímos da Casa do Pai, mas temos um coração que vive voando por outros campos. Que o Bom Pastor encontre o nosso coração, para que ele se converta e se convença, a cada dia, que sem o amor de Deus não somos nada.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Duas atitudes opostas. Os pecadores e os fiscais da administração “se aproximavam para ouvir Jesus”. Esses eram desprezados pelos fariseus e doutores da Lei, que criticavam Jesus. As duas parábolas vêm revelar e apoiar o modo de Deus agir. O pastor procura com todo empenho a ovelha perdida. A dona de casa vasculha cuidadosamente todos os cômodos, ansiosa por achar a moeda desaparecida. O resgate da ovelha e a recuperação da moeda constituem motivos de muita alegria, partilhada com “amigos e vizinhos”. Verdadeira confraternização. Também aprendemos do Mestre: São os doentes que precisam de médicos, não os que têm saúde. Os que se consideram justos não entram no Reino de Deus, pois rejeitam Jesus. Os pecadores, ao invés, aproximam-se para ouvir Jesus, convertem-se e participam da festa do Reino.

 

ORAÇÃO

Ó misericordioso Jesus, a todos acolhes com bondade, mas dás preferência aos pecadores que se convertem. Nas parábolas da misericórdia, salientas que o céu promove grande festa quando “um só pecador se converte”. Ajuda-nos, Senhor, a ser compreensivos com quem deseja retomar os caminhos de Deus. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 15,1-10 - Alegria do reencontro

 

Oração Inicial

A Palavra de Deus que vamos meditar nos convida a reconhecermos que nosso Deus é compassivo e misericordioso para com seus filhos. É a misericórdia que enche o nosso coração de alegria, consolo e esperança. Peçamos a graça de compreendermos melhor este dom em nossa vida.

Peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça a leitura do Evangelho da liturgia de hoje com bastante calma. Identifique o elemento da misericórdia presente nas duas parábolas. Retome palavras ou frases que chamaram sua atenção e repita-as em voz alta.
“O Messias, quando viesse, colocaria todas as coisas no lugar, e o mal e os maus teriam fim. Essa visão era acolhida pelo próprio João Batista. Jesus surpreende e anuncia um Deus cheio de ternura e bondade, um Pai perdoador. Ele mesmo assume a figura de um pastor procurando a ovelha perdida “até encontrá-la”.

Ele não recusa convites dos pecadores e justifica: “Eu não vim para os justos; são os doentes que precisam de médico”. A plateia de Jesus era formada por dois grupos distintos. De um lado, os orgulhosos fariseus e escribas; do outro lado, pecadores e cobradores de impostos. Os primeiros achavam-se justos e dispensavam a salvação; o segundo grupo tinha convicção que só pela misericórdia entraria no Reino. 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Como eu ilumino e transformo meu trabalho, meus relacionamentos com as pessoas, minha vida, com os ensinamentos de Jesus? Passar do lado dos que sofrem é um perigo…, sou capaz deste desafio? Assumir o amor generoso e gratuito como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra. Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento. 

 4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

A Palavra se fez vida em sua vida. Observe o que você experimenta neste tempo em que está com Deus.
A contemplação é o Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais sentimentos o texto despertou em você? Com que atitude você deseja viver o dia de hoje?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.