quarta-feira, 14 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. – (Mt 11,25-27)

 

Abandono nas mãos de Deus, feliz como uma criança nas mãos do pai

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 14 DE JULHO de 2021 (quarta-feira) 195 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O MAIOR ERRO É A PRESSA ANTES DO TEMPO E A LENTIDÃO ANTE A OPORTUNIDADE.

(Provérbio Árabe)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO HOSPITAL

 DIA DO ADMINISTRADOR HOSPITALAR

 DIA DO ENGENHEIRO DE AQUICULTURA

 DIA DO PROPAGANDISTA DE LABORATÓRIO

 DIA NACIONAL DO COMBATE À DOENÇA VASCULAR PERIFÉRICA

 DIA NACIONAL DO ENFERMO

 DIA UNIVERSAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO

 DIA UNIVERSAL DA LIBERDADE DOS POVOS

 DIA DA QUEDA DA BASTILHA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  CAMPINAS 247 anos (São Paulo) Rio Azul - Teixeira Soares (Paraná) Júlio de Castilhos (Rio Grande do Sul) Bocaiúva - Canápolis (Minas Gerais)Sia (Distrito Federal)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ZILDA CARMO DE LIMA CABRAL (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) LILIANE FERNANDES ARTIOLI RAMIRES (FISK-Lions Clube de Garça/SP) CELIO HENRIQUE GARCIA CHIQUINI (filhote da CaL Neia-Lions Clube de Universitário de Garça/SP)ROBERTO TURRI (Lions Clube de Tupi Paulista /SP )JOSÉ CARLOS TOSI (Lions Clube de Bauru Centro/SP)ROGERIO GUERRA SCLAUZER (Pirajuí/SP)LUIZ CARLOS GONÇALVES (Bauru /SP)  ELISEU MENDES ESPINHA (Mercado Espinha & Espinha Ltda. - Álvaro de Carvalho/SP)SOLANGE OGAWA FUJIKAWA (Garça/SP)FRANCISCO ALVES DO NASCIMENTO NETO (Garça/SP)VERIDIANE GIROTTO (Marilia /SP) MARIA SILVIA COLOMBANI BARALDI DAHROUJ MANCUSO (Bauru/SP) MARCELO DE SOUZA PEDROSO (Marilia/SP) EDUARDO LUCCHIARI LEMOS SOARES (Garça/SP) THAIS PERES (Marília /SP) JOÃO GABRIEL LEÃO ROLDÃO (Garça/SP) MARIA LENY SCRAMIM (Osvaldo Cruz /SP) PRISCILA CABRINI (Bauru /SP)  

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VERA LÚCIA DOS SANTOS BRANDÃO e ESTEVAM SMORES BRANDÃO ó1973ó48 ANOS (Macrocontábil Brandão-Garça/SP) CROSLEY e WAGNER LUIZ FERREIRA ó1984ó37 ANOS (Garça/SP)

 

. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MARILIA AUGUSTIN SOLIVAó2008ó12 ANOS (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO CAMILO DE LELLIS

CAMILO (Itália, 1550-1614).após uma juventude bastante agitada e desregrada, foi acolhido pelos capuchinhos e fez experiência da misericórdia divina. Viu e sentiu na própria pele o sofrimento dos doentes pobres e, por isso, fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos).

SANTA CATARINA TEKAKWITHA

SÃO FRANCISCO SOLANO

SANTO ADEODATO DE CANTUÁRIA

SÃO HÉRACLAS DE ALEXANDRIA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Escondeste estas coisas aos sábios – Mt 11,25-27

Jesus se alegra com a sabedoria do Pai e o louva por revelar-se aos pequeninos. Peçamos também ao Senhor que nos permita entender sua Palavra de vida.

 

- Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Aos seus eleitos, Deus confia a missão de libertar o povo, com a promessa de ajudá-los nessa difícil tarefa. Elevemos nosso louvor ao Senhor, que nos põe a caminho e nos dá sólida assistência.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A ARROGÂNCIA JAMAIS CONTAMINE MEU CORAÇÃO. E, FAZENDO-ME PEQUENINO, QUE EU ESTEJA EM CONDIÇÕES DE ACOLHER A TUA REVELAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 14 de julho de 2021  4ª-feira da 15ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Por meio de Jesus, o Pai celeste manifesta sua glória a todos os que se dispõem a recebe-lo; a todos os que não se fecham numa mesquinha sabedoria. 

 

1ª Leitura (Ex 3,1-6.9-12)  – Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça.   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 1Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb. 2Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: 3“Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome”. 4O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça dizendo: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 5E Deus disse: “Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa”. 6E acrescentou: “Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus. 9E agora, o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e vi a opressão que os egípcios fazem pesar sobre eles. 10Mas vai, eu te envio ao Faraó, para que faças sair do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. 11E Moisés disse a Deus: “Quem sou eu para ir ao Faraó e fazer sair os filhos de Israel do Egito?” 12Deus lhe disse: “Eu estarei contigo; e este será o sinal de que fui eu que te enviei: quando tiveres tirado do Egito o povo, vós servireis a Deus sobre esta montanha”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 103(102)

 

O Senhor é indulgente, é favorável.

 

 

– 14 de julho de 2021  4ª-feira da 15ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.  (Mt 11,25-27)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Pela via da humildade, tocamos na graça de Deus”

 

“Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”

(Mateus 11,25).

O coração de Jesus exulta no louvor e na gratidão ao Pai, no reconhecimento da grandeza de Deus, que revela o Seu amor e a Sua bondade às almas pequenas e humildes. Que beleza, meus irmãos, é saber que a Palavra de Deus chega ao nosso coração quando nos abrimos pela via da humildade!

 

Os orgulhosos e os soberbos não tocam na graça de Deus, não porque sejam excluídos por Ele — Ele não exclui ninguém –, mas porque, na verdade, todo orgulho e toda soberba são barreiras para que a graça de Deus penetre, para que a graça de Deus entre. Então, abramos o nosso coração, primeiro, para conquistar a humildade da verdade, e a verdade na humildade, pois é só com ela que tocamos na verdade de Deus.

 

Se continuarmos tão orgulhosos como somos, a verdade será sempre a nossa, nós é que sabemos das coisas, nós é que temos razão. Chateamo-nos com qualquer situação porque as coisas não estão do nosso jeito.

 

“A Palavra de Deus chega ao nosso coração quando nos abrimos pela via da humildade”

 

O humilde sabe colocar-se no último lugar, o humilde sabe apreciar as coisas pequenas, o humilde não procura se elevar, engrandecer-se, exaltar-se, mas ele sabe rebaixar-se, retirar-se, fazer-se pequeno; e onde ele se faz pequeno, ali Deus se faz presente, ali a graça de Deus se revela.

 

Deus cuida dos corações humildes. Foi assim que Maria cantou e exultou, que Deus derruba os soberbos e exalta os corações humildes. E é pelos corações humildes e pequenos que Jesus, hoje, está louvando e bendizendo ao Pai.

 

Os tesouros do coração de Deus estão ao nosso dispor, mas é preciso que, no amor, o coração se converta, seja lapidado e mergulhado no amor misericordioso de Jesus, para que esse coração se torne humilde, para que seja queimado do meio de nós e dos nossos sentimentos todas as vaidades, todo esse orgulho que faz de nós pessoas prepotentes.

 

Nós não suportamos ser contrariados, chateados, porque o orgulho se fere com facilidade. O orgulhoso não perdoa, o humilde está sempre se reconciliando, renovando-se e procurando viver a reconciliação com os seus irmãos.

 

Deus quer cuidar de nós, Ele quer permanecer no meio de nós. Deus quer cuidar do nosso coração. Precisamos deixar que a chama da humildade acenda a chama fervorosa da graça de Deus no coração de cada um de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Uma explícita oração de louvor sai do coração e dos lábios do Mestre. Qual o motivo da alegria? É o reconhecimento ao Pai pelo modo como conduz a história da salvação. Os intelectuais da época, entendidos em leis e conhecedores das Escrituras, são, em geral, avessos aos ensinamentos de Jesus. Embora tenham condições para interpretar a Lei e os Profetas, não aceitam Jesus como o Messias prometido. Pior: dificultam sua missão, opondo-lhe aberta resistência, tachando- o com apelidos ofensivos e procurando fazer a cabeça do povo simples para não o seguir. Os pobres e marginalizados, ao invés, com mais facilidade acolhem Jesus e abrem espaço para sua mensagem. São os “pequeninos” que vão compor a comunidade de Jesus e, ao longo dos séculos, difundir em toda a parte a sua mensagem de salvação.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho de Deus, com grande contentamento louvas ao Pai. Constatas que as pessoas sem instrução, os marginalizados, enfim, os “pequeninos” são os que mais se abrem para as propostas do Reino. Tu falas, Senhor, diretamente ao coração. Se o encontras receptivo, tua comunicação se torna eficaz. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 11,25-27 - Deus revela seus segredos aos pequenos

 

LEITURA ORANTE

 

No Evangelho de hoje, Jesus se alegra com a sabedoria do Pai e o louva por revelar-se aos pequeninos. Peçamos também ao Senhor que nos permita entender sua Palavra de vida.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Rezemos: Vinde, ó Espírito Santo, dai-nos a sabedoria dos simples e nutri nossos corações com vosso amor.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente. Detenha-se na oração de Jesus: quais palavras mais se destacam? Qual é o motivo do louvor feito na oração? Como é a relação entre Jesus e o Pai revelada no texto?

 

“Sinal de contradição, Jesus viu sua mensagem ser rejeitada por pessoas e comunidades inteiras. A recusa parte dos “sábios e entendidos” que tiveram maiores possibilidades de entender e acolher a Boa-Nova. Seus corações, dominados pela autossuficiência, não abriram espaço para a sabedoria divina. Por outro lado, os últimos – pequenos, pobres, pecadores – acolheram com júbilo a Boa-Nova da salvação. Aí se inclui o perdão e uma vida nova. As palavras de Jesus são confirmadas, ao longo da história, por santos e santas que assumiram a espiritualidade de crianças. São Francisco, Santa Catarina de Sena, Santa Teresinha são exemplos luminosos. Em nosso dia a dia, em nossas famílias, também encontramos sábios e santos.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Meu coração é aberto à Boa-Nova do Reino? Deixo-me guiar por sua luz, sua palavra? Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor sem medo e peça-lhe que renove em você os dons do Espírito Santo, para que assim reze melhor. Apresente-lhe seus pedidos, louvores e preces. Se desejar Louve com o salmista:

 

“Nossa esperança está no Senhor; Ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.” (Salmo 33, 20-22)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra do Evangelho se tornará vida em sua vida neste dia?

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.