quinta-feira, 30 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. – (Mt 9,1-8)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 30 DE JUNHO de 2022 (quinta-feira) 181º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A CONSCIÊNCIA É A BÚSSOLA DE UM HOMEM.

(Vincent Van Gogh)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO CAMINHONEIRO Paulista

 DIA NACIONAL DO BUMBA MEU BOI

 DIA NACIONAL DO AUDITOR FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO

 DIA DO ASTEROIDE

 DIA DO METEORO

 DIA DO GESSEIRO

 DIA DAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS

 DIA DO PARLAMENTARISMO

 DIA DO PROFISSIONAL EM BIOTECNOLOGIA

 DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO OLÍMPICO NILTON SANTOS NO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE MINAS GERAIS

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guarujá (São Paulo) Comendador Levy Gasparian - Japeri (Rio de Janeiro) Januária (Minas Gerais) Porto Seguro (Bahia) Salitre (Ceará) Viana (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CIDA TRAMONTINA ARAUJO (m/prima Telcar Brasília/DF) FABIANA ANTONIO HORNI (Garça /SP) VICTOR HUGO FRASSON GONZALES e JOÃO GABRIEL FRASSON GONZALES (filhotes do casal Luciana e Roberto Gonzales-RCG- Garça /SPALIPIA ALMEIDA (Lions Clube de Araruama /RJ)MARIO DOS SANTOS (EQ 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) LÚCIA DE STEFANI (Garça /SP) LUCIANA DE TOLEDO FERREIRA LEME (Curitiba/PR) ADEMIR F FABBRON (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO: ELAINE PINHEIRO LUPORINI SIMIONATO e SAULO MUNIZ SIMIONATOó(EQ 01 ENS do Perpétuo Socorro Setor de Garça /SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SANTOS PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA

■ SANTO ADOLFO

SANTA ERENTRUDES

SANTO OTÃO

■ SÃO BASÍLIDES DO EGITO

■ SÃO BERTRANO

■ SÃO MARCIAL DE LIMOGES

■ SÃO LADISLAU DA ESLOVÁQUIA

■ SÃO PEDRO LI QUANHUI

■ SÃO RAIMUNDO LÚLIO

■ SÃO RAIMUNDO LI QUANZHEN

■ SÃO TEOBALDO

■ SÃO VICENTE DO YEN

BEATO BASÍLIO VELYCKOVSKYJ

BEATO FILIPE POWELL

BEATO JANUÁRIO MARIA SARNÉLLI

BEATO ZENÃO KOVALYK

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Está aqui um sinal da divindade de Jesus: perdoar pecados. Para confirmar esse poder que não é mensurável, Jesus cura o paralítico: A cura do paralítico – Mt 9,1-8

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O verdadeiro profeta obedece às ordens de Deus e não se detém diante das calúnias e das proibições interesseiras dos poderosos. Peçamos ao Senhor convicções sólidas no exercício de nossa missão.

 

– Oração 

 

PAI, QUE MINHA FÉ ILIMITADA EM TEU FILHO JESUS SEJA PENHOR DE PERDÃO E CURA. QUE O PODER DE JESUS ME CURE A PARTIR DO MEU INTERIOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de junho de 2022 quinta-feira da 13ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

 Curando um enfermo, Jesus demonstra seu poder espiritual. As pessoas simples compreendem o significado do milagre e dão glória a Deus.

 

 

1ª Leitura (Am 7,10-17) – Vai profetizar para Israel, meu povo.   Leitura da Profecia de Amós:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Naqueles dias, 10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: “Amós conspira contra ti, dentro da própria casa de Israel; o país não consegue evitar que se espalhem todas as suas palavras. 11Ele anda dizendo: ‘Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado de sua pátria, como escravo'”. 12Disse depois Amasias a Amós: “Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino”. 14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: “Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo'”. 16E agora ouve a palavra do Senhor: “Tu dizes: ‘Não profetizes contra Israel e não insinues palavras contra a casa de Isaac’. 17Pois bem, isto diz o Senhor: ‘Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e filhas morrerão pela espada, tuas terras serão tomadas e loteadas; tu mesmo morrerás em terra poluída, e Israel será levado em cativeiro para longe de seu país'”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 19(18)

 

Os julgamentos do Senhor são corretos / e justos igualmente.

 

 

– 30 de junho de 2022 quinta-feira da 13ª Semana Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.  (Mt 9,1-8)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder para perdoar pecados” – disse, então, ao paralítico -, “levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

30/06/22  13ª   QUINTA-FEIRA TC – C:

 

Mateus 9,1-3.6-8: “Entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: - Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! Então alguns mestres da Lei pensaram: - Esse homem está blasfemando! Mas Jesus...disse: - Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse, então, ao paralítico: - Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa. O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens”.

 

Jesus, o senhor veio para reconciliar o céu e a terra, o divino e o humano.

A sua presença era, em si mesma um sinal visível e eficaz do perdão divino.

Quando o senhor declarou esse perdão ao paralítico, estava revelando a todos os presentes a sua origem divina, e a sua cura física deveria servir de sinal do seu poder divino de perdoar.

Foi o que os mestres da lei perceberam, mas não quiseram reconhecer que o senhor era o Filho de Deus.

A multidão glorificou a Deus ao ver aquele homem levantar-se e ir para sua casa, ainda que admirasse mais o milagre externo do que a cura interior do perdão divino.

Senhor, a nossa geração continua ávida de milagres, e muitos giram de uma seita a outra, em busca de curas corporais, mas sem interesse pela cura interior, que nos é dada pela conversão pessoal e pelo sinal sacramental de perdão da Igreja.

Atualmente, ficou fácil categorizar certos erros pessoais como enfermidades psicológicas, que desfazem a responsabilidade de quem erra, e não exigem arrependimento e pedido de perdão.

Assim, continuam paralíticos por dentro, ainda que refeitos socialmente.

 

Senhor, faça-nos compreender que pedir perdão e perdoar é abrir-se ao seu gesto divino, capaz de curar a paralisia espiritual e corporal.

Quando nos aproximamos com humildade do sacramento da Penitência, confessamos nossa responsabilidade pelo erro cometido, e pedimos o seu perdão, essa cena do Evangelho é atualizada para nós, através das palavras e do gesto sacramental do sacerdote.

É como se o senhor mesmo estivesse ali, curando todas as nossas ‘paralisias’ e ordenando que nos levantemos e sigamos em frente com a nossa vida.    

 

Maria santíssima, ajude-nos a valorizar novamente o sacramento da Penitência como um encontro pessoal com o seu Filho, sempre pronto a nos curar por dentro e por fora. Que o perdão recebido com tanta facilidade nos torne capazes de perdoar também de coração a quem nos tem ofendido. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Temos o caso de um paralítico sendo carregado até Jesus. O Mestre se admira da fé dessas pessoas e proclama o paralítico livre dos pecados. A mentalidade daquele tempo via a doença como causa dos males. Portanto, o paralítico, uma vez perdoados seus pecados, está livre também de sua deficiência. Como sempre, os doutores da Lei questionam o gesto de Jesus. A seguir, o Mestre convida o paralítico a carregar sua própria maca e ir para casa. Um paralítico é dependente das pessoas; com seu gesto, Jesus proclama autonomia e liberdade às pessoas. Muito interessante a conclusão do Evangelho: Deus deu às pessoas a autoridade de realizar os mesmos gestos de Jesus. Quem perdoa é Deus, mediante as pessoas. E todos têm o poder e a responsabilidade de fazer o bem, como o Mestre fez. A fé das pessoas consegue realizar sinais maravilhosos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,1-8 - Milagres acontecem! -

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Coragem, filho, teus pecados estão perdoados.”

Com essas palavras, Jesus restituiu a saúde ao paralítico depois de observar que grande era a fé daqueles que o conduziram até Ele.

Que a Palavra de Deus toque a nossa mente, a nossa vontade e o nosso coração e nos faça perceber a grande misericórdia que Deus tem para conosco.

Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Observar quais os personagens que aparecem neste relato.

Por que Jesus primeiro perdoa os pecados para depois restituir a saúde ao paralítico?

Por que a fé é o ponto de partida para a cura?

 

“Jesus perdoou os pecados do paralítico. Os fariseus logo se agitaram acusando interiormente Jesus de estar blasfemando, pecando contra Deus, pois estava perdoando pecados. Então, para ensinar que ele tinha poder para perdoar os pecados, Jesus também curou o homem. Um precioso ensinamento sobre o poder que Jesus tem de perdoar os pecados, como Deus que é, e também por nos ter reconciliado em sua cruz. Depois de ressuscitado, ele comunicou seu Espírito aos apóstolos e lhes mandou perdoar em seu nome. “A quem vocês perdoarem, os seus pecados serão perdoados!” A Igreja continua essa missão, de maneira especial nos sacramentos do Batismo, da Reconciliação e da Unção dos Enfermos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Nossos melhores amigos são os que nos levam a Jesus, sobretudo em circunstâncias tão vulneráveis como a doença. Para aqueles amigos do paralitico, não havia dificuldade que justificasse não levar aquele doente a quem poderia curá-lo.

 

Sobre o que o texto bíblico o(a) leva a refletir? Quem são as pessoas que hoje o(a) levam até Jesus? Como você acolhe em sua vida as palavras de Jesus: “Coragem, filho, teus pecados estão perdoados”?

 

3.Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração depois da leitura e da meditação da Palavra. Peça também o dom da saúde e da cura das paralisias que o(a) impedem de ser um(a) portador(a) da esperança e da misericórdia e de servir os irmãos com generosidade.

“Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, que com a vossa bênção ergueis de sua fraqueza a condição humana e a consolidais, inclinai-vos com bondade sobre este(a) vosso(a) filho(a), para que, debelada a enfermidade e completamente restabelecida sua saúde, ele(a) venha a bendizer com gratidão o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida, neste dia? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

O Senhor te abençoe e te guarde.

O Senhor te mostre a sua face e se compadeça de ti.

O Senhor volva seu rosto para ti e te dê a paz.

O Senhor te abençoe.

Amém!