quarta-feira, 27 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Para que eles sejam um assim como nós somos um - (Jo 17,11b-19)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  –
 P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 27 DE MAIO de 2020 (quarta-feira) 148º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
ONDE QUER QUE VÁ, VÁ COM O CORAÇÃO.
(Confúcio)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA
 DIA INTERNACIONAL DA DOÊNÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL
 DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL (SP)
SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA
 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRA (Eq 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP) RUBENS MORENO FILHO (Auto Elétrica BR Garça /SP) GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA(Justiça do Trabalho - Garça /SP) AILTON ‘Paraná’ FERNANDES RODRIGUES (motorista - Garça /SP) MARIA GENI FABRI GIL (Lions Clube de Bauru Sul /SP) SUELI PELOSO LIMA CLIVERARO (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP) cleber José cabrini (Lions Clube de Herculândia /SP) MARIA FERNANDA TONON DE MELLO HAMZE (Garça /SP) REINALDO DE BARROS JUNIOR (PPA-Colômbia - Bogotá / COLÔMBIA) OSVALDO VICENTE (Garça /SP) CARLOS ROBERTO GUTIERRES (Garça /SP)LUCIANE RIBEIRO (Garça /SP)  CELSO MORAIS (Garça /SP) JÚNIOR CÉSAR LOSSÁVARO (Murutinga do Sul/SP) FELICIANO MENÊ (Manaus /AM) RODRIGO TRAMONTINA MORAES (Goiana /GO) LILIANA FEDERICA BALDO (Lions Club Giaveno Val Sangone / Italy)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ALESSANDRA DE MATOS TRAVENSOLO DE ALMEIDA e ADHEMAR PRAXEDES DE ALMEIDA JUNIOR ó1994ó26 ANOS (Eq 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 SANTO DO DIA 
■ SANTO AGOSTINHO DA CANTUÁRIA
Agostinho (Inglaterra, sécs. 6º e 7º), discípulo de são Gregório Magno e seu sucessor como abade do mosteiro de Santo André em Roma, é reconhecido por católicos e anglicanos como o primeiro bispo e pai da Igreja Inglesa.
SÃO BRUNO  


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria, aleluia!
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Prevenir a comunidade dos perigos e fazer memória da caminhada é atributo do autêntico líder cristão. O que Jesus exige de nós, seus seguidores, é que formemos uma comunidade unida, que caminha à luz da verdade. 
– Oração 
PAI, REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO A SER DISCÍPULO DE TEU FILHO. ASSIM, PODEREI CAMINHAR PARA TI COM A SEGURANÇA DE QUEM SE DEIXA ILUMINAR PELA VERDADEIRA LUZ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus misericordioso, concedei que a vossa Igreja, reunida no Espírito Santo, se consagre ao vosso serviço num só coração e numa só alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 27 de maio de 2020  4ª-feira da 7ª Semana da Páscoa
– Liturgia da Palavra 
Exemplo de dedicação, Paulo adverte os dirigentes da Igreja de que do meio deles surgirão inimigos, como lobos ferozes. Jesus, por sua vez, reza ao pai pelos discípulos, que estão no mundo, mas não são do mundo. 

1ª Leitura (At 20,28-38) – Entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastore­ar a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos de que, durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 32Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais alegria em dar do que em receber’”. 36Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 67(68)
Reinos da terra cantai ao Senhor.


– 27 de maio de 2020  4ª-feira da 7ª Semana da Páscoa –
Para que eles sejam um assim como nós somos um - (Jo 17,11b-19)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17) 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
  Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo:  11b“Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“A Palavra de Deus nos guarda do poder do maligno”
Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno
(João 17,14)
Continuamos acompanhando a oração sacerdotal de Jesus, essa prece que vai do fundo do coração d’Ele em favor dos Seus apóstolos e discípulos.

Que beleza e que bênção! Precisamos aprender com Jesus. O padre precisa rezar pelos seus fiéis e paroquianos; o pai e a mãe precisam orar e suplicar pelos seus filhos; os professores pelos seus alunos, enfim, cada um cuidar da grei que lhe pertence, mas, todos nós devemos orar uns pelos outros, devemos nos unir ao coração suplicante e intercessor de Jesus.

A prece que Jesus faz, hoje, para nós é justamente esta: “Pai, não os tire do mundo, mas os guarde do maligno”. Porque o problema não é estar no mundo, não precisamos nos isolar do mundo, ir para um deserto, viver trancados de tudo e de todos. Precisamos ser guardados do mal, do maligno que está no mundo.

O mundo, enquanto criado por Deus, é uma bênção. Deus criou com amor esse mundo para que possamos viver nele, para ele ser a nossa casa, para criarmos laços de amor e fraternidade. Não podemos agora demonizar o mundo, como se tudo que tivesse aqui não prestasse, não valesse nada.

“O mal que vem do maligno não tem mais poder do que Deus”

Não é verdade, pois o mundo criado por Deus é uma bênção e uma graça, fazemos parte dele e não podemos sair dele. Porém, o maligno entrou nesse mundo, e aí, tem outro mundo: o mundo da perdição, o mundo que é contrário ao mundo de Deus; e temos de prestar atenção nesse mundão. O mundo carimbado pelo mal, o mundo da falsidade e da hipocrisia, o mundo corrompido que corrompe mentes e corações.

Olhemos como o mundo se tornou até pequeno diante do avanço das tecnologias, da revolução digital, o mundo está todo dentro da nossa casa. Esse mundo é importante, estamos usando-o para nos comunicarmos, e isso é graça. Mas, cuidado! Porque em tudo que é bom o maligno quer colocar a sua mão, o seu dedo, a sua impressão digital, e não podemos.

Temos de ouvir o coração de Jesus, a prece d’Ele para sermos guardados do maligno, para que ele não coloque a perversidade no nosso coração. Como Jesus está dizendo: não somos do mundo, mas estamos nele. E por que estamos no mundo? Para preservar, cuidar e salvar esse mundo que Deus criou.

Não podemos pegar o mundo e entrega-lo ao maligno para que ele faça festa, como já tem feito na vida de muitos em tantas realidades e situações. Ele entra no mundo da política, dos negócios, dos jovens, adolescentes e, inclusive, das crianças.

O maligno não é mais do que Deus. O mal que vem do dele não tem mais poder do que Deus e, por isso, estamos no mundo, porque Deus nos consagrou na verdade, e a verdade é a Palavra d’Ele. Precisamos transformar esse mundo com a Palavra da Verdade, precisamos também levar essa verdade para os nossos, para não sermos mundanos, mas para estarmos neste mundo vivendo a ousadia da Palavra de Deus, que transforma e faz novas todas as coisas. 

Deus abençoe você!


 Reflexão - O “mundo”
 Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— Jesus surpreende-nos com um paradoxo: diz-nos que não somos do mundo e pede proteção para nós mas, ao mesmo tempo, envia-nos para o mundo. E… a história ensina-nos que o mundo —de outros tempos e lugares— odeia os cristãos.

Diferenciemos! “Mundo” significa, principalmente, a “criação” nascida do amor do Criador. Não é “lugar de perdição”, mas “o nosso lugar”. Jesus roga por nós ao Pai para que não nos tire do mundo: somos do “século”, e amamo-lo (somos seculares). Em segundo plano, “mundo” significa “oposição a Deus”, a diabólica pretensão de edificar o “século” sem o seu Criador. Mas isto produz um mundo inumano: quando o homem persegue a Deus, o homem persegue o homem. Jesus previne-nos deste “mundanismo” (ou secularismo).

—Meu Criador, concede-me amar apaixonadamente a vida na terra e, ao mesmo tempo, alçar os meus olhos para ti, para difundir o teu amor ao mundo. Faz com que vivamos unidos entre nós e unidos a ti que és a Verdade.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus tinha avisado aos discípulos que voltaria ao Pai, mas não os deixaria órfãos; enviaria para eles o Espírito da verdade. Agora, nesta oração de despedida, recomenda que o Pai cuide deles: “guarda-os no teu nome”, “guarda-os do mal”, “santifica-os na verdade”. São as mesmas atitudes de Jesus em relação a eles. Como se vê, há perfeita união entre Jesus e o Pai na condução da história da salvação: não há interrupção da assistência e da ação divinas na vida do povo. Os discípulos são escolhidos e preparados para dar continuidade à obra de Jesus. A missão de Jesus passa a ser a missão da Igreja. A oração de Jesus por nós robustece nossa vontade de seguirmos fiéis a ele até chegarmos à comunhão definitiva com Ele, com o Pai e o Espírito Santo.

ORAÇÃO
Ó Jesus, em forma de testamento espiritual fazes importantes pedidos ao Pai em favor dos teus discípulos: que o Pai conserve dentro deles a tua alegria; não os retire do mundo, porque eles não são do mundo; e que, pelo Espírito, os consagre para a missão de implantar o Reino de Deus. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 17,11b-19 - "Que todos sejam um!"
Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 
Semana de Oração  2020:
TEMA: "Gentileza gera gentileza"

" Preparamo-nos para a Leitura Orante fazendo com todos  a oração:.

Oração

Deus do caminho reto, dá-nos sabedoria
para distinguir o certo do errado.

Que nossos corações sejam guiados pela honestidade
e em nossos lábios haja a verdade.

Dá-nos coragem para sermos verdadeiros mesmo
quando outros se voltam contra nós.

Protege-nos contra o desejo de espalhar ideias enganosas;
ao contrário, ajuda-nos a ser agentes de unidade e paz,
levando boas novas para todas as pessoas.

Assim oramos em nome de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 17,11b-19, e observamos as palavras de Jesus na sua oração ao Pai.

Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que já ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus.

Refletindo
Jesus fala ao Pai, na sua oração, por aqueles que ele chamou e com eles formou seu grupo de apóstolos. Aqueles que Ele enviou em missão. Ele deseja que o coração dos seus seguidores sejam cheios da sua alegria. Pede ao Pai que os guarde do Maligno. Mais ainda: entrega-se em favor dos seus seguidores.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, para nós, hoje?
Aprendemos de Jesus Mestre a orar ao Pai e fazemos nossas as suas intenções: rezamos em favor dos que seguem Jesus.
Meditando
Estando na Semana de Oração pela Unidade dos cristãos, recordamos as palavras dos bispos, Na Conferência de Aparecida: “A compreensão e a prática da eclesiologia de comunhão nos conduz ao diálogo ecumênico. A relação com os irmãos e irmãs batizados de outras Igrejas e comunidades eclesiais é um caminho irrenunciável para o discípulo e missionário, pois a falta de unidade representa um escândalo, um pecado e um atraso do cumprimento do desejo de Cristo: “para que todos sejam um, como tu, Pai,estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste” (Jo 17,21).(DAp 227).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com todos, e, se possível, com o grupo com o qual trabalhamos, na comunidade ou em  família, a Oração da Unidade:
Pai Nosso...
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso olhar quer hoje traduzir o desejo de diálogo com o diferente e descobrir a presença de Deus nas mais diversas situações e pessoas. Com os bispos, na Conferência de Aparecida, reconhecemos:
“Faz mais de quarenta anos que o Concílio Vaticano II reconheceu a ação do Espírito Santo no movimento pela unidade dos cristãos. Desde então, temos colhido muitos frutos. Neste campo, necessitamos de mais agentes de diálogo e melhor qualificados.”(DAp 231).

BÊNÇÃO
Jesus disse :
Vós sois o sal da terra.
Vós sois a luz do mundo.
Que a vossa luz brilhe diante dos outros,
a fim de que vendo vossas boas obras, eles glorifiquem o vosso Pai
que está no céu.
Amém

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!