segunda-feira, 19 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna. – (Jo 6,22-29)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 19 DE ABRIL de 2021 (segunda-feira) 108 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O QUE CONDUZ O MUNDO É O ESPÍRITO E NÃO A INTELIGÊNCIA.”

(Antoine de Saint-Exupéry)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO INDIO

DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DIA da Bicicleta

DIA Mundial dos Fundos Mútuos de Investimento

DIA NACIONAL DO POETA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bilac - Santo Expedito (São Paulo) Maracás - Pau Brasil (Bahia) Camaquã (Rio Grande do Sul) São Fidélis (Rio de Janeiro) Vitória do Mearim (Maranhão) Assis Brasil (Pará) Escada (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MILENE DE FÁTIMA SERAFIM CONESSA (Macrocontábil Conessa–Lions Clube de Garça/SP) BRENO SASSO (neto Zuleide e Abilio-Garça /SP) GISLENE GALVÃO BOSQUÊ (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) IRMÃ IVONI LOURDES FRITZEN (Conselheira Espiritual EQ 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça /SP)  CAIQUE TOZATO (Garça/SP) PDG HAIRTON SANTIAGO (DLC6-Lions Clube de José Bonifácio /SP) VALDIR ALBURGUETE (Lions Clube de Junqueirópolis /SP) PE. JOSÉ MANOEL BELO DE OLIVEIRA (Missionário Redentorista-São Paulo /SP) JOSÉ ALFREDO MARTINELLI MARTINO (Garça/SP) ANTONIO CARLOS MACEDO (Garça/SP)  IRIS SILVA SANTIAGO (Garça/SP) GILMAR DOS SANTOS (Garça/SP) SILVIO ZILLIO (Orthometric Marilia/SP) JULIET TOLARE SILVA (Vera Cruz /SP)  PE. MILTON AFONSO DO NASCIMENTO (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jóquei de Marília/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA TERCEÍRO MILÊNIOó2001ó20 ANOS(Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

SANTA EMA DA SAXÔNIA

SANTO Alfege

SÃO EXPEDITO

SÃO LEÃO IX

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou – Jo 6,22-29

Jesus nos diz para Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna.

 

- Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo rebanho, aleluia!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

À semelhança do Mestre Jesus, seus discípulos enfrentam oposições e, muitas vezes, o sacrifício da própria vida. Ponhamos nossa confiança no Bom Pastor, que deu a vida por suas ovelhas.

 

– Oração 

 

PAI, LEVE-ME A BUSCAR SEMPRE O ALIMENTO IMPERECÍVEL – TEU FILHO JESUS – QUE ME DÁ VIDA ETERNA E VERDADEIRA E ME ABRE PARA O AMOR E A SOLIDARIEDADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vós que mostrais a luz da verdade aos que erram para que possam voltar ao bom caminho, concedei a todos os que gloriam da vocação cristã rejeitem o que se opõe a este nome e abracem quanto possa honrá-lo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 19 de abril de 2021 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Estevão realizou as “obras de Deus” mediante sua incondicional fé naquele que o Pai enviou, Jesus Cristo. 

 

1ª Leitura (At 6,8-15) – Não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão. 10Porém não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao sinédrio. 13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”. 15Todos os que estavam sentados no sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão e viram seu rosto como o rosto de um anjo.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 118(119)

Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo.

 

 

– 19 de abril de 2021 2ª-feira da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna. (Jo 6,22-29)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade eu vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna e que o Filho do Homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Lutemos para que Jesus seja o alimento da nossa família”

“Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará’” 

(João 6,27)

O que é a nossa vida senão levantar cedo para trabalhar e voltar para a casa no final do dia, para poder ganhar o pão de cada dia, o pão cotidiano para alimentar a nós e os filhos? É para isso que o pai e a mãe trabalham, é nisso que, muitas vezes, se resume os esforços humanos: para colocar o pão dentro de casa, o pão que o próprio Senhor disse aos nossos pais no paraíso, o pão ganhado com o suor do rosto.

 

É preciso ter consciência e, ao mesmo tempo, serenidade na vida para entender que a vida não se resume na luta pelo pão de cada dia. E que não falte! Porque, muitas vezes, quantos pais de família querem trabalhar e falta trabalho ou até um trabalho digno, ou quantas vezes o esforço humano não é compensado? Mas não podemos deixar de anunciar aquilo que Cristo está nos anunciando.

 

É necessário trabalhar, buscar o pão cotidiano para que não falte o alimento, não falte o necessário e o importante dentro de nossas casas e famílias. É importante também dizer que não podemos viver somente em função de trabalhar, não podemos viver somente em função de ter o pão dentro da nossa casa, ter o alimento, ter as nossas necessidades satisfeitas e saciadas com o fruto do nosso trabalho.

 

“Não cansemos de nos esforçar para que Jesus seja o alimento da nossa casa e da nossa família”

 

É preciso um esforço pelo alimento que permanece até a vida eterna, porque senão que frustrante seria a nossa vida se chegarmos no acaso dela e olharmos o que fizemos da vida: só trabalhamos e labutamos? Buscamos a cada dia o pão da vida, o pão que dá sentindo à nossa vida.

 

Por isso, o pai e a mãe que trabalham para colocar o pão dentro de casa, trabalhem, por favor, para alimentar os seus com o Pão da Palavra, com o Pão da Vida, com o Pão que é Jesus. Alimente a sua casa de Deus, alimente os seus filhos e a sua própria vida com Jesus, Palavra Viva, com Jesus o Pão vivo da Palavra e na Eucaristia, com Jesus o Pão da Vida que nos dá a vida a cada dia.

 

Isso se faz no cotidiano da vida, isso se faz alimentando-se na hora das refeições com a Palavra, isso se faz com a oração cotidiana, com o se colocar na presença de Deus.

 

Não permita que a família se reúna em torno da mesa somente para comer, mas que a família se reúna em torno da Palavra, em torno de Jesus. Que coloquemos em Jesus toda a nossa confiança e esperança, não cansemos de nos esforçar para que Jesus seja o alimento da nossa casa e da nossa família.

 

Esforce-se mesmo, porque o esforço é colocar força na nossa luta, e só conseguiremos colocar Jesus em nossas casas, se nos esforçarmos.

 

Se você faz corpo mole, se você segue a tendência do cansaço e do desânimo, se você esmorece, se deixa de rezar, se não leva os seus para rezar, se você não traz a Palavra para dentro de casa ela vai saindo, vai perdendo o espaço, vai perdendo o lugar; e Jesus tem perdido o lugar em nossas casas para a televisão, para a internet, redes sociais, smartfones; Ele tem perdido o lugar para as diversões e distrações da vida, e a nossa vida está se tornando sem sabor e sem gosto porque não estamos nos alimentando de Jesus, do Pão da Palavra e da Vida, e não estamos alimentando os nossos.

 

Esforce-se! Não somente pelo pão cotidiano, mas para que na sua casa tenha a cada dia o pão que dá a vida eterna.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Após a multiplicação (partilha) dos pães, Jesus se retira. No dia seguinte, a multidão o procura novamente. Essa procura, porém, é motivada por interesse egoísta e satisfação pessoal: “Vocês me procuram não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos”. A multidão e os discípulos não conseguem ver além do sinal, não percebem que no sinal da multiplicação está a presença de Deus agindo em Jesus. A atitude de procurar e seguir o Mestre não deve ser motivada por necessidades egoístas, mas porque ele tem o alimento da vida eterna. Não podemos pensar num Deus para nosso bel-prazer, como um produto de consumo que procuramos quando temos necessidades. Devemos trabalhar pelo alimento que dura a vida toda, o qual só o Mestre nos pode dar. Mas, para isso, é preciso crer nele e se comprometer com seu projeto.

O R A Ç Ã O

Ó Mestre, as multidões te procuravam porque tinham sido alimentadas de pão e peixe. Viam apenas o aspecto material da partilha. A todos nós ensinas que devemos buscar não o pão que perece, mas a tua própria pessoa: “Esta é a obra de Deus: que vocês acreditem naquele que ele enviou”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 6,22-29 – O povo procura Jesus

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando com todas as pessoas que se encontram neste espaço virtual:

Espírito de verdade,

a ti consagramos a  mente e nossos pensamentos: ilumina-nos.

Que conheçamos Jesus Mestre

e compreendamos o seu Evangelho.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto?

Lemos o texto inteiro de uma vez: Jo 6,22-29

Relemos, devagar, versículo por versículo.

 

No dia seguinte a multidão que estava no lado leste do lago viu que ali só havia um barco pequeno. Sabiam que Jesus não tinha embarcado com os discípulos, pois estes haviam saído sozinhos. Enquanto isso, outros barcos chegaram da cidade de Tiberíades e encostaram perto do lugar onde a multidão tinha comido pão depois de o Senhor Jesus ter dado graças. Quando viram que Jesus e os seus discípulos não estavam ali, subiram nos barcos e saíram para Cafarnaum a fim de procurá-lo.

A multidão encontrou Jesus no lado oeste do lago, e perguntaram a ele:

- Mestre, quando foi que o senhor chegou aqui?

Jesus respondeu:

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres. Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês porque Deus, o Pai, deu provas de que ele tem autoridade.

- O que é que Deus quer que a gente faça? - perguntaram eles.

- Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou! - respondeu Jesus.

 

Refletindo

A multidão vai atrás de Jesus, o procura e quer saber quando chegou  a oeste do lago de Tiberíades. Jesus não responde à pergunta deles, mas aproveita a ocasião para orientar, aponta para o alimento que dura para a vida eterna. Referia-se à Eucaristia.

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para nós, hoje?

Deus sempre nos antecede. Quando chegamos a qualquer lugar, ele já está lá. Às vezes nos damos conta disso, às vezes não. Como a multidão, perguntamos: “quando chegaste aqui, Senhor?” Também nós somos questionados sobre a razão de nossa busca, de nossa procura. O que esperamos de Deus? Apenas o alimento de cada dia? Milagres? Vida tranquila? Quem de nós busca Deus, apenas pelo que Ele é?

Refletindo

Os bispos, em Aparecida, falaram sobre este tema:

“os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprender d’Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. (...) Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada.” (DAp 41).

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto nos faz dizer a Deus?

Rezamos:

Jesus Mestre,

ao meu coração, se substitua o teu.

Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo,

se substitua o teu.

(Bem-aventurado Alberione)

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?  Sentimo-nos discípulos/as de Jesus. Vamos viver este dia como discípulos e missionários de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida.

E rezamos, finalizando:

Jesus, Mestre:

que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.

Que eu ame com o teu coração.

Que eu veja com os teus olhos.

Que eu fale com a tua língua.

Que eu ouça com os teus ouvidos.

Que as minhas mãos sejam as tuas.

Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.

Que eu reze com as tuas orações.

Que eu celebre como tu te imolaste.

Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.

 

Bênção

Jesus e Maria, dai-nos  a vossa bênção:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!