quinta-feira, 28 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>Amou-os até o fim. – (Jo 13,1-15)<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 28 de MARÇO de 2024 (quinta-feira) 88º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

QUANDO O INDIVÍDUO TEM COMPROMISSO COM SUA ESSÊNCIA, A VIDA NÃO SE TORNA UM FARDO PESADO DE CARREGAR.

(Roberto Shinyashiki)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO Início do Tríduo Pascal

Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua

DIA DO REVISOR

DIA do Diagramador

DIA das Comunicações Navais

DIA dos Centros Históricos

DIA das Lutas dos Estudantes Brasileiros

DIA da Apreciação de Ervas Daninhas

DIA da Emancipação dos Servos Tibetanos

DIA do Piano

DIA do Palito

DIA da Espiga

DIA da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)

DATA COMEMORATIVA DA CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL

semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dobrada - Embu-GuaçuGuzolândia – Itirapuã – Juquitiba – Narandiba - Presidente Epitácio – Queiroz - Uchoa (São Paulo) Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) Gararu -  Indiaroba - Itaporanga D'Ajuda - Muribeca (Sergipe) Luís Eduardo Magalhães (Bahia) Rondinha (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: GUSTAVO JOSÉ GIL DE ALMEIDA (PDG-LC6-Lions Clube de ICEM / SP)PAULO BELLOTE (Garça /SP) AUGUSTINHO  SILVIO L.  BATISTA (Lions Clube de Guararapes /SP) JANDIRA ELIZETH  SABIÃO  DE TOLEDO PIZA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) JORGE AILTON PICCININI (Lions Clube de Junqueirópolis/SP)LUIZ FERNANDO DE LIMA LARA (Lions Clube de Bauru Sul /SP) EVANIR TORMES (Lions Clube de Tangará da Serra /MT)NATALIA ARAUJO ANSELMO (de Garça para Bauru /SP)  FABIO SITTA (ECT Garça /SP)PRISCILA BRITO FELIX (Garça /SP) MOACYR FRANCISCHETTI CORREA (Garça /SP)PAULO ROBERTO MARINO (São Paulo /SP)KÁTIA LOPES (Campo Grande /MS)JOSÉ LUIZ TECHH (de Garça para Guaira /PR)VALDIR TECHH (TECHTUR-Bauru /SP) AUGUSTO  MARQUES (Garça /SP) GUTO  BATISTA (Rinópolis /SP) CARLA RENATA CREDENDIO (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

são Castor

são Cono

são Cirilo

são Gontrão

são GUNTRANO

são José Sebastião Pelczar

são Malco

são XISTO III

são Prisco

são ProtériO

santa Gisela

santo Alexandre da Quinta

santo Estevão Harding

sant o Hilarião

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Missa vespertina da Ceia do SenhorQUINTA-FEIRA SANTA Jo 13,1-15 - Amou até o fim

Lava-pés e Eucaristia estão intimamente ligados. Quem participa da comunhão eucarística é chamado a lavar os pés de seus irmãos.

 

Antífona

Nós, porém, devemos gloriar-nos na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo; nele está a salvação, nossa vida e ressurreição; por ele somos salvos e libertos (Gl 6,14).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Com a celebração da Ceia do Senhor, ingressamos no Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Somos convidados a entrar em comunhão com Ele – que nos amou até o fim e nos deixou os dons do sacerdócio e da Eucaristia -, a fim de podermos, espelhados em seu exemplo, vivenciar o amor aos irmãos e irmãs, semeando harmonia e amizade na sociedade.

 

– Oração 

 

“PAI, AJUDA-ME A SUPERAR OS ESQUEMAS MUNDANOS QUE ROMPEM A FRATERNIDADE E ME REDUZEM AOS ESQUEMAS DO PECADO, IMPEDINDO QUE EU ME FAÇA SERVIDOR DO MEU PRÓXIMO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso Filho, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por este mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 28 de março de 2024 quinta-feira da Semana Santa Missa da Ceia do Senhor  

– Liturgia da Palavra 

Missa da Ceia do Senhor

 

 

1ª Leitura (Ex 12,1-8.11-14) Ritual da ceia pascal.. Leitura do Livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2“Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa. 4Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro. 5O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso até o dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. 8Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘passagem’ do Senhor! 12E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. 13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora quando eu ferir a terra do Egito. 14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar, por todas as gerações, como instituição perpétua”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 116B(115)

 

O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

1. Que poderei retribuir ao Senhor Deus / por tudo aquilo que ele fez em meu favor? / Elevo o cálice da minha salvação, / invocando o nome santo do Senhor. – R.

O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

2. É sentida por demais pelo Senhor / a morte de seus santos, seus amigos. / Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, / mas me quebrastes os grilhões da escravidão! – R.

O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

3. Por isso oferto um sacrifício de louvor, / invocando o nome santo do Senhor. / Vou cumprir minhas promessas ao Senhor / na presença de seu povo reunido. – R.

O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

 

 

2ª Leitura (1Cor 11,23-26) Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, proclamais a morte do Senhor. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Irmãos, 23o que eu recebi do Senhor, foi isso que eu vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 28 de março de 2024 quinta-feira da Semana Santa Missa da Ceia do Senhor   

 – Evangelho do dia 

Amou-os até o fim.  (Jo 13,1-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.

 

Eu vos dou este novo mandamento, / nova ordem agora vos dou: / que também vos ameis uns aos outros, / como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. 6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. 8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. 10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. 11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”. 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer13Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

28/03/24           QUINTA-FEIRA SANTA – B

 

João 13,3-4.12-15: “Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido... E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

 

Senhor Jesus, o seu povo costumava celebrar a páscoa como um rito que recordava a libertação da escravidão no Egito e a aliança aos pés do Sinai.

O senhor inverteu essa ordem, porque, ao celebrar a sua Páscoa, instituiu o rito sacramental da santa Eucaristia, antes da sua morte e Ressurreição, que nos libertou da escravidão do pecado e da morte.

O senhor encerrou, num pedaço de pão e num pouco de vinho toda a história da nossa salvação.

Em cada Missa, nós atualizamos o mistério da sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição e participamos da graça da nossa copiosa Redenção, como aliança eterna com Deus, selada no seu sangue.

Assim, a última Ceia tornou-se a fonte e o ápice da vida da Igreja, que precisamos renovar a cada Domingo.

E o senhor começou esse rito da nova e eterna aliança com um Lava-pés.

Seu paramento foi uma toalha, e seu rito foi por-se de joelhos diante dos discípulos, lavando os pés de cada um.

Eis a hierarquia instituída pelo senhor entre os seus seguidores: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

Senhor, ao participar da celebração da Quinta-feira santa, nós agradecemos a maravilha deste Sacramento de amor, de união e de redenção.

Ao mesmo tempo, percebemos como ainda estamos distantes do sentido maior da santa Eucaristia: sermos um Comunidade-Igreja que serve, que une, que ama e que se doa, como fez o senhor.

Converta a nossa mentalidade, para que os ministérios sejam realmente serviços prestados com humildade, e não hierarquia social do poder sagrado; que a comunhão alimente nosso anseio e nosso compromisso de união fraterna e de paz, jamais a divisão; e que sejamos todos missionários da amizade social e da Vida ressuscitada para o nosso povo, principalmente aquele mais sofrido.

 

Mãe querida, abençoe nesta noite santa cada família, cada sacerdote, diácono e bispo, e ajude-nos a sermos comunidade verdadeiramente eucarística, sempre pronta para servir e não para ser servida. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na última ceia com seus discípulos, Jesus anuncia que sua hora chegou. Diante da iminência de sua eliminação, realiza o gesto do lava-pés. Ao invés da instituição da Eucaristia, João narra um gesto de serviço. O relato do Evangelho apresenta um tríplice conteúdo. O sentido do tempo: Jesus reconhece que chegou sua hora. A relação de amor pelos discípulos: amou os seus até o fim, não excluindo nem o traidor. A relação de comunhão com o Pai: Jesus sabia que o Pai lhe colocara tudo nas mãos. Em meio ao jantar, Jesus se levanta e começa a lavar os pés dos discípulos. Vivendo conscientemente sua páscoa (passagem), ele se apresenta como servo ao assumir o serviço do lava-pés, tarefa dos escravos. O gesto do Mestre mostra claramente que seu amor até o fim não consiste apenas em palavras bonitas, mas, muito mais, é serviço prestado aos irmãos e irmãs. A reação de Pedro mostra que ele não está disposto a assumir o projeto de Jesus, que propõe uma comunidade de iguais, onde não há privilegiados. Em outras palavras, todo seguidor de Jesus deve estar disposto a amar a todos com gestos concretos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

QUINTA-FEIRA SANTA Jo 13,1-15 - Amou até o fim

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Conforme a concepção judaica, os dias de festa iniciam sempre na tarde do dia anterior. A liturgia cristã segue a mesma compreensão. Por isso, a tardinha da Quinta-feira Santa já faz parte do Tríduo Pascal.

Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em Ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

A Palavra faz ressoar na Igreja e em cada coração, a verdade do amor, manifestado na solidariedade e na entrega da vida.

 

O rito do lava-pés é um gesto carregado de amor, misericórdia e doação total. O Mestre dos mestres se curva para lavar os pés, abaixa-se para servir o ser humano. Com esse gesto, Jesus desconcerta seus discípulos, invertendo a lógica social comum. Declara, pontualmente, uma atitude fundamental para alguém sentar-se à mesa em seu Reino: o amor-serviço, em que o maior serve o menor. E dá o exemplo. Pratica um gesto de amor-serviço; um gesto provocador, um dos mais expressivos da identidade cristã. “Se compreenderdes isso, sereis felizes se o praticardes” (Jo 13,17). Na Eucaristia, encontramos força para servir mais e melhor, que é a fonte da verdadeira felicidade.

 

2. Meditação (Caminho)

Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos…

Do gesto do lava-pés Jesus não exclui nem mesmo aquele que o irá trair. A pergunta é: Como nós, cristãos, tratamos os que nos traem, abandonam, decepcionam e nos ferem?

3.Oração (Vida)

Este é o momento de permanecer em profunda contemplação e gratidão pelo grande dom da Eucaristia e do sacerdócio…

 

Se desejar pode concluir com esta prece do beato Tiago Alberione:

 

“Ó Jesus Divino Mestre, dou graças e bendigo ao vosso amorosíssimo Coração pelo grande dom da Eucaristia. Vosso amor vos leva a habitar no santo tabernáculo, e renovar vossa Paixão na Santa Missa, a dar-vos em alimento de nossas almas na comunhão.

Que eu vos conheça ó Deus escondido. Que eu beba das águas salutares na fonte de vosso amor. Concedei-me a graça de compreender e participar ativamente da missa, de comungar frequentemente com as devidas disposições.”

 4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a presença de Deus iluminando, trazendo paz, apontando sentido para algum serviço que você possa realizar ao próximo ou á reconciliação com alguém com o qual você tem dificuldade de aceitar porque te traiu ou machucou.

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP