sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele. - (Mc 3,13-19)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 22 DE JANEIRO de 2021 (sexta-feira) 022º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

LEMBRE-SE, O SUCESSO É UMA JORNADA, NÃO UM DESTINO. TENHA FÉ EM SUA CAPACIDADE.

(Bruce Lee)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO SENADO

DIA DE APOLO

DIA  DA FUNDAÇÃO DO SENAI (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL)

DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Veranópolis (Rio Grande do Sul) Pilão Arcado (Bahia) Ouro Velho (Paraíba) Lima Campos (Maranhão) Itaboraí - Nova Iguaçu - Paraíba do Sul (Rio de Janeiro) Icapuí (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIA INÊS PORTELLINHA CASTRO (Equipe 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)HELIO ROBERTO PONSILAQUA DYONÍSIO (Dyonisio Relojoaria e Óptica - Equipe 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)CLAUDIO MATTANNA(IPDG-LD3-Lions Clube de Rio Pardo /RS)ELIDIR MENEGHINI (Lions Clube de Dracena /SP)EDUARDO JESUS COSTA (Lions Clube de Costa Rica /MS)DAISY AP BERTOLINI CONDE (Lions Clube de Penápolis /SP)CARLOS ALBERTO LEITE DE MORAES (Garça /SP)Dirce FERREIRA Gelamo (Garça /SP) Suzana Martinez Tavares (Garça /SP)LEAnDRO SOUZA (Garça /SP)  ANDRÉA MARTINS HIZUKURI (Garça /SP)VINICIUS MUNIZ LOUREIRO (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FRANCIELE DUARTE M. DA SILVA e SANDRO JOSÉ DA SILVAó2011ó10ANOSó (Equipe 14 ENS da PAZ Setor de Garça /SP)ELANER ALMEIDA e MAURO MARQUESó1977ó44ANOSó (Equipe 2A de N Sra Fátima-Setor de Marilia /SP)CAMILA CAROLINE BARBOSA IBRAHIM e GEORGES  IBRAHIM  FILHO ó2005ó16ANOSó (Lions Clube de Agudos /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. VALDO BARTOLOMEU DE SANTANAó2000ó21anosó (Pároco da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis/SP) Pe. ANDRÉ LUIZ MARTINS DOS SANTOSó2016ó05anosó(Administrador Paroquial Pró-Paróquia Santa Edwiges de Marília /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO VICENTE

Vicente, que viveu na Espanha, no terceiro século foi um Diácono que ofereceu a Cristo o sacrifício da vida em companhia de seu bispo Valério, com quem tinha oferecido o sacrifício do altar. Imitando o exemplo desse mártir, oferecemos também nossa vida ao Senhor.

SÃO VICENTE PALLOTTI

Vicente Pallotti (Itália, 1795-1850), mente aberta às questões religiosas e sociais do seu tempo, preocupou-se com a propagação da fé e a vivência da caridade, percebendo, de forma visionária, a importância dos leigos na Igreja. No século 19, fundou a Família Palotina.

SANTO ANASTÁCIO DA PÉRSIA

SANTO ORÔNCIO

SANTO VÍTOR

Laura Vicuña

José Nascimbeni

Bem-Aventurado Guilherme José Chaminade

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 3,13-19

O Evangelho de hoje é um convite para acolhermos o chamado de Deus, para estarmos com Ele e para anunciarmos o Evangelho da salvação.

 

- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! (Sl 65,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Cristo é o mediador de uma nova aliança, em que as leis são escritas no coração, todos conhecem o Senhor e os pecados são perdoados. Chamados por Deus, acolhamos essa nova forma de nos relacionarmos com ele.

– Oração 

 

DIVINO ESPIRITO SANTO, AMOR ETERNO DO PAI E DO FILHO, DESPERTA-ME PARA O CHAMADO QUE DEUS ME FAZ E CORAGEM PARA RESPONDER COM CORAGEM O SERVIÇO AOS IRMÃOS.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de janeiro de 2021 6ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus cria o povo novo, cuja missão é livrar as pessoas de todo tipo de opressão e anunciar a Boa-nova do amor de Deus. 

 

1ª Leitura (Hb 8,6-13) – Cristo é o mediador de uma aliança bem melhor.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos, 6agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. 7De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8Com efeito, Deus adverte: “Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias – dizo Senhor: porei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’ Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 13Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 85(84)

A verdade e o amor se encontrarão.

 

– 22 de janeiro de 2021 6ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.  - (Mc 3,13-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação (2Cor 5,19).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Subamos até o coração de Deus”

“Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele” 

 (Marcos 3,13)

Quero olhar para o meu Mestre Jesus que sobe ao monte. O monte é o lugar da oração, é o lugar do encontro, o monte é aquilo que nos tira da vida rasa e nos leve para as alturas, para o nosso encontro com Deus.

 

Muitas vezes, permanecemos numa planície, ou seja, no mundo em que estamos. No entanto, espiritualmente, é preciso se elevar até Deus, espiritualmente é preciso subir ao encontro do Senhor. E, para que isso aconteça, é preciso elevar a alma, subir ao Espírito.

 

Se não temos um monte físico e, muitas vezes, não temos mesmo – nós temos coisas altas, são prédios e tantas outras coisas -, mas mais importante do que o monte físico, é preciso espiritualmente elevar-se até Deus, permitir que a nossa alma vá ao encontro do Senhor para que Ele fale, inspire, direcione, remova, faça, opere e para que a graça d’Ele esteja em nós.

 

“Suba até o coração de Deus, porque Ele desce até o nosso coração para nos dar a direção”

 

Muitas coisas em nossa vida não mudam porque não mudamos as nossas atitudes, inclusive nossas atitudes espirituais e emocionais. Em vez de subirmos e nos elevarmos para Deus, estamos descendo para os sentimentos baixos, estamos descendo para aquilo que nos deixa oprimidos e deprimidos.

 

Guarde aquilo que nos prende, largue e solte-se daquilo que te segura e eleve-se até Deus. Quando nos elevamos a Deus, Ele nos dá a sabedoria, e quando Jesus se elevou ou elevou o seu coração a Deus, foi Deus que Lhe deu a autoridade para Ele poder chamar os que Ele quis.

 

Para podermos realizar o que devemos fazer, para que possamos realizar as missões que temos neste mundo – e as missões não são poucas – a missão do pai e da mãe de criar, educar, o que fazer diante dessa ou daquela situação, o que fazer diante de escolhas que precisamos fazer.

 

Suba até o coração de Deus. Faça como Jesus: suba até o coração do Pai. Saia das acomodações dos tempos em que estamos, daquilo que realizamos. Suba até o coração de Deus, porque Ele desce até o nosso coração para nos dar a direção.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Já em plena missão, Jesus observa o imenso volume de trabalho. Mais do que auxiliares imediatos, Jesus quer junto a si um grupo de doze discípulos, aos quais dá o nome de apóstolos e que, doravante, serão seus companheiros inseparáveis. Receberão os ensinamentos do Mestre em duas modalidades: teoria e prática. Por um lado, o Mestre abrirá para eles um horizonte novo, revelando-lhes que ele, Jesus, é o Filho amado do Pai, cujos planos veio realizar; ao mesmo tempo, fincará os fundamentos do Reino de Deus. Por outro lado, os apóstolos serão testemunhas oculares das boas obras com que Jesus beneficia o povo. Tudo o que estão aprendendo nesta nova escola eles não guardarão para si, mas deverão comunicar aos outros, quando forem enviados. Para isso, Jesus lhes dá poder.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, enviado do Pai, chamas os que queres para serem teus apóstolos. De origens e culturas diferentes, eles frequentarão tua escola, em que vão conhecer e viver a novidade do Reino de Deus. Depois, darão continuidade à tua obra libertadora. Aumenta, Senhor, o número dos teus eleitos. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 3,13-19 – Jesus constitui sua equipe de apóstolos

 

Oração Inicial

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, me desperta para o chamado que Deus me faz e dá-me coragem para responder-lhe com o serviço aos irmãos. Amém.” É Deus que chama e envia em missão quem Ele quer. O Evangelho de hoje é um convite para acolhermos o chamado de Deus, para estarmos com Ele e para anunciarmos o Evangelho da salvação.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus. Observe Jesus subindo a montanha e chamando cada discípulo pelo nome. Os discípulos chamados constituem o número de doze apóstolos. Jesus os chama para permanecerem com Ele e para enviá-los em missão, para anunciar a Boa-Nova, com o poder de expulsar os demônios. Recorde outras passagens bíblicas em que Deus chama pessoas para enviá-las em missão.

 

“O evangelista Marcos ilumina o privilégio e o mistério da vocação e aponta três momentos. O Senhor chama quem quer para ficar com ele e, depois, o envia a evangelizar. Estão ali assinaladas duas dimensões: o discipulado – estar com ele – e o apostolado – o envio para pregar com autoridade sobre as forças do mal. Com a escolha do grupo, Jesus dá início a uma nova etapa em sua missão. A constituição dos Doze tem um significado especial no ministério de Jesus: o restabelecimento do Povo de Deus, recriando as doze tribos de Israel. Mais que figuras individuais, eles são figuras coletivas, imagem do novo Povo de Deus, que é a Igreja. Significativamente, os quatro evangelistas começam a nominata de Simão Pedro.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que Jesus me diz por meio do Evangelho de hoje? Qual palavra mais me tocou? Em que situações sinto o chamado de Deus? Qual é minha resposta? Para qual missão Deus me envia?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Reze pela sua vocação, seja ela qual for: Senhor, ajuda-me a viver minha vocação no amor e na simplicidade!

Reze pelas vocações da Igreja – matrimonial, leiga, sacerdotal e religiosa –, repetindo várias vezes, durante o dia, o refrão: “Ó Jesus, Pastor eterno, enviai bons operários para a vossa messe!”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus, chamando-o(a) pelo nome. Qual apelo Deus desperta em seu coração hoje?

 

Bênção

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.