quarta-feira, 16 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■–E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. – (Mt 6,1-6.16-18)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 16 DE JUNHO de 2021 (quarta-feira) 167 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A VIDA É IGUAL ÀS ÁGUAS DE UM RIO. NUNCA ATRAVESSAM DUAS VEZES O MESMO RIO, PORQUE NÃO SÃO AS MESMAS ÁGUAS.

(Heráclito)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA UNIDADE NACIONAL

 DIA INTERNACIONAL DAS TARTARUGAS MARINHAS

 DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM A LUTA DOS POVOS DA ÁFRICA DO SUL

 DIA INTERNACIONAL DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS

 DIA INTERNACIONAL DOS MALABARISTAS

 DIA DAS REMESSAS FAMILIARES 

 DIA DO LEVANTE DE SOWETO 

 DIA DA CRIANÇA AFRICANA 

 DIA INTERNACIONAL DO PIQUE NIQUE 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bariri - Piracaia - Salto (São Paulo) Morrinhos (Goiás) Alagoinhas - Barra (Bahia) Colorado do Oeste - Espigão D'Oeste - Jaru - Ouro Preto do Oeste - Presidente Médici (Rondônia) Bocaina do Sul (Santa Catarina) Descoberto (Minas Gerais) Lagoa Grande - Petrolândia (Pernambuco)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: RICARDO APARECIDO CONESSA (m/irmão-ADIPLAN – Eq 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça /SP) EVANDRO ANTONIO CAVARSAN (Cabrália Paulista /SP) AYRTON DOGLAS MARTINS (ENS – Marilia /SP) MARCOS ANTONIO DURAN (Garça /SP) ROBERTO MINARDI (Escritório Contabil MN-Garça /SP) FERNANDA PARENTE FREITAS CIRILLO (Garça /SP) EDER CARLOS SEVERIANO (Eder Cont-Marilia /SP) SOLANGE MEDEIROS (Garça /SP) AIRTON DE OLIVEIRA PINHAL (Lions Clube Uberlândia Adolfo Alves da Silva /MG)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA DE LOURDES SILVA ROMERO e JOÃO ANTONIO ROMEROó1979ó42 ANOS (Eq 07 ENS do ROSÁRIO do Setor de Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LEO CLUBE DE TUPI PAULISTAó2007ó14 ANO  (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OURO VERDE CIDADE OUROó2010ó11 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA JULITA

■ SÃO CIRO

■ SÃO FRANCISCO RÉGIS

■ SANTO AURELIANO

■ SÃO BENNO DE MEISSEN

■ SÃO CECCARDO DE LUNI

■ SÃO RICARDO DE CHICHESTER

■ SANTA LUGARDA DE TONGEREN

■ SANTA JULITA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros – Mt 6,1-6.16-18

A prática de boas ações já traz sua recompensa: a alegria de fazer o bem e dar felicidade a outros.

 

- Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Quem faz o bem de modo generoso e gratuito entra em sintonia com o Senhor, que ama quem dá com alegria. Aprendamos a praticar nossas obras sem nada esperar em troca.

 

– Oração 

 

PAI, SÓ TE AGRADAM AS AÇÕES FEITAS NA SIMPLICIDADE E NO ESCONDIMENTO. QUE EU PROCURE SEMPRE AGRADAR-TE, ENVEREDANDO POR ESTE CAMINHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao meu apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 16 de junho de 2021  4ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Mestre nos ensina a praticar as boas obras de modo discreto, sem buscar elogios; então o Pai celeste, que tudo sabe, há de recompensar o que é feito em segredo. 

 

1ª Leitura (2Cor 9,6-11)  – Deus ama quem dá com alegria.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça. 11Assim, ficareis enriquecidos em tudo e podereis praticar toda espécie de liberalidade, que, através de nós, resultará em ação de graças a Deus. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 112 (111)

 

Feliz aquele que respeita o Senhor!

 

 

– 16 de junho de 2021  4ª-feira da 11ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. (Mt 6,1-6.16-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama realmente guardará minha palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

 

2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

 

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

 

16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Cresçamos na nossa relação e intimidade com Deus”

 

“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles”

(Mateus 6,1).

Na sociedade em que estamos, onde tudo tem que ser mostrado e propagado, onde as pessoas precisam muito de likes, precisam ser reconhecidas por aquilo que estão fazendo, nós, muitas vezes, perdemos a direção evangélica da vida, que é a gratuidade.

 

Aquilo que fazemos não é para sermos reconhecidos, para sermos louvados, exaltados nem glorificados. De forma alguma, aquilo que fazemos é para Deus que realizamos.

 

Você pode fazer uma oração pública ou nas suas redes sociais, mas não pode deixar de fazer a sua oração sublime. E qual é a oração sublime? É a oração particular, reservada, aquela que ninguém precisa ver nem saber o que você faz; é aquela intimidade e particularidade que você tem com Deus, que é só sua.

 

É dela que nos abastecemos e nos alimentamos, a partir dela podemos levar orações para todos os lugares. Agora, quem só reza em público, é para o público que importa, e não para Deus; mas quem, realmente, se comunica com Deus, comunga do coração de Deus, busca-O na sua intimidade e no silêncio, busca Deus no seu momento particular que ninguém vê.

 

“Precisamos fazer sacrifícios, penitências, precisamos jejuar para crescermos na intimidade com Deus”

 

Busquemos o nosso interior, busquemos o nosso quarto mais íntimo, busquemos o nosso lugar mais sagrado, pois é ali que Deus está. Temos que dar exemplos de caridade para este mundo, temos que mostrar para o mundo que precisamos dar esmola, precisamos cuidar dos mais pobres e necessitados, mas não façamos disso uma vitrine ou uma ocasião para nos expormos.

 

Que a caridade praticada seja testemunho, mas a caridade sublime é aquela que fazemos sem ninguém saber. Façamos a caridade com mais intensidade, gosto e não sigamos a mentalidade do mundo, que é a mentalidade da publicidade, de propagar tudo o que fazemos para que as pessoas vejam.

 

A mística da relação com Deus é que tudo o que fazemos seja para Ele. Que a intensidade da nossa vida seja vivida, sobretudo, na particularidade do nosso encontro com o Senhor. Precisamos fazer sacrifícios, penitências, precisamos jejuar, mas não para nos mostrarmos ou para parecer que somos heróis. É para crescermos na nossa relação e intimidade com Deus. Não é nunca para chamar a atenção sobre nós.

 

Que aprendamos o sentido da gratuidade, da relação íntima e profunda com Deus. A vida vai fazer transparecer na transformação interior, nos gestos e nas atitudes, aquilo que vivemos na intimidade. Ou seja, busquemos a oração, o jejum, o sacrifício, a penitência, a caridade e o amor para com o próximo sem fazermos disso publicidade ou propaganda, mas que isso seja, de verdade, um ato do nosso amor para com Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Chamar a atenção para as próprias boas obras é tendência bastante comum entre as pessoas. É orgulho e vaidade. Por isso, Jesus nos adverte sobre um perigo real: por trás de muito barulho, pode esconder-se atitude falsa. Como exemplo, ele cita três ações: dar esmola, orar e jejuar. São coisas valiosas, desde que realizadas com reta intenção. Perdem sua eficácia quando alguém as pratica só para receber aplausos. Readquirem valor quando feitas para agradar a Deus, que conhece a intimidade de cada um e pode dar-lhe a devida recompensa. Portanto, pratiquemos as boas obras com discrição e humildade; desse modo, ficamos com a certeza do olhar benévolo de Deus e de sua recompensa. Do contrário, só nos restará acolher dos outros um reconhecimento passageiro e quase sempre mesquinho.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Mestre, explicas por que nos convém praticar as boas obras de modo discreto, sem chamar a atenção do público. Ensina-nos, Senhor, a proceder com humildade, para agradar ao Pai celeste, que conhece o nosso íntimo e pode nos recompensar como lhe aprouver. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 6,1-6.16-18 - Não à hipocrisia

Oração Inicial

 

Façamos a nossa oração com a Palavra, em um ambiente silencioso, e peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a rezar e que abra os nossos ouvidos para escutarmos o Senhor.

 

“Jesus Divino Mestre, nascemos do teu amor vem e renova em nós os teus dons. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Ao meditar o Evangelho assinale as atitudes que Jesus recomenda para os seus discípulos. Os que querem distinção e o primeiro lugar já recebem aqui sua recompensa. Mas, qual a recompensa que o Pa promete aos que agem com humildade e desprendimento?

 

“O jejum, a esmola e a oração faziam parte da prática religiosa judaica e passaram a também fazer parte das nascentes comunidades cristãs. Mas esses três atos de prática religiosa podem ser manchados por um perigoso fermento: a vaidade. Esta empobrece nossas melhores ações e traz como miserável recompensa a momentânea admiração dos outros. As três práticas religiosas mencionadas, normalmente lembradas na Quaresma, são excelentes, mas dependem de nossa intenção. A esmola – caridade – visa ao próximo; o jejum tem em vista nosso comportamento e a oração é dirigida a Deus. Não podemos deixar que estas atividades nos encham de orgulho. O silêncio e a serenidade são percebidos pelo Pai. A humildade é um gesto de amor a Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? A prática de boas ações já traz sua recompensa: a alegria de fazer o bem e dar felicidade a outros. Mas, se feitas com vaidade sua recompensa é muito passageira. No final de nossa jornada, aqui, nos resta a riqueza do espírito. Levamos o que enriqueceu nosso “ser interior”. Perguntar-nos sempre: como e com que intenções eu faço – esmolas, orações e jejum?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Oração do Papa Francisco à Nossa Senhora do Divino Amor pelo fim da pandemia

 

Ó Maria, Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança

Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos, que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a Tua fé

Tu sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galileia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação.

Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser.

Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição

Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus.

Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada. Amém

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você deseja pôr em prática em sua vida neste dia?

 

Bênção

 

• O Senhor te abençoe e te guarde.

• O Senhor te mostre a sua face e se compadeça de ti.

• O Senhor volva seu rosto para ti e te dê a paz.

• O Senhor te abençoe.

• Amém!