quarta-feira, 11 de agosto de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■ Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão. – (Mt 18,15-20)

  


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 11 DE AGOSTO de 2021 (quarta-feira) 223 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O AMOR É A FUNDAMENTAL E ORIGINÁRIA VOCAÇÃO DO SER HUMANO.

(São João Paulo II)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO ADVOGADO

 DIA DO DIREITO

 DIA DO JURISTA

 DIA DO MAGISTRADO

 DIA DA PENDURA

 DIA DO ACUPUNTURISTA

 DIA NACIONAL DO ESTUDANTE

 DIA LATINO-AMERICANO DO NUTRICIONISTA

 DIA INTERNACIONAL DA LOGOSOFIA

 DIA DO GARÇOM

 DIA DA TELEVISÃO

 DIA DA PINTURA

 DIA DO HIP HOP

 DIA DE BRINCAR NA AREIA

 DIA DA CONSCIÊNCIA NACIONAL

 DIA DO TRABALHADOR HOTELEIRO

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DA CASA DO ENGENHEIRO MILITAR

 DIA DA FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA DE CAMPINAS-SP

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (10 a 16 de agosto)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Tatuí - Pereira Barreto (São Paulo) Nova Prata (Rio Grande do Sul) Itapaci (Goiás) Nova Bandeirantes (Mato Grosso) Pedro II (Piauí) -

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CLAUDETE CORREIA GEROTTO (Lions Clube de Garça/SP)ELISANDRO MARIANI (Lions Clube de Chapadão Do Sul /MS)FREDERICO DIMOV JUNIOR (PDG-Lions Clube de São Paulo Ipiranga/SP)ROBERTO ALEXANDRE BARCONI (PDG-DLA-3 -SE-AL 2020/21 Recife / PE)MARCIA TOSTES (Lions Club de São Pedro da Aldeia-Rio de Janeiro /RJ) SANDRA REGINA FASSINA DE MELO (EQ 03 ENS das GRAÇAS do Setor de Garça/SP)ANTONIA ROSA ROSÁRIO (Deusa Alimentos-Garça /SP)LEANDRO RECH (Frelux de Garça /SP)WILSON KIKUO KIMURA (Kimura & Cia Ltda. Garça /SP)CASSIO RODRIGUES (Cuiabá /MT)Reinaldo Tramontini PortellinhA (Orthodental.com.br-Garça /SP)EDMAR CORREA (Garça /SP)ANTONIO (LEÃO) ACHILLES NETO (Garça /SP)RODRIGO VEGGIAN (professor na EMCA-Garça /SP)VERA ALICE BELLEI (Garça / SP)ANTONIO ORNELAS ALMEIDA  (Garça/SP)MARIA HELENA FRABETTI VIEIRA (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó48 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA CLARA DE ASSIS

■ Clara (Itália, 1193-1253), foi a primeira mulher que se entusiasmou pelo ideal de Francisco de Assis. Fundou com ele a segunda ordem franciscana, as Clarissas e soube transformar longos anos de enfermidade em apostolado fecundo. É a padroeira da comunicação televisa.  

SANTA FILOMENA

SANTA SUSANA DE ROMA

■ SÃO TIBÚRCIO MÁRTIR

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles – Mt 18,15-20

A oração dos irmãos bem unidos será atendida pelo Pai, que está nos céus. Jesus está presente onde dois ou mais estão reunidos em seu nome.

 

- Estes são os santos que receberam a bênção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu salvador. É a geração dos que buscam a Deus (Sl 23,5).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Clara nasceu na Itália em 1193 e lá faleceu em 1253. Jovem rica, inteligente, bela e nobre por descendência, aos 18 anos deixou o mundo para abraçar a pobreza de São Francisco de Assis, com o qual fundou a Ordem das Clarissas. Rezemos por todos os que se doam totalmente ao serviço do Reino de Deus.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A PRESENÇA DE TEU FILHO RESSUSCITADO NA COMUNIDADE CRISTÃ SEJA UM INCENTIVO PARA QUE NÓS BUSQUEMOS PAUTAR NOSSA AÇÃO PELA TUA SANTA VONTADE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que na vossa misericórdia atraístes Santa Clara ao amor da pobreza, concedei, por sua intercessão, que, seguindo o Cristo com um coração de pobre, vos contemplemos um dia em vosso Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 11 de agosto de 20214ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum SANTA CLARA DE ASSIS. Festa

– Liturgia da Palavra 

O perdão ensinado por Jesus não conhece limites e não depende de simples cálculo. Cumpre-nos perdoar sempre, porque necessitamos constantemente do perdão de Deus. 

 

1ª Leitura (Dt 34,1-12) – E Moisés morreu alí, conforme a vontade do Senhor. Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés.  Leitura do Livro do Deuteronômio:

 

Naqueles dias, 1Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo, ao cume do Fasga, que está defronte de Jericó. E o Senhor mostrou-lhe todo o país, desde Galaad até Dã, 2o território de Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, 3o Negueb e a região do vale de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor. 4O Senhor lhe disse: “Eis aí a terra pela qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó, dizendo: ‘Eu a darei à tua descendência’. Tu a viste com teus olhos, mas nela não entrarás”. 5E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab, conforme a vontade do Senhor. 6E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte de Bet-Fegor. E ninguém sabe até hoje onde fica a sua sepultura. 7Ao morrer, Moisés tinha cento e vinte anos. Sua vista não tinha enfraquecido, nem seu vigor se tinha esmorecido. 8Os filhos de Israel choraram Moisés nas estepes de Moab durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés. 9Josué, filho de Nun, estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as mãos. E os filhos de Israel lhe obedeceram e agiram como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 10Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, 11nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer, na terra do Egito, contra o faraó, os seus servidores e todo o seu país, 12nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios que Moisés fez à vista de todo Israel.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 65(66)

 

Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,

é ele que dá vida à nossa vida.

 

 

– 11 de agosto de 20214ª-feira da 19ª Semana Do Tempo Comum SANTA CLARA DE ASSIS. Festa

– Evangelho do dia 

 

Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão.  (Mt 18,15-20)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.19De novo eu vos digo, se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Corrijamos os irmãos em particular”

 

Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão

(Mateus 18,15).

A direção que a Palavra de Deus quer nos dar, no dia de hoje, é que nós precisamos ganhar o irmão, não podemos perdê-lo, pois por ignorância, vaidade ou ilusão estamos perdendo uns aos outros, porque não sabemos ser corrigidos nem sabemos corrigir uns aos outros.

 

Em época de redes sociais, como é o tempo em que nós estamos vivendo, todo mundo se acha juiz, dono da verdade, todo mundo se acha no dever de corrigir, de fazer sentenças, de condenar, determinar o que é certo e o que é errado. O que estamos vendo é uma grande explosão da hipocrisia religiosa, inclusive, nos grupos religiosos de tantas redes sociais.

 

As pessoas estão querendo corrigir umas às outras, as pessoas estão querendo ensinar umas às outras, chamando à atenção e expondo o irmão de uma forma, muitas vezes, até ridícula, criando situações simplesmente vergonhosas. “Se teu irmão pecar…”. “Pecar” aqui assume o sentido de errar, de falar o que não concorda, de falar aquilo que acha que não é correto, de fazer aquilo que talvez cause escândalo ou dúvida.

 

“O lugar de corrigir o irmão no coração é a sós com ele; o lugar de corrigirmos uns aos outros é no particular”

 

Veja o Evangelho: não é ele que você quer tanto ensinar? Não é o Evangelho que você insiste tanto em entender? Então, se você acha que seu irmão está errado, faça o que o Evangelho manda; e ele está sendo muito claro conosco: “Se teu irmão errar, vai corrigi-lo em particular, a sós contigo”.

 

O lugar de corrigir o irmão não é na rede social, não é na frente dos outros, o lugar de corrigir as pessoas, chamar à atenção delas, não é as expondo em situação alguma. O lugar evangélico de corrigir e de sermos corrigidos é no particular. Deus pode corrigir muitos com a Sua palavra, mas pense que vexame: o padre está na igreja e vê uma pessoa errando, ele a corrige, chama à atenção dela na frente de todo mundo! E que vergonhoso é uma mãe que corrige um filho de uma forma vexatória para todo mundo ver e ouvir. Não é assim que se corrige evangelicamente.

 

Você quer chamar à atenção? Chame primeiro do seu coração, para que saiba conter as suas hesitações, essa vontade, essa gama de querer ter a razão. Você perde toda razão, você perde até a direção, você perde realmente até o senso da verdade e, sobretudo, o Evangelho, perde o irmão. Você perde o coração quando não sabe, de verdade, corrigir.

 

Preste atenção: se a palavra do Papa não basta, se a palavra da Igreja não basta, se Jesus não basta, é sinal de que você basta a si mesmo.

 

O lugar de corrigir o irmão no coração é a sós com ele, o lugar de corrigirmos uns aos outros é no particular; se eu ainda não sei fazer, preciso aprender, preciso primeiro estar aos pés de Jesus, preciso primeiro orar e suplicar.

 

Quando Jesus nos dá a graça, o momento na prudência, vamos a sós corrigir o irmão, mas que a visão mundana não tome conta do nosso coração. Que sejamos movidos pelo Evangelho, e que ele nos ensine como devemos ganhar o irmão, porque estamos perdendo, irmãos e irmãs, por não sabermos ter humildade e correção fraterna de forma evangélica.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A comunidade cristã não é perfeita. Que atitude se deve tomar quando alguém peca? Fazer de conta que nada aconteceu? Jesus propõe a correção fraterna. Os vários passos sugeridos no processo de corrigir o irmão que pecou mostram que é necessário tratar com respeito a pessoa em causa e com bons modos levá-la a arrepender-se e emendar-se. Nobre atitude, um alerta para nós que, com facilidade, julgamos e condenamos! Para que não se cometam injustiças contra nenhum dos irmãos da comunidade, em relação a quem errou, todos são convidados a pedir em oração pelo bem de seus membros. Se houver unidade entre eles e acordo sobre o que pedir, Deus atenderá o pedido da comunidade, pois Cristo, o único caminho que leva ao Pai, está presente onde duas ou mais pessoas se encontram reunidas e unidas em seu nome.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, aos discípulos recomendas que não se apressem para censurar quem pecou. A correção deve ser feita por etapas. Mostras também a importância de entrarem em acordo e, juntos, implorarem ao Pai tudo o que necessitam, com a garantia de que estás aí no meio deles. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 18,15-20 - Como tratar alguém que errou

 

Oração Inicial
Hoje a celebramos Santa Clara, que abraçou o ideal de São Francisco de Assis.

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

A quem Jesus se dirige neste texto do Evangelho? Qual desafio a comunidade é convidada a enfrentar? Qual é o principal apelo que o texto nos faz?

 

“Pertencemos a uma Igreja santa e pecadora e cada um de nós carrega luzes e sombras. O perdão se apresenta como necessidade em nossa vida comunitária. Mateus não diz qual o tipo de pecado, mas aponta a necessidade de reconstituir a unidade através do perdão. Ele situa os três passos da correção fraterna, que é uma entreajuda. O primeiro passo é o diálogo pessoal; passa, em seguida, para duas pessoas, alargando a visão do problema. Por fim, a comunidade é chamada para dar a palavra final. Perdoar é dar a outra pessoa o direito de voltar a ser feliz. É a possibilidade de zerar a culpa. E nosso caminho para o Pai passa pela necessidade de perdoar e pedir perdão. A paz é a recompensa de quem perdoa ou é perdoado.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Quais são os passos que Jesus aponta para vivermos a fraternidade cristã? Qual palavra mais encontrou sintonia com a realidade que você está vivendo?

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

O perdão, a correção fraterna feita com caridade é uma bênção. Como você se propõe viver esta atitude hoje?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.