terça-feira, 12 de janeiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ensinava como quem tem autoridade. - (Mc 1,21b-28)

 

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!!!  

– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DA SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 12 DE JANEIRO de 2021 (terça-feira) 012º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 1!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

AS PESSOAS FELIZES LEMBRAM O PASSADO COM GRATIDÃO, ALEGRAM-SE COM O PRESENTE E ENCARAM O FUTURO SEM MEDO.

(Epicuro)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO EMPRESÁRIO CONTÁBIL 

DIA DO CARANGUEJO

DIA DA FUNDAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL 

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) EM FOZ DO IGUAÇU-PR 

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA) EM MANAUS 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belém (ParáIporanga (São PauloIgaci (AlagoasSapé (Paraíba)  

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: OSWALDO AUNHÃO (Amigo - Bauru /SP) LUIZ SERGIO DA SILVA (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)  SÔNIA HARUE  TANAKA HOSHIJIMA (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) PDG ROBERTO JOÃO GENTA (Lions Clube de SP Campos Elíseos /SP) ERCY DAUN (Garça /SP) SANDRA REGINA CARDOSO (Marilia /SP) FRANCINE  SALZEDAS  DMAQUI (Garça /SP) INÊS OLIVEIRA MATHIAS (Garça / SP) ALICE LIBERO (Rio de Janeiro /RJ) ■ANA CRISTINA CASAGRANDE (São Paulo /SP) ZILMAR AUGUSTO MOREIRA DE OLIVEIRA (Garça /SP)

–■Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROSANGELA APARECIDA ALMEIDA MORETI REGINALDO MORETIó1985ó36 ANOSó(EQUIPE 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO - Setor de Garça /SP) GABRIELA PEREIRA DOS SANTOS YAMACUTI CARLOS  MASSARU YAMACUTI ó1991 ó30 ANOSó (LIONS CLUBE DE IACRI /SP)ELIANE PIOVESAN BLANCO FRANCISCO ADÃO BLANCO ó1980 ó41 ANOSó (LIONS CLUBE DE Lençois Paulista /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO BERNARDO 

■ SANTO ANTONIO MARIA PUCCI 

■ SANTO ARCÁDIO 

■ SANTO ELREDO DE RIEVAULX 

■ SÃO BENTO BISCOP 

■ SÃO MARGUERITE BOURGEOYS 

■ SÃO MARTINHO DE LEÃO 

■ PEDRO FRANCISCO JAMET 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Eu sei quem tu és: o Santo de Deus! – Mc 1,21b-28

Na liturgia diária de hoje lemos que Jesus ensina com autoridade. Fé e vida precisam caminhar juntas. A oração é o caminho para a ação.

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Infinitamente maior que o ser humano, Deus o torna participante de sua grandeza. Dediquemos atenção aos ensinamentos e apelos do Senhor.

– Oração 

 

SENHOR JESUS, LEVA-ME A PERCEBER, POR TRÁS DE TEUS GESTOS E PALAVRAS, A PRESENÇA DO PAI AGINDO POR MEIO DE TI.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12 de janeiro de 2021 3ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Porque Jesus ensina “como quem tem autoridade”, seus ensinamentos – que nos santificam – vêm acompanhados de ações libertadoras. 

 

1ª Leitura (Hb 2,5-12) – Convinha que por meio dos sofrimentos levasse o iniciador da salvação deles à consumação.  Início da Carta aos Hebreus:

 

5Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. 6A este respeito, porém, houve quem afirmasse: “O que é o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares?

 

7Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, 8e todas as coisas puseste debaixo de seus pés”. Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte.

 

10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, como os santificados são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, 12dizendo: “Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembleia te louvarei”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 8

Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes.

 

– 12 de janeiro de 2021 3ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Ensinava como quem tem autoridade. - (Mc 1,21b-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.

 

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”

 

26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.   

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Peçamos a Jesus que nos liberte dos espíritos impuros”

“Jesus o intimou: ‘Cala-te e sai dele!’. Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu” 

 (Marcos 1,25-26)

A ação de Jesus é para nos libertar de todo mal, e veja que o mal, agindo na vida humana, gera uma verdadeira opressão; é opressão espiritual, psicológica e psíquica. Quantas coisas más agem na nossa vida! E eu falo das coisas que parecem simples, mas não são: maus pensamentos, maus sentimentos, são as más intenções que sacodem dentro de nós e nos deixam verdadeiramente pessoas impuras, e assim nossos atos se tornam maldosos porque o mal está agindo dentro de nós.

 

Precisamos voltar-nos para Jesus para que Ele ordene, primeiro, que esses espíritos não gritem. Talvez, quando me refiro a espíritos, você fique pensando que é somente aquela pessoa que está cheia de demônios, mas basta ver quantas coisas pesadas saem da nossa boca muitas vezes. Quanto palavrão, quanta palavra de maldição, quantas palavras duras, quantas palavras de ofensas! Quando a irá toma conta do coração humano – que espírito perverso, enganador e diabólico! – deixa-o (com o perdão da palavra) possuído.

 

“Precisamos pedir que Jesus nos liberte desses espíritos para que eles saiam de nossas casas”

 

A ira torna a pessoa violenta, e com a ira a pessoa solta da boca “lagartos e cobras”, as ofensas são as mais duras. Esses dias, vi uma criança totalmente tomada pela ira, vi as palavras duras que saiam daquela boca e, recordando o Evangelho: “A boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12,34), eu disse: “Meu Deus, liberta esse coração!”.

 

Essa tem que ser a nossa ação. Não podemos deixar que esses espíritos impuros tomem conta das nossas crianças. Muitas vezes, tomam conta das crianças, porque os adultos também estão impregnados. Quantas gritarias, quantas palavras feias, ofensivas, destrutivas, maldosas e malignas estão saindo das nossas bocas, porque o nosso coração está tomado por esses espíritos perversos e enganadores.

 

“Silêncio, cala-te!” Precisamos ordenar e, mais do que isso, pedir que Jesus nos liberte desses espíritos para que eles saiam de nós, de nossas casas, de nossas famílias, dos nossos filhos e de nossas vidas. O Senhor veio para nos libertar, Ele nos quer libertos do poder do mal.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os ensinamentos de Jesus tocam o íntimo dos seus ouvintes. Cheio de convicção, ele fala de sua comunhão com o Pai, fonte autorizada e inesgotável de sua pregação, e revela os projetos de Deus sobre o mundo. As pessoas ficam encantadas com o ensino de Jesus, porque havia total coerência entre as suas palavras e a sua vida. O episódio apresenta, na linguagem e na mentalidade da época, Jesus enfrentando os poderes do mal que escravizam o ser humano. O espírito mau representa as pessoas que não aceitam a novidade de Jesus, isto é, liberdade e vida para todos. Elas preferem permanecer atreladas a uma instituição que oprime e explora os outros. Jesus, o “santo de Deus”, expulsa o espírito imundo. Um “ensinamento novo, dado com autoridade”, se confirma com a prática concreta de libertação.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus de Nazaré, Santo de Deus, na sinagoga de Cafarnaum, ensinas com autoridade. És desafiado por um homem com um espírito impuro. Logo o mandas ficar calado e o expulsas. Admiram-se os presentes, e tua boa fama se espalha “em toda a Galileia”. Teu reinado está começando. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 1,21b-28 - Um novo ensinamento!



Oração Inicial

O Senhor nos chama para estarmos com Ele. No Evangelho de hoje, Jesus ensina na sinagoga, e todos ficam admirados. Preparemo-nos para acolher em nossa vida os seus ensinamentos e peçamos-lhe a graça da conversão. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? “O que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade: ele dá ordens até aos espíritos impuros, e eles lhe obedecem!” Faça a leitura do Evangelho e procure identificar sua mensagem central. Leia-o quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras e os versículos que mais lhe chamam atenção.

 

Vale lembrar que, neste primeiro passo da leitura orante, é importante compreender o texto. Por isso, atente-se aos personagens e a suas ações. Observe o que está acontecendo na narrativa e identifique seu tema central.

“Jesus ensina com autoridade. Essa autoridade surge da própria vida do Nazareno. Contrariamente a ele, aos escribas falta autoridade e, por isso, suas palavras são varridas pelo vento. O próprio Jesus esclarece: eles dizem, mas não fazem. Isso serve também para pais, pastores, mestres…

 

É necessário que ensinem com autoridade. Suas palavras precisam alicerçar-se sobre o testemunho de vida. O nosso tempo, como observa o papa Paulo VI, está cansado de palavras vazias. São sementes que não produzem vida. Na sinagoga também se encontra o espírito impuro. Ele demonstra ter uma ideia correta sobre Jesus, no entanto, sua vida não caminha na direção dele. Faltava-lhe autoridade. Fé e vida precisam caminhar juntas. A oração é o caminho para a ação.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim?

A meditação é um caminho para escutar a voz do Senhor. Silencie seu coração neste momento e escute o que Deus, Pai bom e misericordioso, tem a lhe dizer. Permita que a Palavra se misture com a sua vida e abra o seu coração para acolher o que o Senhor lhe diz.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O que você deseja dizer a Ele? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor tudo o que desejar. Apresente-lhe seu louvor, sua gratidão pela vida e tudo que a Palavra o(a) suscita a pedir.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você gostaria de passar este dia, com o ensinamento do Senhor?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.