terça-feira, 23 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. – (Mc 3,31-35)<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 23 DE JANEIRO de 2024 (terça-feira) 23º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Coragem é a resistência ao medo e não à ausência dele.

(Mark Twain)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA

DIA DA ESCRITA À MÃO

DIA DA LIBERDADE

DIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL “1933”  

DIA DA FUNDAÇÃO DA COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ (SANEPAR) EM CURITIBA-PR

DIA  DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO DURIVAL BRITTO E SILVA (VILA CAPANEMA) EM CURITIBA-PR

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Canhoba (Sergipe) Major Vieira - Três Barras (Santa Catarina) Barão de Cotegipe (Rio Grande do Sul) Mazagão (Amapá)Paragominas (Pará)Silves (Amazonas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVIO CARLOS TURTELLI (Primo Bauru /SP)GUSTAVO BONINI (Primo–Caixa Economica Federal-Garça/SP)JULIA CASTILHO CONESSA (Filha m/sobrinho Ricardo Alexandre-Jales /SP)ErmELINDA POLICINANI DA SILVA (Comadre-Garça /SP) CIBELE HELIANA DA LUZ MARTINS (Empresária-Lions Clube de Garça/SP)WALDOMIRO PONSONI FILHO (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) CELESTINO JANUÁRIO BACELAR (pdg-dlc12-Lions Clube de Caratinga Itaúna /MGNiel Correia de Amorim (Advogado- Equipe 09 ENS Auxiliadora Setor de Garça /SP)SANDRA MARIA HORITA ALONSO (Marilia /SP)ELIANA RODRIGUES (Chapadão do Sul /MS) RONALDA CAMILO DE ARAUJO FERNANDES (Cassilândia /MS)PAULO HENRIQUE (Fortaleza /CE)HAROLDO BERNARDES (Vera Cruz /SP)FERNANDA ZANCOPÉ RIBEIRO (Marilia /SP)HENRIQUE SCARPARO M. DE SOUZA (Garça /SP) DENIZE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. ANTÔNIO PADULAó1988ó36anosó (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO AGATÂNGELO

SANTO AMÁSIO

SANTO ANDRÉ CHONG HWA-GYONG

SANTO ÁQUILA

SANTO ILDEFONSO

SÃO CLEMENTE DE ANCARA

SÃO JOÃO ESMOLER

SÃO MAINBODO

SÃO SEVERIANO

SANTA EMERENCIANA

SANTA MARIANNE COPE

NICOLAU GROSS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Eis minha mãe e meus irmãos Mc 3,31-35 - A família de Jesus

A família de Jesus é de filhos dóceis à vontade do Pai, confiantes em que jamais serão abandonados.

 

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor, em sua presença, santidade e beleza no seu santuário (Sl 95,1.6).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O verdadeiro líder político ou religioso reúne pessoas em torno de um projeto promotor de vida. Se ele quer agradar a Deus, basta colocar os Mandamentos divinos – dos quais a arca da Aliança é um símbolo – no centro de sua administração. Então o povo encontrará motivos para fazer festa.

 

 

– Oração 

 

“PAI, ENSINA-ME A PAUTAR MINHA VIDA PELA FIDELIDADE À TUA VONTADE, PARA QUE EU FAÇA PARTE DE TUA FAMÍLIA, FUNDADA PELA AÇÃO DE JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 23 de janeiro de 2024 terça-feira 3ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

O louvor a Deus, liderado por Davi, exprime-se também na partilha do pão e da alegria. A nova família de Jesus é composta pelos que ouvem sua Palavra e fazem “a vontade de Deus”. Estes são seus íntimos.

 

 

1ª Leitura (2Sm 6,12b-15.17-19) Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor com júbilo. Leitura do Segundo Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 12Davi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro. 14Davi, cingido apenas com um éfode de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 24(23)

 

Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?” / “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

1. “Ó portas, levantai vossos frontões!  Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, / a fim de que o rei da glória possa entrar!” – R.

Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?” / “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

2. Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?”  “É o Senhor, o valoroso, o onipotente, / o Senhor, o poderoso nas batalhas!” – R.

Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?” / “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

3. “Ó portas, levantai vossos frontões!  Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, / a fim de que o rei da glória possa entrar!” – R.

Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?” / “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

4. Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?”  “O rei da glória é o Senhor onipotente, / o rei da glória é o Senhor Deus do universo!” – R.

Dizei-nos: “Quem é este rei da glória?” / “É o Senhor, o valoroso, o grandioso!”

 

 

– 23 de janeiro de 2024 terça-feira 3ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.  (Mc 3,31-35)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 34E, olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

23/01/24 - 3ª TERÇA-FEIRA TC – B

 

Marcos 3,31.33-35: “Chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo... Ele respondeu: - Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, [Jesus] disse: - Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

 

Jesus, essa cena que, à primeira vista, poderia parecer até uma falta de educação da sua parte, na realidade é uma nova revelação da grandeza da sua missão como Filho de Deus, presente em nosso meio.

De fato, o mistério da sua Encarnação significava muito mais do que inserir-se numa família humana e na cultura de um povo.

Era o início de uma nova humanidade, redimida pelo amor gratuito da Trindade santa.

E o senhor veio para começar uma nova família humana, não mais identificada e limitada pelos laços do sangue ou do clã familiar, mas constituída por todos aqueles que acolhessem o Reinado de Deus e praticassem a sua Palavra.

O senhor nos deu o batismo como o sacramento que nos faz nascer para esta nova família, a Trindade santa, na qual o senhor é o primogênito dos ressuscitados.

Senhor, sua Mãe e seus discípulos foram os primeiros a integrarem essa família de fé e de união fraterna, porque doaram suas vidas para fazer a vontade de Deus.

Nós também, pela graça do batismo, pertencemos por direito à sua família.

Ajude-nos a amar e a permanecer na sua família, buscando em primeiro lugar a vontade de Deus, para que sejamos digno de tê-lo como nosso Irmão e Redentor, e testemunhemos a alegria de viver e de crescer dentro da comunidade da sua Igreja.

 

Maria santíssima, Mãe santa de Jesus, a senhora tornou-se a Mãe da família maior do seu Filho, e por isso é invocada por todos os povos e em todos os tempos. Acompanhe-nos bem de perto e não permita que caiamos na tentação de abandonar essa família, que será eterna. Que a sua bênção nos acompanhe e nos proteja durante este dia. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Em outra ocasião, alguns parentes de Jesus apareceram com a intenção de interromper sua obra, pois achavam que ele tinha perdido o juízo. Não haviam entendido a missão dele. No episódio aqui proposto, fala-se de parentes próximos de Jesus, que estão fora da casa e querem falar com ele. Com certeza, esse grupo vem com boa intenção, mesmo porque estava acompanhado da Mãe dele. A Mãe havia percorrido o longo e duro caminho da fé e havia dialogado horas a fio com o Filho; sabia de sua intimidade com o Pai e que viera para fazer a vontade dele. Era a Mãe de Jesus, mas também sua primeira discípula. Com esse espírito, aqueles visitantes podiam entrar na casa e tornar-se membros da nova família de Jesus, já não mais unidos pelos laços de sangue, mas porque fazem a vontade de Deus.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,31-35 - A família de Jesus

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra.

“Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Nesse momento entregue-se ao Senhor com familiaridade. Escute e dialogue em oração.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

“Senhor, creio que estás aqui, que está em mim. Ajuda-me a permanecer na tua presença, na tua intimidade”.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Os laços de família devem ser sempre respeitados. Observe bem as palavras de Jesus. Ele não despreza os laços naturais, apenas volta o olhar para outra dimensão de relações que aproximam as pessoas: a relação de filhos de Deus porque caminham segundo a vontade do Pai. Jesus amplia o sentido da família, e da fraternidade.

 

Quem é minha mãe e meus irmãos?” A família que está surgindo ao redor de Jesus não será mais conectada pelos laços de sangue, mas pela adesão à sua pessoa, a partir de sua Palavra. Não devemos esperar do lado de fora, querendo que se faça a nossa vontade, mas sim nos sentarmos ao lado, próximos, para que nossos projetos ganhem mais luz junto dele.

 

Por vezes, a vontade de Deus vem embrulhada na dor, na contramão de nossos planos, mas, se estamos na comunidade de fé, onde Jesus prometeu estar presente, encontraremos sentido e força para vencer. A família de Deus é de filhos dóceis à vontade do Pai, confiantes em que jamais serão abandonados.

2. Meditação (Caminho)

O que este texto diz para você? Qual seu entendimento sobre essa passagem do Evangelho?

Os laços de sangue, são básicos; compreendendo esse novo relacionamento que Jesus nos propõe, seremos ainda mais respeitosos com nossos familiares naturais. Reflita sobre isso…. Como você avalia sua fé e sua participação nessa nova família dos filhos de Deus?

3.Oração (Vida)

Reze pedindo a graça de aprender com Jesus Mestre a respeitar todo o semelhante como irmão, irmã, como filhos do mesmo Pai Criador.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.

 

Bênção

 

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração?

Como vou atingir este propósito?

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP