sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele. - (Mc 3, 13-19)


– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 24 DE JANEIRO de 2020 (sexta-feira) 024º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Nada nos torna tão grandes como uma grande dor.
(Alfred de Musset)


 Datas Comemorativas 
DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
DIA NACIONAL DO APOSENTADO
DIA DO JORNALISTA E DO ESCRITOR CATÓLICO
SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Chaves (Espírito Santo) Carazinho (Rio Grande do Sul) Porto Acre (Acre)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO YUITI MAWATARI (Supermercado Galvão-Garça /SP)luiz donizate galvão (Fiscontábil - Garça /SP)ELIANA GASPARELLO SOUTO (Credicitrus-Garça /SP)RODRIGO ROSÁRIO GARRIDO (Garça /SP)JERFERSON SANDRO DE OLIVEIRA (Garça /SP)deRCY BaRRETo  (Garça /SP)NICOLI CHOMISKI BICALHO  (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LUCIA HELENA GALINA FERRI PERES e FLORIANO PERES JUNIORó1987ó33 ANOS (Equipe 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça/SP)CRISTIANE LOPES NONATO GUIDORZI e ALEXANDRE ZANIN GUIDORZIó2003ó17ANOS (Lions Clube Marilia Terceiro Milênio /SP)MAIKEL D. YANA PEREZ e FÁBIO AUGUSTO DOS SANTOSó2004ó16ANOS (Lions Clube Universitário de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LEO CLUBE DE VALPARAISOó1991ó29 ANOS)

 Santo do Dia 
SÃO FRANCISCO DE SALES
Francisco (Itália, 1567-1622), bispo de Genebra, foi homem de muita cultura, grande orador e escritor, além de mestre em espiritualidade. É um dos fundadores da Ordem da Visitação e o padroeiro dos jornalista e dos escritores católicos.  
José Timóteo Giaccardo

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Francisco de Sales, que nasceu na França em 1567 e lá faleceu em 1622, foi um dos grandes mestres de espiritualidade dos últimos séculos. A vida e os escritos desse bispo e doutor da Igreja apontaram para muitos o caminho da santidade. Padroeiro dos jornalistas e escritores católicos e um dos fundadores da Ordem da Visitação, ele nos inspira a sempre fazer a vontade de Deus. 
– Oração 
PAI, APESAR DA MINHA FRAQUEZA, SEI QUE CONTAS COMIGO PARA O SERVIÇO DO TEU REINO. VEM EM MEU AUXÍLIO, PARA QUE EU SEJA UM INSTRUMENTO ÚTIL EM TUAS MÃOS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que são Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
24 de Janeiro de 2020 6ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
■ É preciso agir com justiça e bondade para com os escolhidos de Deus. São eles que dão continuidade à missão iniciada por Jesus.

1ª Leitura (1Sm 24,3-21) – Não levantarei a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

Naqueles dias, 3Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos das cabras monteses. 4E chegou aos currais de ovelhas que encontrou no caminho.
Havia ali uma gruta, onde Saul entrou para satisfazer suas necessidades. Davi e seus homens achavam-se no fundo da gruta 5e os homens de Davi disseram-lhe: “Este certamente é o dia do qual o Senhor te falou: ‘Eu te entregarei o teu inimigo, para que faças dele o que quiseres’.

Então Davi aproximou-se de mansinho e cortou a ponta do manto de Saul. 6Mas logo o seu coração se encheu de remorsos por ter feito aquilo, 7e disse aos seus homens: “Que o Senhor me livre de fazer uma coisa dessas ao ungido do Senhor, levantando a minha mão contra ele, o ungido do Senhor”.
8Com essas palavras, Davi conteve os seus homens, e não permitiu que se lançassem sobre Saul. Este deixou a gruta e seguiu seu caminho.
9Davi levantou-se a seguir, saiu da gruta e gritou atrás dele: “Senhor, meu rei!” Saul voltou-se e Davi inclinou-se até o chão e prostrou-se. 10E disse a Saul: “Por que dás ouvidos às palavras dos que te dizem que Davi procura fazer-te mal? 11Viste hoje com teus próprios olhos que o Senhor te entregou em minhas mãos, na gruta. Renunciando a matar-te! Poupei-te a vida, porque pensei: Não levantarei a mão contra o meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor, 12e meu pai.
Presta atenção, e vê em minha mão a ponta do teu manto. Se eu cortei este pedaço do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem crime em mim, que não pequei contra ti. Tu, porém, andas procurando tirar-me a vida. 13Que o Senhor seja nosso juiz e que ele me vingue de ti. Mas eu nunca levantarei a minha mão contra ti.
14‘Dos ímpios sairá a impiedade’, diz o antigo provérbio; por isso, a minha mão não te tocará. 15A quem persegues tu, ó rei de Israel? A quem persegues? Um cão morto! E uma pulga! 16Pois bem! O Senhor seja juiz e julgue entre mim e ti. Que ele examine e defenda a minha causa, e me livre das tuas mãos”.
17Quando Davi terminou de falar, Saul lhe disse: “É esta a tua voz, ó meu filho Davi? E começou a clamar e a chorar. 18Depois disse a Davi: “Tu és mais justo do que eu, porque me tens feito bem e eu só te tenho feito mal. 19Hoje me revelaste a tua bondade para comigo, pois o Senhor me entregou em tuas mãos e não me mataste. 20Qual é o homem que, encontrando o seu inimigo, o deixa ir embora tranquilamente? Que o Senhor te recompense pelo bem que hoje me fizeste. 21Agora, eu sei com certeza que tu serás rei, e que terás em tua mão o reino de Israel”. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 57(56)
Piedade, Senhor, tende piedade.

Evangelho do dia
24 de Janeiro de 2020 6ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele. - (Mc 3, 13-19)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação (2Cor 5,19).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá–los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
ontato: padrerogercn@gmail.com      
Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/  
Não sejamos movidos, de forma alguma, pela vingança”
 “Saul disse a Davi: ‘Tu és mais justo do que eu, porque me tens feito bem e eu só te tenho feito mal. Hoje me revelaste a tua bondade para comigo, pois o Senhor me entregou em tuas mãos e não me mataste”
(1Sm 24,18-19).
Nós vemos, na Palavra de hoje, o quanto Saul perseguia a Davi. Saul tomou três mil homens, toda Israel, para capturar a Davi, matá-lo, persegui-lo, mas a graça de Deus estava com o pequeno Davi; e, no momento em que Saul adormece, ele é entregue nas mãos de Davi.

Davi tinha tudo para pegar a sua espada e cortar a cabeça de Saul, mas o sentimento do homem ungido é outro, não é o da vingança, do ódio, do ressentimento nem do rancor.

Por isso, o homem de Deus é um homem orante, é um homem que se coloca na presença de Deus até (e principalmente) nas adversidades, é assim que age Davi. Por isso, ele mesmo disse: “Que o Senhor me livre de fazer alguma coisa a um ungido d’Ele, levantando a minha mão contra ele; que o Senhor jamais permita que eu realize isso”.

Davi podia simplesmente usar até o argumento da legitima defesa porque, na verdade, Saul queria matá-lo, então, para se ver livre dele, Davi poderia matá-lo e seria justificado; e nós até poderíamos dizer: “Muio bem! Davi salvou a vida daquele que queria matá-lo”; mas aqui tem um sentimento maior, o do amor, da misericórdia, um coração que não é movido nem pela cólera, pela raiva, pelo ressentimento nem pelo ódio, mas é movido pelo amor e é capaz de perdoar o pior inimigo, aquele que, muitas vezes, faz tudo contra nós. É nessa unção que Davi trata o coração de Saul.

Que o Senhor purifique o nosso coração e que não sejamos movidos, de forma alguma, pela vingança.”

Veja: ele amolece o coração de Saul; e esse fica deslumbrado, pelo menos naquele instante, diante da ação benéfica, bondosa, generosa, amorosa e divina do coração de Davi.

Hoje, o que nós queremos pedir ao coração do Senhor, nosso Deus, é que também purifique o nosso coração, que não sejamos movidos, de forma alguma, pela vingança, ódio e rancor. Pois, quando não fazemos o mal ao outro, nós desejamos o mal para ele e vibramos quando o mal acontece a ele. É comum sair da nossa boca, do nosso pensamento: “Tá vendo, eu falei, aqui se faz; aqui se paga”; esse é um sentimento humano, que vem do espírito mundano de desejar (nem que for no pensamento) a chamada “vingança mental”.

O homem de Deus se liberta desses pensamentos, sentimentos; ele é portador da graça, da misericórdia e da ternura divina até para o seu pior inimigo.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Jesus escolhe e institui “os Doze” (apóstolos)
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus chama um núcleo de íntimos particularmente escolhidos por Ele, para que continuem sua missão e dêem forma a sua “nova família”. Inicialmente, o título de “apóstolos” ia além deste circulo dos “Doze”, mas depois foi se restringindo cada vez mais estritamente a ele.

Marcos afirma que “Institui Doze”. “Instituir” é a terminologia do Antigo Testamento para indicar a nomeação de sacerdotes. Além disso, os escolhidos são nomeados um a um, tal como acontecia com os profetas de Israel: O ministério apostólico aparece como uma fusão da missão sacerdotal e da missão profética. Os sucessos anteriores tinham acontecido à beira do mar; agora Jesus sobe ao “monte”, que indica o lugar de sua comunhão com Deus: Um lugar no “alto”.

—A eleição dos discípulos é um sucesso de oração: São "engendrados” na oração, na familiaridade com o Pai. Assim, o chamado dos Doze tem um profundo sentido teológico: Sua escolha nasce do dialogo do Filho com o Pai.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Na Bíblia, o monte representa o lugar do encontro com Deus. Jesus muitas vezes subiu ao monte para estar a sós e rezar. Desta vez, a finalidade é constituir o grupo dos Doze “para que ficassem com ele, a fim de enviá-los a pregar, e para que tivessem autoridade para expulsar demônios”. Portanto, três finalidades bem definidas: estar com ele, pregar a Boa-Nova do Reino e livrar as pessoas de todo tipo de opressão. A escolha recai sobre homens de culturas e níveis sociais diferentes. Cada um se entrega ao Senhor com as condições que tem. Caberá ao Mestre torná-los seus fiéis discípulos e continuadores de sua obra no mundo. Um dos Doze, “aquele que o entregou”, não compreendeu o projeto de Jesus e se tornou seu adversário.

Oração
Ó Jesus, enviado do Pai, chamas os que queres para serem teus apóstolos. De origens e culturas diferentes, eles frequentarão tua escola, em que vão conhecer e viver a novidade do Reino de Deus. Depois, darão continuidade à tua obra libertadora. Aumenta, Senhor, o número dos teus eleitos. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,13-19 – Jesus constitui sua equipe de apóstolos

Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me ao encontro com Deus mediante sua Palavra,
rezando: Vem, Espírito Santo, nos nossos corações,
e concede-nos, por intercessão de Maria,
a graça de ler e reler as Escrituras.
Concede-nos, Espírito Santo,
a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História
e a sua presença de misericórdia.
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Lemos atentamente o texto: Mc 3, 13-19, e observamos pessoas que Jesus chama e o que lhes recomenda.

Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios. Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.


Refletindo
Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Há um provérbio popular que diz: “Deus não chamou os mais capacitados, mas capacitou os que chamou”. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações. Estes chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, autoridade para expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, missão de libertar as pessoas de todos os males.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que o texto diz para nós, hoje?
Somos livres para seguir Jesus? Pelo batismo todo cristão é chamado a seguir Jesus de acordo com seu estado de vida. 

Meditando

Os bispos, em Aparecida, falam deste chamado:
 A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57). (DAp 136).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? 
Oração do leigo

Ó Trindade Santa, /
Amor pleno e eterno, /
que estabelecestes a Igreja como vossa 'imagem terrena':
Nós vos agradecemos /
pelos dons, carismas, / vocações,
ministérios e serviços /
que todos os membros do vosso
povo realizam /
como “Igreja em saída”, /
para o bem comum, /
a missão evangelizadora /
e a transformação social, /
no caminho vosso Reino.
Nós vos louvamos /
pela presença e organização dos
cristãos leigos e leigas no Brasil /
sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, /
santidade e ação transformadora.
Nós vos pedimos, que os batizados /
atuem como sal da terra e luz do mundo: /
na família, no trabalho, /
na política, e na economia, /
nas ciências e nas artes, /
na educação, na cultura e nos meios de comunicação; /
na cidade, no campo e em todo o planeta, /
nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam /
para que os cristãos leigos e leigas /
compreendam sua vocação e identidade, /
espiritualidade e missão, /
e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade /
à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.
Isto vos suplicamos /
pela intercessão da Sagrada Família,
/ Jesus, Maria e José, /
modelos para todos os cristão /
Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
“Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo
(DGAE 2008-2009, no 21). Como vamos vivê-lo na missão?
Nosso novo olhar nos leva a viver a missão de apóstolo e missionário.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém