domingo, 5 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado.” - (Mt 4,1-11)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 05 DE MARÇO DE 2017 (domingo) 64º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!


Pensamento do Dia
O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.
(Mahatma Gandhi)


Datas Comemorativas
–■ DIA DA FILATELIA
–■ DIA DO FILATELISTA BRASILEIRO
–■ DIA MUNDIAL PELA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
–■ DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA NO RÁDIO E NA TV
–■ DIA DA INTEGRAÇÃO COOPERATIVISTA
SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 a 8/3)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lourdes - Ribeirão Bonito (São Paulo) Bom Jardim (Rio de Janeiro) Capão do Leão - Fortaleza dos Valos (Rio Grande do Sul) Bom Jardim da Serra (Santa Catarina) Poxoréo (Mato Grosso) Caraúbas (Rio Grande do Norte) Piraí do Sul (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  GISELE MARA VALSECHI CONESSA (minha querida sobrinha-Adiplan-Garça /SP)JOSÉ MARIA DA SILVA NETO (Rede Postão-Garça/SP)MARIANA FACINA COSTA DE MATTOS (Leo Clube de Garça /SP)FLAVIA TRENTINI ZAPPAROLLI (Lions Clube de Pompeia Cidade Coração/SP)DARLY ANACLETO DE VASCONCELLOS (DLC 11-Lions Clube de Guarapari /ES)MARIA LUIZA BIAZOTTO VIEIRA (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ)FRANCIELEN RAMIRES MORAES (Garça /SP)MARCIO MORALES (Garça /SP)ALBANISE AP DIONISIO BETTONI (Cabrália Paulista /SP)  ■RICHARDSON BRANCO NUNES (Herculândia /SP) ■–

Santo do Dia
SÃO JOÃO JOSÉ DA CRUZ  
São TEÓFILO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Em comunhão com Jesus, vamos nos alimentar com o pão da Palavra e da Eucaristia para podermos superar toda tentação e evitar o pecado, que nos afasta de Deus e nos leva por caminhos de morte. Conduzidos pelo Espírito, celebramos em louvor daquele que venceu as tentações e nos garantiu o dom da vida sem fim.
Oração
PAI, COMO JESUS, QUERO SER FIEL A TI, SEM JAMAIS EXIGIR MANIFESTAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS DE TEU AMOR POR MIM. BASTA-ME ESTAR CIENTE DE SER TEU FILHO.
DIREITOS RESERVADOS - ESSA ORAÇÃO FOI RETIRADA DO LINK: HTTP://LITURGIA.CATEQUISAR.COM.BR/

Oração do dia
Concedei-nos, ó Deus, onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Domingo 05/03/2017 – 1º Domingo da Quaresma
A historia humana se move entre o projeto de Deus e as seduções do pecado. As leituras animam nosso coração se abrir a graça de Deus, para que, a exemplo de Jesus, saibamos vencer as forças do mal.


1ª Leitura (Gn 2,7-9; 3,1-7) "Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis:
Pistas para a reflexão: Os dois projetos opostos: o de Deus, de harmonia e vida; o da serpente, da autossuficiência e morte.

7O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem tornou-se um ser vivente. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim em Éden, ao oriente, e ali pôs o homem que havia formado. 9E o Senhor Deus fez brotar da terra toda sorte de árvores de aspecto atraente e de fruto saboroso ao paladar, a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
3,1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’”
2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele, nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.
4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”.
6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para se alcançar o conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu. 7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. – Palavra do Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 50 (51)
Piedade, ó Senhor, tende piedade,/ pois pecamos contra vós.


2ª Leitura (Rm 5,12-19) "Onde o pecado abundou superabundou a graça. Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Pistas para a reflexão: O contraste entre Adão, desobediente a Deus e responsável pelo pecado, e Cristo, obediente ao Pai e responsável pela graça.

Irmãos:  12Consideremos o seguinte: O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte.  E a morte passou para todos os homens,  porque todos pecaram... 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, - o qual era a figura provisória daquele que devia vir -. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 16Também, o dom é muito mais eficaz do que o pecado de um só. Pois a partir de um só pecado o julgamento resultou em condenação, mas o dom da graça frutifica em justificação, a partir de inúmeras faltas.  17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo 05/03/2017 – 1º Domingo da Quaresma
"Jesus jejuou durante quarenta dias e foi tentado. - (Mt 4,1-11)
Pistas para a reflexão: Com Jesus e sua palavra, podemos vencer as tentações que buscam nos afastar do projeto de Deus.
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”
8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”. 11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em
O pecado entrou no mundo
A fruta atraente!
Iniciamos a caminhada rumo à Páscoa. Na Quaresma desse ano, a partir do terceiro domingo, a temática é batismal. A Páscoa é o centro de toda vida da Igreja, pois nela celebramos a Morte e Ressurreição de Jesus, centro de nossa vida. Sempre, no primeiro domingo, meditamos sobre as tentações de Jesus e a tentação do homem. No segundo domingo, todos os anos, contemplaremos a transfiguração de Jesus. Nos três domingos seguintes temos os temas batismais. O caminho espiritual da Quaresma está explícitado na oração: “Possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder a seu amor por uma vida santa”. Lemos: Jesus está no deserto. Faminto e só, Jesus é presa fácil da tentação. O homem e a mulher, felizes no Paraíso, distraídos pela a riqueza que lhes é oferecida, buscam ter mais. São presas fáceis da tentação. Contudo, a realidade humana e cristã não termina na queda do pecado, mas na vitória de Cristo. Jesus é a redenção abundante. Por mais que o pecado tenha suas garras penetradas em nosso coração, a graça de Cristo é muito mais forte, pois venceu o mal. E nós somos vencedores Nele. A vida cristã não se modela pelo pecado, mas pela graça. Não vivemos para o pecado, mas para a graça. A vitória de Cristo é total. Basta fazermos nossa parte. A narrativa do pecado de Adão e Eva mostra o estado da graça como estar com Deus num paraíso e como o estado de pecado que nos despe da graça. Tentamos nos encobrir com frágeis folhas. O pecado não gera vida. “A fruta era atraente e desejável para os olhos para se alcançar o conhecimento” (Gn 2,6). Estamos no exterior.
A tentação de todo homem
            Por que são três tentações e não duas, quatro ou dez? Nestas três propostas de Satanás estão condensadas todas as tendências do coração humano. E Jesus não estava isento delas. São elas: pão, poder e prazer. São João coloca em outros termos: concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e orgulho das riquezas. É o que domina o mundo: cobiça, orgulho e sensualidade. Isso está sempre presente em cada um de nós. O mistério do pecado está explícito nas atitudes humanas. Estas três tentações se manifestam em nossas atitudes. São sempre atitudes vazias, como disse Eva: “a fruta é agradável aos olhos e apta para adquirir conhecimento.  Busca-se o vazio. A meta da prática quaresmal é superar a força desse mistério de pecado que nos circunda através do conhecimento de Jesus Cristo e levando uma vida santa. Esta é a nossa correspondência a todo amor manifestado na Paixão e Morte de Cristo. Quanto mais vida de comunidade tivermos, mais solidários formos, mais poderemos vencer todas estas tentações.
Em Cristo nós vencemos
            Quais são as armas para vencer a tentação? O tempo quaresmal propõe a esmola, a oração e o jejum. Jesus diz que para vencer a ganância do pão e do possuir, deve-se ter fome da Palavra de Deus. Para vencer o orgulho é preciso a humildade de servir a Deus nos irmãos. Para vencer a fome de prazer é necessário prestar a Deus o culto amoroso da adoração. “Então o diabo deixou Jesus e os anjos se aproximaram e O serviram”. “Ele, tendo sofrido a tentação, é capaz de socorrer os que são tentados” (Hb 2,18). O exemplo dos santos é justamente este: dominar a tentação. Jesus põe-se ao lado dos tentados, para que sejam vencedores. O pecado é um mal, mas a graça é maior e mais proveitosa. A vitória de Jesus garante que podemos vencer sempre. Não há pecado que não poderemos vencer.
Xô, satanás.
A Quaresma é um tempo de graça. Existe o pecado que vem desde o primeiro homem. Jesus      nos dá a graça do perdão através de sua morte e ressurreição. O homem, pela desobediência pecou. Jesus, pela sua obediência nos salvou.
            Adão pecou no jardim do Paraíso, símbolo da graça. Jesus demonstrou sua obediência vencendo o tentador no deserto. Ali foi tentado três vezes. As três tentações sintetizam tudo o que há de errado no ser humano: ganância pelos bens materiais, orgulho do poder e do prazer sem Deus.
            Para vencer Jesus usou a Palavra de Deus, a humildade e a adoração amorosa do Pai. Passamos pela mesma tentação. Então temos que usar os mesmos meios que Jesus usou. Um elemento forte para vencer é a vida da comunidade: “Então o diabos o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus”. Sendo fraternos podemos vencer. Esses anjos, todos nós podemos ser.  
1 -     Preparamo-nos para Páscoa, centro da vida cristã, meditando a situação de pecado e a vitória de Cristo pela graça. O pecado dos primeiros pais invade o mundo. Em Cristo temos o perdão total.
  2 -  Conhecemos as três tentações de Jesus que são o resumo de todas as tentações. Venceremos através do conhecimento de Jesus levando uma vida santa.
    3 - Vencemos as três tentações fundamentais através da Palavra, do serviço e da adoração, acolhimento de Deus e dos irmãos.
Leituras: Genesis 2,7-9; 3,1-7; Salmo 50; Romanos 5,12-19; Mateus 4,1-11
REFLEXÃO O pecado é a causa profunda de todo o mal
Direitos reservados e Redação: Rev. D. Joaquim MESEGUER García
(Sant Quirze del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje, é o primeiro Domingo da Quaresma, o Tempo litúrgico de quarenta dias que constitui na Igreja um itinerário espiritual de preparação para a Páscoa. Em síntese, trata-se de seguir Jesus que se dirige decididamente rumo à Cruz, auge da sua missão de salvação.
 Qual o motivo da Cruz? Porque existe o mal, aliás, o pecado, que segundo as Escrituras é a causa profunda de todo o mal. Muitos não aceitam a própria palavra “pecado”, porque ela pressupõe uma visão religiosa do mundo e do homem: com efeito, se se elimina Deus do horizonte do mundo, não se pode falar de pecado. Como quando o sol se esconde, desaparecem as sombras; assim, o eclipse de Deus comporta necessariamente o eclipse do pecado.
—Deus está determinado a libertar os seus filhos da escravidão, para conduzi-los à liberdade. E a escravidão mais grave e mais profunda é precisamente a do pecado. Foi por isso que Deus enviou o seu Filho ao mundo: para libertar os homens do domínio de Satanás, morrendo por nós na cruz.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você se prepara bem para as missões que tem a desempenhar?
- Quem é Jesus para você?
- A tentação de uma vida cômoda e fácil perturba sua caminhada?
- Você procura se alimentar sempre da palavra de Deus?
- Sua vida é um serviço constante ao próximo? Dê algum exemplo.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Celebramos hoje o primeiro domingo da quaresma.
Acompanharemos Jesus que é conduzido pelo Espírito ao deserto.
 O mesmo Espírito que fez Jesus sair para o deserto, nos conduz e fortalece na nossa caminhada quaresmal.
Rezemos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus.
Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus.
Amém.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Num primeiro momento, leia o texto acolhendo cada palavra em seu coração. Leia novamente com calma, fazendo pequenas paradas para repetir a palavra que chama a sua atenção durante a leitura. Qual é a temática do texto? Quais são as palavras ditas por Jesus? O que nos lembra o deserto? Qual é a experiência que Jesus vive no deserto?
 Para a compreensão do texto, vamos ter presente que não é com a finalidade de ser tentado que Jesus vai para o deserto. Para o evangelista, o deserto é o lugar da proximidade com Deus.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Silencie e procure perceber o que o texto diz para sua vida. Qual foi a palavra que encontrou maior sintonia com os apelos do seu coração? Deixe a Palavra de Deus encontrar espaço em sua vida. Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus. O que compreendo por tentações? Como ecoa em mim as palavras ditas por Jesus? O texto nos mostra o caminho a ser percorrido durante este tempo litúrgico: acolher a Boa-Nova do Reino, que é o próprio Cristo, e viver em contínua conversão, voltando-nos, mente, vontade e coração para o Senhor.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Peça ao Senhor a graça de viver com profundidade este tempo de graça que a liturgia nos apresenta. A graça do encontro com o Pai misericordioso. A graça do despojamento, da humildade, da simplicidade do coração. A graça da conversão pessoal. Reze também pela Igreja que vive a Campanha da Fraternidade.
“Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!”
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.