quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A lepra desapareceu e o homem ficou curado – (Mc 1,40-45)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – 

F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 13 DE JANEIRO de 2022 (quinta-feira) 013º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Tente mover o mundo: o primeiro passo será mover a si mesmo."

(Platão)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO LEONISMO INTERNACIONAL

Nascimento de MELVIN JONES, fundador do Lions Internacional, em Fort Thomas, Arizona-EUA, em 1879.

DIA DO TRATADO DE MADRI

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) EM JOÃO PESSOA 

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) EM BRASÍLIA-DF 

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) EM BRASÍLIA-DF

DIA DA FUNDAÇÃO DO MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES NO RIO DE JANEIRO-RJ 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Almenara (Minas Gerais) Goianorte (Tocantins) Magalhães de Almeida (Maranhão) Caldas Brandão - Pedra Lavrada (Paraíba)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDITE BUERI NASSIF (1VDG-LC4-Lions Clube de Vespasiano /MG)MARIA ”CATI”  CATARINA BENETTI (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) SOLENE  S.  ASSIS (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado-Visão e Ação /MS) LUIZ PARIZOTTO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) MARIA REGINA ARAUJO (Educadora aposentada-Garça /SP) ODAIR APARECIDO MARTINS (Odair Pneus-Marilia /SP) JOSÉ ROBERTO SIMÃO PEREIRA (Garça /SP)RUY ZANON NETTO (Garça /SP)HENRIQUE BELO DA SILVA (Garça /SP)DANIEL LOPES (sobrinho Luciana Lameirão/Pedro-Cosmópolis /SP)NEILA AMIGO GIMENES GUY (Parapuã /SP)SONIA CRISTINA B. C. PEREIRA (Bauru /SP)EDISON RAMOS BRISOLLA (Toronto /Canadá) PADRE JOSÉ MARQUES DIAS (77 anos - Missionário Redentorista – Aparecida do Norte /SP)PADRE JOSÉ ANCHIETA TAVARES (66 anos - Missionário Redentorista – Araraquara/SP)PE. DENISMAR RODRIGO ANDRÉ (Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: OLINDA JANEGITZ GALHARDO e REINALDO GALHARDO💘1968💘53 ANOS💘(Equipe 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO-Setor de Garça /SP) SUSANA ALEIXO VIEIRA e JOÃO FRANCISCO FRABETTI VIEIRA 💘1995 💘27 ANOS 💘 (Garça /SP) MARIA HELENA SILVEIRA DA SILVA e LUIZ CARLOS DA SILVA 💘 (Lions Clube de Tupã/SP) NEIDE JOSEFA FERNANDES VIZELLI e ARLINDO  VIZELLI MONTES 💘 (Lions Clube de Tupã/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO Hilário de Poitiers

Hilário (França, 315-367), converteu-se ao cristianismo mediante a leitura da Sagrada Escritura. Bispo de Poitiers defendeu, contra a heresia, a fé na divindade de Cristo, suportando por isso muitas oposições e o próprio exílio.

SÃO Remígio

Verônica de BinascO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Eu quero, fica purificado – Mc 1,40-45

 

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus não é um dispositivo do qual nos servimos, sobretudo na hora do aperto. O Senhor atende de bom grado os legítimos pedidos que brotam de uma fé verdadeira.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, MOVE MEU CORAÇÃO PARA FAZER O BEM A QUEM PRECISA DE MISERICÓRDIA. QUE EU SEJA TUA PRESENÇA AMOROSA JUNTO DELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                  13 de janeiro de 2022 - 5ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Contrariando a prescrição da Lei, Jesus toca no doente de pele e lhe concede a cura. As leis são úteis quando libertam as pessoas. 

 

1ª Leitura (1Sm 4,1-11) – Israel foi derrotado e a arca de Deus foi capturada.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

 

1Naqueles dias, os filisteus reuniram-se para fazer guerra a Israel. Israel saiu ao encontro dos filisteus, acampando perto de Eben-Ezer, enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec 2e puseram-se em linha de combate diante de Israel. Travada a batalha, Israel foi derrotado pelos filisteus. E morreram naquele combate, em campo aberto, cerca de quatro mil homens. 3O povo voltou ao acampamento e os anciãos de Israel disseram: “Por que fez o Senhor que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da Aliança do Senhor, para que ela esteja no meio de nós e nos salve das mãos dos nossos inimigos”. 4Então o povo mandou trazer de Silo a arca da Aliança do Senhor todo-poderoso, que se senta sobre querubins. Os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, acompanhavam a arca. 5Quando a arca da Aliança do Senhor chegou ao acampamento, todo Israel rompeu num grande clamor, que ressoou por toda a terra. 6Os filisteus, ouvindo isso, diziam: “Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?” E souberam que a arca do Senhor tinha chegado ao acampamento. 7Os filisteus tiveram medo e disseram: “Deus chegou ao acampamento!” E lamentavam-se: 8“Ai de nós! Porque os hebreus não estavam com essa alegria nem ontem nem anteontem. Ai de nós! Quem nos salvará da mão desses deuses tão poderosos? Foram eles que afligiram o Egito com toda espécie de pragas no deserto. 9Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens, para que não vos torneis escravos dos hebreus como eles o foram de vós! Sede homens e combatei!” 10Então, os filisteus lançaram-se à luta, Israel foi derrotado e cada um fugiu para a sua tenda. O massacre foi grande: do lado de Israel tombaram trinta mil homens. 11A arca de Deus foi capturada e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 43(44)

 

Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

 

 

– 13 de janeiro de 2022 - 5ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A lepra desapareceu e o homem ficou curado  (Mc 1,40-45)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo,40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“Qual é o preço que você pagaria por amar alguém?”

 

Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo

(Marcos 1,45).

 

A dor de um leproso era enorme! Nós estamos no Evangelho em que Jesus cura aquele homem da lepra. Não pensemos que a dor do leproso seja meramente corpórea por causa das feridas e sangramentos, pois eram apenas aspectos da dor. A dor de um leproso tocava a sua dimensão afetiva, espiritual, psicológica e emocional.

 

A maior causa da dor de um leproso era a separação das pessoas, o isolamento (palavra tão presente nos nossos dias atuais) que era imposto pela condição da lepra, pois quem tinha essa doença não podia conviver com as pessoas, ou seja, era isolado. O leproso era excluído, era alguém que perdia a noção do amor e do que era o convívio com as outras pessoas.

 

“Quem ama está disposto a assumir o lugar do outro; quem ama está disposto a pagar um alto preço”

 

Depois de curado, aquele leproso começa a divulgar o fato, mesmo que Jesus tenha lhe pedido para não o divulgar, ele começa a falar sobre a fama de Jesus. Isso teve um preço; e Jesus teve de pagar.

 

Agora, aqui, começa uma inversão — porque, na vida do leproso e na da Jesus, as coisas mudam, pois isso acontece quando entra o amor —, o leproso retoma a sua vida social, ele volta para o convívio, para o contato com o mundo e com as pessoas, ele está purificado, pode voltar a frequentar o templo, a se dirigir às pessoas, a falar com Deus; pode conviver, pode ir e vir quando quiser. No entanto, agora, é Jesus quem é isolado, Ele não podia mais entrar na cidade. Aqui acontece o amor. Quem ama está disposto a assumir o lugar do outro; quem ama está disposto a pagar um alto preço.

 

Que grau de comprometimento você tem com a vida de alguém? Que disposição você tem para pagar o preço por amar alguém? Pode ser alguém da sua família ou quem esteja bem perto de você. Você está disposto a pagar o preço para viver esse amor?

 

É uma boa oportunidade que o Evangelho de hoje nos dá: refletirmos se o nosso amor é, de fato, gratuito, desinteressado, livre… Ou se é um amor interesseiro, possessivo. Além disso, o Evangelho nos dá também a oportunidade de mergulhar o nosso coração nesta experiência profunda de amor que Jesus faz: de colocar-se no lugar do outro, de ter a coragem de assumir o lugar do outro, porque, agora, é Jesus o leproso, é Jesus quem tem que ficar em lugares desertos, fora da cidade, isolado; esperando que alguém fosse ao seu encontro.

 

E esse é o amor de Deus. Ele assume o meu (e o teu lugar) e pagou o preço com a própria vida para salvar a mim e a você!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A atividade incansável de Jesus continua. Um leproso (hanseniano) se aproxima e reconhece que o Mestre tem o poder de curá-lo. Sem se preocupar com a lei mosaica segundo a qual o contato com um leproso tornava a pessoa impura, Jesus estende a mão, toca nele e o cura. Apesar da ordem de Jesus, o beneficiado não consegue conter-se e espalha a notícia. A lepra era uma doença que obrigava o doente a viver afastado da sociedade. Muitas vezes essa lepra era apenas alguma doença da pele. Provavelmente a ira de Jesus seja contra as pessoas e as estruturas que discriminam e marginalizam as pessoas. Os gestos de Jesus são sempre no sentido de devolver dignidade às pessoas. O discípulo de Jesus só será fiel se estiver disposto a superar os preconceitos e discriminações que impedem de se aproximar do próximo carente e realizar gestos de compaixão.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 1,40-45 - Jesus curou um leproso

 

Oração Inicial


Jesus enche-se de compaixão por um leproso, estende a mão para ele e o toca. Jesus espera de nós essa atitude de compaixão para com os necessitados. Abrindo nosso coração, façamos nossa oração com esta Palavra que nos acompanhará durante o dia.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, rompe todo tipo de preconceito diante das pessoas necessitadas. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Faça a leitura do relato bíblico diversas vezes, destacando os verbos e os personagens que aparecem na narrativa. Atente-se ao que está acontecendo no Evangelho: O que Jesus está fazendo? Qual é a sua mensagem?

 

“O leproso é um representante do pecador. Essa é a sorte do pecador, sua pena, como explicou São Paulo: a morte. Na cruz, Jesus tomou nosso lugar. Ele o fez oferecendo-se a si mesmo ao Pai, como humano que era e como Deus verdadeiro que sempre foi. O Pai recebeu essa oferenda expiatória: seu Filho, humano e divino, ofereceu sua vida, morreu em nosso lugar. Foi expiada nossa culpa. Note como termina o Evangelho de hoje. Jesus já não podia entrar na cidade, tinha que ficar fora, em lugares desertos. Ele assumiu o lugar do leproso. O leproso é quem devia ficar fora, excluído, marginalizado. Jesus tomou nosso lugar de pecador, de leproso, e ficou do lado de fora”.

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, você é convidado(a) a escutar o Senhor, que fala com você por meio da Palavra. Leia novamente o Evangelho e deixe-se tocar diretamente por ele. Neste momento, é importante que você esteja atento(a) àquilo que está meditando, pois é o Senhor quem está falando com você por meio de sua Palavra.

“Se queres podes curar-me”

Quais são ‘doenças’ das quais preciso de cura?

Confiou que o Senhor tem o poder de me curara?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?

Todos os necessitados encontram em jesus alento, cura e força em suas limitações.

Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, sua súplica ou agradecimento…

Confiei no Senhor, que não se cansa de nos oferecer seu amor a quem se aproxima com humildade.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Jesus cheio de compaixão estendeu a mão e disse: “Eu quero: fique curado”.

“Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moises ordenou como prova para eles.”

O que quero oferecer a minha comunidade, hoje, como prova do amor de Deus para comigo?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.