quarta-feira, 28 de agosto de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sois filhos daqueles que mataram os profetas. - (Mt 23,23-26)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL  
 GARÇA/SP, 28 DE AGOSTO de 2019 (quarta-feira) 240º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
CUIDADO COM A TRISTEZA. ELA É UM VÍCIO.
(Gustave Flaubert)


 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DO LEOÍSMO
DIA NACIONAL DO VOLUNTÁRIO
DIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS
DIA NACIONAL DO FILÓSOFO
DIA DO LEGIONÁRIO
DIA NACIONAL DO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO
DIA DA AVICULTURA NACIONAL
DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA
DIA NACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO ESCALPELAMENTO
DIA NACIONAL EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO REGIME MILITAR DE 1964 A 1985   
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itararé (São Paulo) Ipu - Palmácia (Ceará) Araguari (Minas Gerais) Capela - Itabaianinha (Sergipe) Guaramirim (Santa Catarina) Augusto Severo (Rio Grande do Norte) Lagoa da Canoa (Alagoas)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: PIETRA PERES DOS SANTOS (filhota CCLL Maikel/Fabio do Lions Clube Universitário de Garça /SP)ODETE TECHI ZANOTI (mãe do CL Marcelo - Garça /SP)IVETE ARRUDA MARCONDES (Lions Clube de Mirandópolis /SP) ELAINE APARECIDA GIAMPIETRO CASARIN (Lions Clube de Bauru Sul /SP)REGINA MARA BARRENHA CHIQUETTO (Lions Clube de Votuporanga Brisas Suaves /SP) GERALDO JOSÉ SPADIM DOS SANTOS (EQ 02 ENS do PERPETUO SOCORRO-Setor de Garça / SP)RONALDO FELIX (EQ 14 ENS da PAZ-Setor de Garça / SP) MARILI RIBEIRO BARBOSA INÁCIO (Drogaria São Carlos - Garça /SP)SUSANA MEGUMI MAWATARI (Garça /SP) BENEDITO DONIZETI ROSA (Bar do DITO-Garça / SP) DELBIO DI DONATO (São Paulo / SP) GUSTAVO HENRIQUE FERRARI MARTINS (Garça /SP)ELIANA PIOTO MEDEIROS (Garça /SP) MARIA AMELIA CARBONIERI SILVA (São Paulo /SP) JOSIANE RODILHA GARCIA (Garça /SP)FREI JOSÉ RICARDO TERÊNCIO, OFM (Vigário Paroquial do Santuário Nossa Senhora de Lourdes de Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTO AGOSTINHO
Agostinho (Argélia, 354-430), filho de pai pagão e mãe cristã, espírito afoito e sedento de verdade, transitou por diversas correntes filosóficas e seitas até chegar ao cristianismo, graças às orações da mãe, Mônica. Foi bispo de Hipona e é um dos maiores doutores e padres da Igreja.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- No meio da Igreja, o Senhor colocou a palavra nos seus lábios; deu-lhe o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu de glória (Eclo 15,5).
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Agostinho nasceu na Argélia em 354 e lá faleceu em 430. De espírito sedento da verdade, transitou por diversas correntes filosóficas e seitas até chegar ao cristianismo, graças à influência de santo Ambrósio e às orações da mãe, santa Mônica. Celebrando a memória deste que é um dos maiores doutores e padres da Igreja, repitamos com ele: “Senhor, nosso coração anda inquieto, enquanto não descansa em vós”. 
– Oração 
PAI, SEJA A MINHA VIDA UMA CONTÍNUA PREPARAÇÃO PARA O ENCONTRO CONTIGO E COM TEU FILHO JESUS. QUE POSSA CUIDAR DO MEU INTERIOR E PRECAVENDO-ME CONTRA A HIPOCRISIA E INJUSTIÇA.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum 28 de agosto de 2019  Sto. Agostinho BDr, memória.
Mais do que palavra humana, o anúncio do evangelho é palavra e dom de Deus que busca produzir efeito em nossa vida, precavendo-nos contra toda hipocrisia e injustiça.

1ª Leitura - (1Ts 2,9-13) - Trabalhamos dia e noite; foi assim que vos anunciamos o evangelho de Deus. – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

9Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos nossos trabalhos e fadigas. Trabalhamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós. Foi assim que anunciamos o Evangelho de Deus. 10Vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santo, justo, irrepreensível foi o nosso proceder para convosco, os fiéis. 11Bem sabeis que, como um pai a seus filhos, 12nós exortamos a cada um de vós e encorajamos e insistimos, para que vos comporteis de modo digno de Deus, que vos chama ao seu reino e à sua glória. 13Por isso agradecemos a Deus sem cessar por terdes acolhido a pregação da Palavra de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial  138/139
Senhor, vós me sondais e me conheceis!

Evangelho do dia
4ª-feira da 21ª Semana Do Tempo Comum 28 de agosto de 2019  Sto. Agostinho BDr, memória.
- Sois filhos daqueles que mataram os profetas. - (Mt 23,23-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda a palavra fielmente (1Jo 2,5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, con­fessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Com­pletai, pois, a medida de vossos pais!”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“O mais importante é cuidarmos do nosso interior”
 Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça”
(Mateus 23,28).
Vivemos na sociedade das aparências, onde o que importa é o que aparenta ser, o que demonstramos ser: a cara, a fantasia que usamos, a maquiagem que retocamos, a roupa que estamos vestindo.
A roupa branca e o tau que uso no pescoço não significam nada, são apenas sinais externos daquilo que deveria ser a minha vida interior, daquilo que eu preciso viver com intensidade e seriedade na minha própria vida. Isso vale para todos nós, porque, muitas vezes, estamos nos preocupando com as coisas externas e não estamos vivendo interiormente.
Algumas pessoas são muito boas com as pessoas que estão fora, com os amigos, com quem encontram na rua, mas dentro de casa não conseguem viver a paciência, a misericórdia e a tolerância.
“O trabalho interior que vivemos a cada dia da nossa vida é cuidar dos sentimentos do coração.”
Muitas vezes, estamos pregando amor e misericórdia, mas não conseguimos viver o amor nas atitudes de uns para com os outros, com as pessoas que estão próximas de nós.
Ter amor por você, que está longe, que está me ouvindo de qualquer lugar, é muito simples, até porque não nos encontramos. Então, tudo o que você vê de mim é bonito e aparente. Agora, onde eu vivo, de fato, a minha fé e a minha religião? Com quem convive comigo, com quem está comigo, com quem compartilho o trabalho, com quem compartilho a vida no dia a dia, com quem compartilho a mesma igreja que vou.
Como testemunhamos a religião que vivemos? Não podemos viver a religião da aparência, porque se o mundo das aparências é uma tristeza, a religião das aparências é uma desgraça, é a perda total da graça. A hipocrisia é aquilo que mais destrói o melhor dos sentimentos religiosos. Aparentamos ser aquilo que, de fato, não somos.
O trabalho interior que vivemos, a cada dia da nossa vida, é cuidar dos sentimentos do coração, dos afetos da alma, das atitudes que nós temos, da forma como lidamos uns com os outros para que não aparentemos ser aquilo que não somos.
Que nossa religião seja de atos, atitudes e de uma busca sincera e verdadeira de conversão a cada dia.
Deus abençoe você!
– Reflexão - Amor na verdade ("Caritas in veritate")
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, a denúncia que Cristo dirige aos fariseus por sua hipocrisia leva-nos a considerar o perigo de cair na justiça meramente “formal”, forçando a verdade das coisas. O mais fundamental, o amor —“caritas” —é uma força extraordinária, que move às pessoas a se comprometer com valentia e generosidade no campo da justiça e da paz.

Mas, só na verdade resplandece a caridade. A verdade é luz que dá sentido e valor à caridade. Sem verdade, a caridade cai em mero sentimentalismo e, então, o “amor” se transforma em um envoltório vazio que se enche arbitrariamente. Esse é o risco fatal do amor em uma cultura sem verdade. É pressa fácil das emoções e as opiniões contingentes dos sujeitos; uma palavra da que se abusa e se distorce, acabando por significar o contrário.

—Jesus Cristo purifica e nos libera de nossas limitações humanas a busca do amor e a verdade: Ele mesmo é a Verdade (cf. Jo 14,6).

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Jesus revela a incoerência dos doutores da Lei e fariseus.
Não são o que mostram exteriormente. Ao contrário, o exterior deles oculta o interior.
Jesus o ilustra com duas imagens.
Primeiramente, a figura do sepulcro belo por fora e cheio de podridão por dentro.
A segunda figura faz referência aos túmulos que as lideranças religiosas edificavam para os profetas.
Prestaram-lhes homenagem como a pessoas beneméritas, no entanto eles próprios os haviam eliminado. Na linguagem coloquial, Jesus teria dito aos doutores da Lei e fariseus: Essa cara de anjo não me engana!
Com efeito, estão se organizando para matar o maior dos profetas, o Messias, e na sequência os discípulos dele.
Façam-no!
Quem sabe batendo forte na canga de suas consciências, Jesus consiga fazê-los desistir de seus planos malignos!

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 23,27-32 - Jesus condena a falta de transparência

Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, juntamente com todos os que navegam na web, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Espírito Santo,tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,
abre-nos à Palavra!
Seja a nossa inteligência e a nossa vontade,
terreno bom,
onde tu possas trabalhar com liberdade,
de modo que a nossa vida seja sinal da tua caridade.
Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto Mt 23,27-32, e observo pessoas as palavras fortes de Jesus aos hipócritas.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão. Por fora vocês parecem boas pessoas, mas por dentro estão cheios de mentiras e pecados.
- Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto. E dizem: "Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos feito o que eles fizeram, não teríamos matado os profetas." Assim vocês confirmam que são descendentes daqueles que mataram os profetas. Portanto, vão e terminem o que eles começaram! Cobras venenosas, ninhada de cobras! Como esperam escapar da condenação.
Refletindo
Jesus continua falando aos mestres da Lei e aos fariseus, lamentando sua hipocrisia. E os compara a túmulos pintados de branco. Por fora, bonitos. Por dentro, cheios de podridão. Túmulos bonitos, monumentos para os profetas que foram mortos por eles mesmos. Jesus aponta a contradição que demonstram entre o que são e aparentam ser. Falsos. Boas pessoas, aparentemente bonitas, mas cheios de podridão por dentro.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Onde estão, hoje, os fariseus?
Existem em nossa sociedade pessoas que pregam coisas boas, enquanto por dentro alimentam inveja, rancor, ciúme, maldade, interesses próprios? Existem pessoas que cultivam o corpo, a estética, a aparência e sua consciência está pesada, carregada de culpas, juízos, mentiras? Utilizo subterfúgios, restrições à verdade porque é dura, exigente? Finjo ser uma coisa e sou outra? Existe em mim coerência de vida no seguimento de Jesus?
Meditando
Os bispos na V Conferência, em Aparecida, falaram de caminhos de vida e caminhos de morte:
"Hoje se considera escolher entre caminhos que conduzem à vida ou caminhos que conduzem à morte (cf. Dt 30.15). Caminhos de morte são os que levam a dilapidar os bens que recebemos de Deus através daqueles que nos precederam na fé. São caminhos que traçam uma cultura sem Deus e sem seus mandamentos ou inclusive contra Deus, animada pelos ídolos do poder, da riqueza e do prazer efêmero, a qual termina sendo uma cultura contra o ser humano e contra o bem dos povos latino-americanos. Os caminhos de vida verdadeira e plena para todos, caminhos de vida eterna, são aqueles abertos pela fé que conduzem à “plenitude de vida que Cristo nos trouxe: com esta vida divina, também se desenvolve em plenitude a existência humana, em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural”. Essa é a vida que Deus nos participa por seu amor gratuito, porque “é o amor que dá a vida”. Estes caminhos frutificam nos dons de verdade e de amor que nos foram dados em Cristo, na comunhão dos discípulos e missionários do Senhor, para que América Latina e Caribe sejam efetivamente um continente no qual a fé, a esperança e o amor renovem a vida das pessoas e transformem as culturas dos povos." (DAp 13).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com Jesus: Pai nosso...e com o Salmista, o Salmo 51:
Tem misericórdia de mim, ó Deus,
segundo a tua benignidade;
apaga as minhas transgressões,
segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniquidade,
e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões,
e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei,
e fiz o que é mal à tua vista,
para que sejas justificado quando falares,
e puro quando julgares.
Eis que em iniquidade fui formado,
e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo,
e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissope, e ficarei puro;
lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria,
para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados,
e apaga todas as minhas iniquidades.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de purificação, eliminando tudo que em mim possa ser duplicidade, subterfúgio, hipocrisia.
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

Bênção

"O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz"
(Nm 6, 24-26).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.