domingo, 12 de maio de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - Padre Luiz Carlos-Homilia do 4º Domingo Comum

Pe. Luiz Carlos de OliveiraRedentorista

“Pastor e Guia”

Conduzi às alegrias celestes
           A figura do pastor é frequente nas Sagradas Escrituras para nos revelae uma das mais caras no caminho espiritual. O Pai é lembrado tantas vezes com o título e função de pastor. Quando Jesus diz “Eu sou o bom pastor”, está Se identificando com o Pai e indicando nosso relacionamento com Ele. Jesus ressuscitado é o Pastor que conduz o povo. Como Bom Pastor veio conduzir suas ovelhas em seu caminho. É um intercâmbio natural: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz e Eu as conheço e elas me seguem. Dou-lhes a Vida Eterna e elas jamais se perderão. O Pai e Eu somos um” (Jo 10,27-28); Seu relacionamento com o Pai é a escola para nós. É necessário fundamentar nossa fé nessa unidade de vida do Pai e do Filho no Espírito. Esse amor da Trindade sempre nos coloca em relacionamento de conhecimento: “Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, Sua bondade permanece para sempre (Sl 99). Ser ovelha que segue o Bom Pastor abre-nos à reflexão sobre o conhecimento mútuo. Trata-se de um conhecimento que supera a linha do saber. É um conhecimento na linha do amor que existe entre o Pai e o Filho. Esse conhecimento que supera a inteligência e abre ao encontro com o Pastor. É um conhecimento que entra no existir e vivência cotidiana da vida das pessoas. Esse conhecimento não é um misticismo, mas se realiza e interfere na vida da comunidade. É uma comunidade que escuta. As ovelhas seguem aonde Ele vai, pois ouvem sua voz. Ao mútuo conhecimento geram o amor.
Alcançar a fortaleza do Pastor
           Os apóstolos causavam grande admiração. Paulo e Barnabé, com sua presença evangelizadora provocam alegrias aos pagãos e ciúmes entre os judeus. A pregação do Evangelho é motivo de serem apedrejados. Os judeus instigaram mulheres piedosas e ricas, assim como homens influentes provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé. É notório que pessoas de posse, usem a Igreja. Acham bela a doutrina, mas não admitem que ela penetre a vida. Temos nas comunidades as donas e donos da Igreja. Com isso criam obstáculo. Querem ser donos de Deus para que estejam a seu favor. Paulo declara que irá aos pagãos porque os judeus que tinham direito à Palavra recusaram. Deus continua chamando as ovelhas com sua voz.  Esse chamado pode nos levar à perseguição. O que move à pregação é a fidelidade ao dom que receberam. Paulo confessa a verdade de sua força apostólica: “Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra” (At 13,47). Sempre fiel a Deus, anunciando Jesus como Salvador
Apesar da fraqueza
           Os apóstolos Paulo e Barnabé sofreram a perseguição por causa do Evangelho. É o lado humano de nossa união como Cristo. Podemos conferir na história da fé cristã que veremos que os tempos de perseguição surgem quando se é fiel ao Evangelho. Contudo não podemos olhar só as perseguições, mas também as vitórias que a fé nos traz. Depois de muito sofrimento por serem cristãos, a fé se firmou e nasceu uma Igreja vigorosa. É o que o livro do Apocalipse anota quando vê a multidão dos redimidos: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,14b). Quem seguir Jesus com entrega total de vida participa da multidão que está diante do trono.  A grande chamada que a Igreja faz é pelo entusiasmo de anunciar. Conhece os sofrimentos, mas sabe que depois da Cruz veio a Ressurreição. A celebração da Igreja é o momento de tomar vigor e força de evangelização.
Leituras: Atos 13,14.3-52; Salmo 99;Apocalipse 7,9.14b-17;João 10,27-30.
Ficha nº 1856 - Homilia do 4º Domingo Comum (12.0e5.19)
                                                                                                           
1. Esse amor da Trindade sempre nos coloca em relacionamento de conhecimento.
2. O que move à pregação é a fidelidade ao dom que receberamos.
3. Os apóstolos sofreram a perseguição por causa do Evangelho. É o lado humano de nossa união como Cristo.

                       Fazendo o Céu com os dedos.
          
           Temos maravilhas idéias que queremos serem realidade. Não deixa de ser, pois o Reino de Deus está nas pequenas coisas feitas no amor. O termo bom pastor enche o coração de quem busca Deus. Volta-se em vida a algo muito bom. A verdes pastagens me conduz. O sonho de um lugar florido, de belas paisagens pode nos encantar. Esse é um paraíso distante.
           Os sonhos são realidades em nosso coração. Sonhamos, como tendo como criando um mundo novo dentro de nós.
           Assim Jesus diz de seus seguidores que, com poucas palavras, mas muitos gestos criam o Céu que esperamos. E podemos conversar com Ele.
          

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu dou a vida eterna para minhas ovelhas. - (Jo 10,27-30)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 12 DE MAIO DE 2019 (domingo) 131º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TUDO AQUILO QUE SOU, OU PRETENDO SER, DEVO A UM ANJO: MINHA MÃE.
 (Abraham Lincoln)

 Datas Comemorativas 
DIA DAS MÃES
DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
DIA DO ENFERMEIRO
DIA INTERNACIONAL DOS ENFERMEIROS
DIA DO ENGENHEIRO MILITAR
DIA PANAMERICANO DA ESTATÍSTICA
DIA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA DO VENTRE
DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOENÇAS NEUROLÓGICAS CRÔNICAS E IMUNOLÓGICAS
DIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS E RELIGIOSAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Indiaporã (São Paulo) Guaraciaba do Norte - Miraíma (Ceará) Aguia Branca -Alto Rio Novo - Governador Lindenberg (Espírito Santo) André da Rocha - Cerro Branco - Jóia - Morro Redondo - Paim Filho - Palmares do Sul - Santa Maria do Herval - Três Palmeiras (Rio Grande do Sul) Eunápolis - Macajuba (Bahia) Cantagalo - Turvo (Paraná) Costa Rica - São Gabriel do Oeste - Selvíria - Taquarussu (Mato Grosso do Sul) Medicilândia (Pará) Água Preta - Buíque - Quipapá (Pernambuco) Cambuquira (Minas Gerais) Estreito (Maranhão) Maracajá (Santa Catarina) Urucará (Amazonas)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO MIGUEL ”96” CHAVES (Garça /SP) MIGUEL RODRIGUES DE SOUZA (Garça/SP) PE. WAGNER ANTONIO MONTOZ (Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Pacaembu /SP) KIKO SGANZELA DOS SANTOS (Bauru /SP) EDUARDO GARCIA DE FREITAS (Garça /SP)Neif Ghadban de FREITAS (Garça/SP) PAULO ROBERTO QUARTIM BARBOSA (Roche-Barueri/SP) MIRELLE PEREZ NAGAO (Garça/SP) PDG CARLOS EDUARDO FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis/SP) DENIS ROBERTH SANTOS (Lions Clube de Bastos Solidariedade /SP) FERNANDO EGEA CARBALLAL (Professor-Marilia/SP) ALESSANDRO MARÇAL (Garça /SP) RAFAEL PAZZINI DA SILVA (Garça /SP) ANGELA LACERDA (Garça /SP) TEREZINHA MANCHINI DE SOUZA (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ERMELINDA POLICINANI DA SILVA e PALMIRO APARECIDO DA SILVAó1974ó45 ANOS (Garça/SP) MARIA JOSÉ VERISSIMO DOS SANTOS OLIVEIRA e JOÃO BATISTA NETO DE OLIVEIRAó1973ó46 ANOS (EQ 01 ENS do Perpétuo Socorro Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
■ JOANA DE PORTUGAL
NEREU, AQUILES E PANCRÁCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia! (Sl 32,5s)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Somos convidados por Jesus, Bom Pastor, a fazer parte do seu rebanho e aprender dele o jeito de ser Igreja. Ele nos abriga em seu amor, e suas Palavras nos dão segurança: nada poderá arrebatar-nos de suas mãos. Abertos à alegria do Espírito Santo, celebremos em comunhão com o bispo de Roma e com todos os vocacionados para o serviço do reino de Deus, especialmente as mães, neste dia a elas dedicado.
– Oração 
ESPÍRITO DE PROTEÇÃO, NUNCA ME FALTE TEU AMPARO, ESPECIALMENTE NOS MOMENTOS EM QUE OS ADVERSÁRIOS TENTAM AFASTAR-ME DO MESTRE JESUS.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 4º Domingo da Páscoa – 12 de maio de 2019
a Palavra de Deus não conhece fronteiras. Ela chega a todos os povos e nos reúne em torno do Cordeiro-Pastor, doador da vida eterna a quantos escutam sua voz e o seguem. 


1ª Leitura (At 13,14.43-52) – Eis que nos voltamos para os pagãos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se.
43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus.
44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.
48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.
50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território.
51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 99(100)
Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.


2ª Leitura (Ap 7,9.14b-17) – O Cordeiro vai apascentá-los e os conduzirá às fontes da água da vida.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão.
14bEntão um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro.
15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda.
16Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
– 4º Domingo da Páscoa – 12 de maio de 2019
Eu dou a vida eterna para minhas ovelhas. - (Jo 10,27-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus:
27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Escutemos a voz do nosso Pastor”
 “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão”
(João 10,27-28).
Meus amados irmãos e irmãs, somos ovelhas do redil de Jesus. Há boas ovelhas como também há bons pastores, há más ovelhas como há maus pastores. Precisamos ser cada vez mais boas ovelhas, porque a boa ovelha é aquela que escuta a voz do seu pastor e o segue. A ovelha que escuta a voz do pastor não se perde, mas encontra sempre a sua pastagem para repousar e descansar junto ao seu pastor.
É muito bela a imagem do pastor conduzindo as ovelhas. Eu pessoalmente vi essa cena algumas vezes no Brasil e em Israel, a terra de Jesus. As ovelhinhas uma atrás das outras; se uma só delas se distrai, as outras se distraem.
Veja, se distrair pelo caminho é uma tentação e, hoje, mais ainda, porque vivemos no mundo das distrações, tanta coisa é feita para distrair a nossa atenção. Você, pai e mãe, sabem que se temos uma criança junto de nós no meio da multidão, basta uma distração para a criança se perder.
No mundo em que estamos, as distrações que parecem ser boas, podem ser perigo para os nossos se perderem também. O que nos leva a nos perdermos, seja nós adultos ou crianças, é perdermos a voz do Pastor, é nos deixarmos guiar pelas distrações que o mundo nos oferece, que nos tiram do nosso foco, da nossa atenção àquilo que é essencial e fundamental.
É preciso acordar, dar atenção à voz do Pastor para que não arranquem a nossa vida das mãos d’Ele.
Nada é mais importante para um discípulo do que escutar a voz do seu Mestre, nada é mais importante para uma ovelha do que escutar a voz do seu pastor, nada é mais importante para um filho do que escutar a voz do seu pai e da sua mãe. Quando não escutamos mais aquela voz, nos perdemos. E, muitas vezes, nos perdermos eternamente, porque nos desviamos, e a vida começa a tomar rumos e proporções que não são de Deus.
Muitas pessoas eram da Igreja e, hoje, não são mais; muitas pessoas serviram, testemunharam e falaram de Deus, mas hoje, não falam e nem seguem mais. Pois, aos poucos, foram se deixando distrair, sendo atraídos por outras vozes. E não precisamos julgar e condenar ninguém, porque esse risco todos nós corremos.
Mantenhamos nossa atenção num único Pastor que é Jesus e escutemos todos os dias a Sua voz, porque no meio de tanta confusão, o mundo em que vivemos é muito confuso e, muitas vezes, as coisas dentro da própria Igreja são confusas, acabamos nos perdendo, nos magoando, nos ferindo. E, a primeira coisa que se fere é o ouvido da escuta de Deus.
Escutamos mais as pessoas, mais os nossos problemas, nossas feridas e nossos dramas do que a Deus. Quando isso acontece, é um péssimo sinal para a ovelha, porque do sinal amarelo para o vermelho falta muito pouco. É preciso acordar, dar atenção à voz do Pastor, para que não arranquem a nossa vida das mãos d’Ele, porque Ele veio para cuidar de nós.
É preciso escutar o Pastor para que Ele cuide realmente da nossa vida.
Deus abençoe você!
– Reflexão - João 10: a relação de conhecimento e pertença entre o bom pastor e as suas ovelhas
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, meditamos num aspecto essencial do sermão sobre o pastor: o conhecimento mútuo entre o pastor e o rebanho: ele chama as suas ovelhas pelo nome e as ovelhas seguem-no porque conhecem a sua voz.

Conhecimento e pertença estão entrelaçados. O pastor conhece as ovelhas porque elas lhe pertencem, e estas conhecem-no precisamente porque são suas. Basicamente, "conhecer" e "pertencer" são o mesmo. O verdadeiro pastor não "possui" as ovelhas como um objecto qualquer que se usa e se consome; elas "pertencem-lhe" nesse conhecer-se mutuamente, e esse "conhecimento" é uma aceitação interior. Indica uma pertença interior, que é muito mais profunda do que a posse das coisas.

—Esta é precisamente a diferença entre o verdadeiro pastor e o ladrão: para o ladrão - os ideólogos e ditadores - as pessoas são somente coisas que se possuem; para o verdadeiro pastor são seres livres, destinados a alcançar a verdade e o amor: não se aproveita deles, antes dá a sua vida por eles.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O quarto domingo da Páscoa é conhecido como o “domingo do Bom Pastor”.
Nos três anos do ciclo litúrgico é lida uma passagem do capítulo 10 do Evangelho de João. No relato escolhido para este ano, os discípulos de Jesus escutam sua voz e o seguem, ou seja, aderem a ele não com palavras, mas com atos.
O texto nos diz que a promessa para os fiéis seguidores é a “vida definitiva” e a certeza de que Deus não os abandonará à própria sorte. É preciso ter sempre presente a necessidade de escutar a voz do Mestre e seguir seus passos. Jesus, novo templo, torna presente o próprio Pai: “Eu e o Pai somos um”. O Pai está presente e se manifesta em Jesus e, por meio dele, realiza sua obra. Na sociedade moderna – do anonimato, do individualismo e da massificação –, sentimo-nos amados e acolhidos pelo “Bom Pastor”, pastor que conhece e dá a vida pelos seus. Jesus é o “cordeiro-pastor” que vem propor novas relações entre os seres humanos. “Cristo nos lembra que sua lógica é a lógica da doação, não da exploração; do serviço, não do poder; do sacrificar-se pelos outros, não do sacrificar os outros a si” (Missal Dominical). A relação de Jesus com as pessoas está fundamentada na confiança e não na troca de favores ou na manipulação de pessoas em benefício próprio.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Dia Mundial de Orações pelas Vocações - Jo 10,22-30 - O bom pastor conhece suas ovelhas
Preparamo-nos para a Leitura Orante, invocando o Espírito Santo:
Espírito Santo,
dai-nos o dom do conselho,
que ilumina a nossa vida e
orientai a nossa ação segundo vossa Divina Providência.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
O que diz o texto do dia? 
Lemos atenta e lentamente o texto do dia: Jo 10,27-30.
As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e por isso elas nunca morrerão. Ninguém poderá arrancá-las da minha mão. O poder que o Pai me deu é maior do que tudo, e ninguém pode arrancá-las da mão dele. Eu e o Pai somos um.
Refletimos
Observamos o local, a ocasião, o fato em si, que pessoas participam e que assunto é tratado.
O povo se diz ainda em dúvida. Jesus então deixa claro algumas coisas:
1º O seu poder é o poder do Pai.
2º Ele conhece quem é do seu rebanho, quem escuta sua voz e o segue. 
3º Jesus afirma que ele e o Pai são um. Revela a sua verdadeira identidade.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
É este Jesus do Evangelho que conhecemos e seguimos? Escuto a sua voz e depois, o sigo? Ou tenho um Deus que eu imagino, inclusive de acordo com as minhas necessidades? Deixo-me conhecer por Deus ou vivo longe, mascarando a minha fé com crendices? Busco o Deus das consolações ou consolações de Deus? (pequena pausa para responder  a estar questões).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus? 
Rezo a:
Oração da manhã
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de 
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar revela a minha identidade de filho/a de Deus.
Inspira-se no pensamento de Nolan, no livro “Jesus Hoje”. Diz ele: “Confiar em Deus, como Jesus confiava, não significa viver agarrados a Deus. Significa libertar-nos de tudo, a fim de entregarmos nossas vidas a Deus (...) Não precisamos agarrar-nos a ele, porque seremos agarrados por ele... como uma criança nos braços dos seus pais”.(p. 194)

BÊNÇÃO

Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.