segunda-feira, 5 de abril de 2021

Refletindo a Palavra - “Aleluia! Ressuscitou!” - Padre Luiz Carlos

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

 “Aleluia! Ressuscitou!” 

 Viu e acreditou

           Páscoa de Jesus! O acontecimento único na história se torna para nós o maior momento. Falar de Ressurreição de Jesus é um desafio porque não a colocamos em nossa vida. É bonito ver como os apóstolos viveram intensamente esse momento. Viveram, pois viram o Vivo. Não dá para imaginar o que passou no coração de cada apóstolo e cada discípulo que viveu com Jesus. Depois do terror daquela morte vem esplendor da vida. Ver o túmulo vazio para João era a certeza da ressurreição. Por que as mulheres foram as primeiras? A Igreja é a testemunha fundamental da Ressurreição. Crer é mais que ver. Os soldados viram o momento e contaram aos chefes do povo que os subornaram para que mentissem dizendo que o corpo fora roubado. Se mentiram é porque sabiam da verdade. Sabiam, mas não tiveram fé. A fé transformou os discípulos. Celebrando os mistérios da Ressurreição vivemos o mesmo drama entre o ver e o crer. Crer supõe a certeza que leva à adequação da vida ao que acreditamos. Enquanto não passamos a Ressurreição para a vida não acreditamos ainda. A Ressurreição chega à vida pela celebração da comunidade. Ela é uma continuada encarnação e se torna sacramento da Ressurreição. O texto proclamado discerne a verdade e a torna presente pela ação do Espírito que age naquele que crê. Jesus Se manifestava sempre no 8º dia. O domingo era o dia da comunidade. É nela que conhecemos e acolhemos a presença Daquele que foi tragado pela morte e a tragou. As celebrações não são meros ritos, mas sacramentos da Vida, Morte e Ressurreição de Jesus.

Nós comemos com Ele

           A certeza da Ressurreição fez parte da vida normal dos discípulos. Ele não foi visto por todo povo, mas somente por nós, que somos as testemunhas que Deus já havia escolhido “nós que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos” (At 10,4041). O comer e beber juntos, vai além de uma simples refeição. Está a dizer vivemos o cotidiano com Ele, normalmente. Essa é a fonte que nos transmite a verdade da Ressurreição. Deus escolheu algumas testemunhas para comunicar o fato. É belo, na fé, acolher o testemunho de homens humildes e sem conhecimentos raros, mas nascidos de uma fé autêntica daqueles que conviveram com Ele. O que toca a pessoa que ouve o testemunho, não são as palavras, mas a fé que é implantada no coração.  Não entenderíamos como a fé se difundiu e se estabilizou em tantos povos. Quem sabe a fragilidade de nossas comunidades, nossas instituições e vida estejam justamente na falta de acolher o testemunho. Vivemos, não a partir da fé, mas de nossos interesses. Só através do acolhimento do testemunho dos apóstolos que poderemos renovar nossas comunidades. A Ressurreição não se reduz a um ato litúrgico, mas na fé que o faz.

Vida do alto

           A aceitação do anúncio não fica no intelecto espiritual, mas vai às mãos: “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto... aspirai às coisas celestes e não às terrestres ”(Cl 3,1-2). A vida do cristão tem os pés no céu, mas tem as mãos na terra onde continua a vida de Jesus como nos escreve Pedro: “Ele andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com Ele” (At 10,38). Embora não possamos explicar a Ressurreição por uma visão pessoal, mas podemos demonstrar sua realidade pelo que somos capazes de mudar no mundo e na realidade em que vivemos.

Leituras:Atos 10,34ª.37-43;Salmo 117; Colossenses 3,1-4; Jo 20,1-9

Ficha nº 2044 - Homilia do Domingo de Páscoa (04.04.21)

 

1. Enquanto não passamos da Ressurreição para a vida não acreditamos ainda.

2. O que toca a pessoa não são as palavras, mas a fé que é implantada no coração. 

3. A aceitação do anúncio não fica no intelecto espiritual, mas vai às mãos.

 

Brincadeira!

            Depois Jesus apareceu a Madalena que foi anunciar aos discípulos que estavam chorosos. Não acreditaram (Mc 16,10). Pedro e João correm ao túmulo. O defunto sumiu. A outra o confunde com o jardineiro. As mulheres encontrando o túmulo vazio voltam e o encontram no caminho. Vão contar e não acreditam. Os dois que iam para Emaús não o reconhecem. De repente Jesus se põe no meio do grupo reunido. A alegria era tanta que parecia brincadeira. Não acreditavam.  Jesus pede um pedaço algo para comer para mostrar que não era fantasma! Diz: Fantasma não tem carne e ossos como tenho. Assa peixe na margem do lago. Deve ter sido linda a alegria deles.

           Depois de terem esse encontro com Ele, não poderiam fazer mais nada que contar para todos os que foram chamados à fé. Bonito que acreditaram. A fé tem algo humano. Quem sabe a fé seja tão pouca no mundo porque não temos essa fé na Ressurreição. Ninguém vai ficar sabendo que Jesus existe, se não contarmos.

          

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. – (Mt 28,8-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 05 DE ABRIL de 2021 (segunda-feira) 095 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

EM ALGUM LUGAR, ALGUMA COISA INCRÍVEL ESTÁ ESPERANDO PARA SER CONHECIDA.”

(Carl Gustav Jung)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia da Criança Palestina

DIA do PROPAGANDISTA FARMACEUTICO

DIA do FABRICANTE DE MATERIAIS DE coNSTRUÇÃO

DIA das Telecomunicações

DIA da Luta Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais

Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mococa (São Paulo) Araquari - Camboriú (Santa Catarina) Godoy Moreira (Paraná) Marabá - Mocajuba (Pará) Caetité – Anagé - Dom Basílio - Erico Cardoso - Planalto (Bahia) Glorinha - Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROZELI PADILHA DA SILVA  (Lions Clube de GarçaEQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça /SP) ANA PAULA FURTADO DE OLIVEIRA SADER (filha da Maria Luiza e Diogo e Mãe da LuizaSão José dos Campos /SP) CLAUDIONOR DOS SANTOS (Garça /SP) INÊS DE LIMA GOMES (Garça /SP) FABIANO TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) ANTONIO “Toninho” FERREIRA DA SILVA (Sabor & Tom Garça /SP)GENEROSO RIBEIRO XAVIER DA CUNHA (Empresário farmacêutico Garça /SP)LUIZ EDUARDO DIAZ TOLEDO MARTINS (Lite Telefonia-Garça /SP)MURILO VANDERLEI DOMINGUES MARTINS (Garça /SP)GIAN BOSQUETO (Garça /SP)PATRICIA PERON (Garça /SP)ELOY BARBOSA (Garça /SP) ARTHUR FELIPE DA SILVA VIEIRA (Lions Clube Universitário de Garça /SP)NORBERTO  AFONSO BEZERRA (Lions Clube de Bauru norte /SP) ARTHUR SILVA GOMES  (LEO Clube Votuporanga/Nhandeara /SP)JOÃO CLAUDINO BARBOSA FILHO (Lions Clube de São Bento do Sapucaí /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SILVIA REGINA DE AGUIAR TREVISE e VANDERLEI  ESMERALDO  TREVISEó (Lions Clube de Pederneiras/SP)ELISETE LIMA DOS SANTOS ALONSO e CLEBER PINHA ALONSOó (Marilia)

 

 Santo do Dia 

SANTA Etelburga de Kent

SANTA Irene

SÃO Derfel

SÃO Vicente Ferrer

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 28,8-15

Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. É Páscoa! É vida! É ressurreição!

 

- O Senhor vos introduziu na terra onde correm leite e mel; que sua lei esteja sempre em vossos lábios! (Ex 13,5.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Toda a liturgia expande alegria e esperança, frutos da vitória do Ressuscitado sobre a morte. Celebremos renovados pela fé na ressurreição do Senhor.  

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME COMPREENDER QUE A RESSURREIÇÃO DE JESUS É OBRA DO TEU AMOR POR ELE E POR TODA A HUMANIDADE.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fazeis crescer a vossa Igreja, dando-lhe sempre novos filhos e filhas, concedei que, por toda a sua vida, estes vossos servos e servas sejam fiéis ao sacramento do batismo que receberam, professando a fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 05 de abril de 2021 2ª-feira na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

No centro dos acontecimentos está Jesus Cristo ressuscitado, que as mulheres e os apóstolos anunciam com entusiasmo. 

 

1ª Leitura (At 2,14.22-33) – Não era possível que a morte o dominasse.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

2 14 Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: “Homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras.

15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto não ser ainda a hora terceira do dia.

16 Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel:

17 ‘Acontecerá nos últimos dias’ – é Deus quem fala -, ‘que derramarei do meu Espírito sobre todo ser vivo: profetizarão os vossos filhos e as vossas filhas. Os vossos jovens terão visões, e os vossos anciãos sonharão.

18 Sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei naqueles dias do meu Espírito e profetizarão.

19 Farei aparecer prodígios em cima, no céu, e milagres embaixo, na terra: sangue fogo e vapor de fumaça.

20 O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.

21 E então todo o que invocar o nome do Senhor será salvo’.

22 Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis.

32 A este Jesus, Deus o ressuscitou: do que todos nós somos testemunhas”.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 15/16

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

 

 

– 05 de abril de 2021 2ª-feira na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão. (Mt 28,8-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28 8 as mulheres se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos.
9 Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: “Salve!” Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés.
10 Disse-lhes Jesus: “Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão”.
11 Enquanto elas voltavam, alguns homens da guarda já estavam na cidade para anunciar o acontecimento aos príncipes dos sacerdotes.
12 Reuniram-se estes em conselho com os anciãos. Deram aos soldados uma importante soma de dinheiro, ordenando-lhes:
13 “Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis.
14 Se o governador vier a sabê-lo, nós o acalmaremos e vos tiraremos de dificuldades”.
15 Os soldados receberam o dinheiro e seguiram suas instruções. E esta versão é ainda hoje espalhada entre os judeus.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A luz de Cristo vence os medos da nossa alma”

“Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão” 

(Mateus 28,10)

A Ressurreição de Jesus traz ao nosso coração a alegria que a nossa alma tanto necessita. A alegria que vem do coração de Deus vence os nossos medos.

 

Todos os discípulos estavam tomados pelo medo, eles viviam de portas fechadas, com medo do que poderia acontecer, do que os judeus poderiam fazer com eles. “Se fizeram isso com Jesus, imagina o que farão conosco”, e viviam então trancados.

 

Sabemos que o medo trava, tranca, nos coloca reféns dele e nos aprisiona. A grande vitória do Cristo Crucificado, Ele vivo e ressuscitado, é vencer o medo que toma conta de toda a face da Terra, o medo que invade o nosso coração e nos traz incertezas, dúvidas, inquietações, temores e receios.

 

“A alegria que o Ressuscitado traz é para vencer um medo menor ao maior de todos os medos”

 

Só a luz de Cristo vence os medos da alma e do coração, só a luz de Cristo traz esperança para as expectativas humanas. Primeiro, Cristo vence os medos do nosso cotidiano, os medos que nós enfrentamos no dia a dia, medo de não dar conta, medo de não suportar, o medo de não vencer; os medos que, muitas vezes, criamos porque alimentamos falsas expectativas.

 

O Senhor elimina também do coração humano aquilo que é falso, que é ilusão e que engana, porque, se nos prendemos a isso, caímos em abismos, e o Cristo quer nos libertar dos abismos que, muitas vezes, caímos ao longo da nossa vida, porque colocamos e criamos expectativas em torno de fantasias e daquilo que não é verdadeiro.

 

Coloquemos em Deus, nos apoiemos n’Ele, porque é Ele que traz a verdadeira alegria que o nosso coração precisa para vencermos os medos que vamos acumulando ao longo da vida.

 

As pessoas têm medo da morte, nós tememos à morte; e a morte exerce um poder de domínio sobre nós que tememos a ela, que nos angustiamos ao pensar nela. Mas, se a morte é o inimigo mais temido, ele foi vencido, a morte não é mais para ser temida porque ela foi vencida pelo Cristo na Cruz.

 

A alegria que o Ressuscitado traz é para vencer um medo menor ao maior de todos os medos: o temor da morte. Não precisamos temer, não precisamos desanimar, não é viver a vida se arriscando, achando que nada vai nos acontecer. Eu vou cuidar para viver e viver bem a cada dia da minha vida, mas a minha vida não será plena, se caminho movido por medos, inclusive, pelo medo da morte.

 

Cristo nos trouxe a vida e ressuscitou dos mortos, para dizer que n’Ele a alegria é plena, em Deus a alegria é eterna.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois dos acontecimentos trágicos de Sexta-feira Santa, os discípulos e discípulas de Jesus tentam se recuperar do triste acontecimento. Tendo visitado o túmulo onde o Mestre fora posto, as mulheres, ao regressarem, encontram-se com o Ressuscitado. Este as convida para que anunciem aos outros que o esperem na Galileia. Galileia é lugar do início da Boa-Nova de Jesus e também dos seus seguidores. As mulheres, portanto, são as primeiras testemunhas da ressurreição e as primeiras a anunciá-la aos seus seguidores. A alegria volta a reinar naqueles que tinham desanimado por causa dos acontecimentos passados. O medo já não assusta mais aqueles que se acovardaram diante da morte do Mestre. Cristo ressuscitado revela-se àqueles que se abrem ao amor e à fé. As mulheres o buscaram, porque o amavam, e o encontraram. Todos os que o buscam com amor o encontram.

O R A Ç Ã O

Ó Cristo ressuscitado, terminados os dias escuros de tua paixão e morte, eis que a tua resplendente luz volta a iluminar o mundo, e tua presença gloriosa inunda de entusiasmo e esperança nossos corações. Torna-nos, Senhor, anunciadores de tua ressurreição para os povos de todos os tempos. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Mt 28,8-15 - Quem busca, encontra o Cristo Ressuscitado

 

Oração Inicial

Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fieis

e acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai, Senhor o vosso Espírito

e tudo será criado;

E renovareis a face da terra.

Ave Maria...

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

- O que a Palavra diz?

Lemos atentamente, o texto do Evangelho do Dia: Mt 28,8-15.

 

Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos. De repente, Jesus se encontrou com elas e disse:

- Que a paz esteja com vocês!

Elas chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram.

Então Jesus disse:

- Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galileia, e eles me verão ali.

Enquanto as mulheres ainda estavam no caminho, alguns dos soldados que estavam vigiando o túmulo voltaram para a cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os chefes se reuniram com os líderes judeus e fizeram os seus planos.

 

 Então deram uma grande quantia de dinheiro aos soldados e ordenaram o seguinte:

- Digam que os discípulos dele vieram de noite, quando vocês estavam dormindo, e roubaram o corpo. Se o Governador souber disso, nós vamos convencê-lo de que foi isso mesmo o que aconteceu, e vocês não terão nenhum problema.

 

Os soldados pegaram o dinheiro e fizeram o que os chefes dos sacerdotes tinham mandado. E esse boato se espalhou entre os judeus até o dia de hoje.

 

Refletindo

Jesus ressuscitado aparece primeiro, às mulheres. Por quê? Por que não apareceu primeiro aos discípulos? Não é fácil entender. Mas, pouco antes, quem estava junto à cruz de Jesus eram as mulheres. Provaram ter um grande e verdadeiro amor. Amor que não terminou com a morte. Isto se deduz pelo fato de serem elas as que por primeiro vão ao túmulo para ungir o corpo do Senhor. Há um provérbio popular que diz: “Quem procura, acha!” Poderíamos completar: quem procura o bem, o encontra. Quem procura Deus, o encontra! Aconteceu com as mulheres que ficaram “muito alegres” por ver o Senhor vivo. Tornaram-se assim as primeiras anunciadoras da Ressurreição!

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

- O que a Palavra diz para nós?

Perguntamo-nos: para onde caminhamos?

Buscamos o quê? O bem? O amor? A Verdade? A justiça?

 

Meditando

Veja o que os bispos nos sugeriram em Aparecida: “No rosto de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, maltratado por nossos pecados e glorificado pelo Pai, nesse rosto doente e glorioso, com o olhar da fé podemos ver o rosto humilhado de tantos homens e mulheres de nossos povos e, ao mesmo tempo, sua vocação à liberdade dos filhos de Deus, à plena realização de sua dignidade pessoal e à fraternidade entre todos. A Igreja está a serviço de todos os seres humanos, filhos e filhas de Deus.” (DAp 32).

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? Rezamos com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição de seu Filho Jesus.

 

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!

- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!

- Ressuscitou como disse, aleluia!

- Rogai a Deus por nós, aleluia!

- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!

- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave, Maria...

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos cultivar um olhar que BUSCA Deus em tudo e em todos procura ver o rosto de Cristo ressuscitado.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso,

 Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.