domingo, 6 de janeiro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA - Epifania

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista

“Luz para as nações”

 Recolhendo as riquezas dos povos
         O Mistério Pascal de Cristo que tem seu início na Encarnação. E, na Glorificação chega à plena realização. No período natalino celebramos a Manifestação (Epifania) do Senhor. A festa tem diversos momentos que celebram Manifestação do Senhor: O Natal, a Epifania, o Batismo e as bodas de Caná.  Na celebração da Epifania, que chamamos também de Festa de Reis, celebramos Jesus que veio para todos. Nós celebramos a Manifestação no Natal. No Oriente, Orientais e Ortodoxos celebram a Manifestação do Senhor no dia 6 de janeiro. A liturgia nos enriquece com tantos e belos textos. Dizemos que o Natal se tornou comércio. Talvez a Igreja não tenha manifestado o Senhor que veio para nós com fé e atitudes coerentes. Criticamos o mundo, mas não vemos que somos culpados. A festa quer também superar questão que perdurava por séculos e ainda continua. Os judeus, como povo escolhido para acolher o Senhor, tinham um tipo de exclusivismo. Foram escolhidos para levar Deus a ser conhecido por todos, não só para eles. É uma alerta também a nós da Igreja que nos esquecemos de nossa missão. Essa celebração significa a busca do coração humano para plenitude. Por isso busca a Deus. Esse é o grande plano de Deus: atrair todos a Si. Vemos países do primeiro mundo que deixaram a fé. Reclamamos do secularismo, mas não reclamamos de nossa incapacidade de levar longe a mensagem do nascimento de Jesus.
Seguindo a estrela
Os Magos simbolizam todos os povos. Não eram reis. Eram sábios que conheciam as Escrituras e esperavam o Messias. Os Magos fazem um longo caminho. Deus se deixa encontrar por quem O procura. Essa longa viagem dos Magos expressa a busca. Eram sinceros e simples. Procuraram e encontraram: Eles foram e encontraram Maria e o Menino. Alegraram-se com uma alegria muito grande (Mt 2,10). Deus é causa de nossa alegria. Não há riqueza maior do que a alegria de estar com Deus. Essa é uma das maiores descobertas do coração humano. Eles abriram seus presentes. A vida doada é o maior presente, mais que ouro, incenso e mirra, símbolos de sua divindade, realeza e sofrimento. Não sabemos o fim dessas ofertas. Sabemos sim que quando entregamos nossa vida damos o maior tesouro a Deus. É isso que Ele quer. Eles voltaram por outro caminho.  Caminhar com Jesus é ter abertura para o novo. Eles souberam que voltar pelo mesmo caminho era anular a riqueza da descoberta de Jesus. Não podemos ter medo das mudanças radicais, desde que sejam pelo evangelho.
As riquezas das nações
Os Magos representam também as muitas culturas da humanidade. Todas elas podem acolher a graça da salvação e vivê-la com a mesma intensidade. Para Mateus, a narrativa significa que o Evangelho é para todos. Paulo, em Efésios, traz esse pensamento (Ef 3,6). Deus veio para todos. Todos podem servir a Deus nas suas culturas e a Igreja não pode se apoiar em uma única cultura, pois empobrece o mistério da salvação que é para todos. As raízes firmes na tradição bíblica, que inclui a cultura do povo judeu, ela se abre para todos os povos. Onde ela é plantada, absorve das culturas tudo o que é apto para o anúncio da salvação. Temos muito que aprender dos povos. O anúncio é da salvação e não de uma cultura que o envolve. A festa dos Santos Reis nos estimula e provoca à evangelização aberta ao mundo. Não diminui o Evangelho, mas o torna aberto a todos.
Leituras Isaías 60,1-6; Salmo 71;  Efésios 3,2-3a.5-6; Mateus 2,1-12
Ficha
1. A festa da Epifania celebra a Manifestação do Senhor a todos os povos.
2. Os Magos simbolizam todos os povos que buscam e acolhem a chegada de Deus.
3. A festa da Epifania nos questiona sobre como fazemos nossa evangelização.

Sabedoria do velhinho
          
           A cena dos três Magos do Oriente é sempre inquietante. Sabemos que ela é mais um ensinamento que um fato concreto. Seja o que for, o importante é saber que é um ensinamento. Dizemos que são velhos, mas não dariam conta de tal viagem pelo Oriente.
           Não deixa de ser uma lição para nossa idade mais adulta: o que vale é procurar ir encontrar o Senhor, onde ele estiver. E dar o melhor que temos. Cada um tem uma riqueza especial. Ajuntando dá uma beleza especial. Quer melhor fundamento para a terceira idade?
           A lição é para todos. Nosso desafio é uma corrida para chegar ao presépio e pegar a estrela e sair anunciando ao mundo. Guardando todas as coisas no coração.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"É luz que ilumina os caminhos” - (Mt 2,1-12)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 JANEIRO  MÊS DA  F A M Í L I A  
 GARÇA/SP, 06 DE JANEIRO DE 2019 (domingo) 006º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
Fonte:  pressclipping@fenacon.org.br     
O CAMINHO PARA SE CONSEGUIR A FELICIDADE É FAZENDO AS OUTRAS PESSOAS FELIZES.
(Robert Baden-Powell)

 Datas Comemorativas 
DIA DA GRATIDÃO
DIA DOS REIS MAGOS
DIA MUNDIAL DO ASTRÓLOGO
DIA MUNDIAL DE ORFÃOS DE GUERRA ■–
DIA NACIONAL DO ACROSTICISTA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Morro Agudo (São Paulo) Angra dos Reis (Rio de Janeiro) Capitão Enéas (Minas Gerais) Itapuranga (Goiás) Barão de Cotegipe - Cacique Doble - Esperança do Sul (Rio Grande do Sul) Criciúma (Santa Catarina) Paraibano (Maranhão) Vigia (Pará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ ROBERTO BARROS ARANHA (cunhado Bauru/SP)REINALDO GUALHARDO (Eq 01 ENS do PERPÉTUO SOCORRO do Setor de Garça/SP)PATRICIA FERREIRA RODRIGUES VIEIRA (Eq 13 ENS de SCHOENSTATT do Setor de Garça/SP)RONY CIRIELLO MAZETTI (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO do Setor de Garça/SP)HELENA PAQUIONI GAVAZZI MENIN (RM Tintas & Tintas - Garça/SP)SILVIA REGINA PERINA QUARTIM BARBOSA (Garça/SP)MARIA TEREZA LOURENÇO FERNANDES (Garça/SP)JANAINA MAURICIO (Escritório Renaud - Garça/SP)JOÃO MARTINS DE ALMEIDA (secretário do DLC8-Lions Clube de PARANAÍBA/MS)CARLOS ROBERTO LEUZZI (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA APARECIDA PACHECO FELIX e PAULO HENRIQUE FELIXó1996ó23 ANOSó(Eq. 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça/SP)MARIA APARECIDA DOS SANTOS BIATO e EDSON BIATOó2006ó13 ANOS ó(Lions Clube de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CONSAGRAÇÃO RELIGIOSA DA: Irmã OTILIA RODRIGUES ó1961ó58 ANOS
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA: QUARTA EQUIPE NOSSA SENHORA DE LOURDESó1976ó43 ANOS (ENS – MOVIMENTO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA – Setor de Garça/SP)

 Santo do Dia 
Dia de Reis e da Epifania do Senhor
SÃO JULIÃO E SANTA BASILISSA
SÃO Carlo de Sezze
SANTA RAFAELA MARIA

- Eis que veio o Senhor dos senhores; em suas mãos, o poder e a realeza (Ml 3,1; 1Cr 19,12).
■ Com os magos, guiados pela estrela, viemos adorar e acolher o Salvador da humanidade. Senhor dos senhores, Jesus se manifesta como luz para a vida de homens e mulheres, de todas as nações, que se abrem aos planos de Deus e se põem em busca de unidade, justiça e paz.
– Oração 
PAI, COM DISCERNIMENTO E HUMILDADE, OS MAGOS DEIXARAM-SE GUIAR ATÉ JESUS. CONCEDE-ME AS MESMAS VIRTUDES, PARA QUE EU SIGA O CAMINHO QUE ME LEVA A TEU FILHO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às nações, guiando-os pelas estrelas, concedei aos vossos servos e servas, que já vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

Leituras
Domingo da EpifâniaEPIFANIA DO SENHOR - 06 de janeiro de 2019
O amor faz passar da morte para a vida, pois o Deus da vida é amor. Seguir Jesus é o melhor caminho para chegar a Deus.

1ª Leitura (Is 60,1-6) – QUEM É FILHO DE DEUS PRATICA A JUSTIÇA.   Leitura do Livro do profeta Isaías:
Pistas para a reflexão: De forma poética, o autor apresenta Jerusalém (a comunidade) como luz que se opõe às trevas, porque nela brilha a glória do Senhor. No meio das trevas, a presença de Deus faz luzir nova presença, aurora de novo amanhecer, que atrai os povos. O objetivo do auto é animar a comunidade prostada por causa dos problemas e dificuldades que enfrenta.

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor.
2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora.
4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 71 (72)
As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

2ª Leitura (Ef 3,2-3a.5-6) DEUS ME CONCEDEU.   Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Pistas para a reflexão: Epifania é a manifestação de Deus a todos os povos. O autor é chamado a “revelar o mistério”escondido: não somente os judeus são chamados à herança em Cristo, mas também os pagãos podem usufruir da salvação proclamada pelo evangelho.

Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério.
5Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
Domingo da EpifâniaEPIFANIA DO SENHOR - 06 de janeiro de 2019
Pistas para a reflexão: Para chegar a Jesus, os magos precisam de algumas informações e também do auxílio da estrela, sinal da ajuda divina. Isso demonstra que o encontro com o Messias se dá pela busca, mas é também dom de Deus. Mesmo sendo rei, Jesus nasce pobre e simples numa manjedoura, pois seu reino não é deste mundo (cf. Jo 18,36). Desde o nascimento, ele provoca temor nos grandes e poderosos. Herodes o vê como um rival que deve ser eliminado o quanto antes. A epifania (manifestação) de Jesus aos magos (pagãos) demonstra a abertura à universilidades, pois a salvação é para todos. Ao final, os magos tomam um novo caminho: quem encontrou Jesus não pode seguir como antes.
"luz que ilumina os caminhos  - (Mt 2,1-12)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Vimos sua estrela no Oriente / e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2).
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6’E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’”.
7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 
10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/  
    
“Entreguemos o nosso coração a Deus”
Os magos tinham presentes materiais: ouro, incenso e mirra, mas nós temos o nosso coração para dar a Deus!
Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra” 
(Mateus 2,11).
Hoje, celebramos a Solenidade da Epifania, da manifestação do Senhor ao mundo. Jesus não veio somente para o seu pequeno mundo, Ele veio para o mundo todo, para todas as almas, para todos os corações que se abrem para adorá-Lo, para reconhecê-Lo como Deus e Senhor e para presenteá-Lo com a própria vida.

Os magos que vieram do Oriente, quer dizer, de países distantes, cada um de uma localidade diferente, estavam à procura do Salvador, sabiam pelas profecias onde e quando o Salvador poderia nascer. Eles representam todos os corações humanos, sedentos e com fome de Deus, com vontade de encontrar o Deus único e verdadeiro. Eles estavam atrás do menino e, no meio do caminho, encontraram Herodes, que tentava os desviar da verdade e do encontro com Jesus com mentiras, tentava persuadi-los dizendo: “Olha, quando vocês encontrarem o menino, digam para mim para que eu também vá adorá-Lo”.

Na verdade, Herodes queria perseguir e matar Jesus. Há muitos Herodes no meio de nós, hoje, que não querem que adoremos Jesus. Existe todo um mecanismo que move o mundo em que vivemos, que nos tira da presença de Deus para nos deixar distraídos com as coisas do mundo.

É preciso cuidar, refletir sobre o que nos rouba da presença de Deus. Estamos cercados de parafernálias da modernidade, são os smartphones que estão em nossas mãos, as televisões que estão em nossos quartos, são os computadores e todas as coisas que podem ser úteis e têm as suas utilidades, mas o quanto essas coisas nos tiram da presença de Deus, quantas horas gastamos diante de todas essas coisas e não temos tempo para Deus!

O jovem é capaz de virar uma noite em jogos, em coisas ali no seu mundo virtual, e depois não têm mais força para orar, para adorar e voltar-se para Deus. O mesmo se diz que casais, homens, mulheres que vivem o tempo inteiro fechados nas redes do mundo, e o coração é roubado da presença de Deus.

Não deixemos que esses Herodes nos roubem da presença do Senhor, vamos pelo caminho para encontrar Jesus; e ao  encontrá-Lo, prostemo-nos diante d’Ele, O adoremos e nos voltemos para Ele, demos a Ele o melhor presente que é o nosso coração.

Os magos tinham presentes materiais: ouro, incenso e mirra, mas nós temos o nosso coração para dar a Deus, e não o queremos dar a mais ninguém. Ele nasceu para todos, adoremos o Senhor em Espírito e verdade.
Deus abençoe você!

– Reflexão - A Epifania: Jesus manifesta-se a todas as pessoas
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— o mistério do Natal irradia-se pelo mundo todo se propagando em círculos concêntricos: a Sagrada Família de Nazaré, os pastorinhos de Belém, e finalmente, os Magos que constituem as primícia dos povos pagãos. Ficam nas sombras dos palácios de poder de Jerusalém, onde a notícia do nascimento do Messias não suscita alegria, pelo contrário causam temor e reações hostis.

O maravilhoso dos Magos, é que se prostraram em adoração ante um simples menino nos braços da sua mãe; não num contexto de palácio real, mas na pobreza de um estábulo. Como isso foi possível? Com certeza, foram persuadidos pelo sinal da estrela. Mas isso não teria sido suficiente se os Magos não tivessem sido pessoas intimamente abertas à verdade.

—A diferença de Herodes, obcecado pelo poder e a riqueza, os Magos puseram-se em caminho para a meta, e quando a encontraram, embora fossem homens cultos, comportaram-se como pastores de Belém: reconheceram o sinal e adoraram o Menino.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
A Epifania é a festa da manifestação ou revelação de Deus a todos os povos.
Nascido do seio de Maria, Jesus é essa revelação e a concretização dos anseios do Antigo Testamento.
Na Igreja primitiva, essa festa foi considerada muito importante, pois a partir dela é que Jesus será conhecido por todos os povos: do Ocidente e do Oriente, símbolos da universalidade. Mateus, depois de apresentar o nascimento de Jesus em Belém, é o único evangelista a relatar a visita dos magos, considerados pagãos e itinerantes, que, movidos pela estrela, respondem positivamente às ações de Deus. Enquanto eles se alegram com a Boa Notícia, Herodes e as autoridades de Jerusalém perturbam-se. Para esses foi uma má notícia. Ao longo de sua vida, Jesus encontrará rejeição de muitos, indiferença de outros e acolhida dos que buscam o Reino de Deus. A assembleia reunida e celebrante, com a pluralidade e diversidade de pessoas, reflete a universalidade da salvação proposta pela festa de hoje. Em cada celebração dominical, somos envolvidos pela alegria e esperança dos magos ao ver a estrela que os orientava e conduzia. Procuremos nos deixar sempre conduzir e iluminar pela Estrela-Jesus que nunca se apaga.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor: PAULINAS
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Solenidade da Epifania do Senhor.
Pe. Contieri nos recorda de que a solenidade de hoje “encerra o tempo do Natal.
No Ocidente, a solenidade da Epifania é conhecida como a festa dos Reis Magos.
Trata-se de uma festa de luz em que se manifesta o desejo de Deus de que todos os povos sejam iluminados pela fé em Jesus Cristo.
A solenidade de hoje é a festa da universalidade da salvação, dom que Deus oferece a toda a humanidade”.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Faça uma leitura atenta do texto bíblico. Destaque os personagens, suas falas e ações. O que significa a estrela vista no Oriente pelos magos? Qual o significado dos presentes oferecidos ao Menino?
“[…] Os magos, símbolo das ‘nações’, vindos do Oriente para adorarem o Senhor, trazem os seus presentes, isto é, fazem sua profissão de fé naquele que, por amor de Deus, assumiu a nossa humanidade. Os presentes oferecidos afirmam simbolicamente a divindade, a realeza e o sacerdócio do menino nascido em Belém. De todos nós que nos reunimos para celebrar a solenidade da Epifania do Senhor é exigido o engajamento próprio da fé. O presente a ser oferecido Àquele que assumiu a nossa humanidade é a nossa própria vida, ela mesma dom de Deus. É este engajamento que nos faz sentir a ‘grande alegria’ anunciada aos pastores (Lc 2,10) e que os magos puderam experimentar (cf. Mt 2,10), alegria da salvação, alegria de Deus que nenhuma situação da existência humana pode tirar nem ninguém subtrair” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  Faça uma nova leitura do texto. Em silêncio, pergunte-se o que o Senhor quer dizer-lhe por meio do Evangelho.
“[…] O caminho dos magos do Oriente é a prefiguração de toda a humanidade. Ir ao encontro do Senhor, mesmo escondido sob o véu da carne humana, é a viagem que todo ser humano deve empreender. Como os magos, não podemos ir de mãos vazias. Eles levaram presentes simbólicos: ouro (realeza), incenso (sacerdócio) e mirra (paixão). Que presente poderíamos ofertar ao Menino Jesus que o agradasse profundamente? Sem dúvida, nossa vida e nosso coração. Esse encontro muda o rumo da nossa vida!” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido e conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.