terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes. – (Mc 8,14-21)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 18 DE FEVEREIRO de 2025 (terça-feira) 49º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades.”

(Epícuro)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO ÁLCOOLISMO

DIA DA MULHER DAS AMÉRICAS

DIA DA INDÚSTRIA

DIA DO PERDÃO

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE ASPERGER

DIA DA CORRIDA PELA PAZ MUNDIAL

DIA DO ANIVERSÁRIO DO JRMUNEWS-EMPRESA DE MÍDIA/NOTÍCIAS

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bady Bassitt - Cajamar - Cândido Rodrigues - Cássia dos Coqueiros- Colômbia - Embu - IACRI - Itapevi - Luiziânia - Pardinho - Peruíbe - Sagres - Salmourão - Sarutaiá - Taguaí (São Paulo) Humaitá - Muçum - Viadutos (Rio Grande do Sul) Piratuba (Santa Catarina) Chapadão do Céu (Goiás) Ipixuna (Amazonas) Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) Salto do Lontra (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: HELENA CRISTINA DA SILVA COSTA (Eq 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP)PEDRO LUÍS DOS SANTOS (Eq 15 ENS de Guadalupe Setor de Garça /SP) ROSELI VEIGA MARTINS (Equipes de Nossa Senhora - Marilia /SP)GIULIANE BERTOLUCCI AGRISSIO (Garça /SP) SANDRA MANAMI KIMURA (Garça/SP)JOSÉ CARLOS ALVES DE SOUZA (Garça /SP)JULIANA DE CARVALHO LORENZETTI TEDDE (Garça/SP)NORBERTO LUIZ AFONSO (Henlau-Garça /SP)SILVANA MARA MANTOVANELI MOREIRA (Garça /SP)MARIA LEDA BRESSAN MASSARO (Garça /SP)FRANCIELLE PELLATE (Garça /SP)Sueli Oliveira Araujo (Garça /SP) Armando Bachega JUNIOR (Garça /SP) OSNI LUCHIARI BARALDI (Garça /SP)WAGUINHO FERREIRA DOS SANTOS (Garça /SP) CÍNTIA SANTOS (Garça /SP)FABIO RIBEIRO DOS SANTOS (Bastos /SP) MARIA ANTONIETA REBELO DOS REIS (Marilia /SP) GIOVANA DE LION ALVES (Bauru /SP) ÁUREA BIGÁLIA (Mirandopólis /SP) MARIA INÊS ARANTES (Lions Clube de Tupã /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE:ALINE DOS SANTOS PEREIRA CALDEIRA e JOHNATAS C     ARLOS BELLINI CALDEIRA ó2017ó08 ANOS (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça /SP)fErnanda De almeida moReti tozzEtti e dAniel s          OArEs tozzEttió2012ó13 ANOS (Eq 12 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça /SP)    SILMARA CRISTINA G. PEREIRA e ANTONIO VICTOR PEREIRAó2012ó13 ANOS (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO FRANCISCO RÉGIO CLET

SÃO Flaviano

SÃO tARÁDIO

SÃO teotônio

SÃO MARTINHO WU XUESHENG

SÃO JOÃO CHEN XIANHENG

SÃO JOÃO PEDRO NÉEL

SÃO JOÃO ZHANG TIANSHEN

SÃO SADOT E 128 COMPANHEIROS

SANTA Gertrude Comensoli

SANT O ANGILBERTO

SANTO ELÁDIO DE TOLEDO

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Os perigos do fermento dos fariseus e de HerodesMc 8,14-21 - Como entender as coisas de Deus?

Precisamos ouvir e compreender a Palavra de Deus, para que o fermento da fé transforme nosso coração e nos fortaleça na missão.

 

Antífona 

Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais (Sl 30,3s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Diante do pecado que se alastrou por toda parte, Deus encontra um justo por meio do qual seu projeto de vida e salvação pode continuar. A confiança de Noé no Senhor nos inspire a evitar a dureza de coração e a sermos fiéis colaboradores na preservação da vida e de nossa Casa Comum.

 

– Oração 

 

“PAI, REFORÇA MINHA FÉ NA TUA PROVIDÊNCIA PATERNA QUE SE MANIFESTOU DE TANTOS MODOS EM MINHA VIDA, E LIVRA-ME DE COLOCAR MINHA ESPERANÇA NAS COISAS DESTE MUNDO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações retos e sinceros, concedei-nos, por vossa graça, viver de tal maneira, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 18 de fevereiro de 2025 terça-feira da 6ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 6,5-8; 7,1-5.10) Vou exterminar da face da terra o homem que criei. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

6,5O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7e disse: “Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!”  8Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1O Senhor disse a Noé: “Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz”.
5Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 28(29)

 

R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1. – Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com o santo ornamento!.

R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

2. Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.

R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

3.  Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!

R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

 

 

 

– 18 de fevereiro de 2025 terça-feira da 6ª Semana do Tempo Comum   

 – Evangelho do dia 

 

Tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes.  (Mc 8,14-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Quem me ama, realmente, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,2).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

18/02/25         

6ª TERÇA-FEIRA TC – C

 

Marcos 8,14-19: “Os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: - Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes. Os discípulos diziam entre si: - É porque não temos pão. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes:  Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas?”

 

Jesus, o senhor escolheu pessoas simples para serem seus discípulos, que tinham dificuldade para entender tudo o que o senhor fazia e falava, e mais ainda, para interpretar os sinais que brotavam dos seus milagres.

Era uma fé pequena, que se limitava ao ato exterior sem conseguir penetrar na sua significação, que revelava o senhor como Messias e Filho de Deus.

Quando os alertou para que tomassem cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes, o senhor se referia à falsidade e à influência negativa que exerciam sobre as ideias e o comportamento do povo, mas eles acharam que o senhor se referia à falta de pães.

Somente quando receberam o Espírito Santo, após a sua Ressurreição, seus olhos interiores se abriram e eles se transformaram em testemunhas da sua Páscoa.

Senhor, também a nossa fé ainda é bastante superficial, nem sempre entendemos suas palavras e seus gestos.

Cremos no senhor, mas o seu Evangelho está longe de ter penetrado e modificado o modo de pensar e de agir da sociedade e também da Igreja.

Há influenciadores demais que, à semelhança dos fariseus, colocam fermento negativo na massa do povo, criando divisões, disputas e ódios entre grupos e pessoas.

Senhor, ensine-me a vislumbrar, através dos sinais que realizou, a maravilha da sua revelação e a imensidão do seu amor por mim.

Que eu tenha a porta do meu coração sempre aberta para enxergar além das aparências e aprender com a sua sabedoria, que nos deixou em seus Evangelhos. E

u creio que o senhor me ama infinitamente, e quero dar uma resposta a esse amor, através da minha compaixão pelo próximo, como Peregrino de Esperança diante de todos.

 

Maria santíssima, Mãe cheia de sabedoria, proteja o nosso povo do fermento azedo dos hipócritas atuais. Neste Ano santo, que o seu olhar materno ilumine o caminho dos seus devotos, e não permita que continuem sendo enganados pelos ‘fariseus’ dos nossos dias, mas que sejamos fiéis à Palavra do seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Num diálogo bastante duro, Jesus questiona a incredulidade dos discípulos e a dificuldade que eles têm para entender a novidade do Evangelho. A preocupação dos discípulos com a comida, aspecto material, revela que eles ainda não perceberam a verdadeira missão de Cristo. O fermento faz o pão crescer. Dá-lhe corpo, forma, robustez. Nesse sentido, os ideais, as motivações, as esperanças, enfim, tudo o que nos molda e nos dá força e energia pode ser considerado como “fermento” na nossa vida. Mas, como alerta Jesus, o fermento deve vir de Deus e não pode ser a corrupção, a ganância, a falsidade ou o egoísmo, como era o fermento dos fariseus (observância cega da Lei, corrupção religiosa) e de Herodes (poder sem moral, corrupção política). Esses dois fermentos podem fazer crescer, mas será só exteriormente, pois o interior ficará vazio e frágil. Somente o fermento de Deus nos faz crescer integralmente: corpo, mente e vontade.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 8,14-21 - Como entender as coisas de Deus?

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

No Evangelho de hoje, Jesus, firme em seu Projeto do Pai, faz uma importante admoestação aos discípulos: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

Peçamos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que deposito em ti. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O fermento dos fariseus e de Herodes era a ideologia que formava a mentalidade de seus seguidores. Jesus nos convida a refletir profundamente sobre esse ensino, pois, assim como os discípulos, devemos ter cuidado com o que molda nosso entendimento e nossas atitudes.

“Vede! Ficai atentos!” são as palavras de Jesus para os discípulos. Compreender é um processo que exige tempo, dedicação e perseverança. Em nossa jornada de fé, é necessário observar com mais profundidade e discernir os sinais da presença divina em nosso caminho. A luz de Jesus nos ajuda a superar a dureza do coração e a ouvir sua voz, enxergando o mundo com mais clareza.

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus adverte os discípulos a se manterem distantes tanto da mentalidade dos fariseus, que falam belas palavras mas não as vivem, quanto dos seguidores de Herodes, que se preocupam apenas com as questões materiais e políticas.

Assim como os discípulos, será que nós também, imersos nas inquietações do mundo moderno, não conseguimos penetrar no verdadeiro significado das palavras de Jesus?

Será que, como os discípulos, somos cegos e surdos de coração, incapazes de ver e compreender as maravilhosas obras de Deus em nossas vidas?

Permaneça em silêncio e escute Deus falar ao seu coração…

 

3.Oração (Vida)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos ocultos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos e desafios que o Senhor oferece para sua vida neste dia.

 Faça uma revisão de sua vida e apresente ao Senhor os apelos de conversão que deseja viver com a graça divina. Conclua sua oração recordando e entregando ao Senhor as pessoas que você ama, para que Ele as fortaleça e lhes dê coragem na luta e abertura de coração para buscar em Deus o sentido de suas dificuldades e sofrimentos.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver concretamente neste dia? O que este Evangelho pede à sua vida, aqui e agora?

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide.

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios.

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vêm do alto.

 Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP